Introdução

A logomarca oficial alternativa da UEMS é uma forma gráfica própria e exclusiva para representar a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Seu desenho original não pode, sob nenhuma hipótese, ser alterado, observando-se, para tanto, as previsões de uso autorizadas. Apesar de haver uma alternativa de aplicação vertical, como se verá mais adiante neste manual, a versão abaixo deve ser priorizada, sempre que possível.

Significado dos elementos

Entenda como foi desenvolvida a base dos elementos gráficos composta na logotipo.

Logomarca

Aplicação principal

A aplicação principal acontece sobre fundo branco (ou claros).

Construção

O diagrama abaixo define as proporções da marca na grade. A unidade de medida “x” é equivalente a altura do elemento “U” utilizado na texto inferior da logomarca “Univerisdade Estadual de Mato Grosso do Sul”.

Aplicação em cores sólidas

Tons de cinza

Versões monocromáticas

As versões monocromáticas, em preto e branco, devem ser usadas em meios onde houver limitações técnicas e/ou de visibilidade.

Redução máxima

Afim de preservar uma dequada visualização da marca, recomenda-se que seu tamanho em meios impressos não seja inferior a 108 mm de largura e 23 mm de altura para a aplicação horizontal e 26 mm de largura e 23 mm de altura para aplicação vertical.

Área de proteção

A área de proteção define as distâncias mínimas que devem separar o selo de outros elementos visuais, assegurando sua correta percepção e legibilidade. A área de proteção tem como base a grade, aumentando-se 2 x para cada lado.

Área de proteção para meios digitais

Para meios digitais, quando o espaço for muito restrito (ex.: altura inferior a 100 px), prevê-se a aplicação com uma área de respiro reduzida: 1/4 x. Desse modo, o subtítulo “Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul” é eliminado na versão vertical, pois seu tamanho extremamente reduzido dificulta a leitura.

Assinatura conjunta

Para assegurar a adequada integração das assinaturas dos órgãos da Administração Direta com a marca da UEMS, deve-se utilizar o padrão abaixo exemplificado. O mesmo padrão de aplicação conjunta deverá ser adotado nas logomarcas de diretorias, assessorias e demais órgãos vinculados à administração universitária.

Cores da marca

As cores que identificam a logomarca oficial alternativa da UEMS constituem referência direta à bandeira do Estado de Mato Grosso do Sul e devem ser aplicadas conforme as escalas apresentadas abaixo.

Aplicações positivas e negativas sobre fundos inconstantes

Aplicações somente utilizadas quando houver perda de leitura da original em contraste com o fundo.

Tipografia

A família tipográfica escolhida para o conjunto da identidade visual do selo foi a Open Sans, em suas versões Bold Italic e Semibold Italic e Semibold.