Educação (Paranaíba)

Apresentação

A Unidade Universitária de Paranaíba oferece desde 2007 o curso de Pós-Graduação  lato sensu em Educação atendendo à demanda local e regional, no que diz respeito aos estudos iniciou com as áreas de concentração em Educação Escolar e Diversidde e Docência para o Ensino Superior. Sendo a área de concentração alterada para Educação, Linguagem e Sociedade, de modo a suprir a necessidade das Ciências Humanas e Sociais e de aprofundamento de estudos pertinentes à formação de professores, não somente para aqueles que lecionavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como no Ensino Médio em Paranaíba ou para os que iriam lecionar nessas modalidades de ensino, como também para os diversos profissionais que vinham ministrado aulas em cursos de graduação sem formação e/ou fundamentação pedagógica a nível de especialização, o que dificultava seu trabalho enquanto educadores e execução do fazer pedagógico da profissão.

Com o início das atividades do curso de Ciências Sociais em 2009, ampliando a oferta de graduação para três cursos: Direito (matutino e noturno), Pedagogia (noturno) e Ciências Sociais (matutino e noturno), com a formação consecutiva de Pós-Graduação na área de concentração citada e com a criação e oferta do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação nesta Unidade, considerou-se necessário reavaliar a demanda, assim como a área de concentração.

O trabalho realizado concentrou, agregou e fortaleceu as três áreas envolvidas, a saber: Pedagogia, Ciências Sociais e Direito, com especial enfoque para as questões conceituais, educacionais, filosóficas, linguísticas, históricas, psicológicas, políticas, sociológicas, dentre outras, apontando, sobretudo, para a a área de concentração atual do curso, que é EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E SOCIEDADE.

Assim, buscando aprimorar as áreas envolvidas e agregar a área de Ciências Sociais, de modo a fortalecer a Unidade no tripé ensino, pesquisa e extensão em Ciências Humanas e Sociais, voltado às relações entre educação, linguagem e sociedade, é que se buscou a aproximação entre Pedagogia, Direito e Ciências Sociais.

A oferta do curso vem atender a demanda de formação na área de educação, no sentido de contribuir para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão em benefício da comunidade.

COORDENAÇÃO DO CURSO:
Atendimento: Segunda Feira das 9h às 11h e aos sábados das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h.
Telefone: 67 3503-1006
Coordenador: Prof. Dr. ELSON LUIZ DE ARAÚJO

O prof. Dr. Elson Luiz de Araujo possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFISCar) (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2008). É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, coordenador e docente do curso de Especialização e Educação e docente dos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação e Violência, Poder, Disciplina e Indisciplina Escolar, História da construção de presídios e Pesquisa em Educação. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE).

E-mail: elsonla@gmail.com

Endereço para acessar o CV:

Especialização em Educação - UEMS / Paranaíba

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul