Agronomia

Bacharelado

Projetos

 

DOCENTE: PROFa. DRa. ANDRÉIA FRÓES GALUCI OLIVEIRA DE SOUZA

Título do projeto (pesquisa): Efeito do sexo sobre o desempenho produtivo, peso e rendimentos de carcaça, cortes, miúdos comestíveis e gordura abdominal de frangos de corte Cobb 500, criados na região de Cassilândia (MS).

Linha de pesquisa: Zootecnia/Produção Animal/Frangos de Corte.

Vigência: Março/2016 a Dezembro/2019.

Descrição: O experimento será conduzido no aviário do Setor de Zootecnia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia. Será avaliado o efeito do sexo (macho, fêmea e misto) sobre o desempenho produtivo de frangos de corte da linhagem Cobb 500 na fase inicial (1 à 21 dias), na fase de crescimento (21 à 35 dias) e na fase final (35 à 42 dias), criados na região de Cassilândia (MS). O delineamento experimental utilizado será inteiramente casualizado, com três tratamentos que serão os sexos, com quatro repetições cada um, com total de 12 unidades experimentais. Para avaliação do desempenho zootécnico (peso vivo, consumo de ração, ganho de peso e conversão alimentar) as rações e as aves serão pesadas semanalmente aos: um, sete, 14, 21, 28, 35 e 42 dias de idade. Para avaliação das características de carcaça os animais serão criados até os 42 dias de idade, onde serão escolhidas, duas aves por unidade experimental com ±5% do peso vivo médio do box, perfazendo um total de oito aves/tratamento, onde avaliará o efeito do sexo sobre o peso e rendimento de carcaça, peso e rendimento de cortes comerciais (peito, coxa, sobrecoxa, asa e coxinha da asa), peso e rendimento de miúdos comestíveis (fígado, coração e moela) e peso da gordura abdominal. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey. As análises estatísticas serão realizadas com o auxílio do Programa Computacional Sisvar.

 

Título do projeto (pesquisa): Sexo e densidade de criação sobre o desempenho, rendimento de carcaça e cortes, produtividade e desenvolvimento ósseo de frangos de corte Cobb 500®

Vigência: Março/2016 a Agosto/2021.

Descrição: O estudo terá como objetivo avaliar o efeito do sexo e densidade de criação sobre o desempenho, os rendimentos de carcaça e cortes, a produtividade e o desenvolvimento ósseo de frangos de corte Cobb 500®. Será adotado um delineamento inteiramente casualizado com arranjo fatorial 2 x 2 ,sendo 2 sexos (macho e fêmea) e 2 densidades de criação (12 e 16 aves/m2), totalizando deste modo 4 tratamentos com 4 repetições cada um, com total de 16 unidades experimentais. As aves receberão durante o período experimental três rações, formuladas de acordo com a idade. Para avaliação de desempenho zootécnico (consumo de ração, peso médio, ganho de peso e conversão alimentar) as rações e as aves serão pesadas semanalmente, aos: um, sete, 14, 21, 28, 35 e 42 dias. Aos 42 dias serão escolhidas, aleatoriamente, duas aves por unidade experimental, perfazendo um total de 8 aves/tratamento, para avaliação do peso e rendimentos de carcaça, cortes e miúdos comestíveis. Os parâmetros de peso e rendimentos avaliados serão da: carcaça eviscerada, perna total, peito, dorso, asas, fígado, coração e moela e peso da gordura abdominal. Para avaliação do crescimento ósseo serão sacrificadas semanalmente (7, 14, 21, 28, 35 e 42 dias de idade) duas aves por repetição para a coleta dos ossos longos (tíbia e fêmur) e avaliados o peso do osso úmido, comprimento e espessura dos ossos e o Índice de Seedor. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey. As análises estatísticas serão realizadas com o auxílio do Programa Computacional Sisvar.

 

DOCENTE: PROF. DR. EDILSON COSTA

Título do projeto (pesquisa): Sistemas Agroflorestais no Bolsão Sul-mato-grossense no eixo Chapadão do Sul – Cassilândia – Paranaíba - Três Lagoas.

Linha de pesquisa: Ambiência Vegetal/Produção de Mudas.

Ano de início: 2015.

Descrição: O Cerrado brasileiro é um bioma abrangendo diversos estados da União com patrimônio de diversas riquezas naturais que abrangem uma das maiores biodiversidades do planeta. Entretanto, a sua conservação tem sido considerada em estado crítico devido ao seu elevado grau de degradação. Nesse sentido, a presente proposta do GRUPO EMERGENTE EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS tem como objetivo intensificar, de forma sustentável, a exploração comercial de espécies florestais, transformando seu setor produtivo como ponto estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Bolsão Sul-Mato-Grossense. Contribuindo ainda para uma melhoria da sociedade por meio de novas fontes de renda para os agricultores da região de forma a permitir a redução de assimetrias regionais existentes em nosso país e desenvolvimento urbano e rural de forma sustentável. Além disso, no aspecto acadêmico, gerando conhecimento científico e produtos, além do fortalecimento dos programas de pós-graduação da instituição proponente e das instituições parceiras. A proposta de criação do GRUPO EMERGENTE DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, será coordenada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e contará com uma equipe interdisciplinar e interinstitucional, composta por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, que envolverá duas instituições de ensino do Mato Grosso do Sul (UEMS e UFMS) e um instituto de Pesquisa do estado de São Paulo (IAC/APTA/Votuporanga). A proposta envolve áreas amplas do conhecimento, com ênfase em Agrárias/Tecnológicas e Humanas/Educacional e Sociológica, com pesquisas de desenvolvimento científico, tecnológico, humano e social. Cabe salientar que a presente proposta de Grupo Emergente constitui na criação de uma Rede de Pesquisa, baseada em Sistemas Agroflorestais no Bolsão Sul-Mato-Grossense, e que conta ainda com a consolidação e fortalecimento de projetos de pesquisas que já estão sendo desenvolvidos pelos pesquisadores do grupo, os quais vêm apresentando resultados positivos e promissores para o desenvolvimento científico e tecnológico da região do Bolsão. Além disso, destaca-se que essa proposta vem ao encontro às ações do MCTI que tem apoiado a expansão e consolidação das Redes Regionais de Pesquisa que possuem entre seus objetivos o atendimento às demandas de estratégias de planejamento, desenvolvimento, conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Nesse primeiro momento de formação de GRUPO EMERGENTE EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS serão estudadas todas as interelações técnicas e sociais da implantação da cultura da seringueira (Hevea brasiliensis). Futuramente outras culturas e suas relações técnicas e sociais serão estudadas, como por exemplo, o eucalipto e o mogno africano.

 

Título do projeto (pesquisa): Tecnologias para formação de mudas em Cassilândia – fase I (Frutíferas ocorrentes no cerrado).

Ano de início: 2014.

Descrição: Espécies frutíferas ocorrentes no cerrado brasileiro adquirirem, cada vez mais, importância comercial, que trarão benefícios econômicos aos produtores e aos consumidores. Dentro de uma cadeia produtiva, a qual envolve várias fases, desde o processamento de sementes até os cuidados de pós-colheita, a formação de mudas é uma etapa fundamental para consolidação dos pomares. Diante deste contexto, este projeto visa avaliar ambientes protegidos e substratos na emergência e crescimento inicial de mangabeira (Hancornia speciosa Gomes), jatobazeiro (Hymenaea courbaril L.) e Cajá-manga (Spondias dulcis). Serão avaliados dois ambientes protegidos: telado de tela preta e estufa/telado aluminizado. Nestes ambientes, as mudas serão formadas em sacolas de polietileno, com capacidade de 1,6 litros, preenchidas com substratos oriundos de esterco bovino, solo de barranco, vermiculita média, vermiculita super fina e areia, em diferentes proporções. Por não haver repetições dos ambientes de cultivo, cada um será considerado um experimento. Para cada ambiente de cultivo será adotado o delineamento experimental inteiramente casualizado para avaliação dos substratos, com 5 repetições de 6 mudas cada. Posteriormente os quadrados médios dos resíduos das análises de variâncias individuais destes tratamentos (substratos) serão avaliados e se não ultrapassarem a relação aproximada de 7:1, será realizada a análise conjunta dos experimentos, para verificação do melhor ambiente de cultivo. Espera-se obter informações sobre essas tecnologias de produção de mudas.

 

DOCENTE: PROF. DR. EDMILSON DE SOUZA

Título do projeto (pesquisa): Estudos sobre o Processo de Emissão de Isopreno e Monoterpenos de Cultivares de Eucalipto da Região do Bolsão/MS

Vigência: 2019-2021

Descrição: O Projeto procura responder a seguinte pergunta: Qual a ordem de grandeza das Emissões de Isopreno e Monoterpenos de áreas de plantio de espécies de Eucalipto na Região do Bolsão/MS? Esse questionamento se faz necessário na medida em que é sabido que as emissões de compostos orgânicos voláteis biogênicos, no caso de origem vegetal, participam de diversos processos da dinâmica atmosférica, tal como a formação de chuvas e a variação na concentração de ozônio troposférico. A investigação é realizada através de um levantamento bibliográfico aprofundado da literatura brasileira sobre o assunto, e, posteriormente, com o uso de imagens de satélites e dados meteorológicos de monitoramento de superfície, são realizadas estimativas de emissões de C5H8 e C10H16 na atmosfera da microrregião leste de Mato Grosso do Sul, ou como é também conhecida, a região do Bolsão em MS.

 

Título do Projeto (de Extensão): Projeto Órion

Vigência: 2019-2021

Descrição: O Projeto reúne resultados de pesquisas em Educação em Astronomia para a população do município de Cassilândia (com possibilidades de atender cidades vizinhas) na forma de comunicações públicas através da observação astronômica em praças públicas, escolas públicas e privadas, empresas, parques ambientais e no campus da Unidade Universitária da UEMS de Cassilândia. São utilizados equipamentos ópticos e, também métodos de observação à vista desarmada. O projeto inicia explorando as estruturas do período de dois invernos consecutivos, especialmente, os posicionamentos das constelações do Escorpião e Órion, sendo que a partir da primeira, mês a mês, o movimento relativo da abobada celeste, faz caminhar em direção à constelação de Órion (Caçador), que dessa maneira, permanece no centro temporal das observações que o projeto desenvolve. Adicionalmente, são apresentadas inúmeras outras estruturas celestes como os planetas (Vênus, Marte, Júpiter e Saturno), satélites naturais (Lua, Io, Ganimedes, Calisto e Europa) além de diversas nebulosas, aglomerados estelares e galáxias. Também, são abordados aspectos da etnoastronomia guarani e outros povos da antiguidade, bem como o desenvolvimento da técnica ao longo da idade média e renascimento para auxiliar a circunavegação do planeta e a colonização da América.

 

DOCENTE: PROF. DR. FÁBIO STEINER

Título do projeto (pesquisa): Tecnologias para amenizar os estresses das culturas

Linha de pesquisa: Fitossanidade e Manejo de culturas - Sistemas de Produção Agrícola

Vigência: 2017-2020

Descrição: Estratégias de manejo que visam minimizar os efeitos adversos dos estresses abióticos (deficiência hídrica, salinidade e toxicidade de alumínio) despontam como de grande interesse para a pesquisa agrícola. O foco principal deste projeto é investigar os efeitos dos métodos e das práticas de manejo na indução da tolerância das principais culturas cultivadas na região do Cerrado quando submetidas aos diferentes tipos de estresses.

 

Título do projeto (pesquisa): Técnicas de multiplicação de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar

Vigência: 2017-2020

Descrição: O sistema de mudas pré-brotadas (MPB) de cana-de-açúcar é uma nova alternativa que envolve tecnologia de multiplicação combinando elevado padrão de fitossanidade, uniformidade de plantio e vigor associada para uma melhor qualidade das mudas produzidas. O objetivo principal deste projeto é desenvolver métodos e técnicas para a multiplicação de mudas pré‑brotadas (MPB) de cana‑de‑açúcar (Saccharum spp.).

 

Título do projeto (pesquisa): Responsividade e eficiência do uso de nutrientes das culturas na região do cerrado

Vigência: 2017-2020

Descrição: A avaliação e a identificação de cultivares de soja com maior responsividade e eficiência de uso dos nutrientes em solos arenosos pode ser uma alternativa economicamente viável para potencializar a produtividade das culturas em solos arenosos da região do Cerrado. O foco principal deste projeto é avaliar a resposta e a eficiência do uso de nutrientes de diferentes culturas quando cultivadas em um solo arenoso do Cerrado de baixa fertilidade.

 

DOCENTE: PROF. DR. FLÁVIO FERREIRA DA SILVA BINOTTI

Título do projeto (pesquisa): Aspectos fisiológicos de sementes e plantas para melhoria de desempenho

Linha de pesquisa: Fisiologia vegetal/Ambiência vegetal/Fisiologia de sementes

Vigência: 2018 - 2021.

Descrição: Avaliar aspectos relacionados a fisiologia, envolvendo embebição (hidratação controlada das sementes), germinação, vigor, dormência de sementes, crescimento e desenvolvimento inicial de plântulas, além de avaliar e aprimorar testes de viabilidade e de vigor para espécies vegetais cultivados. Avaliar as respostas fisiológicas de plantas e mudas, relacionadas com os processos de nutrição, ação de reguladores vegetais e ambiente de cultivo, além de estudar a relação e influência de práticas culturais sobre o crescimento, desenvolvimento, produtividade e qualidade fisiológico e química de sementes.

 

DOCENTE: PROFa. DRa. GISELLE FELICIANI BARBOSA

Título do projeto (pesquisa): Sustentabilidade produtiva em sistema silvipastoril – desempenho silvicultural e bem-estar animal.

Linha de pesquisa: Manejo do solo, da planta e sistemas conservacionistas de produção/ Bem-estar animal e produção sustentável.

Vigência: Março/2016 a julho/2020

Fomento a pesquisa: Brazzale Group

Descrição:Os sistemas silvipastoris, onde são implantadas, de forma associada, espécies arbóreas, forrageiras e animais, têm apresentando potencial de minimização dos efeitos dos gases gerados durante a produção animal, com representativa produção de massa de forragem das gramíneas, acúmulo de matéria orgânica no solo, elevado sequestro de carbono e mitigação de gases do efeito estufa, culminando com a maior eficiência de uso da terra. Assim, o estudo visa avaliar a sustentabilidade produtiva de um sistema silvipastoril em uma das principais regiões produtoras de carne do país, o Estado de Mato Grosso do Sul, contribuir para o aumento da eficiência produtiva na pecuária brasileira, possibilitando atender a crescente demanda quanti e qualitativa por produtos oriundos de sistemas sustentáveis, tanto no mercado interno como no mercado externo; amortizar a escassez de publicações com resultados norteadores quanto às diferenças, as vantagens e as alternativas de arranjos produtivos em sistemas silvipastoril; eliminar a falsa impressão de complexidade deste tipo de sistema de produção rural; e, de alguma forma, favorecer o desenvolvimento e a consolidação de sistemas sustentáveis de produção agropecuária, que contribuam efetivamente com a redução da emissão de gases do efeito estufa e com a preservação do meio ambiente.

 

Título do projeto (pesquisa): Caracterização e avaliação de populações de milho crioulo.

Vigência: Dezembro/2015 a Dezembro/2021.

Fomento a pesquisa: FUNDECT/CNPq, Edital N°14/2014, Primeiros Projetos, MS.

Descrição: O milho é o cereal de maior volume de produção no mundo e o Brasil um importante produtor e exportador do grão, destaque obtido por meio de significativos investimentos em tecnologia e financiamentos. Paralelamente, os pequenos e médios produtores rurais representam aproximadamente 10% do total, e, são responsáveis por cerca de 19% da renda obtida no campo pelo país. Considerando que são crescentes a demanda e a valorização comercial por produtos sustentáveis pelo mercado consumidor, aspectos que favorecem a utilização de plantas a partir de populações adaptadas ao ambiente, com grande variabilidade genética, menos exigente em termos de adubação, resistentes a pragas, pode-se destacar as raças locais de milho crioulo (landraces). Tratam-se de sementes consideradas componentes da agrobiodiversidade, por constituírem inestimável valor para as populações tradicionais. Assim, pretende-se caracterizar (morfoagronômica e molecularmente) populações de milho crioulo, avaliar a sua capacidade de adaptação e viabilidade de utilização no Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de estudos sobre a multiplicação e o armazenamento das sementes, o potencial e a qualidade da silagem para a alimentação de ruminantes, a capacidade de formação de pastagem em sistema consorciado, bem como sobre a produtividade, visando recomendar o uso dessas populações aos pequenos e médios produtores.

 

DOCENTE: PROF. DR. GUSTAVO HARALAMPIDOU DA COSTA VIEIRA

Título do projeto (pesquisa): Diversidade de besouros da casca e da ambrosia (Coleoptera, Curculionidae, Scolytinae e Platypodinae) em três fragmentos florestais localizados no Estado de Goiás, Brasil.

Linha de pesquisa: Entomologia

Vigência: 2019-2021

Descrição: O presente trabalho tem o objetivo de determinar a ocorrência sazonal das principais espécies de coleoptera de casca e ambrosia em três formações vegetais localizadas no Estado de Goiás. A metodologia consistirá na instalação quinzenal de cinco armadilhas Esalq-83, dispostas em transecto em três fragmentos florestais sendo eles mata nativa, eucaliptos e mata ciliar. As coletas serão realizadas durante doze meses. Todos os exemplares obtidos serão enviados ao especialista para identificação. 

 

DOCENTE: PROFa. DRa. LUCIANA CLAÚDIA TOSCANO

Título do projeto (pesquisa): Ocorrência das principais pragas e inimigos naturais em diferentes cultivares de milho.

Linha de Pesquisa: Entomologia Agrícola.

Vigência: Dezembro/2018 a Novembro/2020

Descrição: A cultura do milho sempre se destaca no cenário agrícola brasileiro. A ocorrência de pragas é um dos fatores que pode causar a baixa produtividade da cultura, e dentre as diversas espécies de insetos que atacam a cultura do milho, destaca-se a lagarta-do-cartucho Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae). O controle de pragas em milho tem sido realizado exclusivamente com produtos químicos, que são aplicados logo que detectada a ocorrência na cultura. Além de produtos químicos, tem-se inimigos naturais, Doru luteipes (Scudder) (Dermaptera: Forficulidae) uma contribuição substancial no controle biológico da lagarta-do-cartucho. Parasitóides específicos de ovos e lagartas, como a Chelonus insularis agem no processo de minimização das populações da Spodoptera frugiperda. Outra técnica bastante utilizada no controle de pragas é a transgenia que envolve organismos geneticamente modificados, visa reduzir a população de pragas, com ocupação de mais de 72% da área comercial. Porém, pouco se sabe sobre o impacto sobre populações alvos e nã0-alvos e seus respectivos manejos. Desta forma, o projeto terá como principal objetivo realizar um levantamento populacional das principais pragas e inimigos naturais ocorrentes em diferentes cultivares de milho.

 

DOCENTE: PROF. DR. SÉRGIO ROBERTO RODRIGUES

Título do projeto (pesquisa):Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Semioquímicos na Agricultura.

Linha de pesquisa: Entomologia Agrícola.

Vigência: Março/2017 a Dezembro/2022.

Fomento a pesquisa: O suporte financeiro é dado pelo CNPq e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). 

Descrição: O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Semioquímicos na Agricultura possui como grande desafio reduzir a utilização de agroquímicos, preservando o meio ambiente para uma agricultura sustentável. O tema a ser pesquisado é multidisciplinar compreendendo estudos de química de voláteis de insetos e de plantas, criação artificial e estudo de biologia e comportamento de insetos e integração com outros métodos de controle de pragas agrícolas. O objetivo do grupo, formado por pesquisadores de diferentes estados brasileiros e do exterior, é diminuir a dependência externa desenvolvendo bases tecnológicas para a identificação, síntese e uso de semioquímicos (insetos e plantas) na agricultura brasileira. Paralelamente o Instituto pretende contribuir para o equilíbrio regional desta área no Brasil, com ênfase à formação de recursos humanos e de jovens pesquisadores. Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Cassilândia, MS, estarão sendo desenvolvidos estudos relacionados à biologia, morfologia, comportamento e comunicação química de espécies de Scarabaeidae fitófagos que ocorrem em áreas de agricultura. O INCT de Semioquímicos na Agricultura é apoiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

DOCENTE: PROF. DR. TIAGO ZOZ

Titulo do projeto (pesquisa): Avaliação da formação de mudas e produtividade de genótipos de tomate em condições de estresse salino.

Linha de pesquisa: Sistemas de produção agrícola.

Vigência: Agosto/2019 a Julho/2022

Descrição: Objetiva-se com este projeto avaliar a formação de mudas e a produtividade e qualidade de frutos de genótipos de tomate em condições de estresse por salinidade. Serão conduzidos quatro experimentos entre agosto de 2019 e julho de 2022, na unidade Universitária de Cassilândia. Espera-se ao final deste projeto identificar para os genótipos de tomate, o nível de salinidade que causa prejuízos ao cultivo e seus efeitos sobre as características de planta e componentes de produção. Também espera-se identificar genótipos de tomate tolerantes ao cultivo em condições de estresse por salinidade para indicar aos produtores, e também direcionar futuras hibridações em programas de melhoramento de tomate. E por fim, espera-se verificar se a formação de mudas em condições de salinidade suave promove aumento da tolerância das plantas de tomate ao estresse por salinidade após o transplantio.

DOCENTE: PROF. DR. WELLINGTHON DA SILVA GUIMARÃES JÚNNYOR

Título do projeto (pesquisa): Utilização da palha para reduzir a tensão aplicada no solo por máquinas agrícolas em áreas com cana-de-açúcar

Linha de pesquisa: Manejo, Conservação e Física do solo

Vigência: Novembro/2020

Descrição: A compactação do solo em agrossistemas canavieiros, causada pelo tráfego de máquinas durante o ciclo da cultura, tem sido apontada pelo setor como uma limitação para a manutenção da produtividade e da longevidade dos canaviais. Neste contexto, a agricultura conservacionista pode desempenhar o papel de manter a qualidade e evitar degradação das propriedades do solo. A presença dos resíduos vegetais na superfície do solo é importante para preservação da estrutura do solo, pois pode reduzir significativamente as tensões geradas no solo na interface solo-pneu, pelo tráfego das máquinas e equipamentos utilizados nos agrossistemas canavieiros. Visando encontrar formas de reduzir os efeitos prejudiciais causados pelo tráfego agrícola sobre a estrutura dos solos, os objetivos deste projeto são: i) avaliar as alterações estruturais do solo no sistema de cultivo da cana-de-açúcar, por meio do monitoramento da compactação e da qualidade física do solo agrícolas em diferentes níveis de palha mantidos na superfície do solo após a colheita da cana-planta; e iii) avaliar a capacidade dos resíduos vegetais na superfície do solo em dispersar as cargas aplicadas pelo tráfego. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente casualizado (DBC) com esquema de parcelas subdivididas e três repetições, em um Argissolo Vermelho e um Latossolo. Os tratamentos consistirão em quatro níveis de palha (cobertura vegetal) na superfície do solo (0, 5, 10 e 20 Mg ha-1), em dois conteúdos de água (capacidade de campo e abaixo da capacidade de campo). Serão avaliados indicadores da qualidade do solo (densidade do solo, porosidade, resistência à penetração e pressão de preconsolidação) e estimadas as curvas de compressão do solo (CCS). Será realizada a mensuração e simulação das tensões aplicadas ao solo pelo maquinário utilizado no sistema de colheita da cana-de-açúcar. Serão realizadas também as análises dos parâmetros de fertilidade do solo: matéria orgânica do solo; pH; cálcio; magnésio; soma das bases; capacidade de troca catiônica; potássio; fósforo; saturação por bases; H+Al: acidez potencial. Os valores de pressão de preconsolidação (σp) serão ajustados em função da umidade volumétrica, para produzir aos modelos de capacidade de suporte de carga do solo (MCSC). As comparações entre as CSC para os tratamentos serão realizadas pelo teste F, conforme descrito em trabalho sobre mecânica de solos. Os dados dos atributos físicos-hídricos e mecânicos do solo e das variáveis tecnológicas serão submetidos à análise de variância, tendo as médias comparadas pelo teste de Tukey (p= 0.05).

 

DOCENTE: PROF. DR. WILSON ITAMAR MARUYAMA

Título do projeto (pesquisa): Cofatores no enraizamento de estadas de seringueira.

Linha de pesquisa: Sistemas de produção agrícola.

Vigência: Agosto/2018 a Julho/2021.

Descrição: A produção de mudas a partir de estacas é de grande interesse na heveicultura, e poderá dinamizar a disponibilidade de plantas em grande quantidade durante todo ano. Atualmente não existe alternativa comercialmente viável para produção em larga escala através de propagação vegetativa para a cultura da seringueira. O uso da técnica de clonagem similar a utilizada para mudas de eucalipto é uma alternativa interessante para sanar estas dificuldades. Porém a espécie Hevea brasiliensis apresenta difícil enraizamento, o que desmotivou pesquisadores nesta área, necessitando técnicas apuradas e extremamente morosas tais como estrangulamento do caule para obter sucesso no estaqueamento. O objetivo geral do estudo será avaliar o enraizamento de estacas de seringueira  (Hevea brasiliensis) com os cofatores zinco e nitrogênio para viabilizar e melhorar a rizogênese no método de estaquia. Osobjetivosespecíficos serão: 1) desenvolver metodologias para a propagação vegetativa de Hevea brasiliensisnas concentrações de zinco em forma quelatizada. 2) averiguar o enraizamento de estacas de seringueira com nitrogênio aplicado nas plantas matrizes, associado ou não com uso de zinco. 3) Conferir a influência de doses de nitrogênio na estaquia das mudas de seringueira. 4) Testar o efeito da aplicação prévia do matrizeiro com zinco foliar, verificando efeito sinergístico com uso de nitrogênio na planta matriz para retirada da estaca, buscando o desenvolvimento de raízes em estacas de seringueira (Hevea brasiliensis). 5) Analisar a influência da época de retirada da estaca na sobrevivência e enraizamento da mesma. 6) Verificar a possível ação no enraizamento dependo do uso de mudas ou plantas adultas rejuvenescidas que fornecerão as estacas.As mudas de seringueira (Hevea brasiliensis), serão obtidas a partir de árvores matrizes da Fazenda Experimental APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) em Votuporanga-SP, ou viveiro comercial no município de Cassilândia. Serão realizados testes com Nitrogênio e Zinco separados, e sua possível interação, verificando-se eficiência no enraizamento de estacas.  O experimento com nitrogênio será conduzido em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 5x2 (5 doses de nitrogênio e 2 clones), com quatro repetições e 5 estacas por parcela.Será utilizado ureia como fonte de nitrogênio diluída em 100 ml de água nas seguintes doses: 1)  0 g ureia  / (testemunha);  2)  1 g ureia / planta (0,45 g N); 3)        2 g ureia / planta (0,90 g N); 4)  4 g ureia / planta (1,80 g N); 5)  8 g ureia / planta (3,60 g N). Os clones a serem utilizados serão RRIM 600 e IAC 300. Para ensaio com zinco foliar o delineamento experimental utilizado será inteiramente casualizado com 6 tratamentos e 4 repetições, com 5 estacas de seringueira por parcela. Os tratamentos serão constituídos pelas concentrações de zinco na forma quelatada devido a melhor absorção por parte das membranas celulares, com teor de 20,1% de Zn. Os tratamentos serão: 0; 0,04; 0,08; 0,16; 0,32 e 0,64 mg.L–1 de Zn, sendo aplicado via foliar nas plantas com pulverizador costal, coletando-se as estacas 2 dias após a aplicação. Os melhores resultados para nitrogênio e para zinco serão utilizados para compor os tratamentos de um terceiro ensaio. O experimento será constituído em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x3, sendo 3 doses de nitrogênio (testemunha + dois melhores resultados do experimento 1) e 3 doses de zinco foliar (testemunha + dois melhores resultados do experimento 2), com 3 repetições e 5 estacas por parcela.




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico