Ciências Econômicas

Bacharelado

Projetos

PESQUISA

Projetos de pesquisa em andamento

 

Controle, Cultura e Poder: práticas e desdobramento na gestão organizacional – Coordenadora: Profa. Dra. Eliana Lamberti

Descrição: O objetivo central da investigação é compreender as práticas de controle gerencial e os processos de gestão em organizações públicas e privadas sob as perspectivas de cultura, relações de poder e neoliberalismo. Para alcançar esse objetivo os esforços de pesquisa se direcionarão especificamente para: i) identificar os modelos de gestão nas organizações selecionadas; ii) compreender como os elementos culturais e as relações de poder contribuem para a formação desses modelos; iii) analisar o impacto dessas práticas na gestão organizacional. Espera-se contribuir para o conhecimento teórico e prático para a literatura de contabilidade, economia, administração pública e organizações. Ao final do presente projeto de pesquisa espera-se reunir os seguintes produtos: apresentação das pesquisas em conferências/congressos nacionais e internacionais, publicação de ensaios teóricos e de artigos científicos em periódicos classificados pelo Qualis Capes.

 

Direito, Sociedade, Biodireito e novas tecnologias – Coordenadora: Profa. Dra. Eliana Lamberti

Descrição: Objetivo geral Sob uma perspectiva transdisciplinar ligada à noção de complexidade, privilegiando a discussão da Sociedade, a partir de aportes teóricos contemporâneos, a pesquisa trata dos direitos exsurgentes, como: o biodireito (marcos regulatórios - regulamentação jurídica), a proteção da propriedade intelectual, os direitos e deveres do Estado, o papel da Economia e da sociedade em geral, a partir de avanços científicos e aplicações de resultados de novas tecnologias decorrentes das biotecnologias, engenharia genética, nanotecnologia..

 

Diagnóstico Sócio-Econômico de Micro Áreas Urbanas no Munícipio de Ponta Porã em Mato Grosso do Sul – Coordenador: Prof. Dr. Giovane Silveira da Silveira

Descrição: No momento atual existe uma produção significativa de dados que são gerados por instituições públicas e privadas para os mais diversos fins. Esse aumento vertiginoso de dados está sendo cunhado de Big Data. E são inúmeras as ferramentas que são utilizadas para a leitura e síntese de tais dados como, por exemplo, linguagens de programação, sendo as mais comuns o R e Python. A representação estatística dos dados, tem sido utilizada de forma cada vez mais intensiva o uso de representações visuais advindas do uso da geometria da região de estudo. Essas ações tem sido realizadas por uma gama significativa de softwares de geoprocessamento, que são programas que espacializam determinada variável quantitativa ao atribuir ao dado, seja de domicílio, escolaridade, saneamento, renda ou demografia, um atributo de latitude e longitude. Haja vista que dois objetos não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo, então cada variável terá uma coordenada geográfica única, a qual permite visualizar sua distribuição em dada região de estudo. O objetivo geral da presente pesquisa é o de realizar uma caracterização sócio-econômica de micro áreas urbanas no município de Ponta Porã em Mato Grosso do Sul. Espera-se que por meio da caracterização sócio-econômica das micro áreas urbanas do município de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, seja possível a identificação de locais onde o poder público municipal possa atuar de forma pontual e efetiva no intuito de promover a melhora da condição de vida da população residente em tal região..

Perfil Sócio-Econômico da Região do Grande Marambaia em Ponta Porã Mato Grosso do Sul – Coordenador: Prof. Dr. Giovane Silveira da Silveira

Descrição: O objetivo da presente proposta e de realizar uma caracterização sócio-econômica da Região do Grande Marambaia no município de Ponta Porã (Mato Grosso do Sul). A pesquisa proposta neste trabalho dá seguimento ao que já vem sendo realizado por autores que tratam da temática sócio-econômica e, por conseguinte contribui academicamente para a discussão da trajetória das desigualdades no Brasil, mas de forma locacional em dada região do município de Ponta Porã, o Grande Marambaia. A metodologia comportará o uso de dados dos setores censitários do IBGE para os anos de 2000 e 2010, além de linguagens de programação como o R e Python para leitura e representação gráfica dos dados. E o uso de software de geoprocessamento como o QGIS para visualização espacial da distribuição das variáveis: domicílio, escolaridade, saneamento, renda e demografia, na região de estudo. Espera-se que por meio da caracterização sócio-econômica da Região do Grande Marambaia no município de Ponta Porã (Mato Grosso do Sul) seja possível a identificação de locais onde o poder público municipal possa atuar de forma pontual e efetiva no intuito de promover a melhora da condição de vida da população residente em tal região.

O diferencial de gênero na acumulação de capital humano e crescimento dos estados brasileiros via modelo MRW (1992) com Defasagem Distribuída no período de 1981 a 2014 - Coordenador: Prof. Dr. Victor Azambuja Gama

Descrição: O objetivo do presente trabalho é analisar empiricamente a relação entre indicadores de formação de capital humano, crescimento econômico, renda domiciliar e produtividade da força de trabalho nos estados brasileiros entre os anos de 1985 a 2011, por meio de uma especificação econométrica inspirada no modelo de Mankiw, Romer e Wheil (1992) com defasagens distribuídas. A ideia é analisar a relação entre o crescimento do produto e indicadores de educação, considerando o diferencial de gênero na acumulação de capital humano e a hipótese de que o investimento neste tipo de capital leva algum tempo para maturar e, consequentemente, gerar resultados em termos de crescimento econômico. Para captar os diferenciais de acumulação de capital humano, serão coletadas no site do IPEADATA as informações sobre a média de anos de estudo de homens e mulheres com 25 anos ou mais de idade. Nesta pesquisa, as informações serão organizadas na forma de dados em painel, que combina dados de corte transversal (cross-section) e de séries temporais (time-series). Isso significa que as informações serão organizadas para várias unidades de análise i (estados) ao longo de vários períodos de tempo t (anos). Com o intuito de testar a robustez dos parâmetros estimados, serão utilizados quatro métodos de estimação diferentes: modelo de Almon estimado por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), Modelo de Almon com erros-padrão robustos, modelo de Almon estimado por Mínimos Quadrados Auto regressivos (MQAR) e Modelo de Almon Auto regressivo com Heterocedasticidade Condicional (ARHC).

 

EXTENSÃO

Projetos de extensão em andamento

Economia nas Escolas – Coordenadora: Profa. Dra. Eliana Lamberti

Descrição: A presente proposta tem por objetivo central levar para a comunidade externa (alunos do ensino médio) o conhecimento em relação a influencia da Economia no cotidiano. De modo especifico pretende-se: apresentar os pressupostos gerais da Economia; discutir a influencia da economia e o papel de cada agente econômico no desenvolvimento regional. A dinâmica prevê encontros com os alunos nas salas de aula das escolas e por meio de apresentação oral e com recursos multimídia, quando for o caso, haverá a exposição do conteúdo de forma dinâmica e interativa. Os encontros, com cada turma, deverão ter no máximo 2 horas de duração, ou a depender do tempo disponibilizado pela escola. Do ponto de vista dos resultados esperados, este projeto possibilitará ao aluno do curso de Ciências Econômicas a experiência em relação: a percepção dos alunos de nível médio quanto a influencia da economia em seu cotidiano; ao esforço de ?tradução? da linguagem científica e acadêmica ao entendimento comum; sensibilidade social quanto ao ambiente escolar de nível médio (fragilidades, potencialidades); a partir das principais indagações/dúvidas da comunidade externa poderá ser identificada alguma fragilidade na formação acadêmica (Projeto Pedagógico do curso de graduação) ou proposição de novos projetos de ensino, pesquisa e extensão; e principalmente enaltecerá o papel social da UEMS enquanto promotora do desenvolvimento socioeconômico e ainda, possibilitará a divulgação da UEMS junto ao publico externo.

 

Empresa Júnior de Assessoria Jurídica – Acadêmica Thêmis – Coordenadora: Profa. Dra. Eliana Lamberti

Descrição: O mercado de trabalho demanda profissionais que saibam lidar com diferentes áreas do conhecimento. Caracterizada pela atividade de extensão, a Empresa Júnior do Curso de Direito pretende aproximar concretamente o estudante do Direito, da Economia e da Administração, para o exercício da prática jurídica empresarial, afim de simular um escritório de advocacia, que por meio da assessoria técnica e orientação, serão capacitados para o futuro, tornando-se profissionais e cidadãos diferenciados, mais completos, dinâmicos, criativos e proativos.



Relação projetos de Extensão 2005 a 2014


Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico