Ciências Sociais - Bacharelado

Bacharelado

Estágio & TCC

ESTÁGIO

CONCEPÇÃO E COMPOSIÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório é um componente curricular que integra a matriz curricular do Curso de Ciências Sociais e deve atender às exigências de formação aluno-profissional do aluno-estagiário, previstas no Projeto Pedagógico. “O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.” Lei 11.788, de 25/09/2013.

Com carga horária de 204 horas, o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório do curso de Ciências Sociais, compreende o desenvolvimento de atividades relacionadas às Ciências Sociais.

Estas atividades poderão ser desenvolvidas em duas modalidades:

  • Na forma de vivência da realidade de empresas públicas ou privadas e organizações da sociedade civil, nos setores de pesquisa, assessoria, consultoria, planejamento, visitas técnicas, desenvolvimento de projetos e prestação de serviços na área específica de Ciências Sociais, previamente escolhidas, se fundamentando nos objetivos, referencial teórico e na metodologia estabelecida no Plano de Atividade de Estágio do aluno, previamente aprovado pelo professor de Estágio e pelo supervisor profissional;
  • Na forma de Relatório de Pesquisa, oportunidade em que o aluno estagiário desenvolverá um trabalho de pesquisa de campo, em uma realidade relacionada à Política, à Antropologia ou à Sociologia, objetivando qualificar o profissional para elaborar pesquisas na área das Ciências Sociais, em conformidade com a legislação de estágio em vigor. O desenvolvimento do Relatório de Pesquisa será supervisionado pelo professor de estágio, que neste caso atribuirá duas notas ao aluno, sendo uma no Relatório Parcial e outra no Relatório Final.

Cada professor lotado na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado orientará apenas 05 (cinco) alunos na modalidade Relatório de Pesquisa e 10 alunos na forma de vivência da realidade de empresas públicas ou privadas e organizações da sociedade civil. Os campos de estágio deverão ser selecionados objetivando assegurar a formação aluno-profissional do aluno; o fortalecimento dos espaços formativos; a inserção do aluno-estagiário na vida econômica, política e sócio-cultural da sociedade e a prática no processo ensino-aprendizagem.

É importante ressaltar que a sistemática de organização, orientação, supervisão e avaliação do estágio Curricular Supervisionado do bacharelado obedecerão, em qualquer situação, as normas vigentes na UEMS, e as normas internas aprovadas pelo colegiado de curso, após consulta a COES, com anuência da PROE.

A avaliação dos alunos na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado obedecerá às normas da UEMS e constará, de forma detalhada, no Plano de Atividades da disciplina. Os alunos terão duas notas, somadas e divididas por dois, sendo uma nota do supervisor profissional da Organização Concedente e outra nota do professor responsável pela disciplina de Estágio Curricular Supervisionado.

Os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o estágio poderão ser utilizados na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

Deverão ser lotados, no mínimo, dois professores na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, com uma carga horária de 3h/a cada um, sendo esses graduados em Ciências Sociais e com experiências de pesquisa.

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NÃO-OBRIGATÓRIO

Esta modalidade de estágio compõe a vida acadêmica, enriquecendo a formação humana e profissional do aluno e tem como objetivo proporcionar ao aluno a participação em situações reais típicas do meio profissional, que propiciem complementação a sua formação acadêmica.

O Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório será desenvolvido em instituições de diversas naturezas e proporcionará diferentes experiências na área de atuação do profissional do curso de Ciências Sociais. As instituições nas quais poderá ser realizado este tipo de estágio são: empresas, hospitais, consultórios, bibliotecas, associações civis, organizações não governamentais, sindicatos, entre outros. Tais atividades devem ser organizadas a partir de parceria entre a universidade e a comunidade e obedecerão a legislação nacional específica (Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008), bem como normas internas da UEMS, que regulam os convênios e demais exigências legais, além da aprovação da Comissão de Estágios do curso.

  




TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

CONCEPÇÃO E DEFINIÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC)

O aluno desenvolverá uma monografia, podendo ser de caráter teórico ou teórico/empírico, com temática relacionada a uma das áreas e subáreas das Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia ou Política), ou áreas de formação básica e de formação específica.

Para a orientação do TCC, o aluno terá um professor orientador, integrante do quadro da UEMS, desde que conduzido teoricamente sob a perspectiva metodológica das Ciências Sociais, bem como os princípios norteadores do Projeto Pedagógico no desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa.

Os discentes que desenvolveram projetos de Iniciação Científica, projetos de extensão, de ensino e monitoria, poderão utilizar as observações e os dados empíricos constantes nos relatórios para a construção das suas análises acadêmicas e elaboração da monografia, desde que estejam em conformidade com as temáticas acima mencionadas, adequados às normas da UEMS, e em conformidade com a ABNT quanto à redação de trabalho científico.

A sistemática de organização, orientação, apresentação e avaliação dos trabalhos de Conclusão de Curso serão realizadas de acordo com as normas vigentes nesta instituição, com regulamentação própria aprovada pelo Colegiado de Curso com anuência da Pró-Reitoria de Ensino - PROE.

O TCC terá uma carga horária de 102 horas.




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico