Ciências Sociais

Licenciatura

Notícias e Eventos

 

Realização da X Semana Acadêmica de Ciências Sociais, XV Semana Acadêmica de História e II Seminário de História, Ensino e Pesquisa do PROFHISTÓRIA: de 29/05 a 03/06 de 2017

Educação, docência e pesquisa são práticas fundamentais para o universo acadêmico.  No atual momento histórico, presenciamos diversas políticas que, de uma forma ou de outra, visam diminuir a importância das Ciências Humanas dentro da realidade educacional brasileira. Frente a esses seguidos ataques, é tarefa fundamental, para discentes, docentes e demais membros universitários, a reflexão acerca das conjunturas sociais que propiciam esses movimentos de contestação da relevância desse tipo de saber, trazendo análises que transcendam os muros da Universidade. Sendo assim, torna-se necessário abrir espaço para discussões que discorram sobre as transformações nos ideais e nas políticas de desenvolvimento que surgiram no Brasil a partir do início do século, com especial atenção ao processo de criação de múltiplas “fronteiras sociais” que caracteriza a história do estado de Mato Grosso do Sul. Esses são os desafios propostos pela X Semana Acadêmica de Ciências Sociais, XV Semana Acadêmica de História e II Seminário de História, Ensino e Pesquisa do PROFHISTÓRIA, evento a ser realizado na UEMS/Amambai, entre os dias 29 de maio e 03 de junho de 2017.

Inscrições online: de 15/03 a 29/05 

Prazos para submissão de trabalhos:

Inscrição online de propostas de GTs: de 15/03 a 07/04

Inscrição online de propostas de Oficinas e Minicursos: de 15/03 a 08/05

Inscrição online de propostas de Comunicações: de 11/04 a 15/05

Prazos para divulgação de trabalhos:

Divulgação online de propostas de GTs: 10/04

Divulgação online de propostas de Oficinas e Minicursos: 12/05

Divulgação online de propostas de Comunicações: 17/05

Data final para envio de trabalho completo: 26/05

https://uemsamambai2017.wixsite.com/semanaacademica/programacao

 

PALESTRA: DESTRINCHANDO BATATAS E COLHENDO A PEC 215.

Ma. Rayane Bartolini Macedo - Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFGD

Dra. Simone Becker - Docente da Faculdade de Direito - FADIR - UFGD

11 de abril de 2017

Auditório da UEMS - Amambai

Realização: Grupo de Pesquisa Pensamento Social e Processos Históricos

PIBID - Subprojeto Interdisciplinar.

 

RECEPÇÃO DE CALOURAS E CALOUROS - 2018

Nesta quarta-feira (4 de abril), às 19h, o curso de Ciências Sociais da unidade de Amambai, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), promove a recepção de estudantes matriculados em 2018, com lançamento de livros e a palestra "Leituras contemporâneas: Antonio Gramsci", que será ministrada pela professora, da UEMS, Sabrina Miranda Areco.

Serão lançadas as obras: "Gramsci e seus contemporâneos" de autoria da professora, Sabrina Areco, doutora em Ciência Política (UNICAMP), em conjunto com Prof. Dr. Rodrigo Passos, da UNESP-Marília; e “Entretempos. Experiências de vida e resistência entre os Kaiowá e Guarani a partir de seus jovens” escrita pela professora Célia Foster Silvestre, doutora em Ciências Sociais, professora e atual coordenadora do Curso de Ciências Sociais, em coautoria com o professor Augusto Caccia-Bava, da FCL/UNESP de Araraquara, SP.

Sobre as obras

A obra "Gramsci e seus contemporâneos" é uma coletânea que reúne artigos de importantes estudiosos brasileiros e estrangeiros (França e Itália) e foi financiada com recursos da FAPESP (Fundação de Amparo à Ciência do Estado de SP). O mote da coletânea é abordar o pensamento político do importante intelectual italiano Antonio Gramsci através dos debates que ele estabeleceu com seus contemporâneos. Homem do contexto de transição do final do século XIX e início do século XX, que assistiu ao início da I Guerra e a ascensão do fascismo - do qual foi feito prisioneiro político - Gramsci escreveu no cárcere uma das mais fundamentais obras políticas recentes. O livro "Gramsci e seus contemporâneos" mostra os diálogos, por vezes críticos e em franca oposição, com grandes expoentes daquele contexto e que perpassam nomes como S. Freud e M. Weber. Além da psicanálise e da sociologia, a historiografia, filosofia e teoria política, entre outros, fazem parte do grande espectro de temas e áreas do conhecimento que aparecem discutidas na obra sob a lente de Gramsci.

Entretempos: experiências de vida e resistência entre os Kaiowá e Guarani retrata o surgimento da categoria social da juventude e aspectos do que significa ser jovem entre esse povo, no cenário das lutas empreendidas para manter seus modos próprios de vida. A partir do campo da educação, dos cursos de formação de professores indígenas e das escolas das aldeias guarani e kaiowá no estado de Mato Grosso do Sul, o livro apresenta as experiências afirmativas que os jovens indígenas vivenciam na busca da concretização de direitos, entre eles à educação e à demarcação de terras indígenas. Na estratégia narrativa adotada no livro, os jovens emergem como seres entretempos: o tempo dos mais velhos e o da história do presente; do nhande reko - nosso modo de ser - e do karai reko – modo de ser do branco; o tempo que demanda negociações internas e agenciamentos externos para a efetivação de direitos.  Tempo de ser jovem kaiowá e guarani e continuar existindo.

 

 




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico