Ciências Sociais - Licenciatura

Licenciatura

Professores

 

COORDENAÇÃO GERAL:

Prof. Dr. Carlos Eduardo França

Email: carloseduardofranca1981@gmail.com

COORDENAÇÃO ADJUNTA

Profa. Dra. Juliana do Prado

Email: ju.doprado@gmail.com

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 

Noturno: das 18h30 as 22:30 

Vespertino: das 13h as 17:00 

 

TELEFONE:

67 3503-1007 

 

SECRETÁRIO ACADÊMICO (Apoio): MICHEL ÂNGELO FRANCISCO HONORATO

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 18h30 às 22h30

Telefone para contato: 67 3503-1007, ramal 21

E-mail: michellangelo@hotmail.com.br

 

GERENTE DE UNIDADE:  Sheila Aparecida Vila Rosa

E-mail: sheila@uems.br

 

PROFESSORES EFETIVOS

 

Dra. Agnes Iara Domingos Moraes - Área de lotação/atuação: Educação (Educação especial, educação inclusiva, educação do campo)

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/7248935515571844

Dr. Ailton de Souza  - Área de lotação/Atuação: Ciência Política (Teoria Política, políticas públicas, participação e ação coletiva)

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/9901006699481666 

 

Me. Alexandre de Castro  - Área de Lotaçao/Atuação: Ciencia Política (Teoria politica, pensamento social, questões raciais).

(Afastado temporariamente para conclusão de doutorado UNESP).

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/6817421520064534 

 

Dra. Amanda Cristina Danaga  - Área de Lotação/Atuação: Antropologia (Etnologia indígena, Etnologia Guarani)

 

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/8230760897259077

 

Dr. Carlos Eduardo França - Área de Lotação/Atuação: Sociologia (Teoria sociológica, politicas públicas,  segurança pública, grupos identitários).

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/2640411711993240 

 

Dr. Daniel Pícaro Carlos - Área de Lotação/Atuação: Antropologia (Teoria antropológica,  etnografia, cultura, poder e representações sociais) 

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/0943450154094305 

 

Dr. Diogo da Silva Roiz - Área de Lotação/Atuação: História (Teoria e filosofia da história, historiografia brasileira e francesa)

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/3488251835180213

 

Dr. Djalma Querino de Carvalho - Área de Lotação/Atuação: Educação (sociologia, psicologia e fiolosofia da educação, economia)

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/5003462038137387 

 Dr. Fábio Luciano Oliveira Costa - Área de lotação/Atuação: Educação/ Políticas públicas educacionais. 

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/0301537059810725

Dr. Geovane Ferreira Gomes - Área de Lotação/Atuação: Sociologia (sociologia das organizações, ciência, tecnologia e sociedade) 

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/8675429126256018

 

Dr. Isael José Santana - Área de Lotação/Atuação: Direito/Filosofia (direitos fundamentais, ciência política e criminologia)

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/4778168141492947 

 

Dr. José Antonio de Souza - Área de Lotação/Atuação: Letras (literatura comparada, leitura e ensino de literatura, estudos culturais)

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/1335536974680929 

 

Dra. Juliana do Prado - Área de Lotação/Atuação: Sociologia (mídias digitais, gênero, sexualidade e diferenças)

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/7255943544162438 

  

Dra. Luciana Henrique da Silva - Área de Lotação/Atuação: Sociologia (Política, educação do campo, campesinato e movimentos sociais no campo) 

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/4971884503882168 

 

 

Dr. Sinomar Ferreira do Rio - Área de Lotação/Atuação: Filosofia

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/8643947000256912 

 

PROFESSORES COLABORADORES
 (Contrato de Trabalho por Prazo Determinado)

 

 

 

PUBLICAÇÕES DO CORPO DOCENTE NA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS

 

Prof. Dr. Ricardo Ramos Shiota

Área de atuação: Ciências sociais/Sociologia

Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8020329070207851 

 

Publicações de artigos em revistas e periódicos

Dr. Ailton de Souza

SOUZA, A.; FRANÇA, C. E,; Rio, S. F. . POLÍTICAS DE SAÚDE E A PERCEPÇÃO DA DENGUE EM PARANAÍBA - REGIÃO DO BOLSÃO SUL MATO-GROSSENSE. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, v. 5, p. 5421, 2016.

SOUZA, A.. Estratégia política e competição eleitoral em Porto Alegre: algumas implicações sobre o orçamento participativo nas eleições municipais de 2004-2008. Revista Urutágua (Online), v. 29, p. 16-31, 2013.

RENNO JUNIOR, L. R.; SOUZA, A. . A Metamorfose do Orçamento Participativo: Mudança de Governo e seus Efeitos em Porto Alegre. Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso), v. 20, p. 235-260, 2012.

FREITAS, M. C. L. ; SOUZA, A. . Uma reflexão sobre educação. Interfaces da Educação, v. 3, p. 118-127, 2012.

SOUZA, A.. América Latina, conceito e identidade: Algumas reflexões da história. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 4, p. 29-39, 2011.

Araujo, Doracina A. (Org.); SOUZA, A. (Org.). Políticas Públicas na Contemporaneidade. 1. ed. Curitiba: CRV, 2013. 258p

SOUZA, A.; SILVA, J. I. A. O. Quem usa execução fiscal no Brasil? uma análise do perfil dos atores dos processos de execução fiscal na Justiça Federal .. In: Alexandre dos Santos Cunha; Paulo Eduardo Alves da Silva. (Org.). Gestão e jurisdição: o caso da execução fiscal da União. 9ed.Brasília: IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2013, v. 9, p. 41-60.

SOUZA, A.; Castro, L.; Rio, S. F. Problemas e desafios do ensino no século XXI: Reflexões acerca do ensino de filosofia e sociologia no ensino médio. In: Doracina Aparecida de Castro Araujo; Ailton de Souza. (Org.). Políticas Públicas na Contemporaneidade. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. , p. 91-100.

Silva, V. L. C.; Amorim, R. ; SOUZA, A. Movimentos sociais: uma esperança democrática dentro do Orçamento Participativo. In: Doracina Aparecida de Castro Araujo; Admilson Batista Paes; Léia Comar Riva. (Org.). Direitos e Educação: Pesquisa, prescrições e práticas. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores & Compacta gráfica e editora, 2013, v. 1, p. 67-82.

SOUZA, A.; Carlos Eduardo França. Sociedade, governo e políticas públicas: notas para um debate necessário.. In: José Antonio de Souza; Milka H. C. Slavez; Lucélia T. Guimarães. (Org.). Direito, educação e sociedade: desafios à humanização.. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. , p. 13-2

 

Doutorando Alexandre de Castro

CASTRO. A. Os artigos de jornal no Ensino Superior: utilizando um recurso didático não-convencional no ensino do Direito. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação. 2013. Qualis: B3.

CASTRO. A. Ideologia do Dom e o fracasso do ensino público. Revista Funec Científica – Educação, 2015.

CASTRO. A. Cotas raciais: do acesso ao ensino público de qualidade à contestação da ideologia do Dom. Revista: INTERAÇÃO: 2015.

CASTRO. A. Cidadania negra no Brasil: aspectos dos problemas na esfera legal e no cotidiano (1823-2010). Direitos Humanos & Cidadania - Revista Jurídica das FIPAR. 2015.

CASTRO. A. Políticas Públicas e Ordenamento Jurídico no Combate ao Racismo no Brasil. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília. 2016. Qualis: B3.

CASTRO. A. Silêncio da cor: escravidão na região do Bolsão Sulmatogrossense (1838-1888). Revista Levs - Revista Virtual do Laboratório de Estudos da Violência e Segurança. 2017. Qualis: B5.

CASTRO. A. Participation in Student’s Union: An Agenda for Discussions on Gender Issues, Citizenship and Didactics. Creative Education. 2017. Qualis: A2.

CASTRO. A. A imagem do negro e a precarização no ensino de Sociologia da Rede Pública do Município de Paranaíba/MS. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília. 2018. Qualis: B3.

Dr. Carlos Eduardo França

DEFFACCI, F. A. ; FETZ, M. ; FRANÇA, C. E. . Sujeito da ciência e sujeito da ação política: diálogo de Florestan Fernandes com o discurso epistemológico moderno. POLÍTICA & TRABALHO (UFPB. IMPRESSO), v. 46, p. 201-215, 2017.

FRANÇA, C. E.; CABRAL, R. L. G. . DIREITOS SOCIAIS E IDENTIDADE OPERÁRIA: O PODER DA IDEOLOGIA TRABALHISTA NO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS (BRASIL, 1930-45). Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, v. 11, p. 634-653, 2016.

PEREIRA, S. S. ; FRANÇA, C. E. . QUEM DEFINE O QUE É CIÊNCIA? uma análise do discurso científico dos pesquisadores de ensino superior do Observatório da Violência nas escolas de Paranaíba/MS. Interfaces da

Educação, v. 07, p. 87-105, 2016.

FREITAS, M. C. L. ; FRANÇA, C. E. . História da sociologia e de sua inserção no Ensino Médio. MOVIMENTAÇÃO, v. 3, p. 39-55, 2016.

SOUZA, A. ; FRANÇA, C. E. ; RIO, S. F. . POLÍTICAS DE SAÚDE E A PERCEPÇÃO DA DENGUE EM PARANAÍBA ? REGIÃO DO BOLSÃO SUL MATO-GROSSENSE. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, v. 5, p. 1-12, 2015.

FRANÇA, C. E.. Algumas histórias dos grupos de skinheads no Brasil: as múltiplas percepções, representações e ressignificações das formações identitárias dos ?carecas do Brasil? e do Poder Branco Paulista. Revista LEVS (Marília), v. 5, p. 89-97, 2010.

FRANÇA, C. E.; POSSAS, L. M. V. . As múltiplas significações de gênero: reflexões a partir da violência e da exacerbação de masculinidade de um grupo de skinheads paulista. Espaço Plural (Unioeste), v. 21, p. 97-104, 2009.

SANTOS, T. P.; FRANÇA, C. E. A CONSTITUIÇÃO DE CORPO NA MODERNIDADE: uma retomada histórica por meio da história da sexualidade. In: José Antonio de Souza; Milka Helena Carrilho Slavez; Silvane Aparecida de Freitas. (Org.). (Org.). LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E CULTURA: abordagens, pesquisas e ensino. 1ed.: Pedro & João Editores, 2016, v. 1, p. 23-33.

FREITAS, M. C. L. ; FRANÇA, C. E. . HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA E DE SUA INSERÇÃO NO ENSINO MÉDIO. In: Ademilson Batista Paes e outros. (Org.). Formação de professores, história e políticas públicas. 1ed.São Carlos: Pedro&João, 2015, v. 1, p. 1-20.

PEREIRA, S. S. ; FRANÇA, C. E. O GRUPO DE PESQUISA DO OBSERVATÓRIO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR (OBEDUC): PRIMEIRAS BALIZAS DE ANÁLISE SOBRE AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. In: Ademilson

Batista Paes e outros. (Org.). Formação de professores, história e políticas públicas. 1ed.São Carlos: Pedro&João Editores, 2015, v. 1, p. 20-34.

YAMADA, N. S.; FRANÇA, C. E. Educação inclusiva: o processo de regularização/disciplinarização como normalizador dos corpos considerados anormais. In: Ademilson Batista Paes; Fabrício Antonio Deffacci; José Antonio de Souza. (Org.). Educação, linguagem e sociedade: temas e abordagens. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2014, v. 1, p. 9-32.

FRANÇA, C. E.; DEFFACCI, F. A.; MOREIRA, J. P. A. Pensamento político e história: novas demarcações epistemológicas construídas no século XX. In: Doracina Aparecida de Castro Araujo; Ailton de Souza.. (Org.). Políticas Públicas na Contemporaneidade. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 83-89.

SOUZA, A. ; FRANÇA, C. E. Sociedade, Governo e Políticas Públicas: notas para um debate necessário.. In: SOUZA, J. A.; SLAVEZ, M. H. C.; GUIMARÃES, L. T.. (Org.). Direito, Educação e Sociedade: desafios à humanização.. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 1, p. 13-22.

FRANÇA, C. E.; ALMEIDA, A. Os grupos de skinheads brasileiros e a questão racial. In: Daniel Henrique Lopes. (Org.). Desigualdades e preconceitos: reflexões sobre relações étnico-raciais e de gênero na contemporaneidade. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2012, v. 1, p. 119-146.

FRANÇA, C. E. Grupos de skinheads no Brasil (1980-2000): reflexões sobre suas múltiplas identidades diacríticas, formas de percepção e atuação na realidade contemporânea. In: Silvane Aparecida de Freitas; Jacques Elias de Carvalho. (Org.). Política, Identidade e Marginalidade. 1ed.Curitiba: CRV, 2011, v. 1, p. 111-130.

 

Dr. Daniel Pícaro Carlos

CARLOS, D. P. História da beleza, de Umberto Eco: um estudo entre a história e a arte. ARS (São Paulo), v. 10, p. 134-139, 2012.

CARLOS, D. P.. Resenha: WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo, Cosac Naify, 2010. Cadernos de Campo (USP. 1991), v. 21, p. 337, 2012

 

Dr. Geovane Ferreira Gomes

GOMES, Geovane Ferreira. Tecnotopia: os princípios da produção e difusão tecnológica. In: SOUSA, Cidoval Morais de (Org.). Um convite à utopia: Volume 2: Tecnotopias, Justiça Social, Felicidade. Campina Grande: EDUEPB, 2018.

GOMES, Geovane Ferreira. Tempo e espaço: onde as teorias da natureza se encontram com as da cultura. Revista Ciências Sociais Unisinos, v. 54, p. 185-195, 2018.

GOMES, Geovane Ferreira. As condições estruturais da era da pós-verdade. In: DIOGO DA SILVA ROIZ; GEOVANE FERREIRA GOMES; ISAEL JOSÉ SANTANA. (Org.). A (pós-) verdade em uma época de mutações civilizacionais. 1ed.Serra / ES: Editora Milfontes, 2018, v. 1, p. 1-385.

GOMES, Geovane Ferreira; SOUSA, Cidoval Morais de ; HAYASHI, MARIA CRISTINA PIUMBATO INNOCENTINI . Tecnologia e sociedade: Álvaro Vieira Pinto e a filosofia do desenvolvimento social. INTERAÇÕES, v. 18, p. 129-144, 2017.

GOMES, Geovane Ferreira. A Ciência Guiada por Fatores Sociais: a abordagem de Boris Hessen e sua contribuição para a Sociologia da Ciência. In: Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi; Camila Carneiro Dias Rigolin; Maria Teresa Miceli Kerbauy. (Org.). Sociologia da Ciência: contribuições ao campo CTS. 1ed.Campinas: Editora Alínea, 2014.

GOMES, Geovane Ferreira; SOUSA, Cidoval Morais de ; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi . Apontamentos para uma leitura CTS da tecnologia em Marx. In: Wanda Aparecida Machado Hoffmann. (Org.). Ciência, Tecnologia e Sociedade: desafios da construção do conhecimento. 1ed.São Carlos: EdUFSCar, 2011, v. , p. 209-224.

SOUSA, Cidoval Morais de; GOMES, Geovane Ferreira . A importância do enfoque CTS na graduação de engenheiros. Educação e Tecnologia, v. 15, p. 87-94, 2010.

Dr. José Antonio de Souza

SILVA, F. G. O. ; SOUZA, J. A. . SUJEITO, DISCURSO E IDEOLOGIA S EM RELAÇÃO À DIVERSIDADE SEXUAL NAS ESCOLAS. Interfaces da Educação, v. 4, p. 94-109, 2014.

SILVA, M. A. ; SOUZA, J. A. . A LEITURA LITERÁRIA: ESPECIFICIDADES E CONTRIBUIÇÕES PARA A HUMANIZAÇÃO DO ALUNO/LEITOR. Interfaces da Educação, v. 3, p. 35-47, 2012.

CARVALHO, P. C. A. ; ARAUJO, E. L. ; SOUZA, J. A. . O PROBLEMA DA COMUNICAÇÃO E CONVIVÊNCIA COMO CAUSA DOS CONFLITOS NA ESCOLA E O PAPEL DO DISCURSO DO PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO. Interfaces da Educação, v. 3, p. 133-145, 2012.

SOUZA, J. A.. Poesia e identidade cultural em Mato Grosso do Sul. Terra Roxa e Outras Terras, v. 11, p. 53-60, 2007.

SOUZA, J. A.; Slavez, M. H. C. (Org.) ; FREITAS, S. A. (Org.) . Linguagem, educação e cultura: abordagens, pesquisas e ensino.. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. v. 1. 283p .

PAES, A. B. (Org.) ; DEFFACCI, F. A. (Org.) ; SOUZA, J. A. (Org.) . Educação, linguagem e sociedade: temas e abordagens. 1. ed. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2014. v. 01. 329p .

PAES, A. B. (Org.) ; ARAUJO, E. L. (Org.); DEFFACCI, F. A. (Org.) ; SOUZA, J. A. (Org.) . Educação, linguagem e sociedade: itinerários de pesquisas. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2014. v. 1. 246p .

PAES, A. B. (Org.) ; ARAUJO, E. L. (Org.) ; SOUZA, J. A. (Org.) . Educação, linguagem e sociedade: relatos de pesquisas. 01. ed. Curitiba/PR: CRV, 2012. v. 01. 130p .

SOUZA, J. A.; Guimarães, L. T. (Org.) ; Slavez, M. H. C. (Org.) . Direito, Educação e Sociedade: desafios à humanização. 1. ed. Curitiba/PR: Editora CRV, 2012. v. 1. 209p .

SOUZA, J. A.; ARAÚJO, D. A. C. (Org.). Pesquisa em educação: indissociabilidade entre ensino e extensão. 1. ed. Curitiba/PR: Editora CRV, 2011. v. 01. 187p .

PRADO, A. M. (Org.) ; BATISTA, C. K. L. (Org.) ; ARAÚJO, D. A. C. (Org.) ; SOUZA, J. A. (Org.). Práxis educacional, direitos fundamentais e política: perspectivas para o século XXI. 1. ed. Curitiba/PR: CRV, 2011. 160p .

SILVA, F. G. O. ; SOUZA, J. A. . Memórias de homossexuais sobre violências não físicas nas escolas. In: Elson Luiz de Araujo; Doracina Aparecida de Castro Araujo. (Org.). Observatório da violência nas escolas: cotidiano escolar - entre saberes e desencontros das práticas pedagógicas de socialização e prevenção de violência. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, v. , p. 75-102.

FERRAREZI, P. R. ; SOUZA, J. A. . As múltiplas vozes decorrentes do livro didático. In: José Antonio de Souza; Milka Helena Carrilho Slavez e Silvane Aparecida de Freitas. (Org.). Linguagem, educação e cultura: abordagens, pesquisas e ensino.. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2016, v. 1, p. 59-72.

SILVA, M. A. ; SOUZA, J. A. . Colonialismo, crítica pós-colonial e literatura. In:

José Antonio de Souza; Milka Helena Carrilho Slavez e Silvane Aparecida de Freitas. (Org.). Linguagem, educação e cultura: abordagens, pesquisas e ensino.. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2016, v. 1, p. 135-148.

PEREIRA, J. F. G. ; SOUZA, J. A. . Violência no trânsito e representações... do automóvel ao carro. In: Elson Luiz de Araujo; Doracina Aparecida de Castro Araujo. (Org.). Violência escolar: vivências e perspectivas do OBEDUC. 1ed.São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2015, v. 1, p. 201-220.

PIVA, G. P. ; SOUZA, J. A. . Práticas de leitura do espectador. In: Ademilson Batista Paes; Fabrício Antonio Deffacci; Maria Helena Bimbatti Moreira; Susy dos Santos Pereira. (Org.). Formação de professores, história e políticas públicas. 1ed.São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2015, v. , p. 355-364.

SANCHES, G. A. R. ; SOUZA, J. A. . Mais uma vez, leitura: uma história que nos contam. In: Ademilson Batista Paes; Fabrício Antonio Deffacci; Maria Helena Bimbatti Moreira; Susy dos Santos Pereira. (Org.). Formação de professores, história e políticas públicas. 1ed.São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2015, v. , p. 365-378.

FREITAS, L. S. ; SOUZA, J. A. . Trajetória e direito à Educação do Campo, uma retrospectiva. In: Cleyde Nunes Pereira de Carvalho; Doracina Aparecida de Castro Araújo; Estela Natalina Mantovani Bertoletti. (Org.). Pesquisas sobre diversidade, história da educação e linguagem. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2014, v. , p. 81-89.

QUEIROZ, R. B. ; SOUZA, J. A. . A linguagem enquanto força ideológica. In: Cleyde Nunes Pereira de Carvalho; Doracina Aparecida de Castro Araújo; Estela Natalina Mantovani Bertoletti. (Org.). Pesquisas sobre diversidade, história da educação e linguagem. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2014, v. , p. 93-101.

VALE, W. N. ; SOUZA, J. A. . Trocando olhares: o letramento e as perspectivas para a educação. In: Cleyde Nunes Pereira de Carvalho; Doracina Aparecida de Castro Araújo; Estela Natalina Mantovani Bertoletti. (Org.). Pesquisas sobre diversidade, história da educação e linguagem. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2014, v. 1, p. 113-120.

BERTOLETTI, E. N. M. ; SOUZA, J. A. ; SILVA, J. O. Direito à literatura infantil. In: Washington Cesar Shoiti Nozu; Marcelo Pereira Longo; Marilda Moraes Garcia Bruno. (Org.). Direitos humanos e inclusão: discursos e práticas sociais. 1ed.Campo Grande/MS: UFMS, 2014, v. 1, p. 71-84.

SILVA, F. G. O. ; SOUZA, J. A. . Nas fronteiras do diferente: notas sobre diversidade sexual em ambiente escolar. In: Ademilson Batista Paes; Fabrício Antonio Deffacci; José Antonio de Souza. (Org.). Educação, linguagem e sociedade: temas e abordagens. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2014, v. 1, p. 39-54.

FREITAS, L. S. ; SOUZA, J. A. . Sobre a dicotomia campo e cidade. In: Ademilson Batista Paes; Elson Luiz Araujo; Fabrício Antonio Deffacci; José Antonio de Souza. (Org.). Educação, linguagem e sociedade: itinerários de pesquisas. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2013, v. 1, p. 143-153.

VALE, W. N. ; SOUZA, J. A. . O papel docente a partir dos estudos sobre letramentos. In: Ademilson Batista Paes; Elson Luiz de Araujo; Fabrício Antonio Deffacci; José Antonio de Souza. (Org.). Educação, linguagem e sociedade: itinenários de pesquisas. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2013, v. 1, p. 229-235.

OLIVEIRA, C. M. ; SOUZA, J. A. ; FREITAS, S. A. . Discursos e Políticas Públicas: o idoso em perspectiva. In: Doracina Aparecida de Castro Araujo; Ailton de Souza. (Org.). Políticas públicas na contemporaneidade. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2013, v. 1, p. 185-197.

 

Dra. Juliana do Prado

FACIOLI, L. R. R. ; PRADO, J. . USANDO BEM, QUE PROBLEMA TEM? PÂNICOS MORAIS, MÍDIAS DIGITAIS E JUVENTUDE NO BRASIL. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 9, p. 158-183, 2018.

PRADO, J.; BALIEIRO, F. F. Apresentação Dossiê Sexualidades, Intersecções e mídias. Norus - Novos rumos sociológicos, v. 3, p. 1-5, 2015.

PRADO, J.; BALIEIRO, F. F. ; BELELI, I. A. . Mídias, gênero, sexualidade e intersecções: Entrevista com Iara Beleli. Norus - novos rumos sociológicos, v. 3, p. 102, 2015.

PRADO, J.. Dojo de crescimento coletivo: formas de subjetivação masculina através das mídias digitais. Revista Educación y humanismo, v. 15, p. 93-106, 2013.

PRADO, J.. As novas fronteiras tecnológicas entre intimidade e solidão. Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, v. 3, p. 235-240, 2013.

L.; PRADO, J.. Corpo e identidades femininas: a intermediação da mídia. Estudos de Sociologia, v. 17, p. 241-259, 2012.

PRADO, J.; BALIEIRO, F. F. (Org.) . Dossiê Sexualidade, Intersecções e Mídias. 3. ed. Pelotas: , 2015. v.1, 140p.

FACIOLI, L. R. R. ; PRADO, J. . Os homens que não amavam as mulheres: reflexões sobre masculinidades conectadas. In: José Antonio de Souza; Milka Helena Carrilho Slavez. (Org.). Formação de professores no Brasil: tendências, cenários e aspectos culturais. 1ed.: , 2018, v. , p. 245-266.

PRADO, J.. "O que é dito na Cabana fica na Cabana": notas metodológicas sobre relações de gênero em pesquisa com comunidades online. In: Pelúcio, L., Pait,H., Sabatine, T.. (Org.). No emaranhado da rede gênero, sexualidade e mídia: desafios teóricos e metodológicos do presente. 1ed.São Paulo: Annablume queer, 2015, v. 1, p. 175-197.

PRADO, J.. Culto ao corpo na telenovela: apropriações, consumo e identidades sociais. In: Ana Lúcia de Castro. (Org.). Cultura contemporânea, identidades e sociabilidades: olhares sobre o corpo, mídia e novas tecnologias. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 1, p. 113-150

 

Dra. Luciana Henrique Silva

SILVA, L. H.; JUNQUEIRA, K. M. ; LIMA, M. M. T. . Sementeia: Multi-mídia, Educação e Resistências em uma plataforma virtual. Revista Clima Com cultura científica, v. 1, p. 1, 2014.

SILVA, L. H.. Liberalismo político e cidadania no Brasil. PAR'A'IWA (UFPB. Online), v. n 4, p. 10, 2003.

SILVA, L. H.. A microfísica das relações de poder numa experiência de assentamento rural. PAR'A'IWA (UFPB), 2001.

SILVA, L. H.. Assentamentos Massangana III e Chico Mendes - PB: formulações de políticas públicas. Geonotas (UEM), disponível na internet, v. 5, n.4, 2001.

SILVA, L. H.. A luta pela terra e as inovações na cultura camponesa. Engenho (João Pessoa), Internet, v. 1, p. 1, 2001.

SILVA, L. H.. A história contada: surgimento do MST na Paraíba. CAOS. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, v. 1, p. 1, 2000.

SILVA, L. H.. A trajetória do MST na Paraíba. PAR'A'IWA (UFPB. Online), v. 1, p. 1, 2000.

SILVA, L. H.. A religião grega. CAOS. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, 1999

 

Dr. Sinomar Ferreira do Rio

SOUZA, A.; FRANCA, C. E.; RIO, S. F. Políticas de saúde e a percepção da dengue em Paranaíba ? região do Bolsão Sul Mato-grossense. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, v. 5, p. 5421, 2016.

RIO, S. F.; SANCHES, G. A. R. Mediação da Informação no fazer do bibliotecário e seu processo em bibliotecas universitárias no âmbito das ações culturais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 1, p. 103-121, 2010.

RIO, S. F.; GONZALEZ, M. E. Q. AUTO-ORGANIZAÇÃO E CRIATIVIDADE: UMA PERSPECTIVA FILOSÓFICO/COGNITIVISTA. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 06, p. 54-66, 2006.

SOUZA, A.; CASTRO, L. B.; RIO, S. F.. Problemas e desafios do ensino no século XXI: reflexões acerca da inclusão da filosofia e sociologia no ensino médio. In: Doracina Aparecida de Castro Araujo; Ailton de Souza. (Org.). Políticas Públicas na Contemporaneidade. 1ed.Curitiba/PR: CRV, 2013, v. 1, p. 91-100.

CASTRO, A.; RIO, S. F.. O exercício da igualdade como limites da liberdade no pensamento político de Tocville. In: José Antônio de souza; Milka Helena Carrilho Slavez; Lucélia Tavares, Guimarães. (Org.). Direito, Educação e Sociedade: desafios à humanização. 1ed.Curitiba/PR: CRV, 2012, v. 1, p. 23-32.

RIO, S. F. Forma e conteúdo: uma reflexão acerca da condição humana na estrutura social a partir do filme 21 Gramas. In: Guilherme R. Passamini. (Org.). Ciclo de cinema: entre histórias, teorias e reflexões - o direito à diferença. Campo Grande: UFMS, 2011, v., p. 137-152.

RIO, S. F.; SANCHES, G. A. R. FAHRENHEIT 451 e suas contribuições para uma análise crítica da realidade de fato. In: PASSAMANI, Guilherme Rodrigues. (Org.). Ciclo de Cinema:entre histórias, teorias e reflexões. Campo Grande: Editora UFMS, 2010, v. , p. 73-82.

RIO, S. F.. O papel dos processos de auto-organização no desenvolvimento de hábitos e crenças constitutivo do sujeito cognitivo.. In: BROENS, Mariana Claudia; COELHO, Jonas Gonçalves; GONZALES, Maria Eunice Quilice. (Org.). Encontro com as ciências cognitivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2007, v. 5, p. 125-138.

 




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico