Enfermagem
Bacharelado
Notícias
08/08/2022 UEMS/Dourados: Evento lança início das atividades do PET-Saúde 2022-2023
26/07/2022 UEMS, UFGD e Sec. Mun. de Saúde lançam atividades do Projeto PET-Saúde 2022-2023
09/06/2022 Docentes da UEMS reforçam sobre a importância da imunização
25/04/2022 UEMS abre concurso público para docentes do curso de Enfermagem
16/03/2022 Projeto da UEMS abre inscrições de cursos gratuitos para idosos
01/02/2022 Concurso Público: Inscrições para docentes das áreas de Enfermagem e Nutrição
31/01/2022 Docente da UEMS orienta sobre as diferenças entre sintomas de Influenza e Covid-19
04/01/2022 Inscrições para Pós em Residência Multiprofissional em Saúde da Família terminam dia 13
14/12/2021 UEMS forma 63 profissionais em Enfermagem e Medicina
25/11/2021 Acadêmica da UEMS se prepara para intercâmbio na Universidade de Évora
25/10/2021 Das 61 graduações da UEMS, 47 são estreladas pelo Guia da Faculdade
Eventos
Alunas do Curso de Enfermagem apresentam trabalhos em Congresso Internacional de Educação e Tecnologias
As alunas Valeska Rodrigues Ramos, Caroline Pais Tobias e Julia Amorim de Lima, acadêmicas do 5º ano do Curso de Enfermagem da UEMS apresentam nesta semana, de 24 a 28 de agosto de 2020, trabalhos científicos na quinta edição do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias 2020, cujo tema do evento é “Ressignificando a presencialidade” (https://cietenped.ufscar.br/). Uma das finalidades deste evento é a integração e compartilhamento entre vários atores acerca do ensino-aprendizagem na EaD ou presencial, por meio da incorporação de tecnologias digitais de informação e comunicação.
A acadêmica Valeska, bolsista PIBEX, apresenta o trabalho que trata da elaboração de material didático sobre Farmacologia para estudantes de curso técnico em enfermagem. Os materiais didáticos buscaram descrever o processo de medicação, listar as legislações envolvidas, e, sobretudo discorrer sobre “os certos” da administração de medicamentos e apresentar instrumentos validados que podem auxiliar os futuros profissionais para uma prática segura.
No trabalho a ser apresentado pela acadêmica Caroline, bolsista PIBIC, seu objetivo foi descrever a construção de uma tecnologia educativa em saúde sobre o uso de medicamentos na amamentação, tendo como referencial teórico, uma teoria de enfermagem de médio alcance, a Teoria Interativa da Amamentação (TIA). Para Caroline, “Esta tecnologia mostra-se inovadora na perspectiva de processo educativo que agrega um campo específico das Ciências da Saúde, que é a Farmacologia, com um referencial teórico da enfermagem, ampliando, assim, o ensino das teorias de enfermagem, e como podem ser articulados com outros saberes de cunho biomédico”.
Já no trabalho de Júlia Amorim de Lima, bolsista PIBITI, sua pesquisa de desenvolvimento tecnológico teve como objetivo geral reestruturar o Serviço de Informação de Medicamentos Virtual (SIMV), como tecnologia educacional em saúde. Dentre os resultados, tem-se a disponibilização de informações sobre medicamentos através de dez temas relacionados à prática da enfermagem. Para Júlia, “esta tecnologia educacional pode contribuir para a formação do estudante de enfermagem, em relação ao tema medicamentos, empregando aportes pautados no uso racional de medicamentos”.
Os trabalhos científicos são provenientes de pesquisas vinculadas à linha de pesquisa Formação em Saúde, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Saúde (GEPES), da UEMS, e sob a orientação do Prof. Rogério Dias Renovato, docente do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde (PPGES).
Acadêmicas envolvidas no evento