Letras Português-Inglês

Licenciatura

Disciplinas

1ª Série

Ementa

Historicidade e características intrínsecas da Gramática Normativa. Histórico da tradição gramatical. Apontamentos a partir do viés da descrição e da normatização gramatical. Níveis de análise postulados pela tradição gramatical. Os termos e suas relações intraoracionais, essenciais, integrantes e acessórios. Processo de Coordenação e Subordinação.

Objetivos

Estudar o Panorama histórico da Gramática Normativa e/ou Tradicional com vistas ao viés descritivo e normativo, bem como os níveis de análise propostos pela gramática tradicional, tendo em vista os termos e suas relações.

1ª Série

Ementa

Pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções de educação. Caracterização da reflexão e da prática filosófica. A Práxis educativa contemporânea. Os filósofos e suas visões de educação. Análise do fenômeno educacional e de suas articulações com a filosofia, com ênfase nas determinantes sociais, culturais, éticas e políticas da ação educativa. Estudo da educação como agir racional do homem em sociedade. A história da educação no Brasil: problemas e perspectivas.

Objetivos

Conhecer os fundamentos da história e da filosofia da Educação. Refletir sobre as diferentes visões filosóficas e históricas da Educação brasileira.

1ª Série

Ementa

Abordagem acerca da ciência e do conhecimento científico. Compreensão das especificidades do texto científico na academia. Elaboração de fichamentos nas modalidades citação e resumo. Compreensão da organização de um projeto de pesquisa na área de Letras. Reflexão acerca das partes que compõe um projeto de pesquisa. Estudo da metodologia científica voltada para a área de Letras. Reflexão acerca da ética na pesquisa acadêmica e da prática do plágio. Compreensão da prática de pesquisa como beneficiadora não só da comunidade acadêmica, mas como possibilidade de melhoria da nossa realidade social e cultural. Estudo das normas da ABNT referentes ao trabalho acadêmico. Estudo do resumo científico e da resenha. Reflexão acerca da pesquisa na área de Letras.

Objetivos

Compreender as diferenças entre os diversos tipos de conhecimento, tomando como ponto de vista o universo da ciência e da pesquisa acadêmica. Abordar o texto científico em comparação a gêneros não acadêmicos, tendo em vista a reflexão acerca de gêneros como o artigo, a monografia, o relatório, a dissertação e a tese. Refletir acerca das diferentes metodologias científicas e observar a sua utilização nas pesquisas da área de Letras. Conhecer os diferentes tipos de fichamentos e as suas utilidades. Estudar as divisões existentes em um projeto de pesquisa, compreendendo as suas etapas. Investigar de forma crítica a ocorrência de plágio em trabalhos acadêmicos. Refletir acerca da ética na pesquisa. Compreender a pesquisa acadêmica voltada tanto para a academia quanto para a comunidade na qual se insere. Compreensão do Curso como um universo transformador da realidade social e cultural brasileira. Estudar e utilizar as normas da ABNT na execução de atividades acadêmicas. Compreender os gêneros resumo científico e resenha. Refletir e compreender, ainda que em nível introdutório, as diversas possibilidades de pesquisa na área de Letras.

1ª Série

Ementa

Leituras orientadas de obras literárias canônicas da literatura universal traduzidas para o português. Estudo de obras de diferentes gêneros literários selecionadas das literaturas de língua espanhola, russa, alemã, francesa, italiana, dentre outras. Estudos de textos críticos e teóricos específicos sobre os autores selecionados, que auxiliem a leitura e permitam uma compreensão crítica das obras

Objetivos

Promover o contato com uma seleção de obras canônicas da literatura universal. Ampliar o repertório de obras conhecidas. Analisar de forma teórico-crítica a obra literária. Estudar e discutir textos críticos acerca da tradição literária, tendo-se em vista a seleção de obras da disciplina, a ser realizada e disponibilizada previamente pelo professor. Refletir sobre as diferentes literaturas e sobre as culturas às quais as obras pertencem.

1ª Série

Ementa

Definições de leitura e produção de texto. Estratégias e práticas de leitura segundo aspectos funcionais. Gêneros textuais: teoria e prática. Noções de texto e textualidade. Noções de letramento e literacia como competência para o exercício de cidadania.

Objetivos

Refletir sobre os fundamentos teórico-práticos acerca das diferentes estratégias e concepções de leitura, de organização e de estruturas textuais;. Demonstrar competência comunicativa de leitura e produção textual nos diferentes gêneros que perpassam a Educação Básica e a Educação Superior; Desenvolver competências para as práticas de leitura e produção de texto.

1ª Série

Ementa

Organização linguística da LIBRAS para uso cotidiano e escolar: vocabulário básico com ênfase na conversação. Aspectos gramaticais da Língua Brasileira de Sinais. O sujeito surdo e sua cultura e sua identidade. O bilinguismo na educação dos surdos. A atuação do intérprete de Língua de Sinais na educação inclusiva. Ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos.

Objetivos

Compreender os mecanismos de conversação da Língua Brasileira de Sinais de forma contextualizada. Utilizar sinais básicos para comunicação e interação com o aluno surdo. Conhecer as bases linguísticas e legais que fundamentam a LIBRAS, enquanto língua oficial do país. Identificar as especificidades do ensino da língua portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua, para alunos surdos.

1ª Série

Ementa

Morfossintaxe da Língua Latina: os elementos fonéticos e fonológicos, a classificação, a flexão, a sintaxe dos casos latinos, o sistema verbal, as técnicas de tradução de textos latinos e a leitura de obras consagradas da cultura latina, destacando a importância dos estudos latinos para a formação do profissional das Letras.

Objetivos

Demonstrar capacidade de descrição e o domínio das estruturas da língua latina, por meio da morfossintaxe, em paralelo com a língua portuguesa. Refletir sobre a cultura da língua latina, a partir da leitura de obras consagradas com embasamento e fundamentação teórica no ir e vir entre o latim e o português em análises e traduções de textos latinos.

1ª Série

Ementa

Introdução à compreensão, à produção oral, escrita e gramatical, na Língua Inglesa, em nível elementar, considerando uma visão de linguagem como prática social

Objetivos

Fazer uso das quatro habilidades da língua e da gramática em nível elementar, no sentido de suprir deficiências linguístico-comunicativas quanto à construção do conhecimento na Língua Inglesa, de modo a atingir um nível desejável de uso em práticas discursivas.

1ª Série

Ementa

Princípios da análise mórfica. Morfemas do português: conceito, tipologia, princípios da análise mórfica. Processos de formação e classificação de palavras. Flexão e categorias gramaticais. Emprego dos tempos e modos verbais. Princípios gerais da fonética articulatória. Transcrição fonética. Processos fonológicos básicos. Prática da expressão da linguagem formal: atividades envolvendo os processos sintáticos da regência, concordância, paralelismo sintático e semântico.

Objetivos

Refletir sobre a estrutura da língua portuguesa preparando o acadêmico para a atuação docente por intermédio de reflexões teóricas concernentes ao uso da língua. Proporcionar produção e compreensão de mensagens verbais e não verbais em situações concretas de uso, despertando no acadêmico a valorização dos diversos dialetos e a utilização de conhecimentos linguísticos no processo de interpretação e produção textual.




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico