Zootecnia

Bacharelado

Apresentação

 

 

Coordenação do Curso

Profa. Dra. Tânia Mara Baptista dos Santos - Coordenadora

Profa. Dra. Deliane Cristina Costa - Coordenadora-Adjunta

E-mail: zootecnia.aquidauana@uems.br

Telefone: (67) 3904-2935

 

Secretaria da Coordenação

Mayara Marie da Rocha Vieira Mota

E-mail: secretaria.zootecnia@uems.br

Telefone: (67) 3904-2902

 

Secretaria Acadêmica

Cristiane Cardoso Nimbu Sampaio

Ezequiel Arce de Oliveira

Izaura Pereira dos Santos Gonçalves

E-mail: secret_aqui@uems.br

Telefone: (67) 3904-2941 

 

Redes Sociais do Curso

Facebook Zootecnia UEMS

Instagram Zootecnia UEMS

LinkedIn Zootecnia UEMS

 

Identificação do curso Curso: Zootecnia - Bacharelado

Título conferido: Zootecnista

Turno de funcionamento: Integral

Tempo para Integralização: Mínima: 5 anos; Máxima: 8 anos

Número de vagas: 50 (cinquenta)

Modalidade de oferta: Presencial

Tipo de ingresso: Processo Seletivo de acordo com a legislação vigente na UEMS 

 

Apresentação:

O curso de Zootecnia da UEMS tem como objetivo formar profissionais com amplo conhecimento teórico e prático em nutrição, alimentação, reprodução, melhoramento genético, produção e manejo de animais e plantas forrageiras de interesse zootécnico. Proporcionar aos alunos uma sólida base, para que o futuro profissional Zootecnista tenha condições de empregar tecnologias adequadas nos diferentes sistemas de produção, melhorando a produtividade dos rebanhos de forma sustentável, sendo capaz de atuar em diferentes biomas, mas com perfil diferenciado, com um pródigo conhecimento das práticas zootécnicas das principais espécies de interesse econômico no âmbito nacional e regional.

 

Áreas de Atuação

 

Zootecnistas são profissionais responsáveis pelo estudo e controle da reprodução, aprimoramento genético e nutrição de animais criados com fins comerciais, que visam aumentar a produção e melhorar a qualidade dos produtos de origem animal. Realizam experiências com alimentação e pesquisam formas de garantir as condições de higiene e de prevenir e combater doenças e parasitas, para melhorar a saúde dos rebanhos e a qualidade dos produtos derivados. Trabalham também como administradores rurais e planejadores de fazendas e instalações rurais.

O bacharel em zootecnia tem como principal função:

  • Zelar pela criação de animais para abate, como bovinos, suínos, aves, ovinos, peixes, aplicando técnicas de criação, de aprimoramento e de melhoramentos genéticos, e manejo das raças para o consumo humano;
  • Administrar e planejar economia rural de modo a organizar a criação de animais numa propriedade rural, com o objetivo de aumentar a produtividade, melhorando a qualidade e garantindo a sanidade dos rebanhos;
  • Assessorar e executar programas de controle sanitário, higiene, profilaxia animal e de biosseguridade;
  • Responder pela formulação, fabricação e controle de qualidade das dietas e rações para animais;
  • Administrar propriedades rurais, estabelecimentos industriais e comerciais ligados à produção animal;
  • Desenvolver trabalhos de pesquisa adotando conhecimentos e métodos científicos;
  • Atuar no ensino público ou privado;
  • Atuar na extensão rural, fomentando a produção e a produtividade agropecuária;
  • Planejar e executar projetos de construções rurais;
  • Desenvolver, processar, avaliar, rastrear, classificar e tipificar carcaças de animais, produtos, co-produtos e derivados de origem animal em todos os seus estágios de produção;
  • Responder por programas oficiais e privados em instituições financeiras e de fomento a agropecuária, elaborando projetos, avaliando propostas, realizando perícias e consultas.

 


CAMPO DEMONSTRATIVO DE PRODUÇÃO DE AVES

O setor de postura comercial é composto de núcleos de cria-recria e produção, sendo que o núcleo de cria-recria consta de dois galpões. O mesmo possui instalados equipamentos para fornecimento de ração e água (comedouros tipo tubulares e bebedouros tipo pendulares) e também de uma sala para armazenamento de ração e utensílios (4,5 x 3,0 m).

CAMPO DEMONSTRATIVO DE PRODUÇÃO DE ABELHAS

O Setor de Apicultura dispõe de dois apiários com áreas de 60 e 100 m2, estrategicamente localizados numa área contendo variada flora apícola e adequada disponibilidade de água para as abelhas, o que permite condições excelentes para a exploração apícola. Em cada apiário existem 12 colméias de abelhas africanizadas, modelo Langstroth.

CAMPO DEMONSTRATIVO DE PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE

A área ocupada pelo CDPZ de Bovinocultura de Corte é de aproximadamente 300 ha, sendo que 30% desta é composta por áreas de preservação permanente e reserva legal. Nessa área são criados em torno de 200 animais da raça anelorados em sistema de cria, recria e engorda.

SETOR DE PRODUÇÃO DE BOVINOS DE LEITE

Atualmente, o CDPZ de Bovinocultura de Leite da UEMS-UUA conta com uma área de 50 ha. O rebanho é composto por aproximadamente 50 animais da raça Girolando. 

Os animais são mantidos em pastagens de capim Mombaça e Tanzânia, sendo suplementadas no período de seca com cana-de-açúcar. 

Nesse CDPZ também funciona o Núcleo de Bovinos Pantaneiros de Aquidauana (NUBOPAN), o qual conta com 40 animais da raça Pantaneira. Trabalhos de pesquisa tem sido realizados com o objetivo entender e multiplicar esses indivíduos que estão correndo risco de extinção.

CAMPO DEMONSTRATIVO DE PRODUÇÃO DE OVINOS

A área total do Setor de Ovinocultura é de 6,3 hectares. Nessa área são criados aproximadamente 40 animais sem raça definida. O CDPZ possui dois galpões para abrigo dos animais e realização de manejos como: tosquia, castração e sincronização do cio.

CAMPO DEMONSTRATIVO DE PRODUÇÃO DE SUÍNOS

A área total do Setor é de 2,3 hectares. O CDPZ possui galpões para Maternidade, Reprodução, Creche, Crescimento e Terminação. No local funciona também uma Unidade Experimental de Manejo e Utilização de Dejetos de Suínos.

CAMPO DEMONSTRATIVO DE PRODUÇÃO DE PEIXES

O CDPZ de Piscicultura possui uma área que totaliza 9 hectares de lâmina d’água, distribuída em 20 tanques escavados. No Laboratório de Reprodução é realizada a reprodução induzida, incubação dos ovos e larvicultura de diversas espécies de peixes nativos da bacia do Paraguai. A alevinagem e terminação desses peixes são feitas nos tanques escavados.

Vídeo institucional abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=MQeGlxVcegI




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'pdo_sqlsrv.so' (tried: /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory))

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: