Educação Científica e Matemática

Disciplinas

 

MATRIZ CURRICULAR 

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática, Mestrado Profissional, está organizado em três módulos (Módulo I -  Introdução à Pesquisa na Área; Módulo II - A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática: delimitação do objeto e aprofundamento dos aportes teóricos;  e Módulo III - Adensamento da Formação na área específica), sendo que as atividades (disciplinas, seminários, etc.) propostas para os Módulos II e III serão desenvolvidas concomitantemente.  As atividades do Módulo I são obrigatórias para todos os mestrandos. Mas, diante da abrangência da proposta, cada mestrando deverá, juntamente com seu orientador, escolher no rol de disciplinas que compõem os Módulos II e III quais disciplinas cursar e que atividades realizar. Para composição da carga horária mínima em cada um dos módulos deve-se priorizar a formação, o nível de atuação na educação básica e a proposta de pesquisa.

Apesar da separação em módulos, os mesmos devem estar articulados. O primeiro módulo objetiva aproximar os mestrandos do ambiente que vai potencializar as oportunidades de aprendizagens (MOODLE) e permitir a participação de professores que atuam em diferentes municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. Concretamente, o uso do ambiente visa diminuir as distâncias e potencializar o encontro dos cursistas, tornando os encontros presenciais mais produtivos.  Além disso, nesse módulo os candidatos terão contato com pesquisas realizadas no âmbito da área, a partir das quais serão explorados os aportes teóricos e metodológicos da pesquisa em ensino de ciências e matemática. Este módulo deve possibilitar ao mestrando elaborar a primeira versão de um projeto de pesquisa ou refinar sua proposição inicial.

O segundo módulo visa ampliar as leituras ligadas à pesquisa em ensino de ciências e matemática e, sobretudo, possibilitar ao mestrando delimitar melhor o seu objeto de pesquisa e aprofundar as leituras necessárias à realização da investigação. O terceiro módulo representa o espaço em que o mestrando deverá aprofundar os conhecimentos nos conteúdos específicos relacionados ao seu projeto de pesquisa. Os mestrandos poderão cursar disciplinas dos módulos II e III simultaneamente, pois não há separação cronológica entre estes.

Quanto ao trabalho de dissertação, em conformidade com as orientações da CAPES para os mestrados profissionais da área de ensino, devem apresentar uma reflexão sobre um ou mais aspectos que envolvem a prática educativa, produzindo conhecimentos que possam ser aplicados à realidade da educação básica (por exemplo: uma sequência didática, um aplicativo computacional, um vídeo, um equipamento, etc.) que possa ser disseminado, analisado e utilizado por outros professores.



Módulo I: Introdução à Pesquisa na Área

Créditos: 11

 

A partir deste módulo pretende-se introduzir o mestrando na Área de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. Para tanto, serão desenvolvidas as seguintes atividades:

a) Disciplinas:

DO1. Ambiente Virtual de Aprendizagem (2 crédito = 30 horas)

DO2. História da Escola Moderna (4 créditos = 60 horas)

DO3. Introdução à Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (4 créditos = 60 horas)

 


b) Seminários com Pesquisadores da Área de Ensino de Ciências e Matemática (1 crédito = 15 horas)


Destaca-se que estes seminários objetivam colocar em discussão o projeto do o Curso de Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática, evidenciar as linhas de trabalho de todos os docentes vinculados ao programa e, também, potencializar a troca de experiências com programas similares.

 

Módulo II: A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática: delimitação do objeto e aprofundamento dos aportes teóricos.

 

Créditos: 13

 

A partir deste módulo o mestrado terá oportunidade de ampliar a sua visão sobre a Área de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática e, também, aprofundar os estudos em uma determinada perspectiva teórica. Para tanto, serão desenvolvidas as seguintes atividades:

a) Disciplinas (8 créditos = 120 horas)

b) Leituras orientadas (4 créditos = 60 horas)
Com esta atividade pretende-se direcionar o mestrando para o estudo de obras específicas, elaboradas por autores relevantes para área de ensino, seja porque serviram de matriz para algum tipo de teorização na área ou porque ainda são referenciais que inspiram a elaboração, execução e avaliação de sequências didáticas. Caberá ao programa organizar seminários para socialização das leituras. 

c) Participação em evento da Área de Ensino de Ciências e Matemática (1 crédito = 15 horas)



Módulo III: Adensamento da Formação na área específica

Créditos: 8

 

Neste módulo o mestrando poderá aprofundar conhecimento da sua área de formação específica (Física, Química, Biologia e Matemática), tendo como horizonte a tarefa de realizar a transposição didática destes conteúdos na educação básica. Para tanto, deverá cursar, no mínimo, duas disciplinas.

Para validação da matrícula do mestrando em disciplinas deste módulo observar-se-á a sua formação e sua área de atuação na educação básica, conforme detalhado abaixo: 

1) O professor que ingressar no programa e exercer a docência no ensino fundamental na área de ciências, terá como eixo a biologia, mas poderá cursar também disciplinas do domínio específico das áreas de física e química. Para tanto, algumas disciplinas desses domínios serão ofertadas a estes professores.

2) O professor que ingressar no programa e exercer a docência no ensino médio na área de física, química ou biologia terá como eixo a sua respectiva área. Contudo, será facultado ao mestrando cursar, como optativa (ou seja, para enriquecer a formação), disciplinas de outros domínios. 

3) O professor que ingressar no programa e exercer a docência no ensino fundamental ou médio na área de matemática, terá como eixo a sua respectiva área. Contudo, será facultado ao mestrando cursar, como optativa, disciplinas de outros domínios da área de Ciências (Física, Química e Biologia).

4) O professor graduado em pedagogia que ingressar no programa poderá optar pela área de Ciências / Biologia ou Matemática. Contudo, será facultado ao mestrando cursar, como optativa, disciplinas de outros domínios da área de Ciências (Física e Química).

5) O professor que ingressar no programa e exercer a docência no ensino superior ou atuar em espaços de educação não formal terá como eixo a sua respectiva área. Contudo, será facultado ao mestrando cursar, como optativa, disciplinas de outros domínios. 

 

Disciplinas dos módulos II e III

 

Módulo II

DE1. Ciência, Tecnologia e Sociedade

DE2. Didática das Ciências

DE3. Didática da Matemática

DE4. Divulgação Científica e Ensino de Ciências

DE5. Educação Ambiental

DE6. Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências

DE7. Formação de Professores

DE8. Métodos Alternativos no Ensino de Ciências e Matemática

DE9. Metodologia de Pesquisa em Ensino

DE10. Teorias de Aprendizagem

 

Módulo III

DEM1. Fundamentos de Geometria
DEM2. Fundamentos de Aritmética
DEM3. Fundamentos de Álgebra
DEM4. História da Matemática

DEF1. Fundamentos de Mecânica e Termodinâmica
DEF2. Fundamentos de Eletromagnetismo e Óptica
DEF3. Fundamentos de Física Moderna
DEF4. Fundamentos de Astronomia e Astrofísica
 
DEQ1. Fundamentos de Química Geral
DEQ2. Fundamentos de Química Geral e Experimental
DEQ3. Fundamentos de Química Ambiental
DEQ4. História da Química

DEB1. Diversidade Biológica
DEB2. Filosofia da Biologia
DEB3. Fundamentos de Genética e Biologia Evolutiva
DEB4. Fundamentos de Biologia Funcional
DEB5. Fundamentos de Ecologia

 


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
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Dissertações
Eventos
Egressos
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