Educação (Paranaíba)

Linhas de Pesquisa

PP 2013 (a partir de agosto de 2014)

 

1. Currículo, formação docente e diversidade

 

Esta linha de pesquisa articula estudos e pesquisas no campo do currículo, da formação docente e da diversidade, com discussões sobre teorias e práticas educacionais em diferentes áreas do conhecimento e diferentes espaços educativos. A pesquisa, o ensino e a extensão se entrelaçam em trabalhos de diferentes temáticas voltados para os aspectos cognitivos, psicológicos, políticos, sociais, culturais e históricos da educação; a formação docente inicial e continuada na Educação Básica e no Ensino Superior em diferentes áreas do conhecimento; o currículo; as questões sobre diversidade e inclusão de gênero, raça, etnia e educação especial em espaços escolares e não escolares; as violências que afetam o processo de ensino e aprendizagem: violência escolar, doméstica, questões ligadas a disciplina, indisciplina, cultura e poder na escola; educação prisional e violência, entre outros temas. Os estudos e as pesquisas desta linha são norteados por diferentes abordagens e métodos em que os pesquisadores mantêm diálogo constante, por meio dos grupos de estudos e pesquisas, das produções intelectuais, dos projetos e da docência.

Docentes: Andreia Nunes Militão; Doracina Aparecida de Castro Araujo; Eliane Greice Davanço Nogueira; Elson Luiz de Araujo; Leia Teixeira Lacerda; Lucélia Tavares Guimarães; Maria José de Jesus Cordeiro; Maria Silvia Rosa Santana

 

2. História, Sociedade e Educação

 

A Linha enfoca estudos teórico-metodológicos atinentes à história e historiografia da educação, contemplando as relações entre história, sociedade e educação, em investigações sobre formação e profissão docente; instituições escolares e não-escolares; disciplinas escolares e currículo; saberes, prescrições, práticas e processos educativos; produção, circulação e apropriação de ideias e modelos educativos; impressos pedagógicos e manuais de ensino; escolarização da infância; educação indígena; universalização da escola pública; correntes educacionais contemporâneas.

Docentes: Ademilson Batista Paes; Diogo da Silva Roiz; Estela Natalina Mantovani Bertoletti; Leia Teixeira Lacerda; Renata Lourenço; Tânia Regina Zimmermann

 

3. Linguagem, Educação e Cultura

 

A linha articula-se por pesquisas que contemplam três eixos, a saber: o estudo da linguagem, levando-se em consideração as práticas sociais, as diversas modalidades linguísticas, gêneros textuais, as questões sócio-discursivas, que abrangem variadas perspectivas de estudos, tais como: alfabetização, letramento e multiletramentos; gêneros discursivos/textuais; estudo de textos literários, literatura infantil e infanto-juvenil, entre outros. A perspectiva cultural efetiva-se com a abordagem sócio-histórica e antropológica de questões relativas a identidades; cultura(s), memória e representações simbólicas. Os primeiros eixos articulam-se em torno da Educação, na medida em que tais perspectivas perpassarão aspectos sociais, culturais, históricos, políticos e filosóficos, além de envolver questões relativas ao processo ensino/aprendizagem; formação docente; memórias e narrativas de alunos e professores; questões identitárias; cultura e cultura escolar.

Docentes: Carlos Eduardo França; Fabrício Antonio Deffacci; Estela Natalina Mantovani Bertoletti; José Antonio de Souza; Milka Helena Carrilho Slavez; Silvane Aparecida de Freitas

 

 

PP 2010 (agosto de 2011 a julho de 2014)

 

Linguagem, Literatura, Educação e Sociedade

 

Esta linha de pesquisa tem por objeto o estudo da ciência da linguagem, com ênfase nos estudos literários, do texto e ensino de línguas, levando-se em consideração as práticas sociais, as diversas modalidades linguísticas, os diversos gêneros textuais, as questões sócio-discursivas que envolvem a linguagem em uso, inclusive a arte e as imagens. Com isso, pretende-se oportunizar a produção do conhecimento na literatura, nos estudos do texto e do discurso, visando enfatizar a sociedade, a educação e os diversos tipos de linguagem enquanto representação dos atores sociais.

 

Teorias e Práticas Educacionais

Esta Linha de Pesquisa tem por objeto de estudo a práxis educacional, com interesse para diversas temáticas relacionadas ao processo ensino/aprendizagem, com vistas à problematização das ações realizadas no espaço escolar em relação à produção do discente e sua interação com a prática educacional, tendo como foco central o trabalho coletivo, em diferentes disciplinas curriculares e o aprofundamento dos pressupostos teóricos e das experiências que conduzam o discente a vivenciar e avaliar criticamente a realidade educacional, de modo a construir uma prática democrática e transformadora das relações sociais no contexto escolar.

 

 


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