História - PROFHISTORIA

Disciplinas

 

 

CRONOGRAMA :

 

Disciplinas ofertadas no 1° Semestre de 2022

 

Disciplinas ofertadas no 2° Semestre de 2022

 

 

1 -Teoria da História

Carga Horária:60

Créditos:4

Ementa: O estatuto epistemológico da história. História, historiografia e historicidade. Tempo histórico e experiência. Usos do contexto. Objetividade e subjetividade em história. O particular e o geral. História, verdade e prova. Retórica e conhecimento histórico. História e memória. História e identidades sociais. A narrativa histórica. O método histórico. O uso dos conceitos pelo historiador. A construção do objeto histórico. A operação historiográfica: lugar social, práticas e texto. Arquivo, compreensão/explicação e representação. Os conceitos antigo e moderno de história. A história-problema. Escalas de análise. Teorias e filosofias da história. A disciplinarização da história. A história como ciência social.

 

2 - História do Ensino da História

Carga Horária: 60

Créditos: 4

Ementa: A emergência da história como campo disciplinar no século XIX. Os debates acerca do lugar do ensino da história. As diferentes concepções sobre o ensino, a aprendizagem e os conhecimentos históricos necessários para a história escolar. A trajetória do ensino de história na educação básica. A criação dos cursos universitários de história e a profissionalização dos professores. A produção historiográfica e a articulação entre o saber acadêmico e o saber escolar. Demandas sociais e ensino de história. 

 

3 - Didática da História: Trajetória, Desafios e Perspectivas

Não Carga Horária:60

Créditos: 4

Ementa: Didática da história como campo de pesquisa e disciplina acadêmica. Trajetória de construção da Didática de História. Diferentes concepções de didática e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem de história. Planejamento e Avaliação em História. A sala de aula de História. Recursos didáticos como suportes do conhecimento histórico recontextualizado em objeto de ensino. Papéis e usos do livro didático em sala de aula. Escola como espaço de formação do professor de história

 

4- Ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira

Carga Horária:60

Créditos:4

Ementa: Histórico das medidas legais (leis e pareceres) que instituíram a obrigatoriedade da inclusão desses conteúdos nos currículos das escolas brasileiras. As reflexões sobre a definição de parâmetros para o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira e suas consequências na formação de professores de História, bem como a análise de experiências de implementação dos referidos conteúdos nos currículos escolares, considerando os temas e abordagens privilegiados por professores de História nas escolas e a produção de materiais didáticos. História da África como disciplina acadêmica: discussão sobre temas e debates presentes no ensino universitário. A produção de saberes a partir de sujeitos externos ao ambiente universitário: projetos, programas e a atuação de movimentos sociais e comunidades negras na construção do conhecimento nesse campo. 

 

5 - Ensino de História e a Questão das Temporalidades

Carga Horária:60

Créditos: 4

Ementa: Tempo histórico como elemento estruturante da produção do conhecimento histórico. Conceito de tempo histórico em diferentes matrizes teóricas. O tempo histórico: duração, ritmo, sucessão, simultaneidade, permanências e continuidades. Ensino de história e regimes de historicidade. Desafios pedagógicos na recontextualização didática do tempo histórico. Conceitos como: narrativa histórica, identidade narrativa e consciência histórica. Tempo histórico e história ensinada: propostas curriculares, livros didáticos, narrativas de professores e alunos em sala de aula. 

 

6- Educação Patrimonial e Ensino de História

Carga Horária:60

Creditos:4

Ementa: O ensino de História e o campo do Patrimônio Cultural material e imaterial. Exploração das conexões das instituições de memória com os campos da cultura, do mercado, da ciência e da educação. A partir de estudos de caso e de levantamentos gerais sobre a situação dos museus brasileiros, são examinadas as novas concepções de ensino de História nos museus trazidas pela discussão contemporânea sobre patrimônio, memória, identidade cultural e educação.

 

7 - Produção de Material Didático e o Universo Virtual

Carga Horária:60

Créditos:4

Ementa: Estudo de suportes tecnológicos aplicados ao ensino de História, tais como ambientes virtuais de aprendizagem, editores de texto colaborativo, aplicativos, jogos, entre outros. Construção de ambientes virtuais para realização de atividades de pesquisa e ensino de História na Educação Básica. 

 

8- Narrativa, Imagem e a Construção do Fato Histórico

Carga Horária:60

Creditos:4

 Ementa: Delimitação do campo de sentido de fato histórico: fato como narração, fato como condensação do tempo histórico. Conceituação de narrativa visual e os seus suportes. Mídia e a factualização da história, recursos para uma crítica e metodologias de análise. Estratégias de apresentação do fato histórico por meio de narrativas visuais. 

 

9 - Metodologia no Ensino de História: o Pesquisador-Professor e o Professor-Pesquisador Nível:Mestrado Profissional

Carga Horária:60

Créditos:4

Ementa: O método de pesquisar História e o método de ensinar História. A pesquisa histórica no ensino de História. A importância do professor-pesquisador. A importância dos alunos-pesquisadores. A utilização de oficinas em sala de aula. A pesquisa e a internet. Elaboração de projetos específicos. 

 

10 - Currículo de História: Memória e Produção de Identidade/Diferença

Carga Horária:60

Créditos:4

 Ementa: Diferentes concepções de currículo e suas implicações para a reflexão sobre o ensino de história. Relação entre currículo e memória como territórios contestados. Diferenciação entre memória e história. Historiografia escolar, história ensinada e o debate político contemporâneo que envolve a questão identitária. Articulações entre os diferentes processos de identificação (nacional, sociocultural) no conhecimento histórico didatizado. Currículo de história e a questão da alteridade no tempo e no espaço.

 

11 - Seminário de Pesquisa

Carga Horária:45

Créditos:3

Ementa: Disciplina de discussão e desenvolvimento das pesquisas pelo conjunto dos alunos, com vistas ao desenvolvimento do projeto de trabalho final. Bibliografia: Não se aplica

 

12 - Seminário Tutorial

Carga Horária:45

Créditos: 3

Ementa: Acompanhamento do trabalho do aluno pelo professor-orientador com vistas à preparação do trabalho final e da sua defesa. Bibliografia: Não se aplica

 

13 - História Local: Usos e Potencilaidades Pedagógicas

Carga Horária: 60 horas 

Créditos:4 

Ementa: Local e regional: história dos conceitos. As diversas acepções na História, na Geografia e na Educação. História local e historiografia. História das apropriações do “local” nos anos iniciais do ensino fundamental. Livros e materiais didáticos de história local. Educação Patrimonial e patrimônio urbano. Metodologias para apreensão e para apresentação do local no ensino.

 

14 - História como diferença: história e cultura indígena

Carga Horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Reflexões sobre a diferença e os valros agregados a ela na construção do saber histórico. Identificação de trajetória histórica da construção da diferença dos indígenas (por não indígenas) na formaçaõ social brasileira. Identificação da atual legislação que orienta do ensino de história e cultura indígena com reflexão sobre as mobilizações sociais e acadêmicas que fundamentaram-na. Discursos e ações indígenas na construção de um lugar na sociedade brasileira. História, memória e construção de identidade/alteridade. 

 

15 - Ensino d(e) História Indígena

Carga Horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Ensino de História Indígena. A Nova História Indígena. Política Indígena e Indigenista. Narrativas Indígenas. História e Culturas Ameríndias. 

 

16 - Ensino de História e Pensamento Decolonial

Carga Horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: O pensamento decolonial e os desafios de compreender a história a partir de diferentes perspectivas além da abordagem eurocêntrica. Culturas, identidade(s) e diferença(s) na escola. Questões e tensões no cotidiano escolar: gênero, raça, e orientação sexual e religiosa. Teorias do multiculturalismo crítico e da interculturalidade crítica. Educação Intercultural crítica: conceito e pressupostos. A descolonização do conhecimento histórico e do seu ensino. A colonialidade do poder e seus desdobramentos como a colonialidade do saber, do ser e da natureza e sua contrapartida decolonial. Perspectiva intercultural crítica e pedagogias decolonias no ensino de história. 

 

17 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino de História 

Carga Horária: 60 horas

Créditos: 4

Ementa: Estudo de suportes tecnológicos aplicados ao ensino de História, tais como ambientes virtuais de aprendizagem, editores de texto colaborativo, aplicativos, jogos, entre outros. Construção de ambientes virtuais para realização de atividades de pesquisa e ensino de História na Educação Básica.

 

18 - Ensino de História e Cinema

Carga Horária: 60 horas 

Créditos: 4 

Ementa: Teorias do cinema. Relação cinema, história e ficção. Cinema como documento. Articulações entre cinema, fotografia e música. História do cinema como recurso pedagógico. Escola Nova e cinema. Metodologias de uso do cinema em sala de aula.

 

19 - Eletiva Nível: Mestrado Profissional

Carga Horária:60 

Créditos:4 

Ementa: 

 

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