Disciplinas
MATRIZ CURRICULAR E CARGA HORÁRIA DAS UNIDADES DE ENSINO
O curso terá a carga horária total de 360 (trezentos e sessenta) horas, em unidades
pedagógicas, conforme demostrativo a seguir:
Unidades Pedagógicas | Carga Horária | Créditos |
1. O constituir docente no Ensino Superior | 45 | 3 |
2. A relação docência-discência | 30 | 2 |
3. Ensinar como especificidade humana | 45 | 3 |
4. Processos de Ensinagem I | 45 | 3 |
5. Processos de Ensinagem II | 45 | 3 |
6. Prazer, sofrimento e adoecimento no trabalho educacional |
30 | 2 |
7. Processos de Ensinagem III | 45 | 3 |
8. Processos Avaliativos | 45 | 3 |
9. A sala de aula como espaço de produção de conhecimentos e humanidades |
30 | 2 |
Total | 360 | 24 |
TABELA DE DOCENTES
Unidades de Ensino |
Docentes |
O constituir docente no Ensino Superior |
Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas. |
A relação docência-discência |
Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas. |
Ensinar como especificidade humana |
Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas. |
Processos de Ensinagem I |
Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas. |
Processos de Ensinagem II |
Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas. |
Prazer, sofrimento e adoecimento no trabalho educacional |
Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas. |
Processos de Ensinagem III |
Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas. |
Processos Avaliativos |
Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas. |
A sala de aula como espaço de produção de conhecimentos e humanidades |
Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas. |
UNIDADES DE ENSINO: EMENTAS, OBJETIVOS E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disciplina: O constituir docente no Ensino Superior
Ementa: Estudo e reflexão sobre processos construção do saber ser docente no Ensino Superior.
Objetivo Geral: Associar as bases teóricas que fundamentam a prática educativa docente, considerando o sujeito aprendiz em sua realidade histórica e social.
Objetivos Específicos: Compreender as políticas nacionais no campo da educação superior.
Bibliografia Básica:
ALVES, R. Educação dos sentidos: e mais...Campinas: Versus Editora, 2005.
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BATISTA, N.A.; BATISTA, S.H. (Orgs.). Docência em Saúde: temas e experiências. 2. Ed. São
Paulo: SENAC, 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de educação permanente em saúde. Brasília,
2009.
CECCIM, R. B. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface -
Comunic, Saúde, Educ, v.9, n.16, p.161-77, set.2004/fev.2005
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1996.
FREITAS, L. C. (Orgs.). Avaliação e políticas públicas educacionais: ensaios contrarregulatórios
em debate. Campinas, SP: Edições leitura crítica, 2012.
GANASSIN, F. M. H. Avaliação do processo de implementação de mudança curricular de
cursos de enfermagem: um estudo em duas universidades públicas do estado de Mato Grosso
do Sul. 2015. 254 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de
Educação, Campinas, SP.
GIMENO SACRIASTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
LOPES, A.C. Currículo e Epistemologia. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
LOPES, A.C.; MACEDO, E. (Orgs). Currículo: debates contemporâneos. 3 ed., São Paulo: Cortez,
2010.
LOPES, A.C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MISSIO, L. O ENTRELAÇAR DOS FIOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
DOCENTE DOS PROFESSORES DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEMS. Programa de
Pós-Graduação em Educação para obtenção do título de Doutor em Educação, na Faculdade de
Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, área de concentração: Ensino,
Avaliação e Formação de Professores, 2007.
MOREIRA, A. F., TADEU, T. (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 12 ed. São Paulo: Cortez,
2013.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2007.
PALANGANA, IC. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. São Paulo: Summus, 2001.
SILVA, T.T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo.2ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SILVA, T.T. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte:
Autêntica, 2003.
Bibliografia Complementar:
BRANDÃO, C.R. O que é o método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra, 1987.
Disciplina: A relação docência-discência
Ementa: Conhecer e compreender as bases conceituais da relação educador educando para o
processo de ensino-aprendizagem. Compreender os saberes necessários para a prática docente com
foco centrado no aluno.
Objetivo Geral: Conhecer a importância da relação docente-discente para o exercício da docência.
Objetivos Específicos: Conhecer as necessidades de aprendizagem dos discentes e elaborar um diagnóstico
educacional a partir de sua inserção na prática docente.
Bibliografia Básica:
ALVES, R. Educação dos sentidos: e mais. Campinas: Versus Editora, 2005.
CALMON, I. T. S. Material didático orientado por processos pedagógicos ativos para apoio à
construção de um produto de intervenção educativa em saúde no contexto do trabalho e para
o trabalho. Dissertação (Mestrado). Produção técnica. Universidade Estadual de Mato Grosso
do Sul. Mestrado Ensino em Saúde, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1996.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2007.
Bibliografia Complementar:
CAPRA F. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix,
1982. 448p.
Disciplina: Ensinar como especificidade humana
Ementa: Estudo sobre as competências, habilidades e atitudes humanas necessárias ao saber e
atuação docente.
Objetivos Geral: Apresentar uma concepção de ensino que valorize a especificidade humana para
o processo de ensino-aprendizagem.
Específicos: Compreender criticamente práticas pedagógicas produzidas historicamente no campo da educação
brasileira, possibilitando a identificação de limites e possibilidades na atuação docente.
Bibliografia Básica:
ALVES, R. Educação dos sentidos: e mais...Campinas: Versus Editora, 2005.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A.M. Estratégias de Ensino e aprendizagem. Editora Vozes,
2010.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1996.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2007.
ROGERS, C. Tornar-se pessoa. Tradução Manuel José do Carmo Ferreira e Alvamar Lamparelli.
6 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes 2009.
SORDI, M.R. L. de. Problematizando o papel da avaliação da aprendizagem nas metodologias inovadoras
na área de saúde. Revista de Educação, PUC, Campinas, n. 9, pp. 52-61, 2000.
VASCONCELOS, E. M. A saúde nas palavras e nos gestos. São Paulo: Hucitec, 2001.
Bibliografia Complementar:
POLITO, R. Como falar corretamente e sem inibições; Editora Saraiva, 11. Ed., 2010.
POLITO, R. Recursos audiovisuais nas apresentações de sucesso; Editora Saraiva, 7. Ed., 2010.
SACRISTAN & GOMES. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas,
2000.
Disciplina: Processos de Ensinagem I
Ementa: Estudo dos processos de formação no Ensino Superior. Processos e estratégias de ensinoaprendizagem. Relação teoria e prática no campo educacional.
Objetivo Geral: Compreender o processo de formação no contexto atual e as estratégias de ensino para
intervenção no fazer docente de forma reflexiva e coerente com a concepção de homem, educação e
aprendizagem e contexto social.
Objetivos Específicos: Fornecer subsidio teórico e ferramental para a reflexão do trabalho em equipe a partir da realidade do cotidiano do trabalho.
Bibliografia Básica:
BORDENAVE, J. D. Alguns fatores pedagógicos. [Apostila do curso de capacitação pedagógica
para instrutor/ supervisor da área da saúde – Ministério da Saúde. Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos para o SUS]. Brasília, 1994.
CASTANHO, S. e CASTANHO, M. E. (Orgs.) Temas e textos em metodologia do ensino superior. 5 ed. Campinas: Papirus, 2008
CECCIM, R. B. C.; FEUERWERKER, L. C. M. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde:
Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, v. 14, n. 1, p. 41-65,
2004.
CORREA, A.K., MELLO e SOUZA, M., C., B. (Org.). Formação de Professores em Debate:
educação superior, educação profissional e licenciatura em enfermagem. Ed. CRV: Curitiba, 2016.
CUNHA, M.I. (Org). Reflexões e Práticas em Pedagogia Universitária. Campinas: Papirus, 2007.
CUNHA, M.I. (Org.). Formatos avaliativos e concepção da docência. Campinas: Autores Associados, 2005.
FERRAÇO, C. E. Cotidiano escolar, formação de professores (as) e currículo. 2 ed. São Paulo.
Cortez, 2008.
FILATRO, A. CAVALCANTI, C. C. Metodologias INOV-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HATTIE, J. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Tradução: Luís Fernando Marques Dorvillé. Porto Alegre: penso, 2017.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia, MF Livros, 2008.
OLIVEIRA, L. M. P.; LEITE, M. T. M. Concepções Pedagógicas. Módulo Pedagógico. Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância. UNA-SUS UNIFESP, 2011.
PACHECO, P. PACHECO, M. F. Diálogos com a escola da ponte. Petrópolis, RJ: VOZES, 2014.
PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no ensino superior. 5. ed. São Paulo: Cortez,
2014.
TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
Bibliografia Complementar:
RUIZ-MORENO et al. Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da
saúde. Interface, v. 9, n.16, p. 195-204, 2005.
VASCONCELOS, M. et al. Módulo 4: práticas pedagógicas em atenção básica a saúde. Tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e comunidade. Belo Horizonte: Editora UFMG – Nescon
UFMG, 2009. 70 p.
Disciplina: Processo de Ensinagem II
Ementa: Estudo dos processos de formação no Ensino Superior. Processos e estratégias de ensinoaprendizagem. Relação teoria e prática no campo educacional.
Objetivo Geral: Compreender o processo de formação no contexto atual e as estratégias de ensino para
intervenção no fazer docente de forma reflexiva e coerente com a concepção de homem, educação e
aprendizagem e contexto social.
Objetivos Específicos: Elaborar material didático-pedagógico utilizando tecnologia de informação e comunicação.
Bibliografia Básica:
BRASIL, Ministério da Saúde. Elaboração de material didático impresso para programas de
formação a distância: orientações aos autores. Brasília (DF): EAD/ENSP / FIOCRUZ; 2005.
COSTA, F. A. (coord); RODRIGUEZ, C.; CRUZ, E.; FRADÃO, S. Repensar as TIC na educa-
ção. Coleção educação em análise. Santillana, 2012.
COSTA, F. A; CRUZ, E. Atividades para inclusão digital de adultos; para todos quantos trabalham com adultos. Projeto Lidia - Literacia digital de adultos. Universidade de Lisboa. Instituto
de Educacao, 2016.
FILATRO, A. CAVALCANTI, C. C. Metodologias INOV-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.
FILATRO, A. Como preparar conteúdos para EAD: guia rápido para professores e especialistas
em educação à distância, presencial e corporativa. Saraiva, São Paulo, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1996.
HATTIE, J. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Tradução: Luís Fernando Marques Dorvillé. Porto Alegre: penso, 2017.
MILL, D. (org). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação à distância. Campinas, SP; Papirus, 2018.
PACHECO, P. PACHECO, M. F. Diálogos com a escola da ponte. Petrópolis, RJ: VOZES, 2014.
PAYNE, M. Terapia narrativa: una introducción para profesionales. Espasa Libros, Barcelona,
Espana, 2018.
Bibliografia Complementar:
CAMPOS, F.E.; AGUIAR, R.A.T. Atenção Básica e Reforma Curricular. In: Negri B, Faria R,
Viana ALA. Recursos Humanos em Saúde: política, desenvolvimento e mercado de trabalho. Campinas (SP): Unicamp; 2002. p. 91-100.
CECCIM, R. B. Formação e desenvolvimento na área da saúde: observação para a política de
recursos humanos. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Observatório de recursos humanos em saúde
no Brasil: estudos e análises. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002, p. 373-414.
Disciplina: Prazer, sofrimento e adoecimento no trabalho educacional
Ementa: O processo do trabalho docente e seus impactos na aprendizagem e no contexto
universitário e do discente. Mudanças tecnológicas e novos modelos de trabalho. Relação entre
trabalho e saúde.
Objetivo Geral: Compreender o processo de trabalho docente nos novos cenários tecnológicos e em
diferentes modelos de trabalho.
Objetivo Específicos: Exercer uma prática profissional avançada e transformadora de procedimentos.
Ser divulgador de conhecimentos da área de processos educacionais em saúde para a sociedade,
atendendo demandas específicas e realidades diversas no contexto nacional, regional ou local.
Bibliografia Básica:
ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. (organizadores). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2003.
GASPARIN, J.L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 2. ed. Campinas: Autores
Associados, 2003.
GIROUX, H.A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SCHÖN, D.A. Educando o Profissional Reflexivo. um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Bibliografia Complementar:
ARBEX, A. P. S.; SOUZA, K. R.; MENDONÇA, A. L. O. Trabalho docente, readaptação e saúde:
a experiência dos professores de uma universidade pública. Physis, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1,
p. 263-284, 2013.
CÁRIA, N. P.; OLIVEIRA, S. M. S. S. A profissionalização do ensino e a formação para a
profissão docente. Diálogos Educacionais, Campo Grande, v. 5, n. 2, p. 24-44, 2014.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de
Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.
PENTEADO, R. Z. Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do
cuidado docente. Educação Temática Digital, Campinas, v. 20, n. 1, p. 234-254, 2018.
PENTEADO, R.Z.; SOUZA NETO, S. Mal-estar, sofrimento e adoecimento do professor: de
narrativas do trabalho e da cultura docente à docência como profissão. Saúde e Sociedade. São
Paulo, v.8, n1, p.135-153, 2019.
Disciplina: Processos de Ensinagem III
Ementa: Concepções e abordagens pedagógicas. Planejamento, diagnóstico e elaboração do projeto
educativo no ensino superior.
Objetivo Geral: Promover o conhecimento de saberes (teorias, métodos, técnicas e vivências) da educação
no ensino superior que incorpore o aprender, ensinar e compartilhar no planejamento das ações do
cotidiano e o contexto profissional.
Objetivos Específicos:Despertar o senso de responsabilidade pelo seu aprendizado e pelo aprendizado do outro, do meio profissional ao qual pertencem e a capacidade de participar da vida social e comunitária,
enfatizando a importância do contexto e das diferentes culturas de uma maneira construtiva.
Bibliografia Básica:
ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. (Orgs). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2003.
BERBEL, N.A.N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos
ou diferentes caminhos? Interface: comunic, saúde, educ. [periódico on-line]. 1998 fev; [citado
2016 abr 13]; 2(2): [aprox.16 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.
BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A.M.P. Estratégias de ensino-aprendizagem. 25a ed. Rio de
Janeiro: Vozes; 2004.
BROUSSEAU, G. Introdução ao Estudo das Situações Didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1996.
SALES, A. Proposições para uma Ética no Magistério. Campo Grande, MS: UNIDERP, 2003.
VEIGA, I.P.A. (organizador). Didática: o ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 2006.
Bibliografia Complementar:
BATISTA, N.A.; BATISTA, S.H. (Orgs.). Docência em Saúde: temas e experiências. São Paulo:
SENAC, 2014.
BATISTA, N.A.; BATISTA, S.H.; ABDALLA, I.G. (Orgs.). Ensino em Saúde: visitando conceitos e práticas. São Paulo: Arte & Ciência, 2005.
BOLELA, V. R. ; SENGER, M. E.; TOURINO, F. S. V; AMARAL, E. Aprendizagem baseada
em equipes: da teoria à prática. Simpósio tópicos para formação de docentes na área de saúde.
2015.
Disciplina: Processos Avaliativos
Ementa: Bases conceituais da avaliação. O processo avaliativo. Tipologias de avaliação. Avaliação
somativa e formativa. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica,
mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Contextualização da avaliação institucional na atualidade.
Objetivo Geral:Desenvolver capacidade de avaliação dos processos pedagógicos de maneira inclusiva, na
perspectiva de aprendizagem e para reflexão e revisão dos processos formativos elaborados.
Objetivo Específicos: Analisar as práticas da avaliação dos processos educativos para fortalecer o senso crítico sobre a avaliação no processo de ensino aprendizagem. Elaborar uma concepção de avaliação de aprendizagem a partir das prospectivas: diagnóstica, mediadora, formativa, reguladora, permanente e participativa.
Identificar e estabelecer critérios de avaliação para garantir uma proposta educativa de qualidade.
Bibliografia Básica:
GUBA, E. G. LINCOLN, Y. S. Avaliação de quarta geração. Editora UNICAMP: Campinas,
2011.
HADJI, C. A avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. Porto: Porto Editora,
1994.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. 1. Ed., São Paulo:
Editora Cortez, 2011.
LUCKESI, CIPRIANO CARLOS. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições.
18. Ed. , São Paulo, Ed. Cortez, 2006.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas.
Porto Alegre: Artmed, 1999.
VEIGA, I. P. A., NAVES, M. L. P. (Orgs). Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira & Marin, 2005.
Bibliografia Complementar:
FELTRAN, R.C.S. (organizador). Avaliação na Educação Superior. Campinas: Papirus, 2002.
SANT'ANNA, F. M.; ENRICONE, D.; ANDRÉ, L.; TURRA, C. M. Planejamento de ensino e
avaliação. 11. ed. Porto Alegre: Sagra / DC Luzzatto, 1995.
Disciplina: A sala de aula como espaço de produção de conhecimentos e humanidades
Ementa: A produção de conhecimento na graduação. Integração da lógica do espaço do processo
de ensino aprendizagem para a formação crítico-reflexivo no ensino superior.
Objetivo Geral: Engendrar saberes adquiridos em relação ao ser docente, as práticas de ensino
aprendizagem, análise de contexto do campo socio-profissional e processos avaliativos como
protagonista no ambiente universitário.
Objetivo Específico: Promover o processo de reflexão da sua trajetória profissional e a constituição de sua
professoralidade no ensino superior em processos pedagógicos ativos.
Bibliografia Básica:
DIAS, Isabel Simões. Competências em Educação: conceito e significado Pedagógico. Revista
Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, n. 01, p. 73-78,
jan./jun. 2010. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-
85572010000100008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 05 jun. 2017.
NÓVOA. Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista
Educacion, Madrid, 2009. Disponível em:
<http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2017.
PERRELLI, M. A. de S.; GARCIA, L. V. P. O Professor Principiante no Ensino Superior: desafios
e importância do apoio na iniciação à docência. Revista Saberes Docentes, v. 1, n. 1, 2016.
Disponível em: <http://www.revista.ajes.edu.br/index.php/RSD/issue/view/REVISTA
%20SABERES%20DOCENTES> Acesso em: 22 nov. 2017.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no Ensino Superior. 2ª ed. São Paulo:
Cortez, 2005.
RAMIREZ, V. L. A docência na Educação Superior e a constituição a professoralidade. Educação.
Porto Alegre, v.41, n.1, p. 41-48, jan-abr. 2018.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo
ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, p. 545-554, set./dez.2008.
Disponível em:<http://www.redalyc.org/pdf/275/27503910.pdf>. Acesso em 13 abr. 2018.
Bibliografia Complementar:
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1996.
HATTIE, J. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Tradução: Luís Fernando Marques Dorvillé. Porto Alegre: penso, 2017
Dissertações