Vivências Pedagógicas Ativas no Ensino Superior – VPAES (Dourados)

Disciplinas

MATRIZ CURRICULAR E CARGA HORÁRIA DAS UNIDADES DE ENSINO
O curso terá a carga horária total de 360 (trezentos e sessenta) horas, em unidades
pedagógicas, conforme demostrativo a seguir:

Unidades Pedagógicas Carga Horária Créditos
1. O constituir docente no Ensino Superior 45 3
2. A relação docência-discência 30 2
3. Ensinar como especificidade humana 45 3
4. Processos de Ensinagem I 45 3
5. Processos de Ensinagem II 45 3
6. Prazer, sofrimento e adoecimento no trabalho
educacional
30 2
7. Processos de Ensinagem III 45 3
8. Processos Avaliativos 45 3
9. A sala de aula como espaço de produção de
conhecimentos e humanidades
30 2
Total 360 24

 

TABELA DE DOCENTES

 

Unidades de Ensino

Docentes

O constituir docente no Ensino Superior

Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas.

A relação docência-discência

Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas.

Ensinar como especificidade humana

Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas.

Processos de Ensinagem I

Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas.

Processos de Ensinagem II

Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas.

Prazer, sofrimento e adoecimento no trabalho educacional

Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas.

Processos de Ensinagem III

Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas.

Processos Avaliativos

Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas.

A sala de aula como espaço de produção de conhecimentos e humanidades

Cibele de Moura Sales, Ana Lucia Marran, Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto, Simone Vidmantas.

 

UNIDADES DE ENSINO: EMENTAS, OBJETIVOS E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Disciplina: O constituir docente no Ensino Superior
Ementa:
Estudo e reflexão sobre processos construção do saber ser docente no Ensino Superior.

Objetivo Geral: Associar as bases teóricas que fundamentam a prática educativa docente, considerando o sujeito aprendiz em sua realidade histórica e social.

Objetivos Específicos: Compreender as políticas nacionais no campo da educação superior.

Bibliografia Básica:
ALVES, R. Educação dos sentidos: e mais...Campinas: Versus Editora, 2005.
ARROYO, M. G.
Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BATISTA, N.A.; BATISTA, S.H. (Orgs.).
Docência em Saúde: temas e experiências. 2. Ed. São
Paulo: SENAC, 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde.
Política nacional de educação permanente em saúde. Brasília,
2009.
CECCIM, R. B. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário.
Interface -
Comunic, Saúde, Educ
, v.9, n.16, p.161-77, set.2004/fev.2005
FREIRE, P.
Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1996.
FREITAS, L. C. (Orgs.).
Avaliação e políticas públicas educacionais: ensaios contrarregulatórios
em debate. Campinas, SP: Edições leitura crítica, 2012.
GANASSIN, F. M. H. Avaliação do processo de implementação de mudança curricular de
cursos de enfermagem: um estudo em duas universidades públicas do estado de Mato Grosso
do Sul
. 2015. 254 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de
Educação, Campinas, SP.
GIMENO SACRIASTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
LOPES, A.C.
Currículo e Epistemologia. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
LOPES, A.C.; MACEDO, E. (Orgs).
Currículo: debates contemporâneos. 3 ed., São Paulo: Cortez,
2010.
LOPES, A.C.; MACEDO, E.
Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MISSIO, L.
O ENTRELAÇAR DOS FIOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
DOCENTE DOS PROFESSORES DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEMS.
Programa de
Pós-Graduação em Educação para obtenção do título de Doutor em Educação, na Faculdade de
Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, área de concentração: Ensino,
Avaliação e Formação de Professores, 2007.
MOREIRA, A. F., TADEU, T. (Orgs.).
Currículo, cultura e sociedade. 12 ed. São Paulo: Cortez,
2013.
MORIN, E.
Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2007.
PALANGANA, IC.
Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. São Paulo: Summus, 2001.
SILVA, T.T.
Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo.2ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SILVA, T.T.
O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte:
Autêntica, 2003.
Bibliografia Complementar:
BRANDÃO, C.R. O que é o método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2008.
FREIRE, P.
Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra, 1987.

Disciplina: A relação docência-discência
Ementa:
Conhecer e compreender as bases conceituais da relação educador educando para o
processo de ensino-aprendizagem. Compreender os saberes necessários para a prática docente com
foco centrado no aluno.

Objetivo Geral: Conhecer a importância da relação docente-discente para o exercício da docência.

Objetivos Específicos: Conhecer as necessidades de aprendizagem dos discentes e elaborar um diagnóstico
educacional a partir de sua inserção na prática docente.

Bibliografia Básica:
ALVES, R. Educação dos sentidos: e mais. Campinas: Versus Editora, 2005.
CALMON, I. T. S.
Material didático orientado por processos pedagógicos ativos para apoio à
construção de um produto de intervenção educativa em saúde no contexto do trabalho e para
o trabalho.
Dissertação (Mestrado). Produção técnica. Universidade Estadual de Mato Grosso

do Sul. Mestrado Ensino em Saúde, 2018.
FREIRE, P.
Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1996.
MORIN, E.
Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2007.

Bibliografia Complementar:
CAPRA F. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix,
1982. 448p.


Disciplina: Ensinar como especificidade humana
Ementa:
Estudo sobre as competências, habilidades e atitudes humanas necessárias ao saber e
atuação docente.

Objetivos Geral: Apresentar uma concepção de ensino que valorize a especificidade humana para

o processo de ensino-aprendizagem.

Específicos: Compreender criticamente práticas pedagógicas produzidas historicamente no campo da educação
brasileira, possibilitando a identificação de limites e possibilidades na atuação docente.

Bibliografia Básica:
ALVES, R. Educação dos sentidos: e mais...Campinas: Versus Editora, 2005.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A.M.
Estratégias de Ensino e aprendizagem. Editora Vozes,
2010.
FREIRE, P.
Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1996.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2007.
ROGERS, C.
Tornar-se pessoa. Tradução Manuel José do Carmo Ferreira e Alvamar Lamparelli.
6 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes 2009.
SORDI, M.R. L. de. Problematizando o papel da avaliação da aprendizagem nas metodologias
inovadoras

na área de saúde. Revista de Educação, PUC, Campinas, n. 9, pp. 52-61, 2000.
VASCONCELOS, E. M.
A saúde nas palavras e nos gestos. São Paulo: Hucitec, 2001.

Bibliografia Complementar:
POLITO, R. Como falar corretamente e sem inibições; Editora Saraiva, 11. Ed., 2010.
POLITO, R.
Recursos audiovisuais nas apresentações de sucesso; Editora Saraiva, 7. Ed., 2010.
SACRISTAN & GOMES.
Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas,
2000.

Disciplina: Processos de Ensinagem I
Ementa:
Estudo dos processos de formação no Ensino Superior. Processos e estratégias de ensinoaprendizagem. Relação teoria e prática no campo educacional.

Objetivo Geral: Compreender o processo de formação no contexto atual e as estratégias de ensino para
intervenção no fazer docente de forma reflexiva e coerente com a concepção de homem, educação e
aprendizagem e contexto social.

Objetivos Específicos: Fornecer subsidio teórico e ferramental para a reflexão do trabalho em equipe a partir da realidade do cotidiano do trabalho.

Bibliografia Básica:
BORDENAVE, J. D. Alguns fatores pedagógicos. [Apostila do curso de capacitação pedagógica
para instrutor/ supervisor da área da saúde – Ministério da Saúde. Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos para o SUS]. Brasília, 1994.
CASTANHO, S. e CASTANHO, M. E. (Orgs.)
Temas e textos em metodologia do ensino superior. 5 ed. Campinas: Papirus, 2008
CECCIM, R. B. C.; FEUERWERKER, L. C. M. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde:
Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social.
PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, v. 14, n. 1, p. 41-65,
2004.
CORREA, A.K., MELLO e SOUZA, M., C., B. (Org.).
Formação de Professores em Debate:
educação superior, educação profissional e licenciatura em enfermagem. Ed. CRV: Curitiba, 2016.
CUNHA, M.I. (Org).
Reflexões e Práticas em Pedagogia Universitária. Campinas: Papirus, 2007.
CUNHA, M.I. (Org.).
Formatos avaliativos e concepção da docência. Campinas: Autores Associados, 2005.
FERRAÇO, C. E.
Cotidiano escolar, formação de professores (as) e currículo. 2 ed. São Paulo.
Cortez, 2008.
FILATRO, A. CAVALCANTI, C. C.
Metodologias INOV-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.
FREIRE, P.
Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HATTIE, J.
Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Tradução: Luís Fernando Marques Dorvillé. Porto Alegre: penso, 2017.
LIBÂNEO, J. C.
Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia, MF Livros, 2008.
OLIVEIRA, L. M. P.; LEITE, M. T. M.
Concepções Pedagógicas. Módulo Pedagógico. Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância. UNA-SUS UNIFESP, 2011.
PACHECO, P. PACHECO, M. F. Diálogos com a escola da ponte. Petrópolis, RJ: VOZES, 2014.
PERRENOUD, P.
A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C.
Docência no ensino superior. 5. ed. São Paulo: Cortez,
2014.
TARDIFF, M.
Saberes docentes e formação profissional. 8ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

Bibliografia Complementar:
RUIZ-MORENO et al. Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da
saúde.
Interface, v. 9, n.16, p. 195-204, 2005.
VASCONCELOS, M. et al.
Módulo 4: práticas pedagógicas em atenção básica a saúde. Tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e comunidade. Belo Horizonte: Editora UFMG – Nescon
UFMG, 2009. 70 p.


Disciplina: Processo de Ensinagem II
Ementa:
Estudo dos processos de formação no Ensino Superior. Processos e estratégias de ensinoaprendizagem. Relação teoria e prática no campo educacional.

Objetivo Geral: Compreender o processo de formação no contexto atual e as estratégias de ensino para
intervenção no fazer docente de forma reflexiva e coerente com a concepção de homem, educação e
aprendizagem e contexto social.

Objetivos Específicos: Elaborar material didático-pedagógico utilizando tecnologia de informação e comunicação.

Bibliografia Básica:
BRASIL, Ministério da Saúde. Elaboração de material didático impresso para programas de
formação a distância:
orientações aos autores. Brasília (DF): EAD/ENSP / FIOCRUZ; 2005.
COSTA, F. A. (coord); RODRIGUEZ, C.; CRUZ, E.; FRADÃO, S.
Repensar as TIC na educa-
ção
. Coleção educação em análise. Santillana, 2012.
COSTA, F. A; CRUZ, E.
Atividades para inclusão digital de adultos; para todos quantos trabalham com adultos. Projeto Lidia - Literacia digital de adultos. Universidade de Lisboa. Instituto
de Educacao, 2016.
FILATRO, A. CAVALCANTI, C. C.
Metodologias INOV-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.
FILATRO, A.
Como preparar conteúdos para EAD: guia rápido para professores e especialistas
em educação à distância, presencial e corporativa. Saraiva, São Paulo, 2018.
FREIRE, P.
Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1996.
HATTIE, J.
Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Tradução: Luís Fernando Marques Dorvillé. Porto Alegre: penso, 2017.
MILL, D. (org).
Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação à distância. Campinas, SP; Papirus, 2018.
PACHECO, P. PACHECO, M. F.
Diálogos com a escola da ponte. Petrópolis, RJ: VOZES, 2014.
PAYNE, M.
Terapia narrativa: una introducción para profesionales. Espasa Libros, Barcelona,
Espana, 2018.

Bibliografia Complementar:
CAMPOS, F.E.; AGUIAR, R.A.T. Atenção Básica e Reforma Curricular. In: Negri B, Faria R,
Viana ALA. Recursos Humanos em Saúde: política, desenvolvimento e mercado de trabalho. Campinas (SP): Unicamp; 2002. p. 91-100.
CECCIM, R. B.
Formação e desenvolvimento na área da saúde: observação para a política de
recursos humanos.
In: BRASIL. Ministério da Saúde. Observatório de recursos humanos em saúde
no Brasil: estudos e análises. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002, p. 373-414.

Disciplina: Prazer, sofrimento e adoecimento no trabalho educacional
Ementa:
O processo do trabalho docente e seus impactos na aprendizagem e no contexto
universitário e do discente. Mudanças tecnológicas e novos modelos de trabalho. Relação entre
trabalho e saúde.

Objetivo Geral: Compreender o processo de trabalho docente nos novos cenários tecnológicos e em
diferentes modelos de trabalho.

 Objetivo Específicos: Exercer uma prática profissional avançada e transformadora de procedimentos.
Ser divulgador de conhecimentos da área de processos educacionais em saúde para a sociedade,
atendendo demandas específicas e realidades diversas no contexto nacional, regional ou local.

Bibliografia Básica:
ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. (organizadores). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2003.
GASPARIN, J.L.
Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 2. ed. Campinas: Autores
Associados, 2003.
GIROUX, H.A.
Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SCHÖN, D.A.
Educando o Profissional Reflexivo. um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Bibliografia Complementar:
ARBEX, A. P. S.; SOUZA, K. R.; MENDONÇA, A. L. O. Trabalho docente, readaptação e saúde:
a experiência dos professores de uma universidade pública.
Physis, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1,
p. 263-284, 2013.
CÁRIA, N. P.; OLIVEIRA, S. M. S. S. A profissionalização do ensino e a formação para a
profissão docente.
Diálogos Educacionais, Campo Grande, v. 5, n. 2, p. 24-44, 2014.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente.
Cadernos de
Pesquisa,
São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.
PENTEADO, R. Z. Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do
cuidado docente.
Educação Temática Digital, Campinas, v. 20, n. 1, p. 234-254, 2018.
PENTEADO, R.Z.; SOUZA NETO, S. Mal-estar, sofrimento e adoecimento do professor: de
narrativas do trabalho e da cultura docente à docência como profissão.
Saúde e Sociedade. São
Paulo, v.8, n1, p.135-153, 2019.

Disciplina: Processos de Ensinagem III
Ementa:
Concepções e abordagens pedagógicas. Planejamento, diagnóstico e elaboração do projeto
educativo no ensino superior.

Objetivo Geral: Promover o conhecimento de saberes (teorias, métodos, técnicas e vivências) da educação
no ensino superior que incorpore o aprender, ensinar e compartilhar no planejamento das ações do
cotidiano e o contexto profissional.

Objetivos Específicos:Despertar o senso de responsabilidade pelo seu aprendizado e pelo aprendizado do outro, do meio profissional ao qual pertencem e a capacidade de participar da vida social e comunitária,
enfatizando a importância do contexto e das diferentes culturas de uma maneira construtiva.

Bibliografia Básica:
ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. (Orgs). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2003.
BERBEL, N.A.N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos
ou diferentes caminhos?
Interface: comunic, saúde, educ. [periódico on-line]. 1998 fev; [citado
2016 abr 13]; 2(2): [aprox.16 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.
BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A.M.P.
Estratégias de ensino-aprendizagem. 25a ed. Rio de
Janeiro: Vozes; 2004.
BROUSSEAU, G.
Introdução ao Estudo das Situações Didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008
FREIRE, P.
Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1996.
SALES, A.
Proposições para uma Ética no Magistério. Campo Grande, MS: UNIDERP, 2003.
VEIGA, I.P.A. (organizador).
Didática: o ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 2006.
Bibliografia Complementar:
BATISTA, N.A.; BATISTA, S.H. (Orgs.). Docência em Saúde: temas e experiências. São Paulo:
SENAC, 2014.
BATISTA, N.A.; BATISTA, S.H.; ABDALLA, I.G. (Orgs.).
Ensino em Saúde: visitando conceitos e práticas. São Paulo: Arte & Ciência, 2005.
BOLELA, V. R. ; SENGER, M. E.; TOURINO, F. S. V; AMARAL, E.
Aprendizagem baseada
em equipes
: da teoria à prática. Simpósio tópicos para formação de docentes na área de saúde.
2015.

Disciplina: Processos Avaliativos
Ementa:
Bases conceituais da avaliação. O processo avaliativo. Tipologias de avaliação. Avaliação
somativa e formativa. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica,
mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Contextualização da avaliação institucional na atualidade.

Objetivo Geral:Desenvolver capacidade de avaliação dos processos pedagógicos de maneira inclusiva, na
perspectiva de aprendizagem e para reflexão e revisão dos processos formativos elaborados.

Objetivo Específicos: Analisar as práticas da avaliação dos processos educativos para fortalecer o senso crítico sobre a avaliação no processo de ensino aprendizagem. Elaborar uma concepção de avaliação de aprendizagem a partir das prospectivas: diagnóstica, mediadora, formativa, reguladora, permanente e participativa.
Identificar e estabelecer critérios de avaliação para garantir uma proposta educativa de qualidade.

Bibliografia Básica:
GUBA, E. G. LINCOLN, Y. S. Avaliação de quarta geração. Editora UNICAMP: Campinas,
2011.
HADJI, C
. A avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. Porto: Porto Editora,
1994.
LUCKESI, C. C.
Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. 1. Ed., São Paulo:
Editora Cortez, 2011.
LUCKESI, CIPRIANO CARLOS.
Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições.
18. Ed. , São Paulo, Ed. Cortez, 2006.
PERRENOUD, P.
Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas.
Porto Alegre: Artmed, 1999.
VEIGA, I. P. A., NAVES, M. L. P. (Orgs).
Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira & Marin, 2005.
Bibliografia Complementar:
FELTRAN, R.C.S. (organizador). Avaliação na Educação Superior. Campinas: Papirus, 2002.
SANT'ANNA, F. M.; ENRICONE, D.; ANDRÉ, L.; TURRA, C. M.
Planejamento de ensino e
avaliação.
11. ed. Porto Alegre: Sagra / DC Luzzatto, 1995.

Disciplina: A sala de aula como espaço de produção de conhecimentos e humanidades
Ementa:
A produção de conhecimento na graduação. Integração da lógica do espaço do processo
de ensino aprendizagem para a formação crítico-reflexivo no ensino superior.

Objetivo Geral: Engendrar saberes adquiridos em relação ao ser docente, as práticas de ensino
aprendizagem, análise de contexto do campo socio-profissional e processos avaliativos como
protagonista no ambiente universitário.
Objetivo Específico: Promover o processo de reflexão da sua trajetória profissional e a constituição de sua
professoralidade no ensino superior em processos pedagógicos ativos.


Bibliografia Básica:
DIAS, Isabel Simões. Competências em Educação: conceito e significado Pedagógico. Revista
Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
, v. 14, n. 01, p. 73-78,
jan./jun. 2010. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-
85572010000100008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 05 jun. 2017.

NÓVOA. Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista
Educacion,
Madrid, 2009. Disponível em:
<http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2017.
PERRELLI, M. A. de S.; GARCIA, L. V. P. O Professor Principiante no Ensino Superior: desafios
e importância do apoio na iniciação à docência.
Revista Saberes Docentes, v. 1, n. 1, 2016.
Disponível em: <http://www.revista.ajes.edu.br/index.php/RSD/issue/view/REVISTA
%20SABERES%20DOCENTES> Acesso em: 22 nov. 2017.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C.
Docência no Ensino Superior. 2ª ed. São Paulo:
Cortez, 2005.
RAMIREZ, V. L. A docência na Educação Superior e a constituição a professoralidade.
Educação.
Porto Alegre, v.41, n.1, p. 41-48, jan-abr. 2018.
TARDIF, M.
Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo
ensino-aprendizagem.
Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, p. 545-554, set./dez.2008.
Disponível em:<http://www.redalyc.org/pdf/275/27503910.pdf>. Acesso em 13 abr. 2018.
Bibliografia Complementar:
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1996.
HATTIE, J.
Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Tradução: Luís Fernando Marques Dorvillé. Porto Alegre: penso, 2017


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
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