Zootecnia (Aquidauana)

Infraestrutura

A PGZOO está instalada na Unidade Universitária de Aquidauana (UUA), localizada a 12 km da cidade de Aquidauana, na zona rural, em um imóvel rural denominado Fazenda Centro de Educação Rural de Aquidauana, de propriedade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A UUA possui uma área total de 806 hectares, em que 182 hectares são destinados à Área de Reserva Legal e 233,3 à Área de Preservação Permanente. A área da infraestrutura utilizada pela PGZOO, onde são desenvolvidas as atividades de pesquisa e de ensino, é 72.343,1 m².

Secretaria da Pós-graduação e salas de aula

Atualmente a PGZOO possui à disposição 01 secretaria equipada com computadores e impressora, 04 salas de aula de uso prioritário para a PG, com 04 projetores multimídia e lousa branca, sala de reunião para professores, biblioteca e laboratório de informática com 30 computadores com acesso à internet. Um notebook e um netbook que ficam à disposição da coordenação e secretaria do programa. Em breve, a secretaria será transferida para um novo espaço, anexo ao novo Anfiteatro da Unidade, onde teremos também uma sala para videoconferências (bancas, palestras, aulas online, etc). O Kit para a videoconferência está em uso desde o início de 2019, porém, não em um local específico para a Pós-graduação. Além da estrutura descrita acima o programa possui a sua disposição, para fins de pesquisa e ensino, os laboratórios que seguem descritos abaixo.

5.1. Laboratórios

  1. a) Laboratório de genética e biologia molecular (LAGEMOL)

Este laboratório é parte integrante do projeto de implantação do núcleo de laboratórios multiusuários do Centro de Excelência em Ciência Animal do Cerrado e Pantanal (CECA-CP). Prestará serviços a sociedade e instituições públicas e privadas, alavancando as linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação da UEMS, por meio de prestação de serviços de análises laboratoriais em genética molecular. Embora estes laboratórios estejam vinculados ao CECA-CP, esses “facilities” podem ser utilizados por todos os pesquisadores da UEMS, bem como de outras instituições (Universidades, Institutos de Pesquisa, Órgãos Governamentais, propriedades rurais e empresas do seguimento), caracterizando assim, o caráter multidisciplinar e multiusuários. O espaço conta com dois ambientes, sendo 01 de trabalho molecular com aproximadamente 52 m2 e outro ambiente captação de imagens de aproximadamente 20 m2.

  1. b) Laboratório de Ruminantes

Conta com uma área total 72 m2. Possui duas bancadas, duas pias, mesas para estudantes, deposito de equipamentos, sala de professores, dois computadores para uso comunitário e uma câmara fria com capacidade para estocagem de até 8 meias carcaças bovinas. O laboratório uma área para análise e avaliação de carcaças, e uma para análises químico bromatológicas. O laboratório conta com: 1 analisador de gorduras tipo Soxleth com 8 provas, 3 extratores de gordura tipo Goldfish monoprova, 1 autoclave de 70 litros, 1 estufa ventilada, 1 estufa seca, 1 destilador de nitrogênio, 1 bloco digestor, 1 balança, 1 balança de precisão, 1 balanca de pesar bovinos, 1 freezer (310 l), 1 ultra freezer, 1 serra fita com processador de carne, 2 mesas de aço para trabalho com carnes, 1 destilador de água e 1 forno mufla. Além disto, o laboratório conta com todo o suporte de vidrarias e materiais para coleta e avaliação de pastagens, alimentos utilizados na nutrição animal e carcaças e outros componentes corporais. O laboratório apoia atividades de ambas as linhas de pesquisa do programa, além de dar suporte a atividades do SENAR e a projetos desenvolvidos em propriedades da região, realizando avaliações de: pastagens e de alimentos, da composição química da carne e de outros componentes corporais de animais, da qualidade de carcaças bovinas e amostragem e conservação de amostras de carne para avaliação da qualidade.

  1. c) Laboratório de Sanidade de Peixes

Possui área de 57,65m2, composto por bancadas, armários embutidos e vidrarias e é equipado com três microscópios ópticos binocular, sendo um com sistema Moticam acoplado (Aquabrasil) e dois simples (UEMS), uma balança semi-analítica (CNPq), uma balança cap. 5kg (Fundect), microcentrífuga, banho-maria,  estufa para esterilização, autoclave, estufa bacteriológica, centrífuga de tubos, equipamentos portáteis para análise da qualidade de água –condutivímetros, peagâmetros, multiparâmetro e oxímetro, refrigeradores, freezer, aquários de vidro com capacidade de 25 L (UEMS), bombas de ar e soprador de ar para aquários, tanques circulares de polietileno (CNPq) com uma estrutura mínima (32 unidades) para experimentos. Este laboratório realiza análises hematológicas, histológicas, bioquímica e imunológicas.

  1. d) Laboratório de qualidade de produtos de origem animal

O laboratório de qualidade de produtos de origem animal possui área total de 57,65m2, composto por bancadas e armários embutidos e é equipado com freezer (1), geladeiras (2), balança semi-analítica (1), balança analítica (1), estufas de secagem e esterilização (2), banho-maria (2), medidor de pH de bancada (2), agitador vortex (1), agitador com aquecimento (1).

  1. e) Laboratório de Nutrição Animal

Possui área atual total de 74,88 m2, com previsão de ampliação e reforma do laboratório, com uma área total de 256,0 m², contendo 01 sala de equipamentos, 01 sala de balanças, 01 escritório, 01 sala de estufas, 01 pátio aberto, 01 sala de depósito de amostras, 01 sala anexa e 01 sala para estufas aberta. O laboratório está equipado para realização de análise de proteína (método micro Kjeldahl), cinzas, matéria seca, extrato etéreo, fibra bruta, fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA). Além das vidrarias necessárias para o desenvolvimento das análises, o mesmo é constituído de bancadas e armários, exaustores para eliminação de gases, ventiladores de teto e os seguintes equipamentos: agitador de tubos (01), aparelho de extração de gordura (01), autoclave (01), balança analítica (02), balança micronal (01), balança semi-analítica (02), banho-maria (01), bloco digestor (01), bomba a vácuo (01), capela de exaustão de gases (01), centrífuga (02), deionizador de água (01), dessecador (200mm), destilador de água (01), destilador de nitrogênio (01), digestor de fibra bruta, FDN e FDA (01), estufa de secagem e esterilização (01), estufa de ventilação forçada (01), geladeira (01), luxímetro (01), moinho tipo Willye (01), mufla com controle de temperatura (01), paquímetro (01), pluviômetro (01), potenciômetro de pH (01), trompa de vácuo c/ registro (02).

  1. f) Laboratório de Microscopia

Com área de 74,88 m2, tem capacidade para realização de aulas práticas para 25 alunos, contendo estereoscópio (13), microscópio binocular (15), além de estereoscópio e microscópio acoplado a TV (01).

  1. g) Laboratório de Química e Bioquímica

Com uma área de 74,88m2 com quatro bancadas e duas cubas pequenas em todas as bancadas e encanamento de água. Com prateleiras e armários de madeira em toda a extensão da parede do fundo. Laboratório utilizado para desenvolvimento de aulas práticas das disciplinas de Bioquímica aplicada à Nutrição Animal.

  1. h) Laboratório de Fisiologia da Reprodução Animal

Área total de 58,59 m2, com objetivo de realização de pesquisas, possui os seguintes equipamentos: aparelho de ultrassom (1), autoclave (01), balança semi-analítica (licitação), centrífuga de bancada (01), estufa de secagem e esterilização (licitação), freezer (01), geladeira (01), luxímetro digital (1), máquina de fazer gelo (1), microscópio óptico binocular (01).

  1. i) Laboratório de Larvicultura de Camarão

Área de 50,54 m², possui uma bancada de granito com cuba de água lateral de 5,80 m e uma central de 5,60 m, sistema de distribuição de água e ar, sala de equipamentos com 25 m². A sala de equipamentos dispõe de microscópio binocular (01), lupa (01), GPS (01), medidor de pH de bancada (01), estufa (01), freezer horizontal (01), equipamento YSI 63 (pH, T e salinidade), YSI 5501 multiparâmetro (T, OD, Condutividade, e ORP). Também possui inúmeros aquários de vidro de 5 L, aquários de vidro de 30 L, materiais de aeração (mangueiras, pedras porosas, conectores, bombas de aeração, etc..); vidrarias para a realização das análises de água (balões, provetas, béqueres), tanques de polietileno.

  1. j) Laboratório de Reprodução de Peixes

Localizada junto ao setor de piscicultura, destina-se a realização de práticas de reprodução induzida e larvicultura de espécies de peixes nativas da bacia do Paraguai, bem como atividades didáticas nessa área. Sua estrutura física compreende um galpão, uma sala para pesagem de materiais e preparo de reagentes, sanitários masculino e feminino e um dormitório. No galpão há quatro tanques de alvenaria de 50 m2, 20 incubadoras do tipo cone com capacidade para 200 L e tubulações de água e ar com entradas individuais para cada sistema.

  1. k) Laboratório de Bioensaios

Possui uma área de 110m², contempla uma área para bioensaios e outra para necropsia, sendo estas isoladas com parede em alvenaria, tendo como forma de comunicação uma janela. Cada ambiente possui sanitários completos, bancadas de granito e pias. Este Laboratório ainda possui uma área de campo, de 0,9 hectares contendo piquete. Possui estufas tipo BOD (02), estufa de secagem e esterilização (01), autoclave (01), balança analítica (01), microscópios (02), destilador de água (01), decímetro (01), lupa (01), freezer (01), deionizador (01), banho-maria (01) e vidrarias.

  1. l) Laboratório de Resíduos de Origem Animal

Com área de 82,0 m2, capacidade de aulas práticas com até 15 alunos, equipada com os seguintes equipamentos: autoclave vertical (01), balança analítica eletrônica (licitação), balança digital cc/150 kg (01), bloco digestor (licitação), câmara Incubadora para BOD (01), estufa de esterilização e secagem (02), forno tipo mufla digital (licitação),freezer vertical (01), freezer horizontal (licitação), liquidificador industrial (licitação), medidores de gás G-6 (01), moinho de facas tipo Willye (01), refrigerador (01), termômetro digital portátil (licitação). Em campo conta ainda com uma unidade experimental de manejo e utilização de dejetos de suínos composta por: um Biodigestor com capacidade de 67,5 m3, de substrato em fermentação, caixa de entrada e lagoa de armazenamento de efluente e unidade demonstrativa de utilização do biogás gerado: motor adaptado a biogás e sistema de irrigação. São desenvolvidos ensaios pilotos em processos aeróbios e anaeróbios de tratamento de dejetos de origem animal, e são realizadas análises de: série sólidos; série orgânica (DQO, DBO, oxigênio dissolvido, carbono orgânico, matéria orgânica compostável,   matéria   orgânica   resistente   à   compostagem); e série   química   (pH, condutividade elétrica, alcalinidade, ácidos voláteis, digestão e químico-mineral).

  1. m) Laboratório de Solos

Com 85 m2, capacidade para desenvolvimento de aulas práticas com até 20 alunos e espaço reservado para o desenvolvimento de análises de pesquisas, contendo os seguintes equipamentos: agitador magnético (01), agitador mecânico (01), balança analítica (01), banho de areia (01), banho baria elétrico (01), bloco digestor (01), bureta digital (01), capela para exaustão de gases (01), carta de Munsell (01), centrifuga de bancada (01), conjunto de peneiras para agregados do solo (01), chapa aquecedora (01), condutivímetro digital (01), deionizador (01), destilador de nitrogênio (01), medidor de pH (01), mesa agitadora orbital (01), moinhos, penetrômetro para solo (01), separador de resinas (01), medidor de oxigênio dissolvido portátil (01), fotômetro de chamas (01), espectrofotômetro de ultravioleta visível (01), pipetadores semi-automático (01), recuperador de resinas e repartidor de Amostras de Bancada (01).

  1. n) Laboratório de Nutrição de Plantas

Com área de 80,0 m2, capacidade para desenvolvimento de aulas práticas com até 15 alunos, contendo os seguintes equipamentos: estufa com circulação forçada de ar (01), forno tipo mufla (01), banho maria elétrico (01), bloco digestor para nitrogênio (01), deionizador de água (01), destilador de nitrogênio (01), fotocorímetro (01), medidor de fluxo de seiva (01), medidor de clorofila (01), forno microondas doméstico (01), pipetador automático (01), espectrofotômetro de absorção atômica (01), balança analítica (01), deionizador de água (01) e  fotômetro de chamas (01).

  1. o) Laboratório de Análise Químico Bromatológica

Área total de 120,0 m2, com área de bancadas para alocação de equipamentos, pias e sala de balanças. O laboratório possui os seguintes equipamentos: balança semi-analítica (02), bloco digestor de nitrogênio (02), destilador de nitrogênio (02), capela de exaustão de gases, estufa de secagem (02), estufa de esterilização (01), extrator de gordura (01), mufla (02), analisador de Fibra (01), centrífuga (02) e fermentador artificial de rúmen - sistema Daisy (01).

  1. p) Laboratório de Qualidade de Leite e Laboratório de Microbiologia do Leite

Área total de 44,0 m2, com área de bancadas e pias. O laboratório possui os seguintes equipamentos: câmara climatizada para cultivo microbiano (01), estufa bacteriológica (01), aparelho de ultrassonografia para determinação dos teores de proteína, gordura, lactose, extrato seco desengordurado, pH e condutividade (01), Contador Digital de Células Somáticas (01) e Contador de colônias microbianas (01).

  1. q) Laboratório de Biotecnologias da Reprodução Animal

É provido de duas salas de 40 m2 cada, ambas com bancada e os seguintes equipamentos: 01 Incubadora de CO2, 01 Incubadora (mistura gasosa) Portátil, 02Estéreo-microscópios óptico para, 01 Microscópio trinocular, 01 Ultrasson Áquila com 01 Transdutor micro-convexo 6,0 – 8,0 MHz e guia para aspiração folicular e 01 Transdutor linear, 01 Bomba de vácuo para aspiração dos folículos, 01Fluxo laminar vertical, 02 Estufas portáteis para transporte de oócitos e embriões, 01 Máquina para congelamento de embriões, 02 Placas aquecedoras, 02 Banhos Maria, 02 balanças analíticas, 02 cilindros de gás, 01 Agitador de tubos tipo vortex, 02 PHmetros de bancada, 01 sistema de purificação de água ultrapura, 01 destilados de água, 01 reservatórios de água de 50 L, 02 geladeiras duplex, 01 cuba horizontal e uma cuba vertical para eletroforese, 01 sistema de transferência semi-úmido para western Blott, 01 estufa de esterilização e secagem, 02 centrífugas mini spin, 01 freezer vertical, 01 centrífuga, 03 ar condicionados.

5.2.      Infraestruturas disponibilizadas pela EMBRAPA

O PPG em Zootecnia da UEMS conta com quatro docentes permanentes externos, todos da EMBRAPA. Sendo assim, seus orientados geralmente desenvolvem a maior parte das pesquisas nas fazendas da EMBRAPA e em seus respectivos laboratórios. Além disso, alguns docentes permanentes da PGZOO, vinculados à UEMS, também utilizam alguns laboratórios e fazendas da EMBRAPA para suas atividades de pesquisa, fruto de parcerias com a instituição. Tanto as fazendas como os laboratórios possuem pessoal treinado e qualificado para a apoio e realização das análises, bem como equipamentos que permitem a realização de várias análises, conforme descrito a seguir.

5.2.1.   EMBRAPA Pantanal – Fazenda Nhumirim

O campo experimental da Embrapa Pantanal, Fazenda Nhumirim, está localizado a 160 km de Corumbá, na região pantaneira da Nhecolândia. Com uma área superior a 4.300 hectares, tem capacidade para abrigar 35 pesquisadores, estudantes ou visitantes em 11 apartamentos e anexos. As acomodações incluem cozinha e restaurante, sala de computadores com acesso à internet, sala de estudos e laboratórios. A fazenda conta com uma área protegida desde 1988, de 862 hectares, declarada como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) pelo governo do estado do Mato Grosso do Sul em 1994.

  1. a) Laboratório da EMBRAPA Pantanal - CPAP

Laboratório de Análises Físico-Químicas: com uma área total de 219,17 m2, possui capacidade para dar suporte técnico aos subprojetos de pesquisa que demandem análises físicas ou químicas de água, solo, plantas e minerais. Possui os seguintes equipamentos: duas balanças de mola 50x200 kg; três balanças de precisão analítica eletrônica; três balanças eletrônicas de precisão para 2000 g; um cromatógrafo gasoso autosystem; uma capela de fluxo laminar; um exaustor médio; três geladeiras; um freezer; uma estufa para alta temperatura; lava olhos conjugado com chuveiro automático; vidrarias de rotina em laboratório químico (tubos de ensaio, pipetas volumétricas, buretas, frascos de Erlenmayer, balões volumétricos, copos de Becker), forno mufla (03), destilador de nitrogênio (01), espectrofotômetro (01), espectrofotômetro de absorção atômica (01), fotômetro de chama (01), centrífuga de bancada (01), capela de fluxo laminar (01), sistema para determinação de fibra bruta (01), estufa secadora (03), autoclave vertical (02), estufa para cultura (02), estufa de circulação forçada (03), microscópio binocular (01), microscópio trinocular (01), capela para exaustão ácida (01), banho Maria (01), bloco digestor (01), pHmetro de bancada (02), bureta digital eletrônica (01), dispensador e diluidor (01), agitador de tubos tipo vortex (01), micro centrífuga com refrigeração (01), agitador magnético sem aquecimento (01), balança analítica (01), balança semi-analítica (01). No campus experimental (Fazenda Nhumirim) o centro conta ainda com um laboratório de 60 m2 contendo bancadas e pias, o que permite o pré-processamento de amostras antes do retorno à cidade. Neste laboratório funcionam os seguintes equipamentos: centrifuga (01), geladeira (01), freezer (01), estufa para esterilização e secagem (01), balança semi- analítica (01), banho-maria para histologia (01), centrifuga micro c/rotor (01) e microscópio binocular (01).

  1. b) Embrapa Meio Ambiente

A Embrapa Meio Ambiente está instalada em uma área de 130 hectares, sendo: 45 hectares destinados aos campos experimentais; 23 hectares de reservas florestais, 20 hectares de áreas de preservação permanente, 20 hectares cedidos em comodato, e os 23 hectares restantes, destinados às edificações e outras instalações.

  1. c) Laboratório de Ecossistemas Aquáticos – LEA

Tem como objetivo realizar análises físicas, químicas e biológicas em laboratório e em campo relacionadas às pesquisas de biomonitoramento de ambientes aquáticos, pesquisas com peixes e pesquisas ecotoxicológicas. O LEA apresenta uma área central para as análises de macroinvertebrados aquáticos (lavagem de sedimentos, triagem e identificação de organismos bentônicos) e análises hematológicas em peixes; apresenta área isolada com iluminação controlada onde estão instalados os sistemas automatizados de aquários para testes com peixes; apresenta sala de criação e bionsaios com insetos sendo a temperatura e iluminação controladas; laboratório onde são realizadas as análises físicas e químicas da água e sala de procedimentos com peixes. A área externa do LEA compreende galpão fechado e coberto contendo aquários de vidro em triplicata para realização de ensaios com peixes e sistema de quarentena em caixas d’água de polietilento; sistema de tanques circulares de lona cobertos contendo 4 tanques com circulação de água entre si e sistema de tanques de lona cobertos contendo 9 tanques individuais, sem circulação da água; sistema de lagos ao ar livre mantidos por captação de água de chuva.

Análises e Ensaios realizadas no laboratório:

-Coleta, triagem e identificação de macroinvertebrados aquáticos em sedimentos de ambientes aquáticos;

-Criação do organismo bioindicador Chironomus sancticaroli

-Ensaios toxicológicos agudos e crônicos utilizando o organismo Chironomus sancticaroli como bioindicador

-Manutenção e quarentena de peixes para fins de pesquisa

-Ensaios de desempenho nutricional com peixes

-Ensaios de perfil hematológico de peixes

-Ensaios toxicológicos com peixes

-Análises com sondas multiparâmetros em águas: pH, condutividade, turbidez, oxigênio dissolvido, temperatura, salinidade, potencial de oxi-redução, sólidos totais dissolvidos, profundidade, pressão atmosférica, clorofila.

-Análises com espectrofotômetro Hach em águas: cloro livre, amônia, nitrato, nitrito, fósforo dissolvido e total.

-Análises com equipamentos portáteis em águas: pH, condutividade, temperatura, turbidez, oxigênio dissolvido.

-Análises por titulometria em águas: alcalinidade.

-Análises com disco de Secchi em águas: transparência.

Equipamentos

Microscópios estereoscópios, lupas

Microscópio trinocular LEICA DM2500

Microscópico óptico de fluorescência de marca RESOLUTION OPTIC

Banhos Maria Lucadema e Fanem

Dragas tipo Ekman, Petersen, Petit Ponar

Peneiras para sedimentos aquáticos

Redes D tela nylon 250, 300 micras

Tubo coletor em nylon

Gaiolas para criação de insetos

Mesa com iluminação para visualização de insetos aquáticos

Garrafa de Van Dorn

4 Sondas de análise de água multiparâmetros Horiba modelos U-52, U-53G e 2 U-10

2 Sondas de análise de água multiparâmetros YSI modelos 6820 e 6600V2-4

Espectrofotômetro Hach DR2000

Reflectômetro Merck

3 pHmetros marcas: 1 tecnal e 2 gulton

2 condutivímetros instrutherm

1 turbidímetro alfakit

4 oxímetros marcas: digimed, hanna e 2 solar

Termômetros de vidro, de metal, máximo e mínimo.

9 Sopradores/compressores

24 Bombas para circulação de água

5 Incubadoras de 200 litros

9 Estruturas tanques de vinil 9740 litros, 4 estruturas de 27000l

Caixas d’água de polietileno de 300, 1000 e 2000 l

Fluxômetro mecânico general oceanics

Dinamômetros digitais

Centrífuga refrigerada Hermle

Centrífuga microhematócrito

Aquecedor de piscina G20

Sistemas com 32 aquários e 18 aquários

Galpão para experimentos com conjuntos de aquários e tanques

Lavadora 17000 Stop total

Aspirador 14000w

2 Caixas de 400 litros com oxigênio para transporte de peixes

Cilindros de 7 litros oxigênio

Câmara de germinação BOD

Estufa para secagem (material vegetal)

Botijão criogênico

2 Freezer vertical e 1 horizontal

Geladeiras

Balanças semi-analíticas

Moedor de carne industrial G Paniz

Moinho com copo 80ml Ika

Homogeneizador de tecidos

Filtros UV 24W, 55W

Destilador de água Fabbe

  1. d) Laboratório de Ecotoxicologia e Biossegurança – LEB

Tem como missão realizar ensaios ecotoxicológicos com organismos aquáticos e terrestres para avaliar a toxicidade de substâncias químicas, produtos biológicos, nanopartículas e amostras ambientais em organismos não-alvo, visando a análise de risco ambiental de compostos e produtos, bem como avaliar os padrões de qualidade das amostras ambientais, eficiência de remoção de agentes tóxicos por diversos processos e desenvolver novos métodos de avaliação ecotoxicológica. O Laboratório de Ecotoxicologia aquática possui equipamentos básicos para execução das atividades de manutenção e rotina e equipamentos com alta tecnologia, com destaque para: Autoclave vertical, Balanças analíticas e semi-analíticas, Câmara de fluxo laminar, Condutívimetro, Contador de colônias, Espectrofotômeto com leitora de microplacas, Espectrofotômeto com UV-Visível Espectrofotômetro de fluorescência Cary Eclipse com leitora de microplaca, Estereomicroscópio com câmera Marca Optika, Estufa incubadora com fotoperíodo, Estufa de cultura bacteriológica, homogeneízador, Desintegrador e Emulsificador, Incubadora Shaker Refrigerada SL-223 SOLAB, Macro-centrífuga de Alta Rotação, Microscópio, Oxímetro, pHmetro, Purificador de água Gehaka, Raque estante para criação de zebrafish, Rotaevaporador e Ultrafreezer.

  1. e) LBA – Laboratório de Biogeoquímica Ambiental

Tem como missão apoiar estudos e análises em processos biogeoquímicos que podem impactar ao homem e ao ambiente, com foco em qualidade de água, emissões de gases e matéria orgânica no solo. A equipe técnica e gestora do laboratório é composta por 4 pessoas. São realizadas análises de Gases, análise de água (concentração de sedimentos), filtração e preparo de amostras de água para análises de Íons (cátions e ânions), análises de carbono e nitrogênio, Carbono Total, Carbono Inorgânico, Carbono Orgânico Total, Carbono Orgânico não Purgável, Nitrogênio Total, análise de solo, análise de Resíduos /Fertilizantes e análise de Vegetal. Equipamentos: Analisador elementar de C e N, Analisador por Injeção de Fluxo, Cromatógrafo analisador de íons, Analisador de carbono e Nitrogênio, espectrofotômetro UV-Vis, modelo Lâmbda 20, marca Perkin Elmer, Cromatógrafo líquido de alta eficiência HPLC, Homogeneizador ultra-Turrax, Ultrassom, pHmetros, centrífugas, balanças,bombas de vácuo, Cromatógrafo Gasoso CG 6890 plus, Agilent, com detectores FID e μECD, para análise de metano – CH4 e hexafluoreto de enxofre – SF6, proveniente do manejo de bovino e caprino – cangas; Cromatógrafo Gasoso CG 7890, Agilent, com detectores FID e TCD, para análise de etileno e dióxido de carbono – CO2, Cromatógrafo Gasoso, modelo CG 2014, Shimadzu, com detectores ECD e FID, para análise de metano – CH4, óxido nitroso – N2O e dióxido de carbono – CO2;

–Cromatógrafo Gasoso TRACE 1310, THERMO, com detectores FID e ECD, para análise de metano – CH4, óxido nitroso – N2O e dióxido de carbono – CO2.

  1. f) CRC – Central Analítica de Resíduos

A Central Analítica de Resíduos e Contaminantes conta com uma equipe técnica altamente qualificada composta por cinco pessoas, Doutores em Química, Químico e Técnico em Alimentos. As análises realizadas são: – Análise de Carbono Orgânico, Carbono Inorgânico e Carbono Orgânico Total (COT) em matrizes aquosas.

– Desenvolvimento de métodos analíticos qualitativos e quantitativos envolvendo cromatografia líquida com detecção por UV/VIS, Arranjo de diodos (DAD) e fluorescência para análise de compostos orgânicos em produtos agrícolas e amostras ambientais.

– Desenvolvimento de métodos analíticos qualitativos e quantitativos envolvendo cromatografia gasosa com detecção por captura de elétrons (µECD), fotometria de chama (FPD) e ionização de chama (FID) para análise de compostos orgânicos em produtos agrícolas e amostras ambientais.

– Desenvolvimento de métodos para análise de alcoóis por cromatografia a gás com detector FID em matrizes aquosas.

– Desenvolvimento de métodos analíticos qualitativos e quantitativos envolvendo cromatografia líquida acoplada a espectrômetro de massas (LC/MSMS) para análises de resíduos de agroquímicos e compostos orgânicos em produtos agrícolas e amostras ambientais.

– Desenvolvimento de métodos analíticos para identificação, caracterização e quantificação de moléculas, envolvendo cromatografia líquida acoplada a espectrômetro de massas (LC/MSMS – TOF)

– Desenvolvimento de métodos analíticos qualitativos e quantitativos envolvendo cromatografia a gás acoplada a espectrômetro de massas (GC/MSMS) para análises de resíduos de agroquímicos e compostos orgânicos em produtos agrícolas e amostras ambientais.

– Desenvolvimento de métodos envolvendo cromatografia a gás acoplada a espectrômetro de massas (GC/MSMS) para análises de compostos orgânicos voláteis em matrizes aquosas.

Alguns equipamentos: Cromatografo líquido, espectrometro de Massas, Cromatografo gasoso, analisador de carbono orgânico total (TOC), pHmetro, agitadores, aquecedor, balança analítica e semi-analítica, sistema de purificação cromatográfica, Centrifuga, estufas de circulação de ar, secagem e esterilização, estufa para Cultura e Bacteriologia Refrigerada, evaporador Syncore, homogenizador, incubadora Refrigerada com agitação, Mesa Agitadora; Moenda, Moinho de faca, processador de Alimentos, rotaevaporardor; sistema de Purficação de água, ultrassom e ultra-Turrax.

Recursos de Informática

O Programa possui dois data-shows e televisão disponíveis para aula e palestras, sala de informática com 30 microcomputadores com acesso à internet, utilizados juntamente com os cursos de graduação. Um notebook e um netbook que ficam à disposição da coordenação e secretaria do programa, e o kit de videoconferência para utilização em aulas e bancas, conforme descrito anteriormente.

Biblioteca

Acervo bibliográfico

O acervo bibliográfico da UEMS está distribuído na Sede e nas 14 Unidades ordenado por assunto de acordo com a Classificação Sistema Dewey, com descrição bibliográfica do Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ª edição e catalogação pela Tabela PHA e está armazenado por ordem de classificação de assunto e, ainda por classificação do autor, seguido das iniciais dos títulos.

Acervo em Aquidauana

Na biblioteca setorial da Unidade Universitária de Aquidauana, há 5617 exemplares, possuindo atualmente a seguinte distribuição:

Áreas              Exemplares 

Multidisciplinar: 1949

Ciências Biológicas 368

Ciências Botânicas 146

Ciências Zoológicas           207

Ciências Médicas    102

Engenharias e produções afins   42

Matemática e áreas afins   132

Agricultura e tecnologias afins     2214

Ciência da Computação/ Sistemas de Informação       49

Física 98

Geociências  127

Química         183

TOTAL            5617

Serviços oferecidos

- Atendimento aos usuários,

- Acesso à Internet;

- Empréstimo domiciliar;

- Espaço de leitura;

- Consulta local;

- Empréstimos entre bibliotecas;

- Comut;

- Catalogação na fonte (somente nas Bibliotecas Central, Cassilândia e Paranaíba);

- Catalogação on-line;

- Orientação aos usuários.

 

Equipamentos:

2 microcomputadores

1 impressora

 

5.2. Campos Demonstrativos de Produção Zootécnica (CDPZ) da UEMS

Além dos laboratórios a PGZOO possui diversos setores de produção que são utilizados para o ensino e pesquisas aplicadas. Estão distribuídos nos seguintes setores:

5.2.1. CDPZ de avicultura

O galpão de galinhas poedeiras possui 70 gaiolas de 100 x 45 x 45 cm de comprimento, largura e profundidade, respectivamente, providas de bebedouros tipo nipple e comedouros tipo calha. O galpão para codornas em postura, tem capacidade para 32 gaiolas (em fase de montagem), com 100 x 50 x 15 cm, com capacidade para 40 aves. O setor conta ainda com uma bateria de 40 gaiolas metabólicas, com capacidade para alojamento de até 240 codornas. O galpão de frangos de corte possui 32 boxes com capacidade de criação de 1200 aves. A construção ainda consta de uma área adjacente que serve de depósito e laboratório. O setor conta ainda com 4 baterias de gaiolas para ensaios de metabolismo, totalizando 40 gaiolas.

5.2.2. CDPZ de bovinocultura de corte

A área é de cerca de 260 há. O rebanho é composto por 294 animais, da raça Nelore, Nelore x Angus e Nelore x Pantaneiro. Está em implantação uma área de cinco ha de capim-piatã (B. brizantha cv. BRS Piatã) e de Convert 365, totalizando 35 ha, divididos em 38 piquetes. Estas áreas se destinam a pesquisas em forragicultura e em nutrição de bovinos em pastejo. O Setor possui galpão de armazenamento de equipamentos e utensílios de montaria, curral de manejo, contendo brete e embarcadouro. Dispõe de três currais de espera e um corredor de circulação, totalizando 100 m². Possui um confinamento experimental construído com 16 baias com capacidade para três animais cada e quatro curraletes com capacidade para 40 animais cada. Dispõe de uma balança digital, um tronco de contenção, um hipômetros, duas fitas para medição de perímetro toráxico. Um misturador de ração é utilizado compartilhado com o setor de avicultura. Tem à disposição um Técnico Agropecuário e um auxiliar de serviços.

5.2.3. CDPZ de bovinocultura de Leite

Foi reconhecido pelo Governo como o Centro de Excelência do Leite do Estado de Mato Grosso do Sul em setembro de 2016. Em 2020 foi finalizada mais uma obra de revitalização do prédio principal e a implantação de 26 hectares de pastagem. A área total do CDPZ é de 75 hectares, sendo 71,5 hectares destinados a produção de forragem. São criados cerca de 120 animais das raças Girolando e Pantaneira. Possui 13 piquetes de 1,2 ha para vacas em lactação; 5 piquetes de 1,2 ha para vacas secas; 4 piquetes de 1,5 ha para bezerras de 0 a 1 ano; 2 piquetes de 3 ha para novilhas de 2 a 3 anos; 4 piquetes de 1,5 ha para bezerros de 0 a 1 ano; 1 piquete de 3 ha de espaço reserva, totalizando 48 hectares. Os demais 23,5 hectares, está atualmente em processo de divisão dos piquetes, com a colocação das cercas divisórias. Contém ainda 01 sala de ordenha mecânica para 8 vacas, 01 sala para resfriamento e armazenamento de leite, 01 curral de manejo, contendo tronco, brete e balança, 01 curral de alimentação coberto com cochos individuais para 30 vacas, 01 sala de experimentação com vacas contendo 10 baias individualizadas, 01 sala para armazenamento de ração, 01 sala para triturar forragem, 03 salas para armazenamento de utensílios utilizados em experimentos, 01 almoxarifado, 01 sala de aula, com capacidade para 40 alunos, totalizando 3.665,5 m². Possui um bezerreiro com área total de 400,0 m2. Possui galpão para Experimentos com Novilhas construída em alvenaria e contendo 28 baias individuais, com área total de 320,0 m²; silo tipo Trincheira contendo 01 silo em alvenaria, com formato trapezoidal com 240 m3. Dispõe de 01 balança mecânica para bovinos, 01 balança de gancho (cc/ de 100 kg), 01 balança móvel (cc/ de 300 kg), 02 troncos de contenção pneumático, 01 triturador de forragem, 01 misturador de ração, 01 botijão de sêmen, 12 manequins de inseminação artificial - modelo shiva/Embrapa, 01 motosserra, 02 roçadeira costal e 01 microtrator agrícola. Possui três funcionários, sendo 01 Técnico em Agropecuária, e 02 campeiros.

5.2.4. CDPZ Carcinicultura

O Setor localiza-se em uma área de 1,8 ha pertencente ao Gemap (Grupo de estudos em manejo de áreas protegidas e desenvolvimento sustentável). O Setor possui um Laboratório de Larvicultura de crustáceos de 50,5 m², contendo uma bancada de granito com cuba de água lateral de 4,8 m e uma central de 4,6 m, sistema de distribuição de água e ar preparados para o cultivo das larvas, juvenis e adultos e uma sala de equipamentos com 25 m² existente dentro do laboratório de fauna do Gemap. A sala de larvicultura de crustáceos dispõe de 01 Microscópio binocular, 01 Lupa Celman, 01 GPS, 01 Medidor de pH de bancada, 01 Estufa, 01 Freezer horizontal, 01 Equipamento YSI 63 (pH, T e salinidade), 01 YSI 5501 multiparâmetro (T, OD, Condutividade, e ORP). Encontra-se em processo de licitação 01 gerador movido a gasolina para suprir eventuais quedas no fornecimento de energia elétrica no laboratório de crustáceos e 01 soprador. Também possui inúmeros aquários de vidro de 5 L para a obtenção de larvas de fêmeas ovígeras separadas em cultivos individuais, aquários de vidro de 30 L para cultivos em massa e vários materiais de aeração (mangueiras, pedras porosas, conectores, bombas de aeração, etc.); béqueres de 1000 ml para cultivos em massa de larvas, vidrarias para a realização das análises de água (balões, provetas, béqueres). Dispõe de tanques de polietileno para o cultivo e manutenção dos reprodutores e realização da larvicultura. O CDPZ dispõe de um funcionário em regime permanente.

5.2.5. CDPZ de ovinocultura

A área total é de 6,3 hectares, sendo 5,3 ha destinados a produção de forragem e 1,0 ha de instalações, estradas e área para manejo de animais. Estão sendo criados animais das raças Santa Inês e Pantaneira. Atualmente o rebanho é constituído por 90 animais. A área de pastagem possui 6 piquetes de capim Tanzânia, Aruana, Massai, Mombaça e Braquiária. Possui um galpão de alvenaria, com área de 64 m2 (telhas de barro em 4 águas, pé direito de 2,5 m), com armário e pilheta de água. Possui ainda um aprisco suspenso de madeira, com piso ripado, área total de 102,86 m2.  Possui 10 baias individuais e uma coletiva, para facilitar manejo e realização de experimentos. O setor dispõe de uma balança mecânica para ovinos. Possui um técnico de nível médio e dois técnicos nível básico e conta com uma responsável técnica (médica veterinária).

5.2.6. CDPZ de piscicultura

O CDPZ Piscicultura possui uma área alagada que totaliza 9 hectares de lâmina d’água (em demarcação), distribuída em 20 viveiros para produção de juvenis e engorda de peixes. O galpão de alvenaria do setor possui área de 243,8 m2, dividido em um laboratório de reprodução, um laboratório de sanidade e um laboratório para ensaio de digestibilidade. No laboratório de reprodução encontram-se quatro tanques para reprodução e 20 incubadoras com sistema de aeração, além de uma bancada com pia. No laboratório de sanidade de peixes encontram-se 32 caixas d’água com volume útil de 80L, com sistema de aeração e uma bancada. No laboratório de digestibilidade encontram-se 16 incubadoras com coletor de fezes e sistema de recirculação de água e aeração. Nesse mesmo bloco, há uma sala com bancada, armário e geladeira. Possui também um reservatório para abastecimento de água com capacidade para 140 m³ da água, sendo 70 m³ no algibre e 70 m³ na caixa superior. Em outro prédio, encontra-se uma sala de aula para 25 alunos, um escritório, uma cozinha e um depósito de ração. O CDPZ dispõe de um microscópio óptico, uma geladeira, uma balança, um classificador de peixes, duas redes de despesca, dois puçás e uma caixa d’água de 10.000 L, dois sopradores e um gerador. O CDPZ dispõe de 3 funcionários.

5.2/.7. CDPZ de suinocultura

A área total do setor é de 2,3 hectares, sendo 0,8 ha de instalações; 1,0 ha de estradas e carreadores. O Setor possui quatro galpões principais construídos em alvenaria destinados a ala de produção: maternidade, reprodução, crescimento e terminação e creche, e um prédio destinado a abrigar o escritório, sala de aula, sala de estudos e banheiros, com total de 400,0 m2. Possui uma sala de maternidade contendo seis gaiolas de parição e duas baias, com área total de 120,0 m2, uma gestação com 9 baias coletivas, com área total de 125,0 m2. O barracão de crescimento e terminação contém 15 baias coletivas, uma sala para armazenamento e pesagem de ração, e uma sala para farmácia, com área total de 218,0 m². Visando a realização e condução de pesquisas com suínos nas instalações da UEMS, este barracão será reformado, em que serão construídas 30 baias, providas de comedouro semiautomático e bebedouros automáticos. A creche possui 86 m2 (24 baias) e, juntamente com os barracões de crescimento e terminação, será reformada com uso do recurso FINEP (projeto aprovado em 2019, no total de R$ 92 mil).

Parceria UEMS-UNIOESTE e UEMS-UFMS

Pelo fato de ainda não termos uma estrutura física que atenda as atividades de pesquisa da PGZOO, estas são desenvolvidas em parceria com outras instituições, como a UNIOESTE-Marechal Cândido Rondon e UFMS-Campo Grande. Após a reestruturação e reforma das instalações (galpão de creche e de crescimento e terminação), será possível conduzir as pesquisas na UEMS. A logística de utilização da infraestrutura do setor de suinocultura da UNIOESTE e da UFMS é alinhada com os pesquisadores das referidas instituições. Os pós-graduandos cumprem os créditos na PGZOO, no primeiro ano do curso, e depois desenvolvem o projeto na cidade de Marechal Candido Rondon ou em Campo Grande.

5.2.8. CDPZ de forragicultura

A área total do Setor de Apoio de Forragicultura e Pastagens é de 6 hectares, destinado à produção de forragem para Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Equipamentos: anel de aço para coleta de raízes; ceptômetro AccuPAR modelo - LP 80; molduras de vergalhão com área de 1,0 m²; molduras de vergalhão com área de 0,0625 m²; disco em aço inox medidor de altura/densidade de gramíneas tropicias; material de jardinagem para coleta de amostras. O setor atualmente conta com um funcionário.


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato