Informática
A Diretoria de Informática
G Suite for Education
A UEMS e a Google firmaram uma parceria que possibilitará a comunidade acadêmica, docentes, técnicos administrativos e alunos, a utilização dos recursos que compõem a ferramenta G Suite for Education. Tais recursos incluem o uso ilimitado dos serviços de e-mail, com controle de spam, calendário, contato, comunicação digital, armazenamento e compartilhamento de documentos.
A Diretoria de Educação a Distância (DED) disponibiliza em seu canal do Youtube uma série de vídeos com orientação para o uso dos recursos do G Suite for Education.
Playlist G Suite: https://www.youtube.com/playlist?list=PLZd-_2MhxGlsogi_iUoG4EMKxSRg2ej5b
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gerenciador de e-mail institucional
A mudança do gerenciador (servidor) de e-mail será realizada no dia 27 de Novembro de 2020 às 00h. O gerenciador de e-mail atual, o Horde, será substituído pelo gerenciador do Gmail. Para encontrar a melhor forma de executar essa mudança, vários testes foram realizados. Diante disso, informa-se:
1 – as mensagens existentes, hoje, no Horde ficarão somente com o acesso para consulta. Por meio da intranet os usuários poderão acessar essas mensagens, porém, não conseguirão receber ou enviar mensagens pelo Horde;
2 – o novo gerenciador, do Gmail, será iniciado sem mensagens da caixa de entrada. No primeiro acesso, constará somente uma mensagem da Equipe do Gmail;
3 – o nome de usuário de acesso ao e-mail será o mesmo utilizado atualmente. Por exemplo: reitoria@uems.br, g-gabriel@uems.br e proe@uems.br. Vale salientar, assim, que não haverá mudanças no usuário;
4 – a senha de acesso não será a mesma. Não foi possível manter as senhas dos usuários cadastrados nos sistemas internos da UEMS com o gerenciador de e-mail do Gmail. Por isso, elas podem ser diferentes, como acontece no Microsoft Teams. Quando o usuário acessar pela primeira vez o Gmail será solicitado a troca da senha padrão por sua senha particular. Sugere-se que os usuários usem a mesma senha utilizada atualmente no Horde;
5 - guarde a sua senha atual do Horde para acessar a sua caixa de mensagem quando precisar, e também, essa senha continuará sendo utilizada nos sistemas e atividades internas: SAU, SIGPOS, PAD, votação e entre outras;
6 – em fevereiro de 2021 será liberado o e-mail institucional dos alunos da graduação e da pós-graduação.
A DINF e a DED disponibilizarão vídeos e tutoriais para orientação do novo gerenciador de e-mail nos próximos dias.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ORIENTAÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Recuperação automática da senha pelo gerenciador de e-mail institucional
O gerenciador do e-mail institucional, o Gmail, permite a recuperação automática da senha, por meio do cadastro de um e-mail particular ou número de celular no perfil do usuário.
Vídeo de orientação para configurar a recuperção automática, link
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Classroom do GSuite
Disponibilizamos do app Classroom para auxiliar nas atividades síncronas do ensino remoto.
O acesso dos alunos será liberado a partir do dia 05/04/2021. Divulgaremos orientações específicas em breve.
Vídeo de orientação para o uso do Classroom:
- Tutorial básico para Professores, link
- Tutorial básico para Estudantes, link
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Anexos:
Informativo25112020