Geografia

Licenciatura

Estágio & TCC

ESTÁGIO

 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
  • Obrigatório

As atividades do Estágio Curricular Supervisionado devem possibilitar não só a observação, a análise e o planejamento de ações educativas, mas a crítica, a indicação de alternativas e a aplicação inovadora de conhecimentos e processos que privilegiem a educação do ser humano, em suas dimensões físicas, cognitivas, éticas, estéticas e afetivas. As atividades de Estágio conduzirão o aluno a vivenciar práticas educativas nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

O Estágio Curricular Supervisionado constitui-se em uma atividade intrinsecamente articulada com a prática docente e objetiva contribuir com a consolidação da educação por meio de práticas reflexivas. O estágio proposto tem como finalidade: viabilizar, junto aos alunos estagiários, a reflexão teórica sobre a prática e a articulação entre ambas, para que se consolide a formação do docente das séries finais do ensino fundamental e ensino médio; oportunizar aos alunos estagiários o desenvolvimento de habilidades e comportamentos necessários à ação docente; proporcionar aos alunos estagiários o intercâmbio de informações e experiências concretas que os preparem para o efetivo exercício da profissão; oportunizar aos alunos estagiários a vivência real e objetiva no ambiente escolar, levando em consideração a diversidade de contextos que este apresenta; efetivar, sob a supervisão de um profissional experiente, um processo de ensino e aprendizagem que se tornará concreto e autônomo quando da profissionalização do aluno estagiário.

As atividades do Estágio Curricular Supervisionado distribuem-se em duas disciplinas: uma no 3o ano, em que o aluno irá estagiar nos anos finais do ensino fundamental; e outra no 4o ano, correspondendo às atividades no ensino médio, cada qual com 204h, totalizando 408h. A regulamentação do Estágio Curricular Supervisionado é feita pela Comissão de Estágio Curricular Supervisionado (COES).

O estágio propõe o desenvolvimento de projetos, procurando incluir a comunidade acadêmica nos problemas sócio-político-culturais abordados pela Geografia, contribuindo para a diminuição das defasagens ocorridas nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

No que se refere a observação, participação e co-participação, o estágio poderá ser cumprido individualmente ou em grupo, mas a regência e os registros das observações e das pesquisas deverão serem feitos individualmente. O produto dos debates e discussões será sistematizado e fará parte do relatório final de estágio. O momento dos seminários permitirá a apreensão da enorme complexidade que marca as relações entre escola e sociedade.

Na primeira fase da execução do estágio, sugere-se que os alunos procurem acercar-se da realidade escolar, efetuando visitas orientadas para a observação de diferentes realidades escolares. A observação será guiada por tópicos sugeridos pelo professor, que poderão ser utilizados para análises posteriores.

Após essas aproximações com as diferentes realidades e situações de ensino, as atividades de estágio serão realizadas no interior das escolas regulares, especialmente nas salas de aula, para a observação crítica dos métodos, técnicas e recursos utilizados e conteúdos trabalhados pelos professores, tendo como referência as teorias estudadas, para uma melhor participação e regência.

 

  • Não obrigatório

            O Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório “é aquele desenvolvido como atividade opcional”, que contribui para a formação acadêmico-profissional do acadêmico e enriquece sua formação humana. Esse estágio não substituirá a carga horária do Estágio Curricular Obrigatório, e só poderá ser desenvolvido pelo aluno que esteja regulamente matriculado no Curso.

Não serão contadas como Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório as atividades que não tenham acompanhamento de um professor supervisor da UEMS e de um supervisor da organização concedente do estágio, que serão responsáveis pela avaliação das atividades desenvolvidas e validação da carga horária frequentando regularmente as aulas.

 



MANUAL DE ESTAGIO ESCOLA MUNICIPAL 2020

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

 TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC)

O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) consistirá em uma atividade de pesquisa, tendo em vista o perfil do profissional pretendido e deverá ser desenvolvido individualmente pelo aluno e apresentado na forma de artigo científico e será regulamentado pelo colegiado de curso com acompanhamento da PROE. O TCC será acompanhado por um professor orientador que pertença ao quadro de docentes da UEMS ou colaborador externo, desde que aprovado pelo Colegiado.

Considera-se importante destacar que formar bons profissionais na educação atualmente implica em estimular também sua prática de pesquisa, dado o fato de que permite o amadurecimento de suas reflexões. Trata-se de formar um professor-pesquisador que possa também estimular seus alunos a pesquisar na Educação Básica, potencializando o processo de ensino-aprendizagem e o fazer pedagógico. Nesse sentido, destacamos que os trabalhos desenvolvidos pelos alunos em atividades como: Iniciação Científica, Iniciação à Docência, Trabalhos de campo, etc., podem resultar no TCC do acadêmico.

 

PRAZOS TCC - ano letivo de 2021
Prazo máximo recomendado para o envio às coordenadorias dos termos de orientação: 30/06/2021
Data de início das defesas: fluxo contínuo
Data limite para a realização de depósito do TCC: 22/12/2021.
Data limite para a realização da defesa de TCC: 12/01/2022.
Data limite para o envio da versão final do TCC:: 27/01/2022.

 



Ficha de orientação de TCC
Termo de livre consentimento para entrevista
Folha de apovação TCC 2015 IMPRESSO (entregar junto com versão final do TCC)
Modelo Capa do TCC 2015
Regulamento de TCC
Termo de Depósito TCC
Modelo de declaração de acompanhamento de Defesa de TCC
Termo de aceite de orientação de TCC
Roteiro para Defesa de TCC - 2021


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