Letras Português-Inglês e suas Literaturas

Licenciatura

Professores

PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA

LETRAS,  PORTUGUÊS/INGLÊS E SUAS LITERATURAS

 

PROFESSORES EFETIVOS

 

Profa. Dra. Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

Possui pós-Doutorado em Letras Modernas pela USP (2016-2017). É Doutora em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio (2010). Mestre em Administração de Empresas com especialização em Marketing pelo IAG Escola de Negócios da PUC-Rio (2006). Diplomada no curso de pós-graduação em Management (MBA) pelo IAG Escola de Negócios da PUC-Rio (2003). Diplomada no curso de pós-graduação em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa. Possui o DOTE - Diploma for Overseas Teachers of English pela Universidade de Cambridge, Inglaterra (1994), adquirindo o título de Royal Society of Arts -RSA. Licenciada em Letras Português-Inglês Licenciatura Plena pela PUC-Rio (1984). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, ministrando aulas nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu do Mestrado Acadêmico e Profissional em Letras. Foi tesoureira da ALAB (Associação Brasileira de Linguística Aplicada) no biênio 2014-2015. Foi professora da Universidade Anhanguera-Uniderp, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul na graduação dos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda e na pós-graduação lato sensu no curso de MBA (2010-2011) e assumiu a coordenação do curso de Publicidade e Propaganda em 2011. Trabalhou na Cultura Inglesa Rio (1986-2009), onde foi professora, coordenadora pedagógica e gerente de filial (1993-2009). Foi professora de classe de alfabetização, de inglês no Ensino Fundamental e em instituições particulares de Língua Inglesa (1979-1998). Tem experiência profissional nas seguintes áreas: Estudos da Linguagem com ênfase em Linguística Aplicada e Sociolinguística; Administração Escolar, com ênfase em Gestão Organizacional e Gestão de Pessoas; e Administração de Empresas, com ênfase em Comunicação Empresarial, Marketing, Liderança e Negociação. Atualmente, suas áreas de interesse são: Sociolinguística Interacional / Variacionista e Linguística Aplicada, com foco em Ensino de Línguas, Formação de Professores, Línguas de Comunidades Minoritárias e (De)colonialidade, Fronteiras, Língua, Cultura e Identidade.

 Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4455376H9

 

Prof. Dr. André Resende Benatti - andrebenatti@uems.br

Doutor em Letras Neolatinas: estudos literários neolatinos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018); Mestre em Letras: estudos literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e graduado em Letras, habilitação em Português/Espanhol, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto - nível IV da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Editor-chefe da REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS. É líder do Grupo de Pesquisas/CNPq Estudos de Narratividades - UEMS. Vice-líder do Grupo de Pesquisas/CNPq Crítica feminista e Autoria feminina: cultura, memória e identidade - UFGD. Membro do Grupo de Pesquisas/CNPq ÍCARO - UFPEL. Membro do Grupo de Pesquisas/CNPq Historiografia literária, cânone e ensino - UnB. Membro do GT de Relações Literárias Interamericanas da ANPOLL Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística; Membro do GT de Ensino Superior do Fórum de Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul - FEEMS. Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos ABEC; Membro da Associação Brasileira de Hispanistas ABH; Presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Mato Grosso do Sul - APEEMS, gestão 2019-2020. Coordenador do GT Relações Literárias Interamericanas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL, biênio 2021-2023. Membro Suplente do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL, área de Estudos Literários - 2021-2023. Tem interesse nos seguintes temas e autores: estudos da violência; crueldade na literatura; realismo e estéticas do real; literaturas latino-americanas contemporâneas; Literaturas hispânicas contemporâneas; crítica feminista; literaturas e marginalidade; literatura e exclusão; Josefina Plá; Joca Reiners Terron; Samanta Schweblin; Maria Fernanda Ampuero; Ana Paula Maia; Selva Almada; Bernardo Kucinski e Giovana Madalosso. 

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8908183939079152

 

Prof Dr. Daniel Abrão  -  danielabrao@uems.br

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Mestre e Doutor em Teoria da Literatura pela UNESP - IBILCE - São José do Rio Preto. Tem experiência no ensino básico, no Município de Campo Grande, e desde 1999 é Professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência administrativa na criação e coordenação de Cursos de Graduação em Letras e Pós-Graduações Lato e Stricto Sensu. Atua nas disciplinas do campo literário na Graduação em Letras, no Mestrado Acadêmico em Letras e no Mestrado Profissional em Letras. É líder do Grupo de Pesquisa UEMS/CNPq Literatura e Humanidades desde 2002, com organização de pesquisas e eventos relacionados aos estudos literários, tendo como resultado a publicação de diversos artigos, capítulos e livros sobre literatura brasileira, crítica literária, literatura sul-mato-grossense, literatura e escola e, em parceria com órgãos e secretarias públicas, projetos de formação de leitores.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777226T4

 

Prof. Dr. Fábio Dobashi Furuzato - fabiodf71@yahoo.com.br

Graduado em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - Bauru, 1993), e, em Letras, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1998). Mestre em Teoria e História Literária: Literatura brasileira (2002) e Doutor (2009), na mesma área, pela Unicamp. Professor no Ensino Superior, desde 2002; atuando, de 2008 em diante, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Leciona nos cursos de Licenciatura em Letras (Port./Ingl. e Port./Esp.), bem como nos Mestrados Acadêmico e Profissional em Letras, na Unidade Universitária de Campo Grande (UUCG). Como pesquisador, trabalha principalmente com os seguintes temas: literatura brasileira contemporânea, Murilo Rubião, gênero fantástico, contos. Desenvolve atualmente um projeto de pesquisa sobre as principais abordagens teóricas e interpretativas sobre a literatura fantástica, ao mesmo tempo em que examina as principais obras literárias analisadas pelos teóricos do gênero.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734623H4

 

Profa. Ma. Flávia Cavalcanti Gonçalves - flaviacg@uems.br

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2002). Atualmente é professora efetiva na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul , atuando em Artes Cênicas, Letras Inglês e Letras Espanhol. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Artes Cênicas na Unidade Universitária da UEMS em Campo Grande e trabalhou nas Unidades de Dourados, Ponta Porã, Amambai, Naviraí e Nova Andradina. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Coordenadora da Pós-Graduação e Diretora Pedagógica Adjunta da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Ponta Porã-MS, atual Magsul. Trabalhou como professora no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Amambai, FIAMA em Amambai-MS. Possui 17 anos de experiência na Educação Básica atuando como professora, supervisora escolar e coordenadora pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, novas tecnologias na educação, história em quadrinhos, teatro e Educação de Jovens e Adultos.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750133A4

 

Prof. Dr. Herbertz Ferreira herbertz@uems.br

Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (PUC Minas). Ministra a disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o curso de Letras Português-Inglês. Líder do grupo NEPLI-On (Núcleo de Ensino e Pesquisas Libras On-line). Colabora com pesquisas no Acervo "Maria da Glória de Sá Rosa" e supervisiona área de Libras no Núcleo de Ensino de Línguas (NEL). Orienta pesquisas no Mestrado Profissional de Letras (ProfLetras).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6167459778900900

 

Profa. Dra. Lucilene Soares da Costa - brise1990@yahoo.com.br

É licenciada em Letras (Português/inglês) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestre e doutora em Letras pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP). Desde 2006 atua como docente do quadro efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, onde ministra disciplinas na área de Literaturas de Língua Portuguesa, Teoria Literária, Literatura infanto-juvenil e Literatura e outras artes, na Graduação em Letras, e Literatura infantil e Itinerários culturais no Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC). Desenvolve pesquisas e orientações sobre formação de Leitores e formas confessionais na literatura contemporânea em Língua Portuguesa. Foi coordenadora do curso de Bacharelado em Letras (UEMS - Campo Grande) entre 2018 e 2019

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2341466891667780

 

Prof. Dr. Marcos Vinicius Teixeira

Possui Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2007-2012), Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003-2005) e Graduação em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Bacharelado em Estudos Literários - pela Universidade Federal de Ouro Preto (1999-2002). É professor do curso de Letras e do mestrado acadêmico de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul atuando na unidade universitária de Campo Grande-MS. É líder do Grupo de Pesquisa "Modernismo periférico: poéticas do século XX". Desenvolve pesquisa relacionada à Literatura Brasileira do século XX.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7055868192756896

 

Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues - marlon@uems.br

Graduou-se em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas) pela FERP-VR/RJ (1993), hoje UGD-VR Universidade Geraldi Di Biasi de Volta Redonda-RJ. Concluiu o Mestrado em Letras (Estudos Lingüísticos, Análise do Discurso, AD) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), Campus de Três Lagoas, doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e faz supervisão de pós-doutoramento (2008) na mesma universidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande, professor colaborador do Mestrado em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas e professor efetivo do Mestrado em Letras da Universidade Estadual de Mato Gtrosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso de Linha Francesa AD. É membro do NED Núcleo de Estudos em Análise do Discurso (UEMS). Desenvolve e orienta pesquisas com temáticas relacionadas ao sujeito, à identidade e à história.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776670Z0

 

Prof. Dr. Miguel Eugênio de Almeida - miguel@uems.br

É doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007); mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1988); licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1981); licenciado em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1981). Desde 1999 até o momento, é professor efetivo (titular) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no Curso de Graduação em Letras-Português/Espanhol, em Letras-Português/Inglês, em Letras-Bacharelado; e professor da Pós-Graduação (Stricto Senso), no Mestrado em Letras e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Tem experiência de ensino em IES na área de Filosofia, com ênfase em Lógica, Filosofia Geral, Filosofia da Educação, Filosofia da Linguagem, Teoria da Educação e Psicologia das Relações Humanas. No momento, atua em ensino e pesquisa e extensão nas seguintes sub-áreas do conhecimento científico: Filologia Portuguesa; Língua Clássica-Latim;Lingüística Histórica; Semântica da Enunciação; Semiótica Objetal, Historiografia da Língua Portuguesa; Gramaticografia.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777952H7

 

Prof. Dr. Nataniel dos Santos Gomes - natanielgomes@uol.com.br

Possui graduação em Letras (Português / Literatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente faz Pós-Doutorado em Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professor da graduação e do programa de pós-graduação (Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Letras) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: descrição linguística, línguas indígenas brasileiras, weblinguagem e histórias em quadrinhos. É líder do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ-UEMS) e do Núcleo de Línguas Indígenas de Mato Grosso do Sul (NuLIMS). Além disso é pesquisador do Grupo de Semiótica, Leitura e Produção de Texto (SELEPROT-UERJ). Autor de inúmeros artigos e de mais de 20 livros.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794900J2

 

Prof. Me. Paulo Edyr Bueno de Camargo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 1991, especialização em Fundamentos da Educação - Área de atuação em Psicologia da Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 1996 e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 1999. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação antiga e medieval, historiografia da educação brasileira, escolanovismo, estado, política pública, universidade, qualidade total, educação e trabalho e movimentos sociais.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702543P1

 

Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel - ruberval@uems.br

Pós-Doutor pelo programa de PhD in Urban Education da City University of New York - Estados Unidos. Doutor em Estudos Linguísticos e Literários de Inglês pela USP, com estágio doutoral no Centre for Globalization and Cultural Studies - Univeristy of Manitoba - Canadá. Mestre em Linguística Aplicada pela University of Reading - Inglaterra. Atualmente é professor da graduação e Pós-graduação em Letras e da graduação em Medicina e Assessor de Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Foi pesquisador visitante da City University of New York e foi pesquisador externo associado do Centro de Globalização e Estudos Culturais da University of Manitoba no Canadá. Foi Presidente da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil- Biênio 2014-2015). Foi Presidente fundador da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso do Sul (APLIEMS). Foi avaliador cinco vezes do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD (MEC) Língua Inglesa. Co-autor do Caderno para a área de Linguagens do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (MEC). Coordena o convênio interinstitucional UEMS/Glendon College-York University - Toronto-Canadá. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, políticas públicas para o ensino de Línguas, translinguísmo, novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico, transculturalidade, formação de professores e políticas de internacionalização.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3940070820451122

 

Profa. Dra. Mircia Hermenegildo Salomão Conchalo -

É licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola (2008), Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos (2010/2015) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atuou como professora colaboradora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranaguá, onde ministrou disciplinas de linguística e língua portuguesa nos cursos de graduação. Coordenou também o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Língua Portuguesa em 2017. Foi Professora Adjunta na área de língua espanhola na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus de Currais Novos (CERES). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Campus de Campo Grande, onde ministra disciplinas das áreas de língua portuguesa e linguística. Tem interesse nos seguintes temas: sociolinguística quantitativa, variação estilística, pesquisa etnográfica, sociolinguística e ensino.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8067029121176082

 

Profa. Dra.  Susylene Dias de Araújo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, leitura, teoria e crítica literária, graduação em letras e crítica, história literária.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0871454222913974

 

Profa. Dra. Vanessa Arlesia de Souza Ferretti Soares

Possui Licenciatura em Letras (Português/Literatura), pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2010); Mestrado (2013) e Doutorado (2018) em Linguística, na área de Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na Educação básica, técnica e superior. É professora adjunta - nível IV da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Unidade Campo Grande), onde ministra disciplinas no curso de Letras (Bacharelado, Inglês e Espanhol). Integra o Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA) e o Grupo de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade, vinculado à Rede de Pesquisa Internacional para América Latina, Europa e Caribe/Rede ALEC. Edita a Web Revista Linguagem, Educação e Memória. Empreende pesquisa a partir da Análise de Discurso Crítica, da Análise Crítica de Gênero e da Análise Dialógica do Discurso. Interessa-se por temas como: gêneros discursivos, identidades e práticas sociais; masculinidades; políticas de combate à violência contra a mulher; formação de professores; ensino de Língua Portuguesa

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4782761597893745

 

 

PROFESSORES CONVOCADOS

Profa. Ma. Gisele Ottoni Tamez da Costa - tamez.gisele@gmail.com

Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2020), Área de concentração em Linguagem: Língua e literatura. Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada. Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Católica Dom Bosco (1985) - UCDB e Graduate Certificate in Teaching English as a Second Language, George Mason University, Fairfax, VA - USA (1996). É professora efetiva estadual de língua inglesa pela SED/MS desde 2014 e leciona na Escola Estadual 26 de Agosto em Campo Grande, MS.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0158701075408277

 

Profa. Ma. Giovana Rosa Martins

Possui graduação em Letras - Portugues e Inglês (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário de Adamantina (2000), especialização em Metodologia no Ensino de Língua Inglesa (2020) pela Unimais e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2022). Atualmente, é tutora Ead na Huby cursos - Unigran Capital, docente de Língua Inglesa na Educação Básica pelas Secretarias de Educação do Município de Campo Grande e do Estado do Mato Grosso do Sul. Experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Língua Portuguesa para falantes de outras línguas.

 http://lattes.cnpq.br/0457264553972922




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico