Teatro

Licenciatura

Projetos

PROJETOS DE PESQUISA

 

PESQUISAS EM ANDAMENTO

O CORPO MITOLÓGICO NAS DANÇAS BRASILEIRAS

Projeto de Pesquisa coordenado pela Profa.Dra. Gabriela Di Donato Salvador Santinho, vinculado ao Grupo De Pesquisa em Danças Populares Brasileiras "Renda que Roda"

Este projeto é um desdobramento dos últimos dois projetos desenvolvidos pela proponente e tem como objetivo principal verificar o ocorrência da teoria do corpo mitológico nas práticas de composição a partir das danças brasileiras. A proposta é cruzar as pesquisas anteriores - tanto teórica, quanto praticamente- buscando, efetivar a construção de um corpo cênico a partir da estruturação corporal advinda da pesquisa de campo nas manifestações populares de danças brasileiras e de laboratórios práticos de criação a partir dos estados alterados de consciência, que conduzem ao corpo mitológico. Essa pesquisa ainda busca legitimar as danças populares brasileiras como produção artística nacional einspiração poética para a cena.

 

ARTE, EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E CINEMA:" Em busca de uma experiência estética plena do saber sensível"

Projeto de pesquisa coordenado pela Profa.Dra. Keyla Andrea Santiago Oliveira.


Percebe-se, no contato com as escolas, que estamos às voltas com os ditames da indústria cultural como única provedora de uma pedagogia da imagem, do corpo e da música, e a instituição educativa precisa fazer frente a essas questões, preenchendo lacunas especialmente criadas a partir de discursos aparentemente belos e harmônicos e experiências de sensibilização. No desenho desse contexto, faz-se necessário pensar projetos de pesquisa que investiguem as interfaces entre as linguagens da arte e que tipo de concepções tem permeado as ações dos docentes (pedagogos e docentes artistas) nas instituições de Educação Básica no que se refere à experiência estética e o saber sensível. Este projeto dedica-se a essa investigação, tentando compreender como tem se dado a experiência estética e a vivência do saber sensível no que diz respeito à arte, à educação, à infância e ao cinema em algumas instituições educativas de Campo Grande, tendo por base três linhas de ação: reflexões teóricas, pesquisas empíricas e construção de propostas didático-estéticas.

 

PROJETO DE PESQUISA EM DANÇA-EDUCAÇÃO

Projeto de pesquisa coordenado pela Profa.  Dra. Christiane Guimaraes de Araújo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo ampliar e fortalecer os estudos teóricos e práticos sobre a Dança na/para a educação formal e não-formal. Este será realizado com os acadêmicos e egressos da graduação de Artes Cênicas e Dança na Unidade Universitária de Campo Grande, em 3 ações, sendo elas: 1: Grupo de Pesquisa de Educação em Dança – Corpos Ressignificados em Instituições Escolares (GPED-CRI(s)ES) - Grupo de estudo teórico prático, que será realizado em encontros semanais com acadêmicos do 1º ao 4º ano e egressos do curso, que buscam aprofundar seus estudos e formação em dança criativa/educativa (ação vinculada e decorrente da disciplina de didática e metodologia do ensino da Dança). Para 2020, a previsão é que este grupo de estudo tenha um braço de extensão, no qual será criado o projeto “CriançaCriandoDança” que contemplará a comunidade José Abrãao com o oferecimento de aulas de dança para crianças. 2: Orientações de pesquisas de TCC e iniciação científica que abordem temáticas como: Poéticas da dança na educação básica; Processos de ensino aprendizagem e reflexão da dança para o espaço escolar e não escolar; Formação de professores em dança. Para 2020 a proposta é o lançamento de um livro com artigos sobre suas pesquisas desenvolvidas no grupo. 3: Realização do “II AdoceDança” - II Encontro de Arte e Docência em Dança - sendo este um evento científico de 1 dia vinculado à disciplina de produção cultural, que trará discussões em torno da dança educação e/ou educação em dança.

 

TÉCNICA KLAUSS VIANNA: movimentos artístico-pedagógicos para o corpo que dança

Projeto de pesquisa coordenado pela Profa. Dra.Dora de Andrade Silva

O projeto de pesquisa proposto será desenvolvido no contexto do Curso de Artes Cênicas da UEMS/UUCG. Busca-se investigar os processo artísticos e pedagógicos envolvendo a Técnica Klauss Vianna pensando assim o estudo e trabalho sobre o corpo sensível que abrangem os múltiplos fazeres dos/as futuros/as formandos/as de artes cênicas. Serão pesquisados os princípios de trabalho sobre o corpo e movimento desenvolvidos pela família Vianna se apoiando na indissociabilidade entre técnica e criação, sala de aula e cena, entre práticas artísticas e pedagógicas, que esta corrente de pensamento comunga (MILLER, 2012). Para tanto serão desenvolvidas investigações que propõem a não separação da experimentação corporal e a reflexão teórica, mas que buscam se dar por meio de ações, nestas instâncias, que se interpenetram e se retroalimentam. O projeto propõe ainda um diálogo com as linhas de ações desenvolvidas pelo Núcleo Fuga! – grupo que investiga as interações entre dança, performance e teatro – buscando, principalmente, o olhar e atravessamento do campo da performance articulado aos princípios da Técnica Klauss Vianna, trabalhados por esse coletivo. A pesquisa se apoiará no método da cartografia como aposta para estudar processos acompanhando movimentos e não estruturas estanques, lançando mão de um método igualmente processual que deflagra a necessidade de aderência do pesquisador ao plano da experiência, onde o conhecer e fazer se tornam inseparáveis (KASTRUP, 2010). Neste percurso, a pesquisa docente aqui apresentada pretende diálogo com a pesquisa discente que irá compor as ações do projeto, buscando abertura, escuta e postura colaborativa na construção do saber.

 

PRÁTICAS CULTURAIS LATINO-FRONTEIRIÇAS: ARTES DE “PAISAGENS”, SILÊNCIOS E APAGAMENTOS EM CENA NA CULTURA SUL-MATO-GROSSENSE

RESUMO: Considerando o advento da descolonização necessária de culturas latino-americanas colonizadas no século XVI por Coroas Espanholas, Inglesas, Francesas e Portuguesas, o presente Projeto de Pesquisa propõe, a partir de uma perspectiva geoistórica inversa situada na própria América Latina, pesquisar e fazer (re)verificações da “História da Arte Universal” que está em evidência neste contexto geográfico latino (artístico, investigativo, teórico e pedagógico) por mais de 500 anos. Ainda que sem almejar esgotar a questão tão ampla, a investigação objetiva, sobretudo, versões outras de histórias para as Artes Visuais latino-americanas, em especial a brasileira, valendo-se de epistemologias teórico-críticas descoloniais que estão rediscutindo práticas artísticas, culturais e de saberes, mas igualmente estão (re)verificando as políticas, economias, éticas, estéticas, direitos e democracias erigidos a partir do período colonial. A principal hipótese que ancora este Projeto de Pesquisa é a de que desde a colonização latino-americana várias histórias locais foram descartadas para a emergência do projeto global da modernidade. Dessas histórias locais foram desprezados lugares, biografias e narrativas artístico-culturais de diferenças coloniais em virtude do estabelecimento do padrão de gênero, raça, classe, fé-cristã, línguas ocidentais e ciência que sustentam ainda na contemporaneidade a lógica de razão moderna na arte, na cultura e nos conhecimentos. Ao certo que com o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa ficará evidente uma discussão epistemológica que colocará em debate a colonialidade versus diferenças coloniais e a historiografia oficial versus produções artístico-culturais da exterioridade. Alcançados os objetivos do Projeto de Pesquisa (com diferentes publicações, de variadas investigações em lóci latino-americanos e com a exposição teórico-crítica e artística (através de desenhos e pinturas) de diferentes resultados produzidos), Histórias das Artes outras da América Latina – tanto dos lugares no país em situação de fronteiras, como dos diferentes interiores mais recônditos do Brasil – serão colocadas em evidência a fim de afirmar que todos os sujeitos, lugares e narrativas artístico-culturais têm histórias próprias e que participam também das histórias alheias.

PALAVRAS-CHAVE: Arte Latina; Pesquisa; Culturas; Artes Visuais.

 

ARTE, CULTURA E EXPERIVIVÊNCIAS LATINAS: PAISAGENS E PRÁTICAS CULTURAIS NO “CORREDOR” ENTRE MATO GROSSO DO SUL E O PACÍFICO

Resumo: O Projeto de pesquisa tem como intenção investigar, a partir de uma perspectiva descolonial, as histórias locais das artes produzidas no “corredor” “Bioceânico” entre o Mato Grosso do Sul e o Oceano Pacífico. Considerando que o lado da “rota” MS/Atlântico já fora bastante investigado (2012-2021), agora me volto para culturas des-conhecidas. As investigações primarão por estudar práticas artístico-culturais que, situadas neste roteiro de fronteiras culturais das diferenças, são paisagens das culturas, artes e conhecimentos produzidos nessas situações distintas entre um ponto e outro da “Rota Bioceânica” que ligará econômica, política, social e culturalmente várias culturas diferentes. Espera-se com as investigações, em médio e longo prazo, evidenciar as características dessas culturas por meio de esboços de retratos das suas paisagens que delineiam um mapa da arte, da cultura e da educação produzidas e praticadas por essas diferentes sociedades. Tais resultados, ainda, certamente serão/proporão trocas de experivivências daqui (MS-Brasil) com as diferentes culturas (Paraguay, Argentina, Chile e Bolivia) situadas às margens/márgenes dessa “Rota”.

Palavras-chave: Arte, Cultura, Educação; Rota Bioceânica.

(Projeto em fase de Cadastramento - SIGPROJ - PROPPI/UEMS)

 

 

PROJETOS DE PESQUISAS CONCLUÍDOS

ARTE E CULTURA NA FRONTERA: “Paisagens” Artísticas em Cena nas “Práticas Culturais” Sul-Mato-Grossenses

Projeto de Pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Antônio de Oliveira , vinculado ao  NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas.

Este Projeto de Pesquisa propõe um estudo epistemológico das representações da identidade cultural local na contemporaneidade, tendo o estado de Mato Grosso do Sul e suas fronteiras internacionais e limites geográficos nacionais como espaço geoistórico-cultural de investigação a partir de algumas das produções artísticas de artistas (da cena, do corpo ou da plástica) sul-mato-grossenses que buscaram retratar como “paisagens conceituais” as identidades dos sujeitos biográficos desse lócus cultural. Como exemplo é possível citar as pinturas de Wega Nery (1912-2007), Henrique Spengler (1958 – 2003), Jorapimo (1937 – 2009) e Ilton Silva (1943), as produções coreográficas do grupo Ginga – Cia de Dança, do grupo performático Desvio Coletivo, especialmente na performance CEGOS que, apesar de não ser sul-mato-grossense balizou na cultura do estado de Mato Grosso do Sul para discutir questões pertinentes ao Projeto, entre outros artistas que certamente se farão necessários serem abordados. Valendo-me das discussões acerca das identidades culturais, e tomando as produções artísticas de “paisagens conceituais” dos referidos artistas como registro das mudanças socioculturais na última virada do século, especialmente, e o avanço da globalização, o Projeto de Pesquisa visa discutir a forma de representação contemporânea das identidades culturais dos indivíduos locais na produção artística de artistas sul-mato-grossenses. Como também pretende discutir qual é o corpo que as produções artísticas ocupam e encenam nas fronteiras internacionais e limites geográficos sul-mato-grossenses. Como aportes teóricos que sustentarão as discussões no Projeto de Pesquisa serão tomados conceitos e reflexões oriundos das teorias culturalistas, pós-coloniais, da crítica biográfica e da crítica cultural, especialmente as formuladas na América Latina e por estudiosos brasileiros.

 

PROJETOS DE EXTENSÃO

EXTENSÃO EM ANDAMENTO
 
DO PAPEL À CENA : ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DE ADEREÇOS PARA A COMPOSIÇÃO DA ENCENAÇÃO
Coordenado pelo Prof. Dr. Osvanilton de Jesus Conceição
Projeto de Extensão e Cultura consiste no desenvolvimento de processos de encenação em equilíbrio com a investigação de técnicas e estratégias de construção de adereços cênicos a partir da reutilização e manipulação de papeis de diferenciadas gramaturas. Essa iniciativa está alicerçada na necessidade de tecer aproximações entre uma prática pedagógica pautada na educação ambiental e uma proposta de produção artística que coaduna com a ideia de economia criativa e desenvolvimento sustentável. No tocante a promoção de educação ambiental, o Projeto Do Papel à Cena visa promover reflexões que evidenciam a necessidade de atenuação dos impactos negativos ao meio-ambiente, a importância do uso consciente dos recursos naturais e a pertinência de práticas que contemplam a proposta dos 3 Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar, ou seja: reduzem gastos, evitando os desperdícios na atualidade e gerando benefícios para o presente e para o futuro, reutilizam materiais e elementos naturais, atuando positivamente nos custos de vida desde a economia doméstica aos consumos gerais e reciclam materiais, contribuindo para a economia local e gerando impulsos para o surgimentos de outras práticas sustentáveis.
 

Arte, Educação Ambiental e Sustentabilidade em busca de uma Cultura Ecológica

Descrição: O projeto aproxima acadêmicos e comunidade através dos estudos sobre educação ambiental, arte e empreendedorismo , na interface dos estudos e pesquisas realizados no âmbito da universidade considerando a reutilização dos resíduos sólidos (papeis, embalagens e outros) promovendo a cultura ecológica e a sustentabilidade, temas que são pertinentes à formação nos cursos de graduação e ao exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida. Os extensionistas acadêmicos realizarão estudos aprofundados e práticas sobre os temas com a equipe proponente, posteriormente as ações se estenderão a comunidade do entorno da Incubadora Municipal Zé Pereira possibilitando futuras incubações para extensionistas participantes...

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Osvanilton de Jesus Conceição - Integrante / Francisco Carlos Espíndola Gonzalez - Coordenador.

 
GRUPOS DE PESQUISA

Festival de Uma Cia. Só: A Teatralidade como Recurso Cênico

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fernandes Ferreira de Souza - Integrante / Marcus Villa Góis - Coordenador / Christiane de Araújo Gmeiner - Integrante / Juliana Alves Gurgel Fernandes - Integrante / Denise Abraão Nachif - Integrante.

 

NUPEDOC - Núcleo de Pesquisa Escola, Arte e Cultura

Descrição: O NÚCLEO DE PESQUISA ESCOLA, ARTE, CULTURA E TRABALHO DOCENTE (NUPEDOC) se organiza a partir do interesse das pesquisadoras sobre a formação e o trabalho de professores nos diferentes níveis de ensino. O núcleo de pesquisa está estruturados em torno de quatro eixos: a) formação inicial e continuada para a infância; b) prática de ensino como co-formadora (ênfase na relação escola/universidade); c) desenvolvimento estético de professores e alunos, e d) reflexão conceitual a partir dos pressupostos de Bakhtin e Vigotski..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Matheus Vinicius de Sousa Fernandes - Integrante / Luciane Maria Schlindwein - Coordenador.

 

Pedagogia do teatro: conceitos e contextos

Descrição: O trabalho realizado pelo grupo tem implicações tanto em termos do aperfeiçoamento do ensino do teatro na Educação Básica e no Ensino Médio, quanto em termos do avanço da reflexão sobre a ação cultural em teatro, em contextos tão diversificados quanto organizações não governamentais, bibliotecas, centros culturais e prisões, entre outros. Nesse sentido,os pesquisadores vêm examinando as múltiplas acepções que recobrem os conceitos vinculados à pedagogia do teatro, em diferentes esferas. As investigações levadas a efeito atualmente pelos participantes se distribuem em duas vertentes, a saber: A) Formação de docentes e coordenadores de oficinas, mediante reflexão acerca de trabalhos de conclusão de curso envolvendo pesquisa-ação; experimentação metodológica em escolas através de parceria estudantes-alunos; seminários sobre estágios de observação; grupo de estudos em drama aberto a docentes em atividade; oficinas dirigidas a professores da rede pública. B)Exame da atuação de grupos e coletivos teatrais que vêm desenvolvendo modalidades de ação cultural em artes cênicas, tendo em vista refletir sobre as potencialidade pedagógicas dessa ação, no âmbito da cidade. A curto e médio prazo as perspectivas do grupo envolvem a publicação de pesquisas geradas no âmbito tanto do doutorado e mestrado, quanto da iniciação científica e monografias de graduação..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Matheus Vinicius de Sousa Fernandes - Integrante / Beatriz Angela Vieira Cabral - Integrante / Maria Lucia de Souza Barros Pupo - Coordenador.

 

NAV(r)E - Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1456348756496114

Identificação

Certificado 2015

Prof. Líder Responsável: Marcos Antônio Bessa-Oliveira

Área: Lingüística, Letras e Artes; Artes

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Endereço / Contato

Endereço Rodovia BR-080, s/n, Conjunto José Abrão - Campo Grande-ms

79114005

Dados da linha de pesquisa: A linha de Fundamentos Teóricos e Práticos no Ensino das Artes compreende uma discussão teórico-metodológica e crítica das diferentes práticas do ensino das artes nas suas múltiplas linguagens ao longo da história do ensino das artes no Brasil. Visando compreender o fenômeno contemporâneo da educação, através do ensino das artes, propõe discussões aos desafios educacionais contemporâneas e formular uma pedagogia das artes como epistemologias para o ensino das artes em suas diferentes linguagens.




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