Teatro

Licenciatura

Publicações

Prof. Dr. Fernandes Ferreira de Souza

 

Livros publicados/organizados ou edições

  1. SOUZA, F. F.. A pesquisa em artes: um processo educacional. 1. ed. Campo Grande: Denise Abrão Nachif, 2013. v. 100. 139p .

 

Capítulos de livros publicados

  1. SOUZA, F. F.; ENEDINO, W. C. . Entre a tábua, o fogo e a lei: teatro e representação social em Santo Inquérito, de Dias Gomes.. Entre a tábua, o fogo e a lei: teatro e representação social em Santo Inquérito, de Dias Gomes. 1ed.Londrina-PR: Syntagma, 2019, v. 1, p. 139-156.
  2. SANTOS, V. J. ; SOUZA, F. F. . Processo criativo em arte: uma reflexão sobre o ato criador em sala de aula. In: Lucélio Ferreira Simão; Emílio Davi Sampaio. (Org.). O PIBID na UEMS. 1ed.Campo Grande MS: Life Editora, 2018, v. 1, p. 189-200.
  3. SOUZA, F. F.; ENEDINO, W. C. . A cor púrpura, a cor de todos nós. In: Cláudia Cristina Ferreira. (Org.). Vade Mecum do Ensino das Línguas Estrangeiras Adicionais. 1ed.Londrina-PR: Pontes, 2018, v. 1, p. 825-840.

 

 

Prof. Dr. Marcos Antônio Bessa-Oliveira

 

Livros publicados/organizados ou edições

  1. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. EDUCAÇÃO, TECNOCOLONIALIDADE, DOCÊNCIA REMOTA & A COVID-19. 1. ed. Campo Grande, MS: Life Editora, 2020. v. 100. 94p .
  2. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Artevírus, Arte de DENTRO DE CASA & a Covid-19. 1. ed. Campo Grande, MS: Life Editora, 2020. v. 100. 115p .
  3. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Arte BIOgeográfica, Processos Criativos & Covid-19. 1. ed. Campo Grande, MS: Life Editora, 2020. v. 100. 280p .
  4. NOLASCO, Edgar Cézar (Org.) ; BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio (Org.) . FRONTEIRAS CULTURAIS EM CONTEXTOS EPISTÊMICOS DESCOLONIAIS II. 1. ed. Campo Grande, MS: Life Editora, 2020. v. 100. 208p .
  5. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio; NOLASCO, Edgar Cézar (Org.) . FRONTEIRAS CULTURAIS EM CONTEXTOS EPISTÊMICOS DESCOLONIAIS. 1. ed. Campo Grande, MS: Life Editora, 2018. v. 300. 241p .
  6. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. PAISAGENS BIOGRÁFICAS PÓS-COLONIAIS: Retratos da Cultura Local Sul-Mato-Grossense. 1. ed. Campo Grande, MS: Life Editora, 2018. v. 300. 278p .
  7. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. NAV(r)E - Pesquisa e Produção de Conhecimento em Arte na Universidade: artista, professor, pesquisador. 1. ed. Campo Grande, MS: Life Editora, 2018. v. 300. 326p .

 

Capítulos de livros publicados

  1. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. A arte como espaço de FronteirAção ? aproximação e separação dos múltiplos atravessamentos contemporâneos. In: ANTONIO ALEXANDRE ISIDIO CARDOSO; MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E SILVA. (Org.). Fronteiras, migrações, representações. 1ed.São Luís, MA: EDUFMA, 2021, v. 1, p. 11-39.
  2. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. ARTE-EDUCAÇÃO DESCOLONIAL: FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE ARTE PARA UM TRABALHO DOCENTE MEDIADOR. In: Claudia Mortar; Luisa Tombini Wittmann. (Org.). Diálogos sensíveis: produção e circulação de saberes diversos. 1ed.Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2020, v. 1, p. 237-256.
  3. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. ARTE-EDUCAÇÃO DESCOLONIAL: FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE ARTE PARA UM TRABALHO DOCENTE MEDIADOR. In: Claudia Mortar; Luisa Tombini Wittmann. (Org.). Diálogos sensíveis: produção e circulação de saberes diversos. 1ed.Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2020, v. 1, p. 237-256.
  4. BRITO, Gilmara de Souza de ; BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio . POSSIBILIDADES OUTRAS PARA (re)PENSARMOS A REPRESENTAÇÃO DO IMAGINÁRIO SOBRE O SUJEITO NEGRO NO ENSINO BRASILEIRO: Relatando a Experiência Final.. In: Edgar Cézar Nolasco; Marcos Antônio Bessa-Oliveira. (Org.). FRONTEIRAS CULTURAIS EM CONTEXTOS EPISTÊMICOS DESCOLONIAIS II. 1ed.Campo Grande, MS: Life Editora, 2020, v. 1, p. 91-100.
  5. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. BIOgeografias Como Perspectiva Epistêmica das Artes Visuais Descoloniais Fronteiriças. In: Edgar Cézar Nolasco; Marcos Antônio Bessa-Oliveira. (Org.). FRONTEIRAS CULTURAIS EM CONTEXTOS EPISTÊMICOS DESCOLONIAIS II. 1ed.Campo Grande, MS: Life Editora, 2020, v. 1, p. 119-146.
  6. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. SILVIANO SANTIAGO/ABAPOR: "Homem que como gente". In: Edgar Cézar Nolasco; Pedro Henrique Alves de Medeiros. (Org.). UM LIVRO PARA SILVIANO SANTIAGO: entre-lugares críticos e literários. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, v. 1, p. 177-202.
  7. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Quando a História da Arte não dá mais conta da Arte!. In: Edgar Cézar Nolasco. (Org.). EXTERIORIDADE DOS SABERES: NECC 10 anos. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2019, v. 1, p. 65-88.
  8. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio; BRITO, Gilmara de Souza de . (Re)pensando a história local a partir das contribuições de epistemologias outras de sujeitos que habitam a fronteira platina de Mato Grosso do Sul. In: Paulo Marcos Asselin; Vinicius Rajão da Fonseca. (Org.). O expansionismo brasileiro sobre a Bacia Platina e a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai. 1ed.Porto Alegre, RS: PPGH; FCM, 2019, v. 1, p. 11-34.

 

Artigos completos publicados em periódicos

  1. PAVAN, Vitória ; BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio . CORPO-POESIA EM AÇÃO NA QUARENTENA: ?A GENTE QUE É CORPO/PRECISA DE CORPO [...]?. O MOSAICO: REVISTA DE PESQUISA EM ARTES, v. 1, p. 411-424, 2021.
  2. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. ARTE-EDUCAÇÃO DESCOLONIAL: FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE ARTE PARA UM TRABALHO DOCENTE MEDIADOR. REVISTA EDUCAÇÃO (GUARULHOS), v. 16, p. 63-88, 2021.
  3. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Arte, cultura, educação, COVID-19 & o pensamento descolonial crítico biogeográfico fronteiriço. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 13, p. 1964-1995, 2021.
  4. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio; ORTIZ, Marcela dos Santos . BNCC ? CAMINHOS E (IM)POSSIBILIDADES PARA GÊNERO: PORQUE NA EDUCAÇÃO ESCANTEOU AS MULHERES E SEUS CORPOS?. EDUCAÇÃO EM REVISTA, v. 21, p. 73-88, 2020.
  5. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. (Des)política para corpos-política na arte, na cultura e na educação. Revista de Educação Interritórios, v. 6, p. 1-26, 2020.
  6. SANTOS, Kelly Queiroz dos ; BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio . Arte-mediação: proposta outra para pensar mediação ?cultural? no ensino de Arte. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 6, p. 1-15, 2020.
  7. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. As fronteiras que esBARRAm as produções artístico-culturais contemporâneas da exterioridade. Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM, v. 3, p. 1-9, 2020.
  8. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Pensamento descolonial-fronteiriço: perspectivas para a pesquisa sobre a formação de professores de artes. AQUILA (RIO DE JANEIRO), p. 239-254, 2020.
  9. SANTOS, Kelly Queiroz dos ; BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio . ARTE-MEDIAÇÃO: UMA PEDAGOGIA DA DIVERSALIDADE PARA PENSAR O ENSINO DE ARTE. O MOSAICO: REVISTA DE PESQUISA EM ARTES, v. 1, p. 32-55, 2020.
  10. SILVA-JÚNIOR, Ademir I. ; BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio . CORPOS QUE DANÇAM (N)A CONTEMPORANEIDADE: DANÇAS QUE ATRAVESSAM OS MUROS DAS ESCOLAS. Incomum Revista - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação, Profissionalização e Comunidades, v. 1, p. 1-24, 2020.
  11. QUEIROZ DOS SANTOS, KELLY ; PEREIRA DE SOUZA, ANA CAROLINA ; DOS SANTOS ORTIZ, MARCELA ; ANTÔNIO BESSA-OLIVEIRA, MARCOS . Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação. Devir Educação, v. 4, p. 55-79, 2020.
  12. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio; SANTOS, Kelly Queiroz dos . CORPO QUE É, FALA, SENTE, DANÇA: experivivências de um corpo produtor de arte, cultura e conhecimento. CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS, v. 1, p. 157-178, 2020.
  13. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. CRIANÇA VIADA NÃO É CRIANÇA VIADO! Quase uma (minha) vida em ensaio biográfico. CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS, v. 1, p. 179-201, 2020.
  14. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio; RODRIGUES, Larissa . O CORPO PRIMITIVO CONTEMPORÂNEO da/na margem não tecno(lógica). CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS, v. 2, p. 137-160, 2020.
  15. BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. O CORPO E A GEOPOLÍTICA DA TECNOCOLONIZAÇÃO, TECNOCOLONIALIDADE DO CORPO na Arte, na Cultura e na Educação! (1ª Parte). CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS, v. 2, p. 161-184, 2020.

 

 

Prof. Dr. Matheus Vinícius Fernandes

 

Livros publicados/organizados ou edições

  1. FERNANDES, M. V. S.; SANTOS, F. F. ; Lucinéia Contiero . Pedagogia do teatro : prática, teoria e trajetórias de formação docente. 1. ed. NATAL: EDUFRN, 2018. v. 1. 154p .
  2. FERNANDES, M. V. S.. Rupturas: processo estético e pedagógico pós-dramático na educação. 1. ed. BERLIM: NEA, 2018. v. 1. 155p .
  3. BRITTO, C. ; FERNANDES, M. V. S. . Programa Educação em Foco: múltiplas dimensões da formação continuada. 01. ed. CAMPO GRANDE: PREFEITURA DE CAMPO GRANDE - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, 2017. v. 1. 121p .

 

Capítulos de livros publicados

  1. FERNANDES, M. V. S.; SANTOS, F. F. . Cuenta-cuentos: abordagem pedagógica de um processo teatral no México. In: Fernando Freitas dos Santos; Lucineia Contiero; Matheus Vinícius de Sousa Fernandes. (Org.). Pedagogia do teatro : prática, teoria e trajetórias de formação docente. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2018, v. 1, p. 96-108.
  2. FERNANDES, M. V. S.. De ser em Hiato. In: Secretaria de Cultura Piracicaba SP. (Org.). XIII Premio Escriba. 46ed.Piracicaba: CS Editora, 2015, v. 01, p. 01-.

 

Artigos completos publicados em periódicos

  1. FERNANDES, M. V. S.. Caminhos de um programa de iniciação à docência em Artes Cênicas no Mato Grosso do Sul. NUPEART, v. 12, p. 22-39, 2014.

 

 

Prof. Dr. Osvanilton de Jesus Conceição

 

Capítulos de livros publicados

  1. ANDRE, F. ; CORREIA, T. C. S. ; CONCEIÇÃO, O. J. ; MAGALHAES, F. S. . A Encenação - Uma Renovação das Artes Cênicas, uma antiga árvore com profundas raízes e galhos ramificados no tempo e no espaço.. In: Francisco André Sousa Lima; Frank Souza Magalhães; Thiago Carvalho de Sousa Correia. (Org.). Alvenarias Cênicas: Diálogos sobre Especialidades da Engenharia Teatral. 1ed.São Paulo: Giostri, 2018, v. 1, p. 40-51.
  2. CONCEIÇÃO, O. J.; TURLE, L. ; TRINDADE, J. ; GOMES, V. . Os Atores das Ruas: Caminhos entre Risos e Riscos. In: Licko Turle; Jussara Trindade; Vanéssia Gomes. (Org.). Teatro de Rua: Discursos, Pensamentos e Memórias em Rede. 1ed.Fortaleza: Aldeia Casa Viva, 2016, v. 01, p. 110-116.
  3. SANTOS, I. F. ; CONCEIÇÃO, O. J. . Do Jongo ao Jogo: Uma Proposta de Treinamento Popular para Atores. In: Inaicyra Falcão dos Santos; Gustavo Côrtes; Mariana Baruco Machado Andraus. (Org.). Rituais e Linguagens da Cena: Trajetórias e Pesquisas sobre Corpo e Ancestralidade. 01ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 01, p. 51-72.
  4. Ferreira, Francirosy Campos Barbosa. ; Müller, Regina Polo ; CONCEIÇÃO, O. J. . Teatro, jongo e jogo: possíveis interações no contexto da rua. In: Francirosy Campos Barbosa Ferreira; Regina Polo Müller. (Org.). Performance, Arte e Antropologia. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2010, v. 1, p. 280-298.



Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico