Sala de Imprensa

Olá, colega jornalista! Seja bem-vindo à Sala de Imprensa da UEMS. Reunimos algumas informações sobre a Universidade que podem ajudar no trabalho de vocês. Caso a informação que você procura não esteja aqui, nos envie um e-mail para: imprensa@uems.br ou imprensauems@gmail.com .

UEMS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) foi implantada em 1993, mas sua história começou em 1979 quando foi concebida já na primeira Constituinte do Estado.

Conheça mais sobre a história da UEMS. Neste link você encontra o livro e os vídeos elaborados em alusão aos 25 anos da Universidade: http://www.uems.br/25-anos/ . Em 2021, a Universidade completará 28 anos.

Onde estamos

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está presente em 28 municípios de Mato Grosso do Sul. A Universidade possui 15 unidades e 13 polos de Ensino a Distância.

Unidades Universitárias: Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.

Polos EaD: Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Bela Vista, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Japorã, Miranda e Rio Brilhante, Paranhos, Porto Murtinho e São Gabriel do Oeste.

Cepex

A UEMS ainda conta com 11 Centros de Pesquisa, Ensino e Extensão (Cepex), que são referência em diversas áreas na Universidade.

Cursos

Hoje são oferecidos 60 cursos de graduação presencial, três na modalidade EaD e 30 cursos de Pós-Graduação entre especializações, mestrados e doutorados.

Graduação: http://www.uems.br/graduacao .

Pós-graduação: http://www.uems.br/pos_graduacao .

Estude na UEMS

A UEMS possui duas formas de ingresso nos cursos de graduação ofertados, sendo: 1. o Vestibular UEMS; e 2. o processo via do SiSU - Sistema de Seleção Unificada, que utiliza as notas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio para avaliação dos candidatos. O SiSU é o Sistema Informatizado do Ministério da Educação. A UEMS participa do processo de seleção sempre uma vez ao ano, no primeiro semestre do ano letivo vigente. ingresso@uems.br .

A UEMS também oferece o Processo Seletivo Permanente (PSP) que é gerenciado pela Universidade. O PSP é utilizado quando o curso não tem mais candidatos na lista de espera do SISU e ainda existem vagas remanescentes. Para saber mais sobre este, acesse o portal ingresso@uems.br .

Também oferecemos a opção de Transferência Externa, processo destinado a alunos matriculados regularmente em outras instituições de ensino superior. Este processo é realizado via edital próprio da UEMS e somente quando há vagas existentes em seus cursos de graduação.

Também oferecemos a seleção para Portadores de Diploma, destinada a candidatos com diploma de curso de Ensino Superior, reconhecido ou autorizado pelo MEC ou Conselho Estadual de Ensino. Este processo é aberto mediante edital interno, pela Diretoria de Registro Acadêmico da UEMS. Para saber mais, enviar e-mail para dra@uems.br .

Cotas

A UEMS é a primeira Universidade do Brasil a garantir a inclusão de indígenas (10% das vagas) em todos os cursos de graduação. Somos a terceira a Universidade do País a adotar cota racial (20% das vagas) em todos os cursos de graduação. Em 2020, mediante Projeto de Lei da Assembleia Legislativa, instituiu-se cotas para os Residentes no Estado de Mato Grosso do Sul, mediante comprovação de moradia no MS superior, sendo reservado para esta modalidade de concorrência (10% das vagas).

Redes Sociais

Nossa Universidade possui redes sociais oficiais nas principais plataformas, onde são veiculados conteúdos institucionais em tempo real e com a divulgação de pautas e demais eventos internos. Siga-nos:

Facebook: @uemsoficial

Instagram: @uemsoficial