Coordenação Pedagógica (Dourados)

Corpo Docente

 

 

 

 

Profª. Drª. Andréia Nunes Militão

Professora Adjunta Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras/Espanhol e docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (nível de Mestrado). Possui Graduação em História (UNESP, 1998), Mestrado em História (UNESP, 2001), Graduação em Pedagogia (União das Faculdades dos Grandes Lagos, 2011) e Doutorado em Educação (UNESP, 2015). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho sob supervisão do Prof. Dr. Licínio Lima. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa "Políticas Educacionais e Formação de Professores? (GEPPEF-UEMS-UFGD) e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE-UNICAMP). É coordenadora do GT 08 da ANPED/Centro-Oeste e Parecerista Ad Hoc do GT 08 da ANPED. É associada à ANFOPE, ANPAE e CEDES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e programas educacionais, administração/gestão educacional, qualidade da educação, formação de professores, valorização profissional, PNE, CONAE e educação de tempo integral.

 

Profª. Drª. Andrêssa Gomes de Rezende Alves

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando nas seguintes temáticas: Estado e política educacional, parceria público/privado, gestão educacional.

 

Profª. Drª. Bruna Caroline Camargo

Doutora em Educação, na linha de Políticas Educacionais, na Universidade Federal do Paraná (2020). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Licenciada em Pedagogia (2012) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Integrante do Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE/UFPR) e da pesquisa CNTE, FENPROF e as disputas da política educacional: a luta de professores brasileiros e portugueses no período democrático recente. Atualmente é professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.                                                   

Profª. Drª. Carla Regina de Souza Figueiredo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), graduação em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) e doutora em Letras (Estudos da linguagem/ Linguística Aplicada) pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atua como professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em estudos de variação linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: léxico, língua falada,contatos linguísticos, toponímia, geolinguística e dialetologia. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa "Políticas Educacionais e Formação de Professores" (GEPPEF - UEMS- UFGD). Atua como pesquisadora nos Projetos ATEMS - Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul e ALiB - Atlas Linguístico do Brasil – regional MS.

 

Profª. Drª. Elis Regina dos Santos Viegas

Doutora em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação (PPGEdu) da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Educação (2014); Especialista em Docência na Educação Infantil (2016); graduada em Pedagogia (2010), ambos pela FAED/UFGD e; técnica em multimeios didáticos e, em serviços públicos. Atualmente é Professora Substituta da Faculdade de Educação (FAED/UFGD) e técnica formadora no Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) Dourados-MS. É membro do Grupo Estado, Políticas e Gestão da Educação (GEPGE) e Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF). Tem interesse em pesquisas que abordem aspectos relativos à políticas educacionais, formação de professores e educação básica.

 

Prof. Dr. Fabio Perboni

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Presidente Prudente (2016), Mestrado em História pela UNESP/Franca (1999), e graduação em Pedagogia pela União das Faculdades dos Grandes Lagos / UFSCar (2011) e em História pela UNESP/Franca (1996). Atuou como docente na Educação básica no Ensino Médio e Fundamental por 14 anos. Atualmente está vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados FAED / UFGD e ao programa de pós-graduação da mesma instituição. É coordenador do GT 05 da ANPED / CO - Grupo de Trabalho Estado e Política Educacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação / Região Centro Oeste. Desenvolve pesquisas junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE - UFGD), ao Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF - UEMS) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE - UNICAMP). Tem experiência em pesquisa na área de Políticas Educacionais, com ênfase principalmente nas seguintes temáticas: Gestão Educacional, Avaliação Educacional, Formação de Professores e Educação Integral

 

Profª. Drª. Héllen Thais dos Santos

Doutora em Educação (2018) e Mestre em Educação (2013) pelo Programa de Pós-graduação em Educação- PPGE da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/FCT, Câmpus de Presidente Prudente . Especialista em Educação Infantil (2010) pela UNESP/FCT. Graduada em Pedagogia (2006).Possui,também, Habilitação no Magistério para Educação Infantil (2007) pela UNESP/FCT . Graduada em Letras (2004) pela Universidade do Oeste Paulista-UNOESTE. Habilitada no Magistério em Nível Médio-CEFAM (2002). Atuou como professora de Educação Infantil na Rede Privada de Ensino-Colégio Anglo Prudentino (2003-2008) e, também, na Prefeitura Municipal de Presidente Prudente (2009-2011). Atuou como vice-diretora de escola pela Prefeitura Municipal de Pirapozinho (2009) ; como professora titular de cargo efetivo, PEB I, pelo Governo do Estado de São Paulo (2005-2015). Atuou como Professora Coordenadora de Apoio à Gestão Pedagógica-PCAGP (1º sem de 2014) pelo Governo do Estado de São Paulo. Bolsista CAPES (Doutorado 2014-2017). Atuou como Diretor de Escola na Rede Municipal de Presidente Prudente, de 2016 -2019. Atualmente é Professora Doutora na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS, Campus de Maracaju-MS

 

Profª. Drª. Izabella Alvarenga Silva

Professora Adjunta Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Maracaju. É Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Possui experiência na Educação Básica e no Ensino Superior.

 

Prof. Dr. Leandro Picoli Nucci

Docente efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (MS) e professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação de MS, com atuação na educação básica. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2010), concluiu o mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2013. Em 2017 concluiu o curso de Doutorado em Educação pela UFMS na linha de pesquisa História, Políticas e Educação. Pesquisa a área de políticas educacionais com ênfase na questão federativa: Federalismo e Educação. Em 2017 concluiu o curso de Licenciatura em Pedagogia pela UNIMES

 

Profª. Drª. Maria Alice de Miranda Aranda

Doutora em Educação (2009), Mestre em Educação (2004), Pedagoga (1991) e Especialista em Gestão/Administração Educacional (2001), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora Associada da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atua na Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). Realizou Estágio Pós-Doutoral via PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu/FAED/UFGD (2015-2017). É Líder do GEPGE - Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação/PPGEDU/FAED/UFGD, na Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Conselhos Municipais de Educação no Brasil (GEPCMEBr). Coordenou o Curso de Licenciatura em Pedagogia (gestão 2011-2012) e o Subprojeto da Área da Pedagogia no PIBID/CAPES/UFGD de 2009 a 2013 e de 2015 a 2016. Foi Gestora de Processos Educacionais no PIBID/CAPES/UFGD (2016-2018). Atuou na docência e na gestão em escolas públicas de educação básica e em órgãos do sistema municipal de ensino: Secretaria Municipal de Educação de Dourados/MS (SEMED) e Conselho Municipal de Educação (COMED). Tem experiência na área de Educação no que tange à gestão/administração educacional e formação de professores/gestores. Estuda, ensina, pesquisa e publica nos seguintes temas: gestão escolar, gestão democrática da educação, projeto político pedagógico, gestão dos sistemas de ensino, constituinte escolar, políticas públicas de educação, planos decenais de educação, alfabetização no contexto das políticas públicas de educação, democracia, participação e cidadania.

 

Prof. Dr. Marsiel Pacífico

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) Campus Jardim. Doutor em Educação (2013-2017) na linha de pesquisa do PPGE/UFSCAR "Educação, Cultura e Subjetividade", Mestre em Educação (2010-2012) na linha de "Filosofia, História e Sociologia da Educação" pela Universidade Federal de São Carlos onde também graduou-se em Pedagogia (2006-2009). Além disso é Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação à Distância (FAVENI) e em Neuroeducação (Faculdades Campos Elíseos). Atua como pesquisador vinculado à Alfamed - Red Interuniversitaria EuroAmericana de investigación sobre competencias mediáticas para la ciudadania. Atuou nas instituições de ensino superior: UFAM, UEPG, UNESP/Araraquara, UNIFRAN e Faculdades Campos Elíseos (FCE); além de ter sido professor de ensino fundamental (2010-2012) e gestor escolar (2013-2017) na rede municipal de São Carlos. Atua especialmente na área de Teoria Crítica e Educação.


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