Aluno Regular
As inscrições poderão ser realizadas no período de 13/12/2019 às 0h até 03/02/2020, as 23h59min, horário
de Mato Grosso do Sul, através do link http://posgraduacao.uems.br/uems-sigpos/portal
Poderão inscrever-se no processo seletivo do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica,
portadores de diploma de Ensino Superior em licenciatura em qualquer área de conhecimento, devidamente
autorizado e reconhecido por órgão competente. Para os formandos no ano de 2019 será aceita documentação
que comprove a conclusão do curso, com entrega do diploma até o transcorrer de 1/3 do curso.
O Edital completo pode ser consultado no edital, disponível no link Documenteos e Formulários, nesta página.
O processo seletivo compreenderá Prova Escrita (eliminatória e classificatória) e Análise Curricular, conforme cronograma a seguir:
Atividade |
Datas |
Período de Inscrições |
13/12/2019 a 03/02/2020 |
Resultado das inscrições deferidas/indeferidas |
07/02/2020 |
Período para recurso |
10/02/2020 |
Homologação das inscrições após decisão sobre Recursos |
11/02/2020 |
Prova Escrita |
15/02/2020 |
Entrega de documentação para Análise Curricular |
15/02/2020 |
Resultado da Prova Escrita |
20/02/2020 |
Período para recurso |
21/02/2020 |
Resultado dos Recursos |
27/02/2020 |
Resultado da Análise Curricular |
27/02/2020 |
Período para recurso da Análise Curricular |
28/02/2020 |
Resultado dos recursos |
02/03/2020 |
Homologação do Resultado Final |
02/03/2020 |
Matrícula |
03/03/2020 a 05/03/2020 |
BIBLIOGRAFIA PARA PROVA ESCRITA
PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
O processo seletivo será composto de duas etapas. Conforme edital, Edital nº 21/2019 - PROPP/UEMS disponível em:
Prova Escrita e Análise Curricular
- Na prova escrita, o candidato será avaliado observando os seguintes critérios,
- a) adequação ao tema;
- b) norma culta;
- c) capacidade de síntese;
- d) clareza e argumentação.
- O tema balizador da prova escrita para seleção do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica deverá ter como referência o tema “Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica”,
- A prova escrita consistirá na produção de um texto com no máximo quatro páginas.
- O valor atribuído à prova escrita será de 0 a 10,0 (zero a dez), sendo que o candidato que não obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete), será eliminado do processo seletivo.
- O candidato deverá comparecer ao local da realização da prova com 30 (trinta) minutos de antecedência, munido de:
- a) documento oficial de identificação pessoal com foto (RG, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte ou documento de registro profissional com foto).
- b) caneta esferográfica de cor azul ou preta.
- A duração da prova será de 03 (três) horas e será realizada no dia 15/02/2020, às 8h (oito horas), na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na Unidade Universitária de Dourados, no Anfiteatro do Bloco A.
A prova escrita terá como base a bibliografia sugerida indicada abaixo:
BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Legislado versus executado: análise das atribuições formativas do coordenador pedagógico. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 27, n. 64, p. 70-94, jan./abr. 2016. http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3647/3156
CARTAXO, Simone Regina Manosso; GAIO, Victoria Mottin. Coordenador pedagógico: possibilidades e limites da formação continuada. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 115-130, set./dez. 2019. https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=13961&path%5B%5D=7843
DA SILVA FERNANDES, Maria José. O professor coordenador pedagógico nas escolas estaduais paulistas: da articulação pedagógica ao gerenciamento das reformas educacionais. Educação e Pesquisa, vol. 38, núm. 4, octubre-diciembre, 2012, pp. 799-814. http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2037
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n. 1, p. 117-131, jan. / jun. 2008. https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/%20ML/article/viewFile/1176/1187%3E
LIMA, Licínio C.. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?. Educ. rev., Curitiba, v. 34, n. 68, p. 15-28, abr. 2018. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000200015&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 23 dez. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57479.
LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Revista de Educação Educere et educare, vol. 2 nº 4 jul./dez. 2007, p. 77-90. http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656/1343
MARTINS, Elita Betania de Andrade. A discussão de políticas educacionais no interior da escola: resistência e naturalização. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 24, e240046, 2019 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100301&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 23 dez. 2019. Epub 14-Out-2019. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782019240046.
MIZIARA, Leni Aparecida Souto; RIBEIRO, Ricardo; BEZERRA, Giovani Ferreira. O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 95, n. 241, p. 609-635, dez. 2014. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 23 dez. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/302712683.
OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de. As mudanças nas formas de gestão escolar no contexto da nova gestão pública no Brasil e em Portugal. Educ. rev., Curitiba, v. 35, n. 74, p. 213-232, abr. 2019. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000200213&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 23 dez. 2019. Epub 09-Maio-2019. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.62581.
PLACCO, Vera Maria Nigro De Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan De; ALMEIDA, Laurinda Ramalho De. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 42, n. 147, p. 754-771, Dec. 2012. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000300006&lng=en&nrm=iso>. access on 23 Dec. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000300006.
SOUZA, Ângelo Ricardo De. A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 49, p. 159-174, abr. 2012. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000100009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 23 dez. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000100009.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 27, n. 103, p. 271-290, jun. 2019. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019000200271&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 23 dez. 2019. Epub 22-Out-2018. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601470.
VIEIRA, Emilia Peixoto et al. As condições de trabalho das coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 29, n. 3, p. 467-491, set. 2018. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072018000300467&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 23 dez. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0148.
Anexos:
- EDITAL PGECP N. 09, DE 03 DE MARÇO DE 2020 Divulga Procedimentos para Matrícula no Curso de Especia
- EDITAL PGECP N. 08, DE 02 DE MARÇO DE 2020 - Divulga o Resultado Final do Processo Seletivo 2020
- EDITAL PGECP N. 07, DE 02 DE MARÇO DE 2020 - Divulga os resultados dos recursos da análise curricula
- EDITAL PGECP N. 06, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2020 Divulga os resultados da Análise Curricular
- EDITAL PGECP N. 05, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2020 Divulga os resultados dos recursos da Prova Escrita
- EDITAL PGECP N. 04, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2020 Divulga o resultado da avaliação da Prova Escrita
- EDITAL PGECP N. 03, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2020 - Homologa inscrições deferidas e convoca para prova
- EDITAL PGECP N. 02, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2020 - Divulga resposta aos recursos das inscrições
- EDITAL PGECP, N. 01, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2020 - Divulga o resultado das inscrições deferidas e in
Dissertações