Coordenação Pedagógica (Dourados)

Aluno Regular

 

As inscrições poderão ser realizadas no período de 13/12/2019 às 0h até 03/02/2020, as 23h59min, horário
de Mato Grosso do Sul, através do link http://posgraduacao.uems.br/uems-sigpos/portal

Poderão inscrever-se no processo seletivo do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica,
portadores de diploma de Ensino Superior em licenciatura em qualquer área de conhecimento, devidamente
autorizado e reconhecido por órgão competente. Para os formandos no ano de 2019 será aceita documentação
que comprove a conclusão do curso, com entrega do diploma até o transcorrer de 1/3 do curso.

O Edital completo pode ser consultado no edital, disponível no link Documenteos e Formulários, nesta página.

O processo seletivo compreenderá Prova Escrita (eliminatória e classificatória) e Análise Curricular, conforme cronograma a seguir:

 

Atividade

Datas

Período de Inscrições

13/12/2019 a 03/02/2020

Resultado das inscrições deferidas/indeferidas

07/02/2020

Período para recurso

10/02/2020

Homologação das inscrições após decisão sobre Recursos

11/02/2020

Prova Escrita

15/02/2020

Entrega de documentação para Análise Curricular

15/02/2020

Resultado da Prova Escrita

20/02/2020

Período para recurso

21/02/2020

Resultado dos Recursos

27/02/2020

Resultado da Análise Curricular

27/02/2020

Período para recurso da Análise Curricular

28/02/2020

Resultado dos recursos

02/03/2020

Homologação do Resultado Final

02/03/2020

Matrícula

03/03/2020 a 05/03/2020

 

BIBLIOGRAFIA PARA PROVA ESCRITA

PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

 

O processo seletivo será composto de duas etapas. Conforme edital, Edital nº 21/2019 - PROPP/UEMS disponível em:

http://www.uems.br/assets/uploads/cursos_pos/55f83e2a59e51afd38c59e83fa7844da/inscricoes/1_55f83e2a59e51afd38c59e83fa7844da_2019-12-11_21-10-40.pdf

 

Prova Escrita e Análise Curricular

  1. Na prova escrita, o candidato será avaliado observando os seguintes critérios,
  2. a) adequação ao tema;
  3. b) norma culta;
  4. c) capacidade de síntese;
  5. d) clareza e argumentação.

 

  1. O tema balizador da prova escrita para seleção do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica deverá ter como referência o tema “Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica”,

 

  1. A prova escrita consistirá na produção de um texto com no máximo quatro páginas.

 

  1. O valor atribuído à prova escrita será de 0 a 10,0 (zero a dez), sendo que o candidato que não obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete), será eliminado do processo seletivo.

 

  1. O candidato deverá comparecer ao local da realização da prova com 30 (trinta) minutos de antecedência, munido de:
  2. a) documento oficial de identificação pessoal com foto (RG, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte ou documento de registro profissional com foto).
  3. b) caneta esferográfica de cor azul ou preta.

 

  1. A duração da prova será de 03 (três) horas e será realizada no dia 15/02/2020, às 8h (oito horas), na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na Unidade Universitária de Dourados, no Anfiteatro do Bloco A.

 

A prova escrita terá como base a bibliografia sugerida indicada abaixo:

 

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Legislado versus executado: análise das atribuições formativas do coordenador pedagógico. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 27, n. 64, p. 70-94, jan./abr. 2016. http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3647/3156

CARTAXO, Simone Regina Manosso; GAIO, Victoria Mottin. Coordenador pedagógico: possibilidades e limites da formação continuada. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 115-130, set./dez. 2019. https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=13961&path%5B%5D=7843

DA SILVA FERNANDES, Maria José. O professor coordenador pedagógico nas escolas estaduais paulistas: da articulação pedagógica ao gerenciamento das reformas educacionais. Educação e Pesquisa, vol. 38, núm. 4, octubre-diciembre, 2012, pp. 799-814. http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2037

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n. 1, p. 117-131, jan. / jun. 2008. https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/%20ML/article/viewFile/1176/1187%3E

LIMA, Licínio C.. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?. Educ. rev.,  Curitiba,  v. 34, n. 68, p. 15-28,  abr.  2018. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000200015&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  23  dez.  2019.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57479.

LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Revista de Educação Educere et educare, vol. 2 nº 4 jul./dez. 2007, p. 77-90. http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656/1343

MARTINS, Elita Betania de Andrade. A discussão de políticas educacionais no interior da escola: resistência e naturalização. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 24,  e240046,    2019 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100301&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  23  dez.  2019.  Epub 14-Out-2019.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782019240046.

MIZIARA, Leni Aparecida Souto; RIBEIRO, Ricardo; BEZERRA, Giovani Ferreira. O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 95, n. 241, p. 609-635, dez. 2014. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  23  dez.  2019.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/302712683.

OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de. As mudanças nas formas de gestão escolar no contexto da nova gestão pública no Brasil e em Portugal. Educ. rev., Curitiba,  v. 35, n. 74, p. 213-232,  abr.  2019.   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000200213&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  23  dez.  2019.  Epub 09-Maio-2019.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.62581.

PLACCO, Vera Maria Nigro De Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan De; ALMEIDA, Laurinda Ramalho De. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 42, n. 147, p. 754-771, Dec. 2012. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000300006&lng=en&nrm=iso>. access on  23  Dec.  2019.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000300006.

SOUZA, Ângelo Ricardo De. A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 49, p. 159-174,  abr.  2012.   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000100009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  23  dez.  2019.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000100009.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira. Ensaio: aval.pol.públ.Educ.,  Rio de Janeiro ,  v. 27, n. 103, p. 271-290,  jun.  2019. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019000200271&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  23  dez.  2019.  Epub 22-Out-2018.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601470.

VIEIRA, Emilia Peixoto et al. As condições de trabalho das coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 29, n. 3, p. 467-491, set. 2018.  Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072018000300467&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  23  dez.  2019.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0148.


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