Direito e Vulnerabilidade (Naviraí)

Apresentação

O Curso de Direito da Unidade de Naviraí, depois de mais de 15 anos de trabalho, propõe sua primeira turma de pós-graduação, visando dar continuidade à proposta de formação ética, crítica e humanística do corpo discente. Objetivando concretizar uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unidade, sedimenta-se o Curso de Pós-graduação com reflexões sobre o fenômeno da vulnerabilidade e sua proteção jurídica.

O curso terá caráter temporário, com duração de 18 (dezoito) meses, sendo o primeiro ano dedicado ao curso das disciplinas e o último semestre à elaboração da monografia. As aulas serão às sextas-feiras a noite e nos sábados, períodos matutino e vespertino. Podem se inscrever no processo seletivo portadores de diploma de ensino superior em cursos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas e/ou Ciências Humanas.

Como um instrumento de desenvolvimento, o Curso de Pós-Graduação, por meio de docentes com notório conhecimento, debaterá o humanismo e contribuirá no processo de superação da condição de vulnerabilidade de diversos grupos, como mulheres, indígenas, negros, quilombolas, crianças, idosos, deficientes, população LGBTI+, entre outros. Na era da globalização, estes grupos cada vez mais debilitados, merecem uma atenção ainda maior, pois há necessidade urgente de integração de todas as pessoas.

Vítimas de uma cultura de dominação, integrantes destes grupos são colocados em posição de subalternização no quadro da distribuição de poder na sociedade atual e, como tais, constantemente sofrem com violações de direitos. Regra geral, fazem parte de uma sociedade carente de proteção jurídica, de modo que se torna premente a realização de estratégias públicas para superação desta cruel realidade.

A pluralidade existe e precisa ser respeitada. Uma ordem social justa deve estar atenta aos diversos grupos de vulneráveis. O futuro de nossas sociedades depende disso mais do que nunca. Por evidente, as respostas ao fenômeno da vulnerabilidade não são simples, tampouco unilaterais. Aliás, a melhor tratativa necessita ser ampla, valorando uma abordagem política, econômica, antropológica, socioambiental e jurídica.

A temática é pertinente, primeiro, diante da necessidade de estudos sobre estes grupos e sua proteção no estado de Mato Grosso do Sul e, em particular, considerando a existência de grupos em condição de vulnerabilidade em nossa própria região. Sob outro aspecto, esta escolha favorece uma aproximação com outros cursos universitários, facilitando uma abordagem interdisciplinar.

Se o que releva é o valor do ser humano e de ser humano, ainda que não possamos compreender o mal de toda a gente, como diz o poeta Mario Quintana, faz-se necessário continuar a acreditar na esperança de um mundo com pessoas diferentes, mas iguais. Que a primeira (e seguintes) edição do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito e Vulnerabilidade possa contribuir no alcance deste ideal.

DATAS DAS AULAS

2º Semestre 2020

04/09 – Aula Magna

05/09 – Apresentação do curso aos alunos e seminário de integração com todos os professores

11/09 e 12/09 – Disciplina: Fundamentos filosóficos, sociológicos e antropológicos. Prof. Manuel Munhoz Caleiro.

18/09 e 19/09 – Disciplina: Fundamentos filosóficos, sociológicos e antropológicos. Prof. Manuel Munhoz Caleiro.

02/10 e 03/10 – Disciplina: Fundamentos constitucionais. Prof. Lauro Joppert Swensson Jr.

09/10 e 10/10 – Disciplina: Fundamentos constitucionais. Prof. Lauro Joppert Swensson Jr.

23/10 e 24/10 – Disciplina: Fundamentos jurídico-internacionais e humanísticos. Prof. Ricardo Guilherme Silveira Corrêa Silva.

30/10 e 31/10 – Disciplina: Fundamentos jurídico-internacionais e humanísticos. Prof. Ricardo Guilherme Silveira Corrêa Silva.

13/11 e 14/11 – Disciplina: Fundamentos jurídico-processuais. Profa. Raquel de Freitas Manna.

20/11 e 21/11 – Disciplina: Fundamentos jurídico-processuais. Profa. Raquel de Freitas Manna.

04/12 e 05/12 – Disciplina: Metodologia de Pesquisa. Profa. Thaís Dalla Corte.

11/12 e 12/12 – Disciplina: Metodologia de Pesquisa. Profa. Thaís Dalla Corte.

1º Semestre 2021

29/01 e 30/01 – Disciplina: Sociedade, economia e vulnerabilidade. Prof. Ernani Carpenedo Busanelo.

05/02 e 06/02 – Disciplina: Sociedade, economia e vulnerabilidade. Prof. Ernani Carpenedo Busanelo.

26/03 e 27/03 - Aspectos civis do tratamento aos vulneráveis. Prof. Carlos Eduardo Malinowski

02/04 e 03/04 - Feriado de Páscoa

09/04 e 10/04 - Aspectos civis do tratamento aos vulneráveis. Prof. Carlos Eduardo Malinowski

16/04 e 17/04 - Aspectos trabalhistas do tratamento aos vulneráveis. Profa. Manuella de Oliveira Soares

23/04 e 24/04 - Aspectos trabalhistas do tratamento aos vulneráveis.  Profa. Manuella de Oliveira Soares

30/04 e 01/05 – Feriado Dia do Trabalhado

07/05 e 08/05 - Aspectos previdenciários do tratamento aos vulneráveis. Prof. Fernando Machado de Souza

14/05 e 15/05 - Aspectos previdenciários do tratamento aos vulneráveis. Prof. Fernando Machado de Souza

21/05 e 22/05 - Não haverá aula

28/05 e 29/05 - Vulnerabilidade ambiental. Prof. Carlos Eduardo Malinowski e Profa. Thaís Dalla Corte

04/06 e 05/06 – Feriado Corpus Christi

11/06 e 12/06 - Vulnerabilidade ambiental. Prof. Carlos Eduardo Malinowski e Profa. Thaís Dalla Corte

18/06 e 19/06 – Não haverá aula

25/06 e 26/06 - Aspectos penais do tratamento aos vulneráveis

02/07 e 03/07 - Aspectos penais do tratamento aos vulneráveis

09/07 e 10/07 – Não haverá aula

16/07 e 17/07 - Metodologia de ensino.

23/07 e 24/07 - Metodologia de ensino

2º Semestre 2021 - Setembro 2021 a Janeiro 2022:

- Encerramento dos Créditos. Avaliações. Publicação de Notas.

- Orientação e Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

- Avaliação do Curso (Docentes/Discentes/Coordenação e Secretaria)

- Defesas dos TCCs

- Encerramento do Curso