Economia de Saúde e Gestão em Saúde

Disciplinas

Local de Realização

            As aulas serão ministradas na Unidade Universitária de Campo Grande. Av. Dom Antonio Barbosa (MS-080), 4.155, em frente ao Conjunto José Abrão. CEP 79115-898, Campo Grande – MS.

Período de Realização

            O curso terá duração mínima de 12 meses e máximo de 18 meses, com início de suas atividades, previsto em calendário acadêmico, aprovado pelo CEPE.

HORÁRIO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

Os encontros presenciais ocorrerão aos sábados nos períodos matutino e vespertino, com periodicidade quinzenal.

MATRIZ CURRICULAR

O curso é composto por duas espécies de componentes curriculares, sendo: componente curricular obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Compondo carga-horária de 360 horas presenciais em componentes obrigatórios e a elaboração do TCC.

EIXOS 

UNIDADE DE ENSINO 

CH

CRÉDITOS

 

1 FUNDAMENTOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

 

1.    Políticas de Saúde no Brasil, Movimentos Sociais e Controle Público Democrático em Saúde. 

15

1

 

2.     Sistema Único de Saúde: Organização e Funcionamento, Princípios e Diretrizes.

15

1

 

3.     Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS.

15

1

 

2 ECONOMIA DA SAÚDE 

 

 

 

 

 

1.   Fundamentos da Economia da Saúde

15

1

 

2.   Gestão Orçamentária e Financeira em Saúde

30

2

 

3.   Necessidade, Eficiência e Equidade em Saúde

15

1

 

4.   Avaliação Econômica em Saúde, Avaliação de Tecnologias e Regulação em Saúde

30

2

 

5.   Gestão Estratégica de Custos em Saúde

15

1

 

6.   Macroeconomia e Ferramentas Microeconômicas para Economia da Saúde

30

2

 

3 GESTÃO EM SAÚDE 

 

 

 

 

 

1.   Política de Saúde e Modelos de Gestão do SUS

60

4

 

2.  Informática/Informação na Saúde 

15

1

 

3.   Epidemiologia dos Serviços de Saúde

30

2

 

4.   Gestão do trabalho e da Educação na saúde

30

2

 

5.   Gestão da Qualidade nos Serviços de Saúde e Carta de Serviços

15

1

 

6.   Redes de Atenção a Saúde, Regionalização, Governança

15

1

 

4 SEMINÁRIO

Seminário de integração ensino-serviço no âmbito gestão e economia da saúde

15

1

 

5 TCC - PI

TCC – PI -  Oficina de Saúde Baseada em Evidências

 

 

 

TOTAL

 

360

24

 

 

Propõem-se no curso de Especialização em Economia da Saúde e Gestão em Saúde atividades educativas orientadas por estratégias de ensino fundamentadas nas Metodologias Ativas.

Entre as Metodologias Ativas, será utilizada a Problematização. A problematização requer a instrumentação e adoção de procedimentos metodológicos, para isso serão adotas metodologias ativas de aprendizagem, nas quais o estudante está no centro do processo de ensino, em que a valorização do conhecimento prévio é importante, pois o novo conhecimento é associado a conceitos pré-existentes que se organizam em redes. Favorecendo dessa forma a aprendizagem significativa, o desenvolvimento da autonomia e responsabilização do especializando em seu processo de aprendizagem, na busca de alternativas para problemas, estímulo para a tomada de decisões e trabalho em equipe (BERBEL, 2011).

Já o docente, aqui denominado Tutor, por sua vez, atua no desenvolvimento de competências necessárias ao novo profissional de saúde para atuar na realidade em que vive, como mediador desse processo de ensino, propondo desafios, reflexão e apoiando na busca e no encontro de possíveis soluções (SOUZA, 2017).

Neste sentido, a abordagem pedagógica adotada será baseada na problematização e contextualização da realidade com momentos presenciais e momentos de retorno ao trabalho com atividades de conexão, buscando a socialização de saberes e práticas entre os profissionais, instituições formadoras e serviços de saúde. Garantindo a participação ativa dos especializandos, estimulando mudanças e fornecendo instrumentais para promover no ambiente de trabalho intercâmbios relacionados ao curso. Para isso, os conteúdos e atividades do curso têm o propósito de estimular propostas de redefinição dos processos de trabalho e enfatizar a análise crítica da realidade cotidiana, associada à adequada utilização de técnicas e instrumentos para a análise e intervenção na situação de saúde.

A abordagem da problematização deve ser feita de forma interdisciplinar, de modo a garantir os conhecimentos científicos necessários, associados a uma visão humanista e ética da futura profissão e do paciente. Dentro desta perspectiva, os problemas constituem o artifício didático que fornece a linha condutora dos conteúdos curriculares, a motivação para os estudos e o momento de integração dos eixos: Sistema Único de Saúde, Gestão e Economia da Saúde.

Os problemas serão preparados pelo conjunto do corpo docente /tutores, apoiadores e gestão do curso em processo de construção coletiva. Obedecem a uma sequência planejada, para levar os especializandos ao estudo dos conteúdos curriculares programados para aquele eixo.

Para a abordagem da Problematização, o curso contará com Professores Tutores, com o trabalho em pequenos grupos tutoriais, que serão distribuídos em grupos de 10 a 15 alunos para cada Tutor.

A organização didático-pedagógica deste curso também incluirá outras formas de trabalhos ativos com foco na aprendizagem dos atores envolvidos, como a construção de narrativas individuais e portfólios reflexivos, utilizados como suporte das atividades didáticas.

Todas com sustentação nas Metodologias Ativas e nas teorias da problematização terão espaço neste Projeto Pedagógico, com o foco no estímulo de propostas de redefinição dos processos de trabalho e enfoque na análise crítica da realidade cotidiana, associada à adequada utilização de técnicas e instrumentos para a intervenção na situação de saúde.


Objetivos do Programa
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