Disciplinas
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
1- Currículo em Saúde
Ementa: Concepções de currículo e sua fundamentação teórica. Elementos do currículo nas práticas pedagógicas na formação profissional em saúde. Influências das políticas curriculares na formação em Saúde.
Carga horária: 45
Créditos: 3
2 - Pesquisa de Ensino em Saúde: fundamentação teórica e metodológica
Ementa: Objetos de pesquisa no Ensino em Saúde. Elaboração de Objetivos. Revisão de literatura. Tipos de pesquisas. Pesquisas de natureza interventiva. Estratégias para coleta e análise de dados. Tecnologia educacional em saúde (produção técnica): planejamento, implementação, avaliação e validação. Considerações Éticas. Divulgação dos resultados da pesquisa no Ensino em Saúde.
Carga horária: 45
Créditos: 3
3 - Trabalho, Educação e Saúde
Ementa: Transformações na organização do setor saúde e do trabalho: macro e micro relações socioeconômicas e políticas da sociedade contemporânea. Concepções do trabalho em saúde. Políticas públicas em saúde, educação, trabalho, ciência e tecnologia e as implicações na formação de profissionais da saúde. Educação permanente em saúde.
Carga horária: 45
Créditos: 3
4 - Educação em Saúde
Ementa: Historiografia da educação em saúde no Brasil. Teorias e perspectivas da educação em saúde. Educação em saúde e o Sistema Único de Saúde. Educação em saúde e a promoção em saúde.
Carga horária: 60
Créditos: 4
5 - Tecnologias Educacionais em Saúde
Ementa: Abordagens conceituais sobre Tecnologias Educacionais. Tecnologias educacionais em saúde: concepções e aplicações. Tipologias de tecnologias educacionais em saúde. Desenvolvimento de tecnologias educacionais em saúde.
Carga horária: 60
Créditos: 4
6 - Seminário de Ensino em Saúde
Carga horária: 30
Créditos: 2
DISCIPLINAS OPTATIVAS
1 - Docência em Saúde
Ementa: Formação de professores. Docência em saúde: desafios e perspectivas. Saberes Docentes, práticas pedagógicas e suas tendências.
Carga horária: 30
Créditos: 2
2 - Avaliação das necessidades sociais em Saúde
Ementa: Conhecimento das bases conceituais e metodológicas de avaliação de necessidades em saúde. Noções de determinação social em saúde e determinantes sociais da saúde. Determinação ou determinantes: reflexões para o ensino nos diversos cenários de formação e assistência em saúde
Carga horária: 30
Créditos: 2
3 - Bases Estatísticas Aplicadas ao Ensino em Saúde
Ementa: Levantamento de dados: tipos e apuração de dados, classificação de variáveis de estudo e definição de categorias. População e Amostra. Tipos de amostragem. Apresentação tabular e gráfica, medidas de tendência central e de dispersão. Medidas de associação, correlação e regressão linear simples. Inferência estatística e teste de hipóteses. Conceitos de validade e confiabilidade de instrumentos de medidas.
Carga horária: 30
Créditos: 2
4 - Implementação de Processos e Produtos Educativos em Saúde
Ementa: Princípios da ciência da implementação. Teorias e métodos sobre a implementação de projetos de intervenção. Pesquisas sobre implementação. Desenvolvimento da implementação de processos e produtos educativos em saúde.
Carga horária: 30
Créditos: 2
5 - Pesquisa Qualitativa no Ensino em Saúde
Ementa: Histórico da evolução da pesquisa qualitativa, tipos de pesquisa qualitativa, marco teórico-metodológico, métodos de coleta de dados em pesquisa qualitativa, métodos de tabulação de dados em pesquisa qualitativa, apresentação de relatórios de pesquisa qualitativa, divulgação de pesquisas qualitativas.
Carga horária: 30
Créditos: 2
6 - Validação de Tecnologias Educacionais em Saúde
Ementa: Conceitos em Psicometria. Aplicabilidade dos métodos psicométricos para validação de tecnologias educacionais em saúde. Considerações sobre o uso de instrumentos de medida com fins de pesquisa: da escolha à aplicação. Princípios da mensuração. Visão geral sobre as melhores práticas para a construção de instrumentos de medida. Avaliação das propriedades psicométricas dos instrumentos de medida e de tecnologias educativas: validade e confiabilidade. Evidências de validade e confiabilidade. Princípios básicos da Análise Fatorial Exploratória.
Carga horária: 30
Créditos: 2
7 - Educação em Saúde, Gênero e Sexualidade
Ementa: Gênero enquanto categoria de análise e sua relação com a saúde. Educação em saúde, sexualidade e questões de gênero. Violência de gênero e questões de saúde. Pedagogia queer, educação e os espaços educacionais.
Carga horária: 45
Créditos: 3
8 - Educação em Saúde e Educação Básica
Ementa: Educação em saúde no contexto escolar: dimensões históricas, políticas e culturais. Educação em Saúde na Escola: conceitos e práticas. Educação em Saúde nos artefatos educativos, como os livros didáticos. Educação em Saúde e o Ensino de Ciências.
Carga horária: 30
Créditos: 2
9 - Ensino Clínico em Saúde
Ementa: Abordagens conceituais e históricas do ensino clínico. Teorias educacionais e o ensino clínico. Estratégias educativas no ensino clínico com enfoque nas metodologias ativas. Ensino e avaliação de habilidades clínicas. Simulação clínica: concepções e aplicações.
Carga horária: 30
Créditos: 2
10 - Tópicos Especiais I
Ementa: Desenvolvimento de temas abordando tópicos relevantes ao Ensino em Saúde e de interesse do Programa.
Carga horária: 15
Créditos: 1
11 - Tópicos Especiais II
Ementa: Desenvolvimento de temas abordando tópicos relevantes ao Ensino em Saúde e de interesse do Programa.
Carga horária: 30
Créditos: 2
12 - Tópicos Especiais III
Ementa: Desenvolvimento de temas abordando tópicos relevantes ao Ensino em Saúde e de interesse do Programa.
Carga horária: 45
Créditos: 3
13 - Tópicos Especiais IV
Ementa: Desenvolvimento de temas abordando tópicos relevantes ao Ensino em Saúde e de interesse do Programa.
Carga horária: 60
Créditos: 4
Dissertações