Ensino em Saúde (Dourados)

Interações com a Sociedade

O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Sede de Dourados foi aprovado pela CAPES no segundo semestre de 2013, iniciando a primeira turma em fevereiro de 2014, com um total de 20 alunos. A integralização desta turma deu-se com 17 alunos. A segunda turma iniciou em 2015, um total de 15 alunos. Em 2016, a terceira turma, também com 15 alunos. Para 2017, foram selecionados 14 alunos.

Quanto ao perfil dos alunos do PPGES, somando as três turmas, 27 são graduados em Enfermagem, 9  em Psicologia, 3 em Nutrição, 3 em Farmácia, dois em Serviço Social, um em Odontologia, um em Fisioterapia e um em Educação Física.

A inserção profissional dos alunos do PPGES caracteriza-se pelo predomínio do setor público (n=33), ou seja, 70%. Em relação ao cenário de atuação profissional, 16 exercem suas funções em hospital, 10 na docência de ensino superior em saúde e 8 na atenção primária e/ou secundária, e 6 em outros cenários. Esta inserção profissional se articula diretamente com a inserção do PPGES com a sociedade, visto que as pesquisas e produções técnicas educativas estão vinculadas ao cenário de atuação dos discentes do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde, UEMS/Dourados.

 O PPGES, desde 2013, organizou 5 eventos científicos, sendo 4 com apoio financeiro da FUNDECT – agência estadual de fomento à pesquisa. Os eventos foram: I Simpósio de Ensino em Saúde (2013) - 144 participantes, 23 trabalhos científicos; I Seminário da Rede de Pesquisadores de Ensino em Saúde (2014) – 88 participantes, 48 trabalhos científicos; II Simpósio de Ensino em Saúde (2015) – 150 participantes – 65 trabalhos científicos, II Seminário da Rede de Pesquisadores de Ensino em Saúde (2016) – 135 participantes, 61 trabalhos científícos. Os anais estão disponíveis na página do programa. Deste modo, o impacto na socialização de pesquisas e relatos de experiência tem ocorrido de modo contínuo.

O PPGES também participou da comissão organizadora do I Congresso de Ensino de Enfermagem do Mato Grosso do Sul (2016), do Seminário Estadual sobre Envelhecimento (2016) e do I Congresso de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Saúde, realizado em parceria com a UFMS, UFGD, IFMS e UEMS.

O PPGES foi o proponente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino em Saúde com ênfase em Processos Pedagógicos Ativos, a ser ofertado na cidade de Rio Branco (AC) a partir de 2017. Trata-se de parceria firmada via edital do INOVASUS (2016), com financiamento pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), entre a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (AC) e o PPGES. A finalidade desta especialização é a formação de profissionais para atuar em processos educacionais ativos na saúde, em processos de educação permanente nos serviços e de educação continuada utilizando metodologias ativas de ensino. Maiores informações acessar http://www.uems.br/pos_graduacao/detalhes/ensino-em-saude-com-enfase-em-processos-pedagogicos-ativos-especializacoes-pos-graduacao-lato-sensu.

 O PPGES também mantem interface com a Especialização em Ciências do Envelhecimento Humano, desde 2015. A especialização já se encontra na segunda turma, que iniciará em 2017. A proposta é fortalecer o trabalho interdisciplinar na perspectiva das diretrizes do Sistema Único de Saúde, em especial ao atendimento das políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, bem como fomentar ações de promoção à saúde, ações educativas e ações assistenciais.

Em relação a Projeto de Extensão, ressaltamos a participação do Corpo Docente do PPGES na Universidade Aberta da Melhor Idade (UNAMI), com atividades educativas voltadas ao idosos e realizadas no âmbito da universidade.

 


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
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