Alunos do curso de Geografia da UEMS/Jardim conhecem aldeias indígenas de Dourados

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 03/09/2019

Acadêmicos do 2o e 3o ano do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Jardim, realizaram um trabalho de campo relacionado às disciplinas de Geografia Agrária e Teoria e Método em Geografia. Eles visitaram a Reserva Indígena em Dourados, juntamente com os professores Ana Maria Soares de Oliveira e Tiago Satim Karas. A visita técnica foi no dia 24 de agosto de 2019.

Durante a visita foram realizadas rodas de conversas com lideranças da Aldeia Jaguapirú e de uma área de retomada. Na aldeia a conversa tratou de vários aspectos, como: Constituição da terra indígena de Dourados onde se encontra as aldeias Jaguapirú e Bororó; chegada das lideranças; condição atual da comunidade em termos de educação, saúde, geração de renda, projetos voltados para a melhoria das condições de vida das famílias; a casa de reza e sua importância; a escola da aldeia e a preocupação com o resgate da cultura e da língua guarani.

Na área de retomada foram abordadas questões ligadas a retomada do território, as condições atuais em que se encontram as famílias, dentre as quais se destaca o papel do poder público no suporte à saúde, educação, segurança, alimentação; a perspectiva em torno da demarcação e regularização da terra; bem como sobre a situação de insegurança que sofrem as famílias que vivenciam a retomada.

A aula de campo para o Curso de Geografia serve como um instrumento metodológico que envolve a teoria e a prática.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'pdo_sqlsrv.so' (tried: /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory))

Filename: Unknown