Curso de Geografia da UEMS/Jardim realiza oficina de paleontologia

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 22/08/2019

O Curso de Geografia da unidade de Jardim, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), recebeu a professora de Biologia da Escola Estadual Antônio Pinto Pereira, Solange Souto, e a turma de estudantes do 3o ano do Ensino Médio para uma oficina de Paleontologia, realizada no Laboratório de Geografia da Unidade, nesta terça-feira 20 de agosto.

A oficina foi ministrada pelo docente do Curso de Geografia, Prof. Dr. Paulo Henrique Vieira, com o auxílio da acadêmica do 4o ano, Gabriela Pereira da Silva. Durante a oficina o professor Paulo Henrique explanou sobre a evolução das espécies e o processo de fossilização, sobre os critérios para determinar a datação dos mesmos na superfície terrestre, bem como as últimas descobertas de fósseis em alguns países.

Em seguida os estudantes tiveram a oportunidade de manusear réplicas de fósseis, as quais fazem parte do acervo do Laboratório de Geografia da Unidade e, ao final realizaram uma atividade prática de identificação de fósseis e de espécies que viveram há milhões de anos.

A Coordenação do Curso ressalta que atividades como esta demonstram a importância do Curso de Licenciatura em Geografia para a comunidade jardinense, “ao promover a aquisição de novos conhecimentos, bem como a interlocução entre a Universidade e a comunidade externa, aproximando os estudantes da educação básica do ensino superior”, destaca.