LABGEIMS realiza reunião com vencedores do XV Prêmio na Gestão Pública

Por: Rubens Urue | Postado em: 15/06/2021

Durante reunião, autores apresentaram detalhes sobre seus projetos vencedores

Nesta terça-feira (15), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por articiculação do Grupo de Trabalho responsável pela implantação do Laboratório de Gestão, Eficiência e Inovação do Estado (LABGEIMS), realizou reunião com os projetos vencedores do XV Prêmio de Gestão Pública do Estado de MS. O LABGEIMS é desenvolvido pela UEMS em parceria com a Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV-MS) e Escola de Governo (EscolaGOV). A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS (Fundect) também é importante parceira neste projeto.

A reunião foi organizada pela SEGOV, tendo o prof. Dr. Mateus Abrita (UEMS) como moderador, e contou com a presença do prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, reitor da UEMS, Tanner Castro Nogueira,  Superintendente de Planejamento e Gestão da SEGOV, Wilton Paulino Junior, Diretor-Presidente da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, além dos autores/idealizadores dos projetos vencedores (listados abaixo, com o resumo das iniciativas finalistas), além de outros integrantes da UEMS, entre técnicos e docentes pesquisadores.

Dos Projetos Vencedores do XV Prêmio Gestão Pública do MS

Os projetos que mais se destacaram colaboram com a Transparência Pública nos processos de dados e informações. Sistemas de informação sobre Covid-19 e de gestão de diárias de servidores do MS foram os grandes vencedores XV Prêmio Sul-mato-grossense de Inovação na Gestão Pública. A edição 2020 do Prêmio teve três ganhadores em cada uma das duas categorias: Prática Inovadora de Sucesso e Ideias Inovadoras Implementáveis. Foram 51 trabalhos inscritos e 41 classificados. A entrega da premiação foi realizada em 28 de outubro de 2020.

Na categoria Práticas Inovadoras de Sucesso, os ganhadores foram: Painel de Informações e Inteligência – Covid-19, de Marcos Espíndola de Freitas, servidor da Secretaria Estadual de Saúde; “Mãos Solidárias” – produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) para o enfrentamento da Covid-19, de Elaine Xavier Castro com co-autoria de Elaine Alencar Cecci, funcionárias da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário); e Disk Covid, de Geísa Maria Ferreira Romero, com co-autoria de Marcelo Fraiha, do Corpo de Bombeiros, em 1°, 2°, e 3°, respectivamente.

Projetos de destaque ofertam ferramentas tecnológicas que consolidam a Transparência Pública no Estado de MS

Na modalidade Ideias Inovadoras Implementáveis, os premiados foram: Inovação e Desburocratização de Sistema Gestor de Diárias Estaduais e Federais – SGDEF, no âmbito do Governo de Mato Grosso do Sul, de Darcio dos Santos Ovileira, do Imasul; INTER – AGE/MS – Interatividade Facilitada, de Gilsienny Munhoz, com co-autoria de Leomar da Silva Carneiro e Jairo Vilalla, servidores do Procon MS; e Gestoria de Apoio Biopsicossocial remoto para servidores em  tempos de pandemia, de Daniel Santana, com co-autoria de Luísa Barbosa e Esaú de Aguiar Neto, funcionários da Secretaria de Estado de Fazenda,  em 1°, 2°, e 3°, respectivamente.

LABGEIMS e a implementação de Projetos

Desde a premiação ocorrida em 2020, o Grupo de Trabalho do LABGEIMS, integrado, entre outros membros por docentes da UEMS, tem discutido a implentação e viabilização, junto ao Governo do Estado, dos projetos vencedores que ainda não estão plenamente em execução. "Essa reunião foi muito importante, uma vez que muitos dos projetos vencedores já foram implementados, mas temos outros que ainda não. Então, agora, vamos nos reunir junto aos autores e discutir a implementação destes projetos. Vamos atuar sempre de forma colaborativa junto à EscolaGOV, Fundect e SEGOV", destacou Mateus.

Durante a reunião os autores/idealizadores puderam explicar um pouco sobre o histórico e desenvolvimento de cada projeto. "A reunião demonstra o compromiso do Governo do Estado com a Inovação, a Eficiência e as Boas Práticas. A UEMS possui um quadro de excelentes professores. Com a consolidação do LABGEIMS, trabalhado e aprimorado pela UEMS, nossa ideia é ampliar um ganho coletivo entre as instituições envolvidas nesta iniciativa. O Governo do Estado ganha com estes projetos inovadores, mas  quem ganha mais ainda é a população do MS", ressaltou Tanner Castro, da SEGOV/MS.

* Com informações de Davi Nunes Souza - Comunicação/SAD-MS

Anexos: