Servidores da UEMS participam de capacitação sobre planejamento estratégico

Por: Tatiane Queiroz | Postado em: 30/01/2020

Oficina realizada na terça-feira (28), em Dourados.

Servidores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) participaram da Oficina de Planejamento Estratégico, realizada nas Unidades de Dourados e Campo Grande, na terça-feira (28) e na quinta-feira (30), respectivamente. O evento foi organizado pela professora Luciana Ferreira (Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPP), professora Rosenery Loureiro Lourenço (Assessoria de Relações Internacionais - Arelin), Érika Ferri (Assessoria de Gestão Estratégica) e o professor Victor Azambuja Gama (Divisão de Planejamento e Avaliação Institucional - DPAI)

O objetivo do evento é trabalhar com os gestores da Universidade diversas metodologias para a criação de um sistema de avaliação institucional a partir de indicadores. "O objetivo é capacitá-los para a elaboração de indicadores e interpretação e análise desses indicadores, com foco, sempre, na melhoria da Gestão da UEMS", afirmou a professora Luciana Ferreira.

"A oficina foi muito importante no sentido de nos motivar a aplicar gestão estratégica como ponto principal de nossas ações dentro da universidade, e fundamentalmente, uma grande ajuda na evolução de nossos conhecimentos sobre construção e avaliação de indicadores. Penso, que a UEMS ganhará muito com ações desta natureza, e a comunidade acadêmica também", afirmou o Pró-reitor da PROAP, Robsom Amorim.

Em Dourados, a capacitação contou com a presença da vice-reitora, Celi Corrêa Neres, além de Pró-reitores, Diretores, Gerência da Unidade, Assessores e Chefes de Setor e Divisão. Em Campo Grande, o evento também reuniu Assessores, representantes do Escritório de Representação da UEMS e Gerência da Unidade, além de Gestores da Secretaria de Governo do Estado.

O assessor de relações institucionais da UEMS, professor Mateus Boldrini Abrita, explica que as Assessorias têm projetos e planejamentos estratégicos de suas atividades e que passam a ser alinhadas com a capacitação e as oficinas. “Essa oficina de planejamento estratégico é fundamental para fortalecer a coordenação dos trabalhos e da ação estratégica da Universidade”, comentou Mateus Abrita.

Os representantes do Governo do Estado, convidados para participar fazem parte da Superintendência de Gestão Estratégica, com representantes do Escritório de Projetos, Escritório de Processos e do Núcleo de Inteligência de Políticas Públicas. Segundo a coordenadora do Escritório de Projetos, Ana Maria de Almeida Niemeyer, a UEMS tem uma aproximação com o Superintendência buscando alcançar indicadores reais de todo o estado, através do cruzamento der dados. “A colaboração entre a Superintendência e a UEMS pode ser muito produtiva no crescimento de nossas estratégias, principalmente na questão dos indicadores”, afirmou Ana Maria.

Oficina realizada nesta quinta-feira (30), em Campo Grande.

A coordenadora conta ainda que a parceria com a UEMS vem ocorrendo em projetos como MEG (Modelo de Excelência em Gestão, que é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão) e o LAB-GEMS (Laboratório de eficiência e inovação na Gestão de Mato Grosso do Sul). Este último, tem como um dos produtos a capacitação de servidores estaduais através da Escola de Governo. “A gente está buscando projeto bons para o estado. E o ponto de partida é saber quais indicadores precisamos melhorar. E neste sentido a UEMS é fundamental para termos esses indicadores e traçarmos estratégias”, enfatizou Ana Maria de Almeida.

Para o gerente da Unidade da UEMS em Campo Grande, professor Djanires Lageano Neto, a oportunidade de participar e compartilhar experiências numa oficina de planejamento estratégico alinhada com à missão e o plano de desenvolvimento institucional da UEMS é bastante gratificante. “Essa ação demonstra a eficiência na gestão acadêmica, alinhando nossos esforços profissionais para atingir os melhores resultados organizacionais de impacto para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral”, disse Djanires Lageano.

Texto e Imagens: Emmanuelly Castro e Tatiane Queiroz - ACS/UEMS