UEMS/Jardim: Curso de Geografia promove mesa de debate sobre Semana Internacional dos Surdos

Por: Gisleine Rodrigues | Postado em: 03/10/2022

Profa. Esp. Cleydineth Trefzger Soares, palestrando em LIBRAS

A Unidade Universitária de Jardim, representada pelo Curso de Geografia - Licenciatura, realizou no dia 29 de setembro (quinta-feira), uma Atividade Complementar de Ensino aberta a toda comunidade, uma mesa de debate nos formatos presencial e com transmissão pelo canal da UEMS Jardim no Youtube, sobre a “Semana Internacional dos Surdos: educação especial e desafios da inclusão dos/as acadêmicos/as surdos/as do Ensino Superior”.

Contando com a participação de acadêmicos e acadêmicas dos cursos de Geografia, Letras e Logística, a ação foi coordenada por docentes do curso de Geografia, Prof. Dr. Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Profa. Dra. Lucimara Cabreira Benitez e pelo Prof. Dr. Tiago Satim Karas, coordenador da graduação.

Além destes, a Atividade contou com o apoio das tradutoras e intérpretes, Profa. Esp. Keyla Santos da Silva, Profa. Esp. Stella Marys de Almeida Araújo Rios e Profa. Esp. Thays Ribeiro de Lima Santana, e das técnicas Adriane de Lima Carneiro, Aline Verissimo, Léa de Fátima e do técnico Hudson Lolli Ghetti. 

A mesa de debate teve a participação de algum membros convidados que abordaram os seguintes temas: 

  • “A surdez é uma vida, familiares, amigos e educação”, pela  Profa. Esp. Cleydineth Trefzger Soares;
  • “Protagonismo surdo no Ensino Superior: percepções de estudante surdo e professor”, pelo Prof. Dr. Adriano de Oliveira Gianotto;
  • “Inclusão de pessoas com deficiência na educação superior”, pela Profa. Dra. Celi Corrêa Neres, vice-reitora da UEMS;
  • “A prática da Educação Inclusiva para Surdos no Ensino Superior”, pelas professoras especialistas Mariana Aline Gregorato Cunha e Thays Ribeiro de Lima Santana.

 


Palestra em LIBRAS com o Prof. Dr. Adriano de Oliveira Gianotto

Um dos coordenadores da Ação, o professor Tiago Karas explica que a realização desse evento é emblemática, pois se vive um momento em que grande parte da sociedade ainda tem enormes dificuldades de aceitar a importância e a necessidade da inclusão, mas, como destaca o professor, "não basta aceitar, é preciso sobretudo que a inclusão seja colocada em prática”. 

O professor Tiago acrescenta que o debate demonstrou que é preciso avançar com as políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, questões como: aprendizagem do convívio com as diferenças; equidade na oferta, permanência e trânsito pelas redes públicas de ensino; e formação docente para lidar com o público-alvo da educação especial, foram alguns dos assuntos debatidos e sinalizam para mudanças significativas a serem alcançadas para a efetiva atuação de diferentes sistemas de ensino com a educação especial.

O encerramento das atividades foi marcado pelo sorteio de livros doados pelos professores Adriano de Oliveira Gianotto e Celi Corrêa Neres para participantes do Evento e da doação de dois livros para a Biblioteca da UEMS/Jardim.

 
Mesa de debate e Sorteios dos Livros

 


Anexos: