UEMS/Jardim realiza I Seminário Integrado Pibid/Residência Pedagógica

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 16/12/2019

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Jardim, realizou o I Seminário Integrado Pibid/Residência Pedagógica que reuniu acadêmicos e professores dos cursos de licenciatura em Geografia e em Letras Português/Inglês. O evento foi no dia 6 de dezembro e o principal objetivo foi a partilha das experiências, vivências e resultados durante a execução dos programas nas escolas de Educação Básica.

O evento contou com a participação de professores das escolas – campo preceptores de escolas estaduais e municipais de Jardim. Participaram também os docentes orientadores dos dois programas de formação docente: Profa. Dra. Adélia Maria Evangelista Azevedo, Profa. Dra. Ana Maria Soares de Oliveira, Prof. Dr. Gilson Vedoin, Prof. Dr. Clemilton Pereira dos Santos e Prof. Dr. Tiago Satim Karas (coordenador de evento); além dos alunos licenciandos, denominados residentes e pibidianos dos dois cursos de graduação da Unidade.

A programação Seminário contou com a palestra “Os desafios e perspectivas do Programa Residência Pedagógica” e com três mesas redondas sobre: “ Ensino, Teoria e Práticas docentes: a importância do PIBID”, “Residência Pedagógica para o ensino de teoria e práticas docentes” e “relatos de experiências e vivências acadêmicas sob diferentes linguagens”.

Também houve exposição de banners e trabalhos resultados das experiências e vivências oportunizadas durante o desenvolvimento das atividades dos dois programas nos espaços da UEMS e das escolas estaduais e municipais de Jardim e municípios circunvizinhos.

O I Seminário Integrado Pibid/Residência Pedagógica teve parceira das Secretarias Estadual e Municipais de Educação e Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.