Dança

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Projetos

PROJETOS DE PESQUISA

 

PESQUISAS EM ANDAMENTO

 

DANÇAS POPULARES BRASIELIRAS E EDUCAÇÃO CONTRA-COLONIAL: O CONHECIMENTO CORPORAL E AS EPISTEMOLOGIAS ADVINDAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS

Projeto de Pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Gabriela Di Donato Salvador Santinho - Grupo de Pesquisa em Danças Populares Brasieliras Renda que Roda (CNPq)

O presente projeto pretende refletir sobre as danças brasileiras enquanto propulsoras de fazeres educacionais contra coloniais, investigando essas danças existentes no Mato Grosso do Sul e de origem afro-brasileiras e indígenas, e considerando-as como produtoras de conhecimentos subjetivos e legítimos. A pesquisa ocorrerá a partir de estudos teóricos realizados pela proponente junto ao Grupo de Pesquisa em Danças Populares Brasileiras 'Renda que Roda', cadastrado no CNPq. A proposta é usar autores indígenas e afro-brasileiros - como Daniel Munduruku, Ailton Krenak, Kaká Werá e Antonio Bispo, por exemplo - como os autores principais das discussões sobre contra colonização do corpo e da educação e, a partir dessas leituras, pretende-se investigar, refletir e discutir possíveis epistemologias geradas tanto pelos povos originários quanto pelas danças dançadas por eles. Deste modo, pretende-se, valorizar edivulgar essas epistemologias como conhecimento essencial para a educação brasileira. 

ARTE E CULTURA NA FRONTERA: “Paisagens” Artísticas em Cena nas “Práticas Culturais” Sul-Mato-Grossenses

Projeto de Pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Antônio de Oliveira , vinculado ao  NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas.

Este Projeto de Pesquisa propõe um estudo epistemológico das representações da identidade cultural local na contemporaneidade, tendo o estado de Mato Grosso do Sul e suas fronteiras internacionais e limites geográficos nacionais como espaço geoistórico-cultural de investigação a partir de algumas das produções artísticas de artistas (da cena, do corpo ou da plástica) sul-mato-grossenses que buscaram retratar como “paisagens conceituais” as identidades dos sujeitos biográficos desse lócus cultural. Como exemplo é possível citar as pinturas de Wega Nery (1912-2007), Henrique Spengler (1958 – 2003), Jorapimo (1937 – 2009) e Ilton Silva (1943), as produções coreográficas do grupo Ginga – Cia de Dança, do grupo performático Desvio Coletivo, especialmente na performance CEGOS que, apesar de não ser sul-mato-grossense balizou na cultura do estado de Mato Grosso do Sul para discutir questões pertinentes ao Projeto, entre outros artistas que certamente se farão necessários serem abordados. Valendo-me das discussões acerca das identidades culturais, e tomando as produções artísticas de “paisagens conceituais” dos referidos artistas como registro das mudanças socioculturais na última virada do século, especialmente, e o avanço da globalização, o Projeto de Pesquisa visa discutir a forma de representação contemporânea das identidades culturais dos indivíduos locais na produção artística de artistas sul-mato-grossenses. Como também pretende discutir qual é o corpo que as produções artísticas ocupam e encenam nas fronteiras internacionais e limites geográficos sul-mato-grossenses. Como aportes teóricos que sustentarão as discussões no Projeto de Pesquisa serão tomados conceitos e reflexões oriundos das teorias culturalistas, pós-coloniais, da crítica biográfica e da crítica cultural, especialmente as formuladas na América Latina e por estudiosos brasileiros.

 

ARTE, EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E CINEMA:" Em busca de uma experiência estética plena do saber sensível"

Projeto de pesquisa coordenado pela Profa.Dra. Keyla Andrea Santiago Oliveira.


Percebe-se, no contato com as escolas, que estamos às voltas com os ditames da indústria cultural como única provedora de uma pedagogia da imagem, do corpo e da música, e a instituição educativa precisa fazer frente a essas questões, preenchendo lacunas especialmente criadas a partir de discursos aparentemente belos e harmônicos e experiências de sensibilização. No desenho desse contexto, faz-se necessário pensar projetos de pesquisa que investiguem as interfaces entre as linguagens da arte e que tipo de concepções tem permeado as ações dos docentes (pedagogos e docentes artistas) nas instituições de Educação Básica no que se refere à experiência estética e o saber sensível. Este projeto dedica-se a essa investigação, tentando compreender como tem se dado a experiência estética e a vivência do saber sensível no que diz respeito à arte, à educação, à infância e ao cinema em algumas instituições educativas de Campo Grande, tendo por base três linhas de ação: reflexões teóricas, pesquisas empíricas e construção de propostas didático-estéticas.

PROJETO DE PESQUISA EM DANÇA-EDUCAÇÃO

Projeto de pesquisa coordenado pela Profa.  Dra. Christiane Guimaraes de Araújo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo ampliar e fortalecer os estudos teóricos e práticos sobre a Dança na/para a educação formal e não-formal. Este será realizado com os acadêmicos e egressos da graduação de Artes Cênicas e Dança na Unidade Universitária de Campo Grande, em 3 ações, sendo elas: 1: Grupo de Pesquisa de Educação em Dança – Corpos Ressignificados em Instituições Escolares (GPED-CRI(s)ES) - Grupo de estudo teórico prático, que será realizado em encontros semanais com acadêmicos do 1º ao 4º ano e egressos do curso, que buscam aprofundar seus estudos e formação em dança criativa/educativa (ação vinculada e decorrente da disciplina de didática e metodologia do ensino da Dança). Para 2020, a previsão é que este grupo de estudo tenha um braço de extensão, no qual será criado o projeto “CriançaCriandoDança” que contemplará a comunidade José Abrãao com o oferecimento de aulas de dança para crianças. 2: Orientações de pesquisas de TCC e iniciação científica que abordem temáticas como: Poéticas da dança na educação básica; Processos de ensino aprendizagem e reflexão da dança para o espaço escolar e não escolar; Formação de professores em dança. Para 2020 a proposta é o lançamento de um livro com artigos sobre suas pesquisas desenvolvidas no grupo. 3: Realização do “II AdoceDança” - II Encontro de Arte e Docência em Dança - sendo este um evento científico de 1 dia vinculado à disciplina de produção cultural, que trará discussões em torno da dança educação e/ou educação em dança.

 

TÉCNICA KLAUSS VIANNA: movimentos artístico-pedagógicos para o corpo que dança

Projeto de pesquisa coordenado pela Profa. Dra.Dora de Andrade Silva

O projeto de pesquisa proposto será desenvolvido no contexto do Curso de Artes Cênicas da UEMS/UUCG. Busca-se investigar os processo artísticos e pedagógicos envolvendo a Técnica Klauss Vianna pensando assim o estudo e trabalho sobre o corpo sensível que abrangem os múltiplos fazeres dos/as futuros/as formandos/as de artes cênicas. Serão pesquisados os princípios de trabalho sobre o corpo e movimento desenvolvidos pela família Vianna se apoiando na indissociabilidade entre técnica e criação, sala de aula e cena, entre práticas artísticas e pedagógicas, que esta corrente de pensamento comunga (MILLER, 2012). Para tanto serão desenvolvidas investigações que propõem a não separação da experimentação corporal e a reflexão teórica, mas que buscam se dar por meio de ações, nestas instâncias, que se interpenetram e se retroalimentam. O projeto propõe ainda um diálogo com as linhas de ações desenvolvidas pelo Núcleo Fuga! – grupo que investiga as interações entre dança, performance e teatro – buscando, principalmente, o olhar e atravessamento do campo da performance articulado aos princípios da Técnica Klauss Vianna, trabalhados por esse coletivo. A pesquisa se apoiará no método da cartografia como aposta para estudar processos acompanhando movimentos e não estruturas estanques, lançando mão de um método igualmente processual que deflagra a necessidade de aderência do pesquisador ao plano da experiência, onde o conhecer e fazer se tornam inseparáveis (KASTRUP, 2010). Neste percurso, a pesquisa docente aqui apresentada pretende diálogo com a pesquisa discente que irá compor as ações do projeto, buscando abertura, escuta e postura colaborativa na construção do saber.

 

PROJETOS DE EXTENSÃO

EXTENSÃO EM ANDAMENTO
 
DO PAPEL À CENA : ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DE ADEREÇOS PARA A COMPOSIÇÃO DA ENCENAÇÃO
Coordenado pelo Prof. Dr. Osvanilton de Jesus Conceição
Projeto de Extensão e Cultura consiste no desenvolvimento de processos de encenação em equilíbrio com a investigação de técnicas e estratégias de construção de adereços cênicos a partir da reutilização e manipulação de papeis de diferenciadas gramaturas. Essa iniciativa está alicerçada na necessidade de tecer aproximações entre uma prática pedagógica pautada na educação ambiental e uma proposta de produção artística que coaduna com a ideia de economia criativa e desenvolvimento sustentável. No tocante a promoção de educação ambiental, o Projeto Do Papel à Cena visa promover reflexões que evidenciam a necessidade de atenuação dos impactos negativos ao meio-ambiente, a importância do uso consciente dos recursos naturais e a pertinência de práticas que contemplam a proposta dos 3 Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar, ou seja: reduzem gastos, evitando os desperdícios na atualidade e gerando benefícios para o presente e para o futuro, reutilizam materiais e elementos naturais, atuando positivamente nos custos de vida desde a economia doméstica aos consumos gerais e reciclam materiais, contribuindo para a economia local e gerando impulsos para o surgimentos de outras práticas sustentáveis.



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