Engenharia Física

Bacharelado

Estágio & TCC

ESTÁGIO

IMPORTANTE: as documentações citadas neste site devem ser enviadas oficialmente através do e-mail institucional do discente ao e-mail institucional da COES (coes.engfisica@uems.br) para análise e possível homologação da COES, não sendo aceitas outras formas de envio, remetentes ou destinatários. Tais documentações devem estar assinadas por todos as partes envolvidas no ato de envio, somente constando a falta da assinatura do Coordenador de Curso (quando necessário), o qual irá inseri a mesma somente após a homologação das documentações pela COES. O não cumprimento deste procedimento poderá atrasar ou invalidar o processo de homologação de início e finalização das atividades de Estágio Curricular Supervisonado independente da sua modalidade, obrigatório ou não obrigatório.

Objetivo

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) tem como objetvos:

  • - viabilizar aos estagiários a reflexão teórica sobre a prática e a articulação entre ambas, para que se consolide a formação profissional;
  • - oportunizar aos estagiários o desenvolvimento de habilidades e competências necessários à ação profissional;
  • - proporcionar aos estagiários o intercâmbio de informações e experiências
    concretas que os preparem para o efetivo exercício da profissão;
  • - oportunizar aos estagiários, sob a supervisão de um profissional experiente, vivência real e objetiva junto à área de atuação, levando em consideração a diversidade de contextos que esta apresenta.

O ECS é uma atividade orientada e supervisionada, no âmbito acadêmico e no campo de estágio, tendo como objetivo desenvolver as competências e habilidades previstas no Projeto Pedagógico do curso.

 

Modalidades

Durante o decorrer do curso o aluno poderá realizar ECS em duas modalidades:

- Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO)

Trata-se de um componente curricular obrigatório, o qual poderá ser realizado pelo aluno de duas formas distintas:

  • I. interno na UEMS: esta forma de estágio poderá ser desenvolvida nos laboratórios e diversos setores da UEMS, proporcionando ao acadêmico a oportunidade de adquirir experiência profissional;
  • II. em instituições externas: nesta forma de estágio o acadêmico poderá realizar as atividades em Empresas Públicas ou Privadas, Centros de Pesquisa, Instituições de Ensino, Indústrias, entre outras instituições.

 - Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório (ECSNO)

É uma atividade acadêmica opcional, a qual não integra o conjunto de componentes curriculares obrigatórios do curso. Esta modalidade de estágio pode adicionalmente contribuir para a formação acadêmico-profissional do aluno e enriquecer sua formação humana.

Para fins de aproveitamento, é vedada a equivalência entre o estágio curricular supervisionado obrigatório e não obrigatório, com estabelece o artigo 8, parágrafo único da Deliberação CE/CEPE-UEMSNº 289, de 30 de outubro de 2018 (Regulamento Geral dos Estágios Curriculares Supervisionados dos Cursos de Graduação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

 

Início, Orientação, Realização, Avaliação e Finalização do Estágio

Para o início do ECSO ou ECSNO, realização, avaliação e finalização do ECS, o aluno deverá possuir um professor orientador e um supervisor na organização concedente do estágio. Em todas as etapas citadas do ECS, tanto o aluno como seu professor orientador e supervisor na organização concedente do estágio deverão seguir procedimentos realizados de acordo com um cronograma de datas específicas, sendo estes regidos pelas normas e diretrizes estabelecidas em:

 

É importante a ciência e o cumprimento, por parte do aluno, professor orientador e supervisor na organização concedente, das normas e procedimentos a serem realizados, bem como do cronograma de datas para a realização dos procedimentos.

Caso o ECSO ou ECSNO sejam realizados em instituições externas, estas deverão possui convênio firmado com a UEMS. A lista de convênios vigentes atualizada pode ser encontrada no seguinte endereço: http://www.uems.br/pro_reitoria/ensino/estagios

Os documentos para o início do ECSO e ECSNO são:

 

Para aluno matriculado no Projeto Pedagógico 2019 este estará somente apto a realizar seu ECSO se tiver cumprido, pelo menos, 80% (oitenta por cento) da carga horária total das disciplinas obrigatórias, isto é, 2924 horas, o que equivale a 3508,8 horas-aulas. A carga horária mínima, a ser realizada pelo aluno, no ECSO será de 320 (trezentos e vinte) horas.

Já para aluno matriculado no Projeto Pedagógico 2010 este estará somente apto a realizar seu ECSO a partir do 9° semestre do curso e se tiver cumprido, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do curso. A carga horária mínima, a ser realizada pelo aluno, no ECSO será de 340 (trezentos e quarenta) horas.

As atividades de ECSO e ECSNO só poderão ter início após a entrega dos documentos acima e aprovação destes pela COES, a qual se pronunciará sobre a liberação para o início das atividades de ECSO ou ECSNO.

Os documentos durante a realização do ECSO e ECSNO são:

 

Os documentos para avaliação e finalização do ECSO e ECSNO são:

 

O ECSO só será oficialmente computado para realização do componente curricular estágio, estabelecido no projeto pedagógico do curso, após a entrega dos documentos acima e aprovação destes pela COES e, quando for o caso, também pelo professor da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado.

 

Estágios Curriculares Supervisionados Aprovados pela COES

Lista de Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios (ECSO) e Não Obrigatórios (ECSNO) Concluídos ou em Realização

 

 

Comissão de Estágio Curricular Supervisionado (COES)

Composta por professores do curso de Engenharia Física, os quais possuem atribuições de organizar os procedimentos a serem realizados pelos alunos, professores orientadores e supervisores de estágio nas organizações concedentes durante o ECSO e ECSNO, bem como definir o cronograma de datas para tais procedimentos. Possuem também a atribuição de tomar as providências cabíveis, quando da ocorrência de qualquer irregularidade, durante o desenvolvimento dos ECS, com o propósito de preservar a eficiência em sua execução.

Atuamente a COES é composta pelos seguintes professores: 

 

Arquivos Citados Nesta Página Relacionados ao ECS



Lei Nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008 - Dispõe sobre o Estágio de Estudantes
Diretrizes para ECS Publicada pela COES do Curso de Engenharia Física
Plano de Atividades de Estágio Curricular Supervisionado
Folha de Frequência do Estagiário
Termo Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio Curricular Supervisionado
Termo de Recisão do Termo de Compromisso de Estágio Curricular Supervisionado
Avaliação do Estagiário pelo Supervisor de Estágio na Organização Concedente
Relatório de Estágio Curricular Supervisionado
Somente Ingressantes 2010 ou 2011 - Aproveitamento Horas Adicionais de ECSO em Disciplinas Optativas
Gráfico da Distribuição do Número de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) Por Empresas
Gráfico de Quantidades Relacionadas ao Estágio Curricular Supervisionado (ECS)
Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Física da UEMS
Gráfico de Quantidades Relacionadas ao Estágio Curricular Supervisionado (ECS)
Lista de Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) Concluídos ou Em Realização
Gráfico da Distribuição do Número de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) Por Empresa
Gráfico de Quantidades Relacionadas ao Estágio Curricular Supervisionado (ECS)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

Objetivo

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo proporcionar ao aluno a oportunidade de empregar a formação recebida dos demais componentes curriculares (disciplinas, estágio e atividades complementares) para a realização de um trabalho técnico-científico (projeto de engenharia ou pesquisa) de síntese e integração dos conhecimentos, a ser desenvolvido nos campos de atuação do Engenheiro Físico.  Como estabelece a Resolução CNE/CES nº 02, de 24 de abril de 2019, a realização do TCC (na figura de um Projeto Final de Curso) é um componente curricular obrigatório para a integralização do curso. 

 

Ingresso, Orientação, Realização, Redação, Apresentação, Avaliação e Finalização do TCC

Para o ingresso, realização, redação, apresentação, avaliação e finalização do seu TCC o aluno deverá possuir um professor orientador de seu trabalho e em todas as etapas citadas do TCC, tanto o aluno como seu professor orientador deverão seguir procedimentos realizados de acordo com um cronograma de datas específicas, sendo estes regidos pelas normas e diretrizes estabelecidas em:

 

O documento para o ingresso no processo de realização do TCC é:

 

O TCC só poderá ter início após a entrega do documento acima e homologação deste pela COTCC.

Os documentos para finalização do TCC são:

 

O TCC só será oficialmente finalizado e computado para realização do componente curricular TCC, estabelecido no projeto pedagógico do curso, após a entrega dos documentos acima corretamente preenchidos como estabelecido nas Diretrizes Publicada pela Comissão Organizadora do Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Física (COTCC).

É importante a ciência e o cumprimento, por parte do aluno e professor orientador, das normas e procedimentos a serem realizados, bem como do cronograma de datas para a realização dos procedimentos.

 

Cronograma das Principais Datas e Procedimentos para o TCC*

DATAS PROCEDIMENTOS
INGRESSO
De 01 até 31 de outubro de cada ano letivo Período de ingresso no processo de realização do TCC, estabelecido pela entrega do Formulário Unificado para Plano de Trabalho, Carta de Aceite de Orientação e Carta de Aceite de Coorientação na Secretaria do Curso de Engenharia Física
Primeira semana útil do mês de novembro do ano letivo em que se dará o ingresso no processo de realização do TCC Divulgação da homologação pela COTCC do Plano de Trabalho, Carta de Aceite de Orientação e Carta de Aceite de Coorientação para o TCC
Segunda semana do mês de novembro do ano letivo em que se dará o ingresso no processo de realização do TCC Entrega na Secretaria do Curso de Engenharia Física de um novo Formulário Unificado para Plano de Trabalho, Carta de Aceite de Orientação e Carta de Aceite de Coorientação para o TCC. Somente em caso de não homologação do primeiro Formulário Unificado
Terceira semana de novembro do ano letivo em que se dará o ingresso no processo de realização do TCC Divulgação da homologação pela COTCC do novo Plano de Trabalho, Carta de Aceite de Orientação e Carta de Aceite de Coorientação para o TCC. Somente em caso de não homologação do primeiro Formulário Unificado
 REALIZAÇÃO
Duração do TCC Definido de acordo com o Cronograma de Execução das Atividades do TCC. Não deverá ser inferior a 1 (um) semestre letivo salvo exceções previstas nas diretrizes publicadas pela COTCC
 APRESENTAÇÃO
Até 2 (duas) semanas anterior ao término do semestre letivo em que ocorra a apresentação oral do TCC Data máxima da apresentação oral do TCC, porém condicionada a data prévia estabelecida no Plano de Trabalho do TCC
Mínimo de 20 (vinte) dias de antecedência da data da apresentação oral do TCC Convite aos membros que irão compor a Banca Examinadora do TCC, envio da versão de avaliação da monografia do TCC e a divulgação dos critérios de avaliação para a Banca Examinadora. Atividades realizadas pelo orientador e/ou orientando
Mínimo de 20 (vinte) dias de antecedência da data da apresentação oral do TCC Envio pelo orientador ao e-mail da Secretária do Curso de Engenharia Física com cópia ao e-mail do Presidente da COTCC dos nomes dos três membros que irão compor a Banca Examinadora (incluindo o orientador), mais o nome de um membro suplente. Incluir suas titulações e nomes das instituições a que pertencem, além da data, horário, local da apresentação oral e título do TCC
Em data anterior a apresentação oral do TCC Reserva, pelo orientador e/ou orientando, de local e equipamentos necessários a apresentação oral do TCC, notificação deste local, data e horário da apresentação aos membros da Banca Examinadora
Em data ou horário anterior a apresentação oral do TCC Retirada, somente pelo orientador junto a Secretaria do Curso de Engenharia Física, do documento comprobatório da realização da apresentação oral e avaliação do TCC
Até 3 (três) dias úteis após a data da apresentação oral do TCC Entrega, efetuada somente pelo orientador junto Secretaria do Curso de Engenharia Física, do documento comprobatório da realização da apresentação oral e avaliação do TCC devidamente preenchida
 FINALIZAÇÃO
Até 1 (uma) semana anterior ao término do semestre letivo em que ocorra a apresentação oral do TCC Data máxima para a finalização do TCC, condicionada a entrega do arquivo em formato PDF da versão final do TCC nas condições descritas nas diretrizes publicadas pela COTCC e da versão impressa em duas vias de igual teor da Carta de Ciência do Orientador para Entrega da Versão Final do TCC na Secretaria do Curso de Engenharia Física

* Este quadro não exclui a busca de mais detalhes dos procedimentos, sendo tal informações contidas nas Diretrizes publicadas pela COTCC.

 

Trabalhos de Conclusão de Curso Homologados e Não Homologados pela COTCC

Lista dos TCCs Homologados e em Realização - Ano Letivo 2022 (atualizada em 31/08/2022)

Lista dos TCCs Não Homologados Para Realização - Ano Letivo 2022 (atualizada em 31/08/2022)

Lista dos TCCs Concluídos Entre os Anos de 2014 à 2021 (atualizada em 14/04/2022)

Repositório de Monografias dos TCCs Concluídos

 

Comissão Organizadora do Trabalho de Conclusão de Curso (COTCC)

Composta por três professores do curso de Engenharia Física, os quais possuem atribuições de organizar os procedimentos a serem realizados pelos alunos e professores orientadores durante o TCC, bem como definir o cronograma de datas para tais procedimentos. Possuem também a atribuição de tomar as providências cabíveis, quando da ocorrência de qualquer irregularidade, durante o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso, com o propósito de preservar a eficiência em sua execução.

Atuamente a COTCC é composta pelos seguintes professores: 

 

Arquivos Citados Nesta Página Relacionados ao TCC

 



Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Física da UEMS
Anexo I - Modelo Formulário Plano de Trabalho, Carta de Aceite de Orientação e Coorientação do TCC
Anexo II - Modelo Carta de Ciência do Orientador para Entrega da Versão Final do TCC
Anexo III - Instruções para Elaboração da Ficha Catalográfica para TCC
Diretrizes para o Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Física da UEMS
Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Física da UEMS
Lista dos TCCs Concluídos Entre os Anos de 2014 à 2021 (atualizada em 14/04/2022)
Lista dos TCCs Homologados e em Realização - Ano Letivo 2022 (atualizada em 31/08/2022)
Lista dos TCCs Não Homologados e em Realização - Ano Letivo 2022 (atualizada em 31/08/2022)
Gráfico de Quantidades Relacionadas aos TCCs


Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'pdo_sqlsrv.so' (tried: /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory))

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: