Matemática Licenciatura
Licenciatura
ESTÁGIO
O curso conta com a disciplinas de Estágio sendo 240 horas /aula na terceira série do curso e 272 horas/aula na quarta série.
Regulamento de Estágio
Alteração de Regulamento de Estágio
Folha Freq. Estágio
Convenio de Estágio
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Trabalho de conclusão de curso é obrigatório para integralização do curso e constitui-se em um trabalho abrangendo atividades de pesquisa ou ensino ou extensão, relacionadas com o curso.
Informação Referente a Entrega da Proposta de Trabalho e do TCC
Entrega Pré-Projeto: 28/10/2022
Entrega do TCC: 28/10/2022
Defesa do TCC: De 21/11/2022 a 02/12/2022
DEFESAS DE TCC
Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2022
Aluno(a) |
Título do TCC |
Leonardo Meira Tomaelo |
DINÂMICA DAS FUNÇÕES AFIM E TENDA E SUAS ITERAÇÕES |
Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2021
Aluno(a) |
Título do TCC |
Jeneffer Alexia Silva Martins |
"DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUANDO QUEM ENSINA OU APRENDE É UM DEFICIENTE VISUAL." |
Larissa Erdmann |
“COMPORTAMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR FRENTE O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL PARA ALUNOS DEFICIENTES: ESTUDO DE CASO.” |
Carla Priscila Souza Santos |
"O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADES E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA." |
Geovana Rio Carrasco |
“APLICAÇÃO BÁSICA COM O SOFTWARE GEOGEBRA.” |
Marcio de Souza da Paz |
“DA PROFISSÃO À GRADUAÇÃO: TEOREMA DE PITÁGORAS NA CONSTRUÇÃO DE TELHADOS.” |
Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2020
Aluno(a) |
Título do TCC |
Mainara das Dores Leite Santos |
A RAZÃO ÁUREA NA ARQUITETURA |
Nayara Cabral da Silva |
A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO |
Daiane Gomes da Silva |
O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Marcus Vinícius da Silva Favaretto |
A PRODUÇÃO DE VÍDEO EM TEMPO DE PANDEMIA: UMA ALTERNATIVA SEGUNDO AS IDEIAS DE MORAN |
Weslei Venícios Pereira Barbosa |
ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: METODOLOGIAS TECNOLÓGICAS DE ENSINO NA ERA DIGITAL |
Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2019
Aluno(a) |
Título do TCC |
Carolina Fuso Mendes |
A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Wellington Luís de Melo Barros |
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DINÂMICOS DISCRETOS |
Camila Lima Guissoni |
A MOBILIZAÇÃO DA TEORIA E CONCEITO EM AÇÃO NUMA INTERVENÇÃO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
Sara de Araújo Machado |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA OFICINA DE ESTATÍSTICA: UMA INTEGRAÇÃO AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
Zacarias Acioli |
ENSINO DE MATEMÁTICA- CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO: TECNOLOGIA |
Vanessa Aparecida Fernandes |
A LUDICIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICA |
Letícia Paula Cirqueira Martins |
O MÉTODO DE ENSINO DE VAN-HIELE NA CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO |
Isabela Ribeiro dos Anjos |
O ESTUDO DO TEOREMA DE PÍTAGORAS EM UM ENTORNO TECNOLÓGICO |
Emilly Araújo Lima |
DO CÁLCULO DE ÁREAS AO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL ATRAVÉS DE ARQUIMEDES, CAVALIERI, PASCAL, FERMAT, NEWTON, LEIBNIZ E RIEMANN. |
Jéssica de Almeida Picinin |
A ÉTNOMATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL |
Tuane Pacheco |
A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ESTUDO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS: UMA INTEGRAÇÃO AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
Aloysio Merquiades Ferreira Santos |
MATOFOBIA – AVERSÃO À MATEMÁTICA |
Ana Heloisa dos Santos |
AS DIFICULDADES NO ENSINO DA DIVISÃO |
Renata Thamara Kovalski Ramalho |
ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROJETO ÂNCORA |
Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2018
Aluno(a) |
Título do TCC |
Thiago Cardoso de Almeida |
A APLICAÇÃO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA COMO RECURSO AVALIATIVO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO 9° ANO |
Sheila Claudineia Toscan Nardez |
PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA COM ENFOQUE NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA |
Letícia Batista dos Santos |
LETRAMENTO MATEMÁTICO NOS PRIMEIROS ANOS DA EDUACAÇÃO BÁSICA |
Elyda kamila Alves de Souza Santos |
A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO |
Bruna Fernanda de Santana Sousa Rodrigues |
A PESQUISA COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
Joilço Alves Pereira |
MATEMÁTICA FINANCEIRA E SEU ENSINO NA EDUCAÇÃO |
Nathalia Mota de Andrade |
DIFICULDADES EPISTEMOLÓGICAS DOS NÚMEROS RELATIVOS |
Natália Maria Aguiar Melo |
O VÍDEO COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA |
Priscila dos Reis dos Santos |
LINGUAGENS DO ENSINO DA MATEMÁTICA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Mayara Cardoso Andrade |
O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ALUNOS COM NECESSIDES ESPECIAIS |
Leandro Ferreira da Silva |
GEOMETRIA RECURSSIVA NO SUPERLOGO |
Vitor de Souza Lichoti |
MINECRAFT COMO ESPAÇO PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PUZZLES |
Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2017.
Aluno(a) |
Título do TCC |
Rodrigo Henrique de Oliveira |
SOLUÇÕES ELEMENTARES PARA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS |
Anderson José borges claro |
“ESTUDO DO TEOREMA FUNDAMENTAL DA ARITMÉTICA E NÚMEROS PRIMOS |
Ednéia Alves de Oliveira |
O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA) COMO TERCEIRO ESPAÇO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES” |
Eli Fernando Gil Espindola |
O COGNITIVISMO DE JEAN PIAGET E SUAS IMPLICAÇÕES À FORMAÇÃO DOS PROFESSOR |
Fernando Juremeira dos Santos |
AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Léia Alves de Oliveira |
A EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DESDE A SUA IMPLANTAÇÃO |
Lucicleide Satira dos Santos |
UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÃO- PROBLEMA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS” |
Pedro Henrique Justo dos Santos |
TEORIA DOS NÚMEROS ALGÉBRICOS |
Soraya Maria Batista |
O ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU COM UMA INCÓGNITA PARA ALUNOS DO EJA: UM OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO |
Willian Jesus da Silva |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Luiz Henrique da Silva Santana |
DESENVOLVENDO HABILIDADES MATEMÁTICAS COM O SOFTWARE TUX OF MATH COMMAN |
Adenise Martins da Silva Gomes |
O RACIOCÍNIO DOS ESTUDANTES DE 6º ANO NA RESOLUÇÃO DAS SITUAÇÕES ENVOLVENDO AS ESTRUTURAS DE DIVISÃO |
Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2016
Aluno(a) |
Título do TCC |
Adriana Cozim de Oliveira Lima |
A GEOMETRIA ESPACIAL E A CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO ATRAVÉS DO ORIGAMI |
Alessandra Lima de Moraes Mantovani |
ESTUDO DE CONCEITOS DA GEOMETRIA PLANA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO COM RÉGUA E COMPASSO VIA TEORIA DE VAN-HIELE |
Mayene Silva Reverte |
O APRENDIZADO DOS NÚMEROS RACIONAIS: UM ESTUDO TENDO COMO REFERÊNCIA OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS |
Grazieli Santos de Oliveira |
TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS DECIMAIS |
Marcos da Rocha Silva
|
A IMPORTÂNCIA DA GEOMETRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS NA MATEMÁTICA E NO PENSAMENTO LÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Marisangela Pereira dos Santos |
UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE FUNÇÕES DE SEGUNDO GRAU NA ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
Edson Matsuo Ota |
NOÇÕES SOBRE AS TÉCNICAS DE ONDAS ULTRASSÔNICAS APLICADAS À MEDICINA |
Thassiane Calíssia Ravazi Ferreira |
A RAZÃO ÁUREA E A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI |
Adenilson de Souza |
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS |
Anderson Aparecido do Carmo Souza |
LOGARITMOS: UM POUCO DE HISTÓRIA, CONCEITOS E DEFINIÇÃO GEOMÉTRICA |
Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2015
Aluno(a) |
Título do TCC |
Maria Carolina de Oliveira |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO MEDIADORA DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
Carla Cristina de Souza Vieira |
O LÚDICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
Suélen Silva Simões |
A FORMAÇÃO INICIAL E A SALA DE AULA: PERSPECTIVAS PARA UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR SOBRE A ÓTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Thaís Fernanda Gonçalves Pires |
A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA: PRESCRIÇÃO E PRÁTICA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR |
Bruna Zaparolli Dalcico Figueiredo dos Santos |
A INFLUÊNCIA DO CONTRATO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE COORDENADORES, PROFESSOR E ALUNOS |
Fábio Alves dos Santos |
DILEMAS E SABERES: O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O REFLEXO DA LICENCIATURA EM SUA DOCÊNCIA |
Magnum Tiburso Faria |
DECIFRANDO PADRÕES DA NATUREZA ATRAVÉS DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCI |
Rafael Nascimento Pereira |
O ESTUDO DA CURVA CICLOIDE E DE SUAS PROPRIEDADES FÍSICAS |
Gleice de Cristo Ravaze |
A UTILIZAÇÃO DA SALA DE RECURSOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
José Terêncio Neto |
DISCUSSÃO DE SISTEMAS HARMÔNICOS - OSCILADORES HARMÔNICOS ATRAVÉS DA TRANSFORMADA DE LAPLACE |
Jeferson Moreira de Oliveira Araldo |
A FÍSICA DAS TEMPESTADES ELETROSTÁTICAS |
Iara Maria Cauz |
INCLUSÃO SOCIAL E ACESSIBILIDADE NA ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA |
Jorge Jefferson Costa Makino |
CÔNICAS: EQUAÇÕES CARTESIANAS, LUGAR GEOMÉTRICO E SEÇÕES CÔNICAS |
Maycon Antonio Perete |
INTRODUÇÃO À CRIPTOGRAFIA RSA |
Regulamento de Trabalho de conclusão de Curso
Termo de Aceite Professor
Formulário para elaboração do projeto de TCC
Áreas de Pesquisa