Matemática Licenciatura

Licenciatura

Estágio & TCC

ESTÁGIO

O curso conta com a disciplinas de Estágio sendo  240 horas /aula na terceira série do curso e 272 horas/aula na quarta série. 



Regulamento de Estágio
Alteração de Regulamento de Estágio
Folha Freq. Estágio
Convenio de Estágio

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

Trabalho de conclusão de curso é obrigatório para integralização do curso e constitui-se em um trabalho abrangendo atividades de pesquisa ou ensino ou extensão, relacionadas com o curso.

 

Informação Referente a Entrega da Proposta de Trabalho e do TCC

Entrega  Pré-Projeto: 28/10/2022

 
Entrega do TCC: 28/10/2022

 Defesa do TCC:  De 21/11/2022 a 02/12/2022

DEFESAS DE TCC

Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2022

Aluno(a)

Título do TCC

Leonardo Meira Tomaelo

DINÂMICA DAS FUNÇÕES AFIM E TENDA E SUAS ITERAÇÕES 

 

Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2021

Aluno(a)

Título do TCC

Jeneffer Alexia Silva Martins

"DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUANDO QUEM ENSINA OU APRENDE É UM DEFICIENTE VISUAL."

Larissa Erdmann

“COMPORTAMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR FRENTE O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL PARA ALUNOS DEFICIENTES: ESTUDO DE CASO.”

Carla Priscila Souza Santos

"O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADES E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA."

Geovana Rio Carrasco

“APLICAÇÃO BÁSICA COM O SOFTWARE GEOGEBRA.”

Marcio de Souza da Paz

“DA PROFISSÃO À GRADUAÇÃO: TEOREMA DE PITÁGORAS NA CONSTRUÇÃO DE TELHADOS.”

 

Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2020

Aluno(a)

Título do TCC

Mainara das Dores Leite Santos

A RAZÃO ÁUREA NA ARQUITETURA

Nayara Cabral da Silva

A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO

Daiane Gomes da Silva

O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Marcus Vinícius da Silva Favaretto

A PRODUÇÃO DE VÍDEO EM TEMPO DE PANDEMIA: UMA ALTERNATIVA SEGUNDO AS IDEIAS DE MORAN

Weslei Venícios Pereira Barbosa

ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: METODOLOGIAS TECNOLÓGICAS DE ENSINO NA ERA DIGITAL

 

Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2019

Aluno(a)

Título do TCC

Carolina Fuso Mendes

A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Wellington Luís de Melo Barros

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DINÂMICOS DISCRETOS

Camila Lima Guissoni

A MOBILIZAÇÃO DA TEORIA E CONCEITO EM AÇÃO NUMA INTERVENÇÃO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Sara de Araújo Machado

INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA OFICINA DE ESTATÍSTICA: UMA INTEGRAÇÃO AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Zacarias Acioli

ENSINO DE MATEMÁTICA- CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO: TECNOLOGIA

Vanessa Aparecida Fernandes

A LUDICIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICA

Letícia Paula Cirqueira Martins

O MÉTODO DE ENSINO DE VAN-HIELE NA CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO

 

Isabela Ribeiro dos Anjos

O ESTUDO DO TEOREMA DE PÍTAGORAS EM UM ENTORNO TECNOLÓGICO

Emilly Araújo Lima

DO CÁLCULO DE ÁREAS AO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL ATRAVÉS DE ARQUIMEDES, CAVALIERI, PASCAL, FERMAT, NEWTON, LEIBNIZ E RIEMANN.

Jéssica de Almeida Picinin

A ÉTNOMATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Tuane Pacheco

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ESTUDO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS: UMA INTEGRAÇÃO AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Aloysio Merquiades Ferreira Santos

MATOFOBIA – AVERSÃO À MATEMÁTICA

Ana Heloisa dos Santos

AS DIFICULDADES NO ENSINO DA DIVISÃO

Renata Thamara Kovalski Ramalho

ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROJETO ÂNCORA

 

Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso -  2018

Aluno(a)

Título do TCC

 Thiago Cardoso de Almeida

A APLICAÇÃO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA COMO RECURSO AVALIATIVO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO 9° ANO

Sheila Claudineia Toscan Nardez

PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA COM ENFOQUE NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

Letícia Batista dos Santos

LETRAMENTO MATEMÁTICO NOS PRIMEIROS ANOS DA EDUACAÇÃO BÁSICA

Elyda kamila Alves de Souza Santos

A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO

Bruna Fernanda de Santana Sousa Rodrigues

A PESQUISA COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Joilço Alves Pereira

MATEMÁTICA FINANCEIRA E SEU ENSINO NA EDUCAÇÃO

Nathalia Mota de Andrade

DIFICULDADES EPISTEMOLÓGICAS DOS NÚMEROS RELATIVOS

Natália Maria Aguiar Melo

O VÍDEO COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA

Priscila dos Reis dos Santos

LINGUAGENS DO ENSINO DA MATEMÁTICA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Mayara Cardoso Andrade

O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ALUNOS COM NECESSIDES ESPECIAIS

Leandro Ferreira da Silva

GEOMETRIA RECURSSIVA NO SUPERLOGO

Vitor de Souza Lichoti

MINECRAFT COMO ESPAÇO PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PUZZLES

 

Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2017.

Aluno(a)

Título do TCC

Rodrigo Henrique de Oliveira

SOLUÇÕES ELEMENTARES PARA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

Anderson José borges claro

“ESTUDO DO TEOREMA FUNDAMENTAL DA ARITMÉTICA E NÚMEROS PRIMOS

Ednéia Alves de Oliveira

O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA) COMO TERCEIRO ESPAÇO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES”

Eli Fernando Gil Espindola

O COGNITIVISMO DE JEAN PIAGET E SUAS IMPLICAÇÕES À FORMAÇÃO DOS PROFESSOR

Fernando Juremeira dos Santos

AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Léia Alves de Oliveira

A EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DESDE A SUA IMPLANTAÇÃO

Lucicleide Satira dos Santos

UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÃO- PROBLEMA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS”

Pedro Henrique Justo dos Santos

TEORIA DOS NÚMEROS ALGÉBRICOS

Soraya Maria Batista

O ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU COM UMA INCÓGNITA PARA ALUNOS DO EJA: UM OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO

Willian Jesus da Silva

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Luiz Henrique da Silva Santana

DESENVOLVENDO HABILIDADES MATEMÁTICAS COM O SOFTWARE TUX OF MATH COMMAN

Adenise Martins da Silva Gomes

O RACIOCÍNIO DOS ESTUDANTES DE 6º ANO NA RESOLUÇÃO DAS SITUAÇÕES ENVOLVENDO AS ESTRUTURAS DE DIVISÃO

 

Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2016

Aluno(a)

Título do TCC

Adriana Cozim de Oliveira Lima

A GEOMETRIA ESPACIAL E A CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO ATRAVÉS DO ORIGAMI

Alessandra Lima de Moraes Mantovani

ESTUDO DE CONCEITOS DA GEOMETRIA PLANA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO COM RÉGUA E COMPASSO VIA TEORIA DE VAN-HIELE

Mayene Silva Reverte

O APRENDIZADO DOS NÚMEROS RACIONAIS: UM ESTUDO TENDO COMO REFERÊNCIA OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Grazieli Santos de Oliveira

TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS DECIMAIS

Marcos da Rocha Silva

 

A IMPORTÂNCIA DA GEOMETRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS NA MATEMÁTICA E NO PENSAMENTO LÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Marisangela Pereira dos Santos

UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE FUNÇÕES DE SEGUNDO GRAU NA ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Edson Matsuo Ota

NOÇÕES SOBRE AS TÉCNICAS DE ONDAS ULTRASSÔNICAS APLICADAS À MEDICINA

Thassiane Calíssia Ravazi Ferreira

A RAZÃO ÁUREA E A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI

Adenilson de Souza

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

Anderson Aparecido do Carmo Souza

LOGARITMOS: UM POUCO DE HISTÓRIA, CONCEITOS E DEFINIÇÃO GEOMÉTRICA

Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 2015

Aluno(a)

Título do TCC

Maria Carolina de Oliveira

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO MEDIADORA DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS

Carla Cristina de Souza Vieira

O LÚDICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Suélen Silva Simões

A FORMAÇÃO INICIAL E A SALA DE AULA: PERSPECTIVAS PARA UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR SOBRE A ÓTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Thaís Fernanda Gonçalves Pires

A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA: PRESCRIÇÃO E PRÁTICA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR

Bruna Zaparolli Dalcico Figueiredo dos Santos

A INFLUÊNCIA DO CONTRATO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE COORDENADORES, PROFESSOR E ALUNOS

Fábio Alves dos Santos

DILEMAS E SABERES: O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O REFLEXO DA LICENCIATURA EM SUA DOCÊNCIA

Magnum Tiburso Faria

DECIFRANDO PADRÕES DA NATUREZA ATRAVÉS DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCI

Rafael Nascimento Pereira

O ESTUDO DA CURVA CICLOIDE E DE SUAS PROPRIEDADES FÍSICAS

Gleice de Cristo Ravaze

A UTILIZAÇÃO DA SALA DE RECURSOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

José Terêncio Neto

DISCUSSÃO DE SISTEMAS HARMÔNICOS - OSCILADORES HARMÔNICOS ATRAVÉS DA TRANSFORMADA DE LAPLACE

Jeferson Moreira de Oliveira Araldo

A FÍSICA DAS TEMPESTADES ELETROSTÁTICAS

Iara Maria Cauz

INCLUSÃO SOCIAL E ACESSIBILIDADE NA ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Jorge Jefferson Costa Makino

CÔNICAS: EQUAÇÕES CARTESIANAS, LUGAR GEOMÉTRICO E SEÇÕES CÔNICAS

Maycon Antonio Perete

INTRODUÇÃO À CRIPTOGRAFIA RSA





Regulamento de Trabalho de conclusão de Curso
Termo de Aceite Professor
Formulário para elaboração do projeto de TCC
Áreas de Pesquisa


Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico