Matemática Licenciatura
Licenciatura
Projetos de Extensão
Título: Apoio as Olimpíadas de Matemática
Coordenador - Dr. Fábio Rodrigues Lucas
Período: Permanente
Descrição: O projeto tem por objetivo dar suporte aos alunos que buscam prestar a Olimpíada Brasileira de Matemática, OBMEP. Tal projeto pretende preparar os alunos do Ensino Médio e Fundamental tanto da rede estadual quanto municipal da cidade de Nova Andradina
Alunos Bolsistas: LUANA GOMES DOS SANTOS, MARCOS VINICIUS MACHADO PEREIRA DOS SANTOS, VITORIA PASSOS DE MENEZES.
Projetos de Ensino
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Coordenador de Área do Subprojeto Matemática: Prof. Oyran Silva Raizzaro
Período: 2022-2023
Residência Pedagógica
Coordenador de Área do Subprojeto Matemática: Prof. Sonner Arfux de Figueiredo
Período: 2022-2023
Nivelamento no curso de Licenciatura em Matemática: conceitos matemáticos do Ensino Fundamental II
Coordenador: Kátia Guerchi Gonzales
Aluno Bolsita: Matheus Eduardo Olimpio Sabino
Período: 01/07/2022 a 12/12/2022
Descrição: É um fato observável que os acadêmicos chegam ao curso de Licenciatura em Matemática muitas vezes sem os pré-requisitos necessários para iniciar as disciplinas específicas e fundamentais na formação inicial do professor de Matemática. O projeto propõe uma forma dos estudantes retomarem, reforçarem ou até mesmo construírem os conceitos matemáticos do Ensino Fundamental. Em suma, o projeto visa um nivelamento necessário para a permanência dos ingressos no curso em questão.
Projetos de Pesquisa
Título: Teoria Ergódica
Coordenador - Dr. Oyran Silva Raizzaro
Período: 01/04/2020 a 01/04/2023
Descrição: Este projeto de pesquisa é na área de Sistemas Dinâmicos Discretos, cujo objeto de estudo será a Geometria Fractal. Objetivo é estudar a continuidade dimensão de Hausforff de repulsores não hiperbólicos, obtidos através de uma família de difeomorfismo desdobrando uma bifurcação do tipo Hopf, em um certo parâmetro. Será também analisado o comportamento do estado de equilíbrio próxima a bifurcação da nossa família de difeomorfismo.
Título: LIMITE PARA O COEFICIENTE DA FUNÇÃO DE RAMANUJAN
Coordenador - Dr. Fábio Rodrigues Lucas
Período: 01/12/2021 a 01/12/2023
Descrição: É conhecido que os polinômios ortogonais de Stielties-Wigert convergem uniformemente para a função de Ramanujan. Neste projeto temos o objetivo de fornecer limites inferiores (superiores) para o menor (maior) zero respectivamente dos polinômios de Stielties-Wigert. Em seguida usando a convergência uniforme, obteremos limites para o coeficiente da função de Ramanujan.
Título: CARACTERIZAÇÃO TOPOLÓGICA DE UMA CLASSE DE CONJUNTOS FRACTAIS
Coordenador - Dr. Gustavo Antonio Pavani
Período: 04/10/2021 a 04/10/2023
Título: OLHAR PROFISSIONALMENTE PARA A DOCÊNCIA COM TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
Coordenador - Dr. Sonner Arfux de Figueiredo
Período: 07/11/2019 a 30/11/2023
Projetos (Encerrados)
Título: ESTUDO SOBRE VIBRAÇÕES MECÂNICAS EM SISTEMAS DINÂMICOS COMPOSTOS POR MOTORES DE POTÊNCIAS LIMITADAS
Coordenador: Me. LUIZ ORESTE CAUZ
Modalidade: Pesquisa
Título: Excitações coletivas em sistemas bidimensionais do tipo grafeno
Coordenador: Dr. Wilson Barbosa da Costa
Modalidade: Pesquisa
Descrição: O grafeno, nome dado a um arranjo especial de átomos de carbono dispostos em plano com a estrutura do grafite. Já vinha sendo usado desde o final dos anos oitenta para designar o plano atômico com o qual a estrutura do grafite é formada, mas só em 2004 esse material foi experimentalmente isolado. Algumas das suas propriedades imediatamente despertaram enorme interesse da comunidade científica. O grafeno é um sistema claramente anisotrópico e não homogêneo, espera-se que os efeitos de muitos corpos distinguir-se-ão consideravelmente do gás de elétrons homogêneo e isotrópico tanto em duas quanto em três dimensões. Baseado na Aproximação de Fases Aleatórias analisaremos a descrição da função dielétrica dinâmica de duas dimensões para o grafeno, a qual é a mais simples aproximação que pode ser obtida dentro da formulação dielétrica e sabidamente descreve bem as propriedades dielétricas dos gases de elétrons interagentes no limite de altas densidades. Também estudaremos a correção de campo local designada por uma função G(q) a qual descreve as correções à RPA devido aos efeitos de troca e correlação.
Título: Limitantes Para os Zeros dos Polinômios Ortogonais
Coordenador - Dr. Fábio Rodrigues Lucas
Descrição: Neste projeto pretendemos trabalhar o tema: polinômios ortogonais na reta real. Mais especificamente, os problemas associados a polinômios ortogonais na retal real devem centrar-se em questões relacionadas a encontrar limites inferiores para os zeros de certos polinômios ortogonais em particular para os polinômios ortogonais discretos
Período: 01/03/2019 a 28/02/2021
Título: “A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DO CONCEITO TRIGONOMÉTRICO COMO UM OBJETO DE INVESTIGAÇÃO DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA”
Coordenador: Dr. Sonner Arfux de Figueiredo
Modalidade: Pesquisa
Descrição: Objetivo desta pesquisa é investigar as características do conhecimento na construção do conceito de periodicidade por parte dos estudantes de licenciatura em matemática. Este prosseguimento se faz necessário em virtude de os dados coletados possibilitar a investigação das características do conhecimento matemático no ensino de trigonometria na construção do conceito de periodicidade por parte dos estudantes de licenciatura em matemática. A metodologia da pesquisa é qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, com características da Pesquisa-ação e elementos do Design-Based Research, proposta por Coob et al, que permite ajustes tanto para o processo formativo quanto investigativo. Fundamenta-se A fundamentação teórica no processo de equilibração de Piaget, para explicar a aprendizagem profissional, pelo HLT de Simon, Tzur, Heinz e Kinzel.
Período: 10/03/2016 a 30/08/2019
Título: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES
Coordenador: Dr. Sonner Arfux de Figueiredo
Modalidade: Pesquisa
Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo implementar as ações, por meio de reflexões analíticas, diferentes formas de construção dos saberes docentes por licenciando do Curso de Matemática a partir dos impactos e impressões das ações e atividades na UEMS-unidade de Nova Andradina com o propósito de fomentar as ações de ensino, pesquisa e extensão.
Período: 29/04/2016 a29/04/2017
Título: Da Teoria à Prática Pedagógica de Matemática: assessoria aos professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Brincando de Aprender de Nova Andradina-MS.
Coordenador: Dr. José Felice
Modalidade: Extensão
Período: 2018
Título: Software GeoGebra como ferramenta de Ensino de Matemática
Coordenador: Dr. Sonner Arfux de Figueiredo
Modalidade: Extensão
Descrição: O curso visa capacitar professores e futuros professores de Matemática a manipular o software Geogebra de forma a utilizar esse recurso tecnológico em seu cotidiano de trabalho. O objetivo maior desse curso de extensão é apresentar aos participantes diferentes atividades e metodologias quanto ao uso do software Geogebra que pode ser ampliado para outros softwares educacionais. Esperamos que o curso de extensão venha contribuir para o cotidiano profissional dos professores e acadêmicos e egressos da UEMS envolvidos.
Período: 09/07/2016 a 09/07/2018
Título: Geometria Dinâmica por meio do Software GeoGebra
Coordenador: Dr. Sonner Arfux de Figueiredo
Modalidade: Extensão
Descrição: Software educacionais são implementados visando à utilização no processo de ensino-aprendizagem em diversas áreas da educação. A tecnologia tornou-se uma ferramenta importante no trabalho de professores em sala de aula, sobretudo na disciplina de matemática, que tem suas dificuldades em ambiente escolar devido à grande utilização de abstrações e aspectos formais. Este curso apresenta uma discussão de usabilidade do software matemático GeoGebra na formação de professor. Este trabalho ainda irá relacionar a avaliação da aprendizagem de alunos com o software usando a Taxonomia Revisada de Bloom adaptada ao ensino da Matemática em uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem com base nos estudos de Simon et al.O curso será fundamental na relação entre o processo de ensino-aprendizagem e a usabilidade do software GeoGebra.
Período: 09/02/2016 a 09/07/2016
Título: Aproximação e Ortogonalidade: da Teoria às Aplicações
Coordenador - Dr. Fábio Rodrigues Lucas
Título: Métodos Level Set
Coordenador - Me. Marcio Demetrius Martinez
Título: Formação Inicial do Professor de Matemática: atividades práticas integradas a componente curricular
Coordenador - Dr. Sonner Arfux de Figueiredo
Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a implementação da prática como componente curricular presente na estrutura pedagógica de um curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade X, envolvendo o conteúdo de trigonometria. O estudo propõe implementar e identificar os elementos constituintes das atividades de prática em aula que contribuem para a construção das competências pedagógicas dos acadêmicos-professores na formação inicial em Matemática. Realizaremos ações junto aos acadêmicos do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Matemática na disciplina de Matemática Elementar com a metodologia do Design-Based Research, que permite ajustes tanto para o processo formativo quanto investigativo; sendo assim, as teorias que envolvem as atividades estarão relacionadas a um domínio específico e considera como método científico de investigação quando o foco do pesquisador está no pensamento matemático dos sujeitos e nas modificações desses pensamentos que podem ocorrer durante o processo. Palavras-chave: Prática como Componente Curricular; Formação Inicial de Professores; Licenciatura em Matemática.
Título: O PROCESSO DE ESTUDO, COMO UMA METODOLOGIA DE NATUREZA EPISTEMOLÓGICA, PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Coordenador - Dr. José Felice
Descrição: Esta pesquisa tem a intensão de buscar a validação do desenvolvimento do processo de estudo, para a aprendizagem da Matemática dos alunos do Ensino Fundamental. Considerando a aprendizagem como a construção do conhecimento pelo sujeito, este só poderá ser obtido por meio do estudo o que significa o desenvolvimento de uma metodologia de natureza epistemológica. Levando em conta a importância em investigar a atuação dos estudantes, do Ensino Fundamental, sobre o objeto matemático em estudo a proposta é que os professores ou futuros professores trabalhem com o enfoque epistemológico, onde os saberes referentes a este objeto sejam obtidos do processo de estudo gerados por situações problematizadoras e que as reflexões sejam voltadas para a institucionalização dos saberes nelas contidos. A pesquisa tem o caráter qualitativo e os fundamentos teórico-metodológicos do estudo baseou-se na Teoria Antropológica do Didático como suporte para o desenvolvimento do processo de estudo, para a caracterização de uma situação de estudo e para a análise das atividades matemáticas produzidas pelos estudantes do Ensino Fundamental. O que se espera, é a obtenção de dados suficientes para registrar a evolução da aprendizagem obtida pelos estudantes durante o desenvolvimento do processo de estudo que poderão, durante a mobilização dos saberes contido nas situações apresentadas, dar vida aos conceitos estudados quando interpreta-los no contexto apresentado. Palavras-chave: Didática para a aprendizagem da matemática. Processo de estudo. Metodologia de natureza epistemológica. Aprendizagem da docência do professor de matemática. Teoria antropológica do didático. Educação matemática.