V INTERUEMS em Dourados: Integração e esporte reuniram 10 Atléticas em 4 dias de evento

Por: Rubens Urue | Postado em: 13/10/2022

Atléticas da UEMS realizaram um dos maiores eventos de integração e prática esportiva do MS

O município de Dourados recebeu de 8 a 11 de outubro o V INTERUEMS, evento organizado por acadêmicos e acadêmicas integrantes das 10 associações atléticas da Universidade com apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) e Reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O evento promoveu integração e práticas desportivas com torneios disputados em nove modalidades esportivas como futsal, vôlei, handebol, basquetebol, futebol society, vôlei de praia, natação, sinuca e truco.

Durante os quatro dias, estudantes de diversas Unidades Universitárias da UEMS participaram de competições com o objetivo de disseminar a prática desportiva e fortalecer o papel das atléticas universitárias na instituição. Sob coordenação da acadêmica Liuany Schwinn (curso de Enfermagem) e do acadêmico Hugo Ribeiro (curso de Engenharia Ambiental e Sanitária), junto aos demais integrantes da Comissão Organizadora: Romeu Gontijo (curso de Ciências da Computação), Julia Vedovato Conti (do curso de Letras), Matheus Aquino (do curso de Direito), Lusmara Coffacci (do curso de Enfermagem), o V INTERUEMS reuniu as seguintes Associações Atléticas Acadêmicas (na sigla A.A.A):

1) A.A.A das Ciências Humanas (UEMS/Campo Grande) - a "Guaxa";
2) A.A.A do Direito (da UEMS/Dourados) - a "Alcoolteia";
3) A.A.A do Direito (da UEMS/Naviraí) - a "Suprema";
4) A.A.A dos Cursos da UEMS/Sede - a "Onça Adus";
5) A.A.A dos Cursos de Letras da UEMS (Dourados, Cassilândia e Jardim) - a "Távola Redonda";
6) A.A.A dos Cursos da UEMS/Paranaíba - a "Canina";
7) A.A.A do Curso de Medicina da UEMS/Campo Grande - a "Nórdica";
8) A.A.A dos Cursos da UEMS/Maracaju - a "Eclectus";
9) A.A.A. dos Cursos de Agrárias da UEMS/Aquidauana - a "Pantazord";
10) A.A.A do Curso de Agronomia da UEMS/Cassilândia - os "Búfalos do Cerrado".

Fotomontagem com os brasões das equipes participantes do evento. Importância das Atléticas segue crescendo na UEMS.

"Foi uma alegria muito grande ter participado dessa grande festa que impulsionou saúde e esporte entre nossos alunos e alunas. Nossa gestão está muito feliz de ter acolhido e apoiado este evento, organizado pelas Atléticas da nossa Universidade. Tivemos um esforço conjunto de nossa equipe trabalhando para que o evento ocorresse nestes quatro dias e posso afirmar que foi um sucesso em vários eixos. Sucesso de integração, de competividade e de trocas afetivas. Neste evento, buscamos atender com amor e respeito nossos discentes. Que venha o VI INTERUEMS, pois a gestão estará sempre à disposição para que os acadêmicos sejam priorizados dentro de nossa Instituição", destacou o reitor Laércio Alves de Carvalho.

Para a pró-reitora Erika Kaneta Ferri, responsável pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), que forneceu todo o suporte aos discentes, "o INTERUEMS é uma atividade muito importante para a Universidade, pois, além de desenvolver nos nossos alunos e alunas o espirito desportivo, também estimula a interação e a integração entre os cursos das diversas unidades universitárias da UEMS. É importante destacar que o esporte e a convivência são elementos essenciais para a manutenção da saúde mental de todos/as. Um evento com esta grandiosidade contou com apoio de diversos atores, como, por exemplo os atores internos: a Reitoria, Diretoria de Infraestrutura, a Assessoria de Comunicação e a Assessoria de Cerimonial; e agentes externos: a Prefeitura de Dourados, o Centro de Educação e Ensino para Jovens e Adultos (CEEJA) e a Escola Estadual Antônio da Silveira Capilé, bem como a Fundersporte e Fundação de Cultura. A V edição do INTERUEMS foi um grande sucesso, recheado de muito respeito, alegria e diversidade. Os alunos e alunas deram um show!", avaliou Erika.

Momentos do V INTERUEMS: competições no Complexo do Jorjão e E.E. Capilé, Bar do Lau e Festa noturna

O papel das Atléticas no ambiente universitário

De acordo com o portal universitário FARO, o conceito de atlética pode ser definido como uma associação independente formada pelos estudantes com o objetivo de integrar os alunos. Inicialmente, o foco era a vida esportiva da faculdade, com a organização de jogos e campeonatos, mas, com o passar do tempo, ela começou a ter outras funções, como organizar a recepção de calouros, festas e outros eventos.

A atlética universitária surge exatamente para estimular essa prática, incentivando a participação de várias modalidades, individuais e coletivas, e a criação de equipes formadas por alunos e alunas, que poderão entrar em competições e jogos universitários. Além dos treinos das equipes esportivas, ela também promove diversos eventos, como festas, competições, viagens e ações sociais. Ou seja, não se trata apenas de aproximar pessoas e promover eventos, mas de proporcionar experiências únicas para os estudantes, afirma o referido portal.

De acordo com o coordenador do V INTERUEMS, Hugo Ribeiro, o evento conseguiu cumprir de modo exemplar um dos principais objetivos das atléticas: a integração de alunos de diferentes cursos e Unidades universitárias da UEMS, numa retomada após um período sem a realização deste evento. "É preciso lembrar que passamos por dois anos de pandemia da Covid-19 e tivemos a saída de alunos, perdas pessoais e esse cenário fez o movimento das Atléticas diminuir. Neste ano, porém, nosso objetivo foi um retorno de impacto do INTERUEMS, buscamos promover o melhor evento, com integração e as práticas competitivas, dentro das modalidades. Aqui formalizo meu agradecimento reitoria da UEMS, na figura do nosso reitor, Laércio de Carvalho e toda a equipe. Estiveram ao nosso lado o tempo todo, dando o apoio e fomentando o evento. Nos esforçamos para ampliar a fazer crescer esse evento no cenário nacional, inclusive. Essa é nossa meta", informou Hugo.

A acadêmica Liuany Schwinn, do curso de Enfermagem, integrante da Comissão organizadora resgata um histórico do surgimento gradual das Atléticas na UEMS e explica que, de fato, o papel das atléticas vai muito além de festas e das competições. "Quando ingressei na UEMS, não havia muita coisa consolidada em relação à atléticas e às práticas de esporte dentro da Universidade. Estou no último ano do curso de Enfermagem e atuo dentro de minha Atlética, a Sanguinária, como Diretora de Esportes e recebi com grande responsabilidade e alegria o convite para compor a Comissão organizadora do V INTERUEMS. Pensei: agora é a hora da gente mostrar do que o esporte é capaz dentro de uma Universidade, inclusive, no sentido de mostrar a todos o quanto essa prática esportiva das Atléticas pode trazer de retorno para a UEMS. Penso que a visibilidade das Atléticas é importante para atrair novos alunos pra instituição, inclusive. Nossas ações vão além dos jogos e festas. Também desenvolvemos ações sociais, como atividades voltadas à doação de sangue, doação de agasalhos e alimentos, atuamos em escolas e hospitais. Essas ações são praticadas dentro da Sanguinária, por exemplo", detalha Liuany.

Ambos esperam que as Atléticas da UEMS se fortaleçam e ampliem suas ações, lembrando que a Atlética ressoa o amor pelo esporte, a interação entre discentes de diferentes localidades, a criação de vínculos afetivos e de admiração, uma vez que, na opinião deles, a Universidade é algo além de somente o ensino. Por meio do esporte, os estudantes têm suas vidas transformadas para melhor.

Registros do último dia do torneio: duelos entre as equipes e entrega de medalhas às equipes vencedoras.

Relatos de presidentes das Atléticas que integraram o V INTERUEMS

"Este evento foi uma das coisas mais importantes para a evolução da Canina, da UEMS/Paranaíba. Passamos por 3 anos sem participar de grandes jogos, incluindo o período da pandemia. A organização deste INTERUEMS foi excelente, a estrutura dos alojamentos com Escolas grandes, as quadras com uma proximidade entre os locais dos jogos, o local das festas, amplo e com gramado, do jeito que os universitários gostam. Nossa delegação adorou as festas. Também agradeço os investimentos da própria Universidade no V INTERUEMS, por parte da reitoria, todo apoio e suporte, fato que colaborou para a realização do evento da melhor maneira possível. Penso que o próximo INTERUEMS será melhor ainda, uma vez que essa edição já foi uma grande evolução. Por fim, agradeço a delegação da Canina, viemos de Paranaíba, a cidade mais distante de Dourados e, mesmo assim tivemos a maior delegação e obtivemos o melhor desempenho entre as equipes competidoras. Nossos atletas treinaram sob chuva Reforço meu agradecimento à organização deste evento".
Henrique Luiz Bressane, do curso de Direito da UEMS/Paranaíba, presidente da Canina.

"Somos uma atlética muito nova e viemos com a cara e a coragem para este evento. Aqui no evento percebemos a dimensão do INTERUEMS, vimos outras Atléticas muito maiores em quantitativo de alunos e alunas. Nosso objetivo é retornar para nossa Unidade Universitária (UEMS/Maracaju) e agitar a galera e conseguir mais integrantes para retornarmos no ano que vem. Com um total de 17 atletas, fizemos nosso nome, conseguimos pegar pódios na sinuca, truco e natação e isso é bem importante. O evento foi incrível, a interação foi demais, conhecemos as galeras das outras atléticas. Ano que vem tem mais. "
Ana Beatriz, do curso de Agronomia da UEMS/Maracaju - integrante da Eclectus, representando a presidente Melissa Schwinn.

Atlética Canina (de Paranaíba) foi a 1a colocada do V INTERUEMS. Na foto, a entrega do troféu pelo reitor Laércio de Carvalho.

"A participação da Nórdica nesta edição do INTERUEMS foi muito bacana. Muitos relatos positivos sobre a organização e condução dos eventos das festas e dos jogos. Destaco a arbitragem federada, que deixou a competição mais confiável e profissional. O nível competitivo das Atléticas foi muito bom e a localização concentrada no Complexo do Jorjão e na E.E. Capilé (locais próximos) também foi muito positiva. Acho importante a realização de eventos como este, apoiados pela reitoria, de forma a incentivar as práticas esportivas dos nossos acadêmicos. Estas ocasiões acabam sendo um momento de descontração, em meio à nossa rotina corrida, uma vez que nosso curso é integral e, muitas, vezes, deixamos de cuidar de nossa saúde. Nesse sentido essas práticas esportivas são importantes para chegarmos num alto nível competitivo para conquistar medalhas. Espero que o evento só cresça, mantendo os pontos positivos que marcaram esta edição".
Felipe Amaral da Silva, curso de Medicina da UEMS/Campo Grande, presidente da Nórdica. 

"Participar do V INTERUEMS foi muito especial para toda a nossa delegação, pois a Suprema não tinha participado das duas últimas edições do evento (2018 e 2019). Muitos colegas de nossa Unidade Universitária, do curso de Direito da UEMS/Naviraí não conehciam a Atlética, e desconheciam a proposta do evento. Ressalto que fomos bem recepcionados pela reitoria e pela Comissão Organizadora, e por todas as outras Atléticas. Isso fortaleceu nosso espírito esportivo dos universitários. Foi muito bom sentir o respeito e admiração vindo de pessoas de fora da Suprema foi algo muito positivo. O INTERUEMS é muito importante tanto para a interação entre estudantes junto de outras Unidades, mas, principalmente entre nossos acadêmicos da própria Unidade. Nossa delegação participou com toda garra e dedicação e conseguimos trazer um título, e isso fotaleceu nossa Atlética. Durante o evento, também destaco que os alunos se sentiram especiais em participar desse evento. Em 2023 participaremos novamente".
Ana Caroline Alves de Lima, curso de Direito de Naviraí, presidente da Suprema.

Confira NESTE LINK a Galeria de Fotos com os vencedores e vencedoras nas modalidades disputadas no V INTERUEMS .


Anexos:

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'pdo_sqlsrv.so' (tried: /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory))

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: