Acadêmicas da UEMS participam de evento científico internacional

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 22/09/2022

Acadêmicas do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Mundo Novo, e do Programa de Pós-graduação em Agronomia - Produção Vegetal da unidade de Aquidauana, participaram da 2ª Bienal Científica da UNICAN (Universidade Nacional de Canindeyú), na cidade de Salto Del Guairá, Paraguai. O evento foi realizado nos dias 20 e 21 de setembro e as acadêmicas apresentaram 5 trabalhos científicos realizados através de seus projetos de Iniciação Científica e Dissertação de Mestrado.

A 2ª Bienal Científica da UNICAN com o tema “Ciência: investimento no futuro da humanidade” oportunizou a publicação de mais de 100 trabalhos científicos de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e Paraguai, e contou com palestras de membros do Ministério de Ciência e Tecnologia do Paraguai.

A acadêmica Jaqueline Alves Lopes, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental apresentou 2 trabalhos científicos que foram oriundos do trabalho de iniciação científica com bolsa UEMS/CNPq do ciclo 2021/2022. Os trabalhos são referentes à avaliação da qualidade física do solo e estocagem de carbono estocado por diferentes áreas manejadas e em recuperação no município de Mundo Novo. Durante o período de pesquisa na iniciação científica, Jaqueline foi orientada pelo Prof. Dr. Jean Sérgio Rosset, da Unidade de Mundo Novo.

“ Participar deste evento foi de extrema importância, tive a oportunidade de apresentar meus trabalhos desenvolvidos na Iniciação Científica durante o último ano para a comunidade acadêmica internacional. Além de conhecer outros trabalhos e seus autores em diversas áreas do conhecimento. Através da participação neste congresso, percebi a importância da divulgação científica para o desenvolvimento da sociedade”, acrescenta Jaqueline.

A mestranda, Isabela Neves, do Programa de Pós-graduação em Agronomia (PGAGRO), também orientada pelo Prof. Dr. Jean Rosset, apresentou três trabalhos científicos referentes ao potencial de estoque de carbono e análises estruturais do solo de diversas áreas cultivadas e naturais do município de Mundo Novo. Todas as pesquisas apresentadas tiveram origem no projeto de Mestrado.

“ Participar de um evento internacional para mostrar as pesquisas realizadas pelo nosso Grupo de Estudos em Carbono (GECARB-UEMS) é muito gratificante. Poder trocar experiências e adquirir mais conhecimento através de outros trabalhos auxilia na formação. Acredito que a participação em congressos seja a melhor forma de poder ver de perto o valor da pesquisa no meio acadêmico”, salienta Isabela.

Já para o prof. dr. Jean Sérgio Rosset, orientador dos trabalhos das acadêmicas, é gratificante ver a evolução das pesquisas científicas realizadas pela UEMS, em especial o crescimento no desenvolvimento e apresentação dos trabalhos das orientadas. “ Esse é o papel da Universidade, tanto em nível de graduação, quanto de pós-graduação, formar pessoas capacitadas e comprometidas com a ciência, que buscam o conhecimento, desenvolvem trabalhos de pesquisa, e por fim, difundem o conhecimento para a sociedade”, finaliza. (Com informações do professor dr. Jean Sérgio Rosset)

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'pdo_sqlsrv.so' (tried: /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory))