CEPEGRE/UEMS e Associação Brasileira de Imprensa discutem convênio interinstitucional para temáticas étnico-raciais

Por: Rubens Urue | Postado em: 28/10/2022

Reunião virtual entre o CEPEGRE/UEMS e integrantes da ABI ocorreu no dia 26 de outubro

Integrantes do Centro de Estudos e Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (Cepegre) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) participaram de reunião virtual no dia 26 com membros da Comissão de Igualdade Racial da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), com o objetivo iniciar a construção de protocolos para o estabelecimento de convênio entre as duas Instituições, visando a prestação de Assessoria Técnica Pedagógica à Associação, no que tange as Relações Étnico-Raciais.

A ação foi coordenada pela profa. Dra. Cíntia Santos Diallo, responsável pelo Cepegre. A reunião contou com a presença da pró-reitora de Ensino da UEMS, profa. Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro “Maju”, que destacou aos representantes da ABI o protagonismo da Universidade na implementação de Políticas de Ações Afirmativas, com reservas de vagas na graduação para negros/as e indígenas, há 18 anos.

Maju também reforçou o papel fundamental do Cepegre no acolhimento de cotistas, na produção de pesquisas nas temáticas de gênero, raça, etnia e na organização das Bancas de Verificação Fenotípica, que nesta atividade, em especial, conta com o apoio da Divisão de Ingresso Discente (DIND).

Durante a reunião o jornalista Marcos Gomes, mencionou que a ABI foi fundada em 1908, por Gustavo de Lacerda, “um homem negro, que teve seu pertencimento racial apagado no decorrer do processo histórico. Assim como, mencionou a necessidade de os/as profissionais da comunicação, alinharem-se ao antirracismo, de modo a fortalecer a luta pela promoção da igualdade racial no Brasil”, relatou Gomes.

A profa. Dra. Cíntia Santos Diallo discorreu sobre a potencialidade do Cepegre, na elaboração e desenvolvimento de palestras, rodas de conversa, cursos de extensão, com do destaque para os Cursos de Formação Continuada sobre Infâncias, Diversidade e Organização do Trabalho Pedagógico em parceria com a Secreatria Municipal de Educação (SEMED), finalizado no início do mês de outubro; de Extensão em Educação das Relações Étnico-Raciais e de Gênero, em parceria com o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação em Dourados (SIMTED), que está vigente; e da Formação para atuar nas Bancas de Verificação Fenotípica da UEMS, que iniciará em 7 de novembro.

As discussões iniciais sinalizaram para realização de ações voltadas para realização cursos, palestras, oficinas, eventos culturais, sobre as desigualdades raciais, ações afirmativas, racismo estrutural, antirracismo, lei 10.639/2003, a partir de 2023, para filiados/as da ABI e demais interessados/as”, destacou a docente da UEMS.

Participaram da reunião Luiz Paulo, da Comissão da Igualdade/ABI, Beatriz dos Santos Landa, Eliane da Silva, Gislaine Correia, Gislaine Felisberto, Ilma Fátima de Jesus, Irení Brito, Jean Willian de Souza, Maria de Lourdes Silva, Suzete Chaffin e Terezinha Coelho, membros do Cepegre.