Docente da UEMS/CG apresenta pesquisa em evento na Alemanha

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 20/10/2022

Professor Antonio Carlos em sua apresentação na Alemanha

O professor Dr. Antonio Carlos Santana de Souza, do curso de Letra da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Campo Grande, esteve na 20ª Conferência Anual da Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE), na Universidade de Augsburgo, na Alemanha. O encontro anual fez parte de uma semana de eventos dedicados ao estudo dos contatos linguísticos na Universidade de Augsburgo, incluindo o workshop Creole studies in motion e o 2º encontro da rede internacional BayMIS.

O evento, que aconteceu no início de setembro, teve como tema “Contactos linguísticos como continuum e continuidades epistemológicas na linguística de contacto” e o professor Antonio Carlos apresentou sua pesquisa “Africanismos e variação linguística em comunidades afro-brasileiras do Estado de Mato Grosso – Brasil”. A análise do professor fala de afrodescendentes em Comunidades Quilombolas de Mato Grosso (MT).

Para o professor Antonio Carlos, sua participação no evento resultou na visibilidade dos trabalhos e estudos realizados no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEMS, principalmente pela direta pertinência do tema em relação às linhas temáticas da Conferência e da Associação (ACBLPE). “Neste trabalho, busquei observar a língua em uso na sincronia, em situações e localizações geográficas específicas. Os resultados da recolha de dados de caráter dialetal apresentam características que refletem o português do período colonial, como também evidências sobre o resultado do contato linguístico, para compreender a diferenciação do português falado no Brasil, na heterogeneidade de suas variantes regionais e sociais, em relação ao português falado em Mato Grosso. Tais amostras destas comunidades de fala resultaram de processos de mudanças induzidos pelo contato entre línguas, sem fazer dessa variedade linguística uma língua crioula, ou mesmo uma variedade linguística independente de sua língua-alvo, o português standard brasileiro. Os resultados obtidos nas análises das comunidades rurais, apresentaram predominância das variantes [+ afro] em uso real em ambos os sexos. Os resultados das análises na comunidade urbana, permitiu-nos identificar 110 vocábulos de origem africanas, comuns ao universo dos entrevistados”, conta o professor Antonio Carlos.

Ao representar o PPGLetras e a ARELIN, o Prof. Antonio Carlos foi convidado a participar de Encontro Acadêmico realizado no dia 12 de setembro, também na Universidade de Augsburgo. O encontro contou com a presença do Escritório de Relações Exteriores da Universidade de Ausburgo e tratou temas de Internacionalização e Intercâmbio, com a participação de representantes de Universidades brasileiras e representante do BAYLAT (Centro Universitário da Baviera para América Latina, Organização do Ministério de Ciência e Arte do Estado Livre da Baviera).

Reunião de trabalho com representantes da Universidade de Ausburg e da América Latina.