Jornada das Profissões da UEMS segue com agenda em Escolas de MS e atende 800 estudantes

Por: Rubens Urue | Postado em: 04/11/2022

Vídeo informativo e lúdico leva informações da UEMS aos jovens do Ensino Médio

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) segue com ação de visitas a diversas escolas públicas da rede estadual com o projeto de extensão denominado "Jornada das Profissões da UEMS", coordenado pela profa. Dra. Adriana Rochas de Carvalho Fruguli Moreira e que tem por objetivo apresentar conteúdos disciplinares introdutórios que caracterizam as competências e habilidades específicas dos cursos ofertados pela UEMS. Em atuação desde o segundo semestre de 2021, o projeto já visitou, desde seu início, 20 escolas estaduais em um total de 10 municípios. O foco são estudantes do ensino médio da rede pública. 

A mais recente visita ocorreu na E.E. Presidente Vargas, seguindo roteiro pela E.E. Menodora Fialho de Figueiredo e na E.E Ministro João Paulo dos Reis Veloso, entre os dias 26 de outubro a 1º de novembro de 2022. O cronograma de atividades referente às visitações do projeto Jornada das Profissões UEMS no segundo semestre inclui outros municípios na região da Grande Dourados: em Fátima do Sul, a E.E. Vicente Palotti; em Glória de Dourados, a E.E. Vânia Medeiros Lopes; em Deodápolis, a E.E. 13 de Maio; em Ponta Porã, a E.E. João Brenbatti Calvoso e E.E. Geni Marques Magalhães; em Ivinhema, a  E.E. Senador Filinto Müller.

As ações são desenvolvidas por meio de módulos de apresentação dos cursos de graduação da UEMS. Cada módulo é composto pelos cursos das seguintes áreas: Humanidades; Ciência e Tecnologia e Escola de Negócios. Os módulos serão organizados por professores dos cursos das áreas descritas. De acordo com a coordenadora do projeto de extensão da UEMS, "além de proporcionar aos alunos do ensino médio o conhecimento sobre os diversos cursos daquelas áreas  da UEMS, também, propiciará uma melhor adequação na escolha do curso e, portanto, da profissão, de acordo com as suas vocações, competências e habilidades", explica a docente.

Ação do Projeto na E.E. Presidente Vargas, que tem uma das maiores turmas de estudantes de Ensino Médio do Estado de MS

De acordo com os educadores das escolas da rede pública estadual, o projeto é uma iniciativa muito valiosa no sentido de despertar o interesse dos jovens alunos em ingressar numa Universidade. "Após os anos de crise causados pela pandemia de COVID - 19, constatamos, através dos relatos de nossos educadores durante os conselhos de classe, que nossos educandos encontram-se desmotivados e que perderam noções básicas, dentre elas a de estabelecer e manter rotina de estudos. Neste sentido, a coordenação percebeu a necessidade de estabelecer atividades para estimular e colocar em contato o educando com os cursos superiores, suas diretrizes e campo de trabalho, bem como os mecanismos de apoio ao acesso e permanência dos educandos de baixa renda que, neste momento pós pandemia, precisaram ingressar no mercado de trabalho para auxiliar na renda familiar, fato este constatado em todas as turmas de 3ºs anos do ensino médio", relata o coordenador Pedagógico dos 3ºs anos do período matutino, da E.E. Presidente Vargas.

A coordenadora pedagógica Selma Lima, da E.E. Menodora Fialho de Figueiredo, destaca que ações como o Projeto Jornada das Profissões UEMS, serva para que "os estudantes do Ensino Médio percebam a importância e a presença da Universidade na escola como um evento motivador e esclarecedor, pois aproxima a universidade deles, possibilitando aos estudantes conhecer os cursos ofertados pela UEMS e visualizar as oportunidades. O estudante percebe que estudar na universidade é perfeitamente possível. E o incentiva a estudar. Desperta o interesse e o faz pensar seu Projeto de vida. O estudante entende o sentido de estudar, vislumbra  as possibilidades que tem e passa a buscar com mais ênfase um futuro mais promissor, passa a ver que toda sua carreira estudantil precisa ser de dedicação e esforço para se tornar um bom profissional", informa Selma.

Docentes da UEMS em visita à E.E. Menodora Fialho de Figueiredo. Professores de diferentes áreas do conhecimento em ação conjunta de divulgação

A juventude e os desafios pós conclusão do Ensino Médio

Após a conclusão do ensino médio, os jovens se encontram em um dilema relacionado a três pontos: 1. a continuidade dos estudos; 2. a inserção no mercado de trabalho; 3. ambas as opções anteriores. A complexidade deste processo traz algumas questões tais como: Qual o papel que irão desempenhar na sociedade quando se formarem? Quais competências e habilidades são necessárias para desenvolver uma atuação profissional com qualidade e fazer a diferença no mercado de trabalho? Qual o futuro das profissões?

Qual área é crescente no mercado de trabalho? Nesse cenário, o projeto "Jornada das Profissões na UEMS" visa auxiliar os alunos e as alunas do Ensino Médio no processo de escolha profissional e os fatores determinantes da permanência e conclusão nos cursos. As ações que integram o projeto são discutidas por meio de reuniões entre a coordenadora da iniciativa junto aos coordenadores e diretores das Escolas que integram a Rede Estadual de Ensino, participando os estudantes que estejam inscritos para acompanharem as apresentações.

Profea. Dra. Adriana Rochas, coordenadora do projeto Jornada das Profissões UEMS, em atividade na E.E. Ministro Reis Veloso, em Dourados

Alunos e alunas dos 3ºs Anos das Escolas visitadas resumem a importância deste projeto. A estudante Mell Marcelly Matos, diz que "a forma em que os professores e estudantes dos diversos cursos expressarem o seu amor e satisfação por suas áreas de atuação é o que chamou a atenção dela. Pretendo ingressar no curso de Direito". O jovem Diego Guterres explica que gostou muito de ter uma chance de aprender e ter todas as dúvidas respondidas. "A parte que mais prendeu meu interesse foi no momento que todos participantes do projeto tiveram uma conversa franca com os alunos que queriam conversar, isso me esclareceu bastante". Ambos são da E.E. Presidente Vargas.

Já para o estudante Gabriel Severino, a experiência foi válida no sentido das informações sobre as bolsas institucionais que a UEMS oferta aos acadêmicos. "Gostei muito pois o projeto Jornada das Profissões passa essas informações. Eu tenho interesse em ir pra universidade cursar algo na área de artes, por exemplo", disse o aluno da E.E. Menodora Fialho de Figueiredo. O mesmo ponto de informações sobre as bolsas e auxílios foi lembrado por Camila Benites. "Tenho interesse em fazer uma graduação. Pretendo cursar Medicina", finaliza a estudante.


Anexos: