Mestrado e Doutorado em Recursos Naturais da UEMS abrem inscrições para Dourados e Naviraí

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 28/10/2022

O Mestrado e o Doutorado em Recursos Naturais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) estão com inscrições abertas até 17 de novembro de 2022 para o Processo Seletivo de alunos regulares do PGRN, para início no 1º semestre de 2023. A novidade este ano é que os candidatos servidores UEMS concorrerão em um Edital específico.

Clique aqui e confira o edital

As vagas serão preenchidas por ordem de classificação final no processo seletivo, de acordo com o quantitativo:

- Vagas de ampla concorrência: Mestrado: até 10 vagas; e Doutorado: até 5 vagas.

- Vagas para Servidores da UEMS: Mestrado: até 5 vagas; e Doutorado: até 3 vagas.

O número de candidatos que serão convocados para matrícula como aluno regular será estabelecido após o processo seletivo, ao analisar a disponibilidade de bolsas.

Do quantitativo de vagas, 80% serão preenchidas por candidatos(as) que optarem por serem orientados(as) por docentes da Unidade Universitária de Dourados, e 20% por candidatos(as) que optarem por orientação de docentes da Unidade Universitária de Naviraí, considerando a opção selecionada pelo(a) candidato(a) no ANEXO II (Carta de Apresentação). A relação de docentes/orientadores está disponível na página oficial PGRN: http://www.uems.br/pos_graduacao/detalhes/recursos-naturais-douradosmestrado-academico/docente_discente.

As inscrições serão realizadas de forma online, com envio da documentação para os e-mails pgrn@uems.br e pgrn.uems@gmail.com. O valor da taxa de inscrição é de R$100,00. Atenção: o prazo para gerar o boleto para pagamento da taxa de inscrição se encerra às 10h do dia 17/11/2022.

Poderão inscrever-se no processo seletivo os candidatos graduados em cursos vinculados a uma das seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias e Ciências Agrárias. E também os graduados nos seguintes cursos: Ciências e Tecnologia dos Alimentos, Farmácia, Biomedicina, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia Ambiental.

Para o nível mestrado, poderão se inscrever os candidatos que possuam a graduação completa, ou os que estejam cursando o último semestre do curso de graduação (nas áreas ou cursos informados acima), desde que na data da matrícula apresentem os documentos comprobatórios de colação de grau.

Para o nível doutorado, poderão se inscrever os candidatos que possuam a graduação concluída nas áreas ou cursos informados acima com o título de mestre, ou estejam cursando o último semestre do curso de mestrado, desde que na data da matrícula apresentem os documentos comprobatórios da defesa da dissertação e declaração de conclusão de todas as atividades do mestrado, incluindo a entrega da versão final da dissertação.

O Processo Seletivo se dará em duas etapas (Avaliação de Currículo Lattes e Entrevista), sendo esta última realizada de forma remota.

Para mais informações, acesse os editais, na página PGRN, menu “Processo Seletivo”, opção “aluno regular” (http://www.uems.br/pos_graduacao/detalhes/recursos-naturais-dourados-mestrado-academico/inscricoes).

Para outros esclarecimentos,  e-mails pgrn.uems@gmail.com ou pgrn@uems.br, das 07h30 às 13h30, de segunda à sexta-feira.

Edital nº 025/2022 PGRN/UEMS (AMPLA CONCORRÊNCIA) - Abertura de inscrições

Edital nº 026/2022 PGRN/UEMS (SERVIDORES UEMS) - Abertura de inscrições