Na Semana da Biblioteca, UEMS em Paranaíba faz lançamento de livro de docentes

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 26/10/2022

Em comemoração a Semana do Livro e da Biblioteca, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Paranaíba, realiza o lançamento da obra "Leituras e leitores: trajetos e trajetórias" organizado pela profa. Luciana Ferreira Leal e pelo prof. Cláudio Rodrigues da Silva e que contém capítulos de docentes da UEMS: Agnes Moraes e Amanda Danaga.

O evento ocorre hoje (26/10), das 19h às 21h, na Biblioteca UEMS/Paranaíba. Com mediação da Profª Estela Bertoletti (UEMS/Paranaíba), juntamente com os autores participantes: Profa. Agnes Moraes (UEMS/Paranaíba); Profa. Amanda Danaga (UEMS/Paranaíba); e Prof. Cláudio Silva (Unesp/Marília).

De acordo com os autores, os capítulos que compõem o livro apresentam fragmentos das trajetórias de leitura de diferentes sujeitos, com singulares histórias de vida – pessoal, acadêmica, profissional, dentre outras dimensões inter-relacionadas entre si –, inclusive no que se refere ao envolvimento com a questão da leitura.

“Os autores desses capítulos pertencem a diferentes gerações e exercem vários papéis sociais, no entanto, apresentam um ponto em comum: o envolvimento com a leitura, ainda que a partir de diferentes perspectivas e objetivos. O principal aspecto comum é o envolvimento dos autores com a questão da leitura de diferentes gêneros literários. Esse envolvimento ocorre de variadas formas. Além de serem leitores (pré-requisito para os demais papéis), atuam, também, conforme cada caso, como mediadores de leitura, formadores de leitores, contadores de história e/ou escritores. Além disso, destacamos a relevância atribuída pelos autores à leitura e à literatura”, enfatizaram.

Conforme a obra, outros aspectos recorrentes nos capítulos são o acesso a livros, a mediação e incentivo à leitura, o papel-chave dos professores e da escola na promoção da leitura e na formação de leitores. Também foram destacados por diversos autores o papel desempenhado por familiares para a imersão no mundo da leitura, a inter-relação entre a leitura e diferentes manifestações artístico-culturais, a interface entre educação escolar e educação não escolar para a formação de leitores, a potencialidade da leitura e da literatura para o desenvolvimento – cognitivo, estético, ético, dentre outras dimensões – dos autores.

No lançamento haverá alguns exemplares para venda. O livro foi lançado pela  Editora Fi e pode ser acessado pelo endereço: https://www.editorafi.org/ebook/385leituras

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'pdo_sqlsrv.so' (tried: /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory))