Portal Pioneiros da Educação Especial no Brasil já está disponível para acesso

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 22/09/2022

Foi lançado essa semana (20/09) o Portal Pioneiros da Educação Especial no Brasil, o site portalpioneiros.fae.ufmg.br/ reúne na forma de verbetes, vídeos, teses, artigos e dissertações os principais nomes de profissionais que atuaram nacionalmente criando instituições, inventando ou redesenhando práticas de educação especial no país. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio do Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade (CELMI), faz parte do grupo de pesquisadores interessados na História da Educação Especial que auxiliaram na construção do material.

Além da UEMS, a pesquisa conta com profissionais da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual do Norte Fluminense e Universidade Federal de Roraima. O projeto em rede é coordenado pela Professora Dra. Adriana Borges da UFMG.

A professora Dra. Celi Corrêa Neres, vice-reitora da UEMS, é uma das pesquisadoras do Portal Pioneiros da Educação Especial. A mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC), Janaína de Jesus Belato, orientada da professora Celi, também participou do trabalho e ficou responsável pela biografia da Professora Dra. Eliza Emília Cesco, considerada uma das pioneiras da educação especial no Estado.

Confira a página em homenagem à Professora Dra. Eliza Emília Cesco, professora aposentada pela UEMS que também atuou fortemente na implantação e gestão da Universidade. Clique aqui.

No Portal é possível encontrar Dicionário dos Personagens, Dicionário das Instituições e Dicionário das Práticas de Educação Especial. O acervo disponível no site é uma contribuição às pesquisas sobre o tema e uma homenagem àqueles que dedicaram suas vidas à educação das pessoas com deficiência. Acesse: https://portalpioneiros.fae.ufmg.br/

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'pdo_sqlsrv.so' (tried: /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory))