Projeto de extensão de Paranaíba realiza Júri Simulado nesta quinta e sexta-feira

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 03/11/2022

Entre os dias 03 e 04 de novembro, o curso de Direito da UEMS de Paranaíba realiza um “Tribunal de Júri Simulado: rituais e polêmicas VI”, coordenado pela professora Drª Lisandra Moreira Martins com a colaboração do professor Dr. Isael José Santana. O projeto de extensão tem por finalidade o estudo prático e teórico do procedimento especial do Tribunal do Júri, com a reprodução de um caso penal desde a fase da investigação até o julgamento em plenário com a participação da comunidade externa como jurados.

Segundo a professora Lisandra Moreira, nesse projeto, os acadêmicos do quarto ano de Direito, período matutino e noturno, participam do projeto de extensão como integrantes de um processo criminal, em que ocorre um julgamento simulado, sob a supervisão e orientação de profissionais que atuam na área (Promotores de Justiça, Delgados de Polícia, Defensores Públicos, Advogados, Assessores Jurídicos, Peritos Criminais e Juízes de Direito) e dos professores colaboradores da unidade. “Os jurados simulados, que são alunos de terceiros anos de Ensino Médio de escolas públicas e particulares, receberam minicursos sobre a importância dessa função em que há a possibilidade dos cidadãos participarem do julgamento de seus pares, com a soberania da decisão. Há mais de oito anos esse projeto vem sendo realizado na unidade de Paranaíba com resultados bastante positivos para o crescimento científico”, explica a professoras Lisandra Moreira.

O Juri Simulado, acontecerá em Plenário dentro do Fórum de Paranaíba.