PROPPI realiza VIII Seminário Interno de Avaliação da Pós-Graduação

Por: Imprensa UEMS | Postado em: 21/09/2022

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realizou nesta semana a VIII edição do Seminário Interno de Avaliação da Pós-graduação. O evento é realizado anualmente e dessa vez ocorreu de forma online com a presença da comunidade acadêmica da pós-graduação (docentes e discentes) e técnicos-administrativos.

O Seminário foi realizado no dia 20 de setembro e debateu o tema “Utilização de Indicadores como Instrumento de  Gestão Estratégica". Foram discutidos durante o Seminário assuntos ligados ao tema, além de políticas nacionais e a avaliação dos cursos de pós-graduação.

“ Foi um dia altamente produtivo, no qual os programas compartilharam as ações e relataram a experiência da construção do planejamento estratégico nesse último quadriênio. Todo trabalho feito resultou na elevação de notas importantes e uma conceituação de todos os programas na nota máxima para o quesito de planejamento, o que mostra e reforça a importância desse trabalho que foi desenvolvido junto aos programas”, explica a pró-reitora Luciana Ferreira da Silva.

A construção do planejamento estratégico junto aos cursos de pós-graduação ocorreu por meio de oficinas e de orientações passadas pela equipe da PROPPI com materiais de apoio.

Para o evento, a PROPPI contou com a parceria da Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) e dos programas de pós-graduação stricto sensu da UEMS para apresentação dos resultados e indicadores construídos a partir do planejamento estratégico para o quadriênio 2021-2025.

“ O Seminário de Avaliação da Pós-Graduação é um momento muito importante de reflexão sobre o programa no qual atuamos e de troca de experiências com os outros programas da instituição. Podemos compartilhar avanços e dificuldades e assim buscar alternativas para o crescimento coletivo. 2022 foi especial, porque viemos de um período de crise de saúde mundial, crise na CAPES e mesmo diante de tantos desafios implantamos um planejamento estratégico muito bem avaliado e com certeza nos trará muitos frutos”, acrescenta a Profa. Dra. Fabiana Sterza, que está à frente da coordenação do Programa de Pós-graduação em Zootecnia - Produção Animal no Cerrado e Pantanal (PGZOO).

Para o Prof. Dr. Rogério Renovato, coordenador do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da UEMS/Dourados, o seminário reflete a trajetória histórica e o amadurecimento dos cursos de pós-graduação da UEMS. “ O evento é um momento para a gente escutar um ao outro e também estar atento aos desafios que cada programa tem enfrentado. Isso é reflexo de um processo de amadurecimento da pós-graduação e de envolvimento de todos os docentes e técnicos. A PROPPI tem um papel importantíssimo nessa condução. Esse evento é reflexo do compromisso histórico que a UEMS tem em relação à pós-graduação, além de nos preparar para as demandas do futuro”, explica.

"A Proppi tem feito um trabalho importante junto aos programas, conhecendo as diversas realidades e acompanhando as ações de autoavaliação e construção do plano de ações desses programas em busca de melhores resultados nas avaliações da Capes e também de inserção social, pois as ações se refletem na qualidade da formação do profissional que vai para a sociedade. Essas ações são importantes para a consolidação dos Programas na nossa região, principalmente no estado do MS. O programa que eu coordeno, o Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática (Profecm), por exemplo, passou do conceito 3 para 4. Sem dúvida, as questões relativas ao planejamento estratégico do programa teve papel Importante nessa avaliação, já que foi bastante elogiado pela área de avaliação a que ele pertence", acrescenta a professora dra. Eliane Cerdas.

Ao final das apresentações do Seminário, a equipe da PROPPI propôs um debate acerca das experiências do processo de construção do planejamento e dos desafios encontrados na elaboração do mesmo. O objetivo agora é fazer uma publicação desses relatos de experiência. “ Foram pautados vários temas de interesse comum aos programas atendendo as especialidades de cada um deles. Foi um momento importante para fechar o ciclo de avaliação e agora nos permite pensar no próximo quadriênio ", finaliza a Pró-reitora Luciana.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'pdo_sqlsrv.so' (tried: /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory))

Filename: Unknown