Reitor da UEMS participa do lançamento de programa Criança Feliz

Por: André Mazini | Postado em: 08/05/2017

Lançamento do Programa Criança Feliz (Foto: Edemir Rodrigues/ Governo de MS)

O reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, participou na manhã desta segunda-feira (08) do lançamento do Programa Criança Feliz, ação integrada desenvolvida entre Governo Federal, Estado e municípios. “Estamos todos felizes em testemunhar o início de um programa tão necessário quanto este. Nele, as crianças terão atendimento em diferentes áreas como saúde, assistência social e, claro, educação”, destacou o reitor.

O evento foi conduzido pelo governador Reinaldo Azambuja, na presença do ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra e representantes sul-mato-grossenses no legislativo estadual e federal. Na ocasião foram assinados os termos de adesão de 27 prefeituras.

“É a área social dos municípios trabalhando com a área social do Estado integrando essas equipes na formação, no treinamento das equipes. E são essas pessoas responsáveis para identificar localmente as crianças que estão com algum risco social, com algum problema que possa prejudicar seu desenvolvimento. E, principalmente, poder dar um encaminhamento para que ela no futuro não tenha problemas sociais acarretados por esse início da sua vida”, pontuou o governador.

Reinaldo Azambuja destacou ainda a organização do programa, que irá monitorar a qualidade de vida de crianças de zero a seis anos. Também presente no evento, a titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Nobre, lembrou que a ação será intersetorial e envolverá várias pastas da administração. “Às vezes, a criança precisa de um acompanhamento na saúde e vai fazer essa interface com a Saúde; precisa de um acompanhamento com um Ceinf [Centro de Educação Infantil], vai fazer interface com a Educação. O programa não funcionará sozinho”, informou.

As capacitações para os municípios já foram iniciadas. O repasse do governo federal ao Estado foi de R$ 568 mil que tem sido usados para formar, capacitar e acompanhar os trabalhos das prefeituras. Além disso, os municípios receberão repasse mensal de R$ 65,00 por criança atendida e serão responsáveis por coordenar, treinar e organizar os recursos dentro das necessidades. “É importante essa descentralização, o município terá autonomia para formar as equipes”, destacou o governador.

 

Com informações da Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Foto: Edemir Rodrigues