Reitores confirmam parceria para fortalecer Educação Superior de MS

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 08/05/2017

Fábio Edir (UEMS), Leocádia Leme (Uniderp), Luiz Simão Staszczak (IFMS), Liane Maria Calarge (UFGD),

Reitores e representantes de Universidades e Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul se reuniram na tarde desta segunda-feira (08) com o objetivo de criar um Conselho de Reitores de MS. O grupo pretende estreitar os laços entre as instituições e fortalecer a educação superior no Estado. Durante esta, que foi a segunda reunião, foi estabelecido o estatuto de criação do conselho, seus objetivos e eixos de atuação que serão desenvolvidos com as seguintes temáticas: 1. Ciência, tecnologia e inovação; 2. Turismo e cultura; 3. Internacionalização e mobilidade e 4. Excelência em educação.

As universidades que compõem o Conselho de Reitores de MS possuem juntas 49% do total de vagas ofertadas na Educação Superior do Estado. De acordo com o reitor da UFMS, Marcelo Turine, essa forte atuação das IES representadas exige uma análise concreta do cenário de atuação das universidades em MS. Durante o encontro foi apresentado um panorama geral da oferta em cursos superiores do Estado e lançado o desafio conduzir de forma integrada e organizada a atuação universitária.

Outro ponto debatido pelos reitores foi a qualidade do ensino básico no Brasil, que, segundo eles, reflete na qualidade do Ensino Superior. “Passando do Ensino Médio para a Graduação perdemos aproximadamente 15 mil estudantes em todo o Brasil. Temos as vagas, mas os alunos não chegam até nós, então também precisamos olhar para o Ensino Médio e ajudar esses alunos”, explicou Luiz Simão Staszczak, reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

O estatuto do Conselho de Reitores de MS será revisado e assinado em um novo encontro que acontecera na UCDB no próximo dia 12 de junho. Nesta agenda, além dos reitores, os pró-reitores das Universidades também participarão, dando encaminhamento à formação de grupos de trabalhos sobre cada eixo de trabalho indicado. “Essa é a primeira vez que reitores se reúnem para fortalecer a educação superior do Estado. Nosso objetivo é aumentar a qualidade da educação e promover o crescimento do estado através da educação”, comentou o reitor da UEMS, professor Fábio Edir dos Santos Costa.

A reunião foi realizada na unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande, e contou com a presença do professor Fábio Edir, reitor da UEMS, professor Marcelo Turine, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professora Leocádia Aglaé Petry Leme, reitora da Universidade Anhanguera/Uniderp, padre Ricardo Carlos, reitor da Universidade Católica Dom Bosco, professora Liane Maria Calarge, reitora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e o reitor Luiz Simão Staszczak, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Laércio Alves de Carvalho, vice-reitor da UEMS, Ruy Alberto Caetano Filho, pró-reitor de Ensino de Graduação da UFMS e assessores também participaram.