UEMS participa de reunião com Universidades da Rota Bioceânica no Paraguai

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 08/05/2017

Reunião da Rede Universitária em Assunção

Representantes dos governos do Brasil, Chile, Argentina e Paraguai participaram na última semana de mais uma reunião de debate sobre o Corredor Bioceânico, em Assunção. O evento reuniu também representantes de Universidades desses países que compõem a Rede Universitária Bioceânica, coordenada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Durante o encontro, ficou estabelecido que a Rede Universitária irá lançar nos próximos meses um site que reunirá informações sobre o histórico das ações da Rota Bioceânica, detalhes de cada Universidade integrante da Rede, documentos gerados e um levantamento das potencialidades de cada instituição, bem como seus acordos de cooperação internacional. “O objetivo é que as Universidades conheçam melhor os seus potenciais e isso colabore para estreitar as relações entre elas, sobretudo sobre o aspecto de internacionalização. Hoje a UEMS, por exemplo, tem vários convênios com Universidades de outras partes do mundo como América do Norte e Europa, mas temos poucas relações com as Universidades da América Latina”, comentou o assessor de Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), professor doutor Ruberval Franco Maciel.

A reunião em Assunção é a quarta de uma série de encontros que começou há um ano em Antofagasta, no Chile, e continuou em Campo Grande, no Brasil, e Jujuy, na Argentina.

Corredor Bioceânico
O projeto compreende as cidades brasileiras de Campo Grande e Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, as localidades paraguaias de Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, as cidades argentinas de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta, e a localidade de Mejillones, em Iquique, no Chile.